Conecte-se Conosco

Pernambuco

Recife se torna a 6ª capital nacional com maior taxa de crianças alfabetizadas

No ano passado, o Recife alcançou o percentual de 62,4% de alunos que foram alfabetizados na idade certa, conforme os parâmetros estabelecidos pelo MEC.

Publicado

em

A capital pernambucana é a sexta no país com as maiores taxas de alfabetização, ficando inclusive, acima da média nacional, que é de 56%. 
Os números foram divulgados, nesta terça-feira (28), pela Prefeitura do Recife (PCR), destacando que a cidade superou o índice geral do Estado, que foi de 59%.
No ano passado, o Recife alcançou o percentual de 62,4% de alunos que foram alfabetizados na idade certa, conforme os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). 
Segundo a gestão municipal, em apenas dois anos, a capital pernambucana saltou 15 posições no ranking de crianças alfabetizadas, segundo os resultados divulgados pelo MEC, em que o Recife saiu do 21º lugar, em 2021, para a 6ª colocação, em 2023.
De acordo com a prefeitura, isso significa que mais da metade das crianças que estudam em escolas da rede pública municipal estão alfabetizadas até os sete anos de idade. 
Os dados foram extraídos pelo Ministério da Educação (MEC), e foram apresentados em evento, nesta terça-feira, em Brasília, fazendo parte do primeiro relatório do programa Criança Alfabetizada, do Governo Federal.
“Entendemos que o programa Criança Alfabetizada é um compromisso nacional para melhorar a qualidade do ensino e elevar os resultados de aprendizagem dos estudantes de todo o país. Os números do Recife refletem todo o esforço e todo o investimento que a cidade tem feito na educação. Ainda em 2021, lançamos o nosso programa Primeiras Letras, por meio da Secretaria de Educação, para alfabetizar os estudantes na idade certa. Este é o maior programa de alfabetização da história da Rede Municipal de Ensino do Recife, beneficiando mais de 35 mil estudantes em 260 unidades de ensino da rede municipal. E agora já estamos colhendo os resultados concretos de um trabalho contínuo, feito com muito compromisso público e amor por todos os nossos gestores, coordenadores, professores e demais profissionais dessa área. A educação é a base para que as nossas crianças cresçam e se desenvolvam da melhor forma possível”, destacou o prefeito João Campos, durante solenidade no Palácio do Planalto. 
Sobre o programa Primeiras Letras 
Segundo a gestão municipal, com investimentos na ordem de R$ 20 milhões até 2024, o Programa Primeiras Letras é um projeto multisetorial, com seis eixos diferentes, incluindo formação de professores, de coordenadores e de gestores, material didático, matriz curricular, integração das escolas, incentivos para as escolas, além do trabalho em parceria como nossos professores, gestores e coordenadores pedagógicos a fim de apoiar atividades realizadas dentro do ambiente escolar.
“Com muita alegria, nós celebramos esse momento histórico para a educação do Recife, com esse grande avanço nos nossos resultados de alfabetização e no crescimento da quantidade de crianças alfabetizadas na cidade do Recife. Queria aproveitar para fazer um grande agradecimento a todas as nossas escolas, a todos os nossos gestores, coordenadores pedagógicos, professores, enfim, a todos que fazem a educação do Recife por essa conquista, que é uma conquista da nossa educação, mas, acima de tudo, uma conquista das nossas crianças do Recife. E a nossa educação vai seguir avançando”, ressaltou o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio.
Segundo a prefeitura, o programa Primeira Letras é a maior ação de alfabetização da história da Rede Municipal de Ensino do Recife e surgiu para garantir a alfabetização dos estudantes, até os sete anos de idade, e, consequentemente, melhorar a qualidade do ensino e elevar os resultados de aprendizagem destes estudantes. 
Ainda segundo a gestão municipal,  neste mês de maio, a prefeitura ultrapassou a meta de dobrar o número de vagas em creches, chegando a mais de 13,5 mil vagas na rede, um aumento de 110,49% em relação à meta inicial. 
“O que foi feito, até então, em 40 anos na cidade, a atual gestão fez em 4. Construir uma rede de Educação Integral não inclui apenas a educação formal, mas também cuidados essenciais, garantindo o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças. Para chegar nesse resultado, houve cerca de 200 obras ocorrendo de forma simultânea na Secretaria de Educação. Também foram contratados, em um único ato, mais de 1 mil professores para compor a rede, o maior ato da história do Recife”, ressaltou a prefeitura por meio de nota. 
Sobre o programa Criança Alfabetizada 
O objetivo principal do programa Criança Alfabetizada é garantir a alfabetização de todas as crianças do país até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de recuperar as aprendizagens afetadas pela pandemia, de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano. 
O incentivo conta com um investimento de mais de R$ 2 bilhões ao longo de quatro anos. De acordo com os dados divulgados durante o evento, o índice de alfabetização dos estudantes de escolas públicas brasileiras passou de 36% para 56%, desde 2021, alcançando o número referente ao ano de 2019 (55%).
“Estamos propondo que até o ano de 2030 nós alcancemos o índice de 80% de todas as crianças brasileiras alfabetizadas na idade correta, o que é nobre. Porém, o objetivo final é chegar a 100%. Vamos acompanhar todos os estados e municípios para orientar e discutir as formas de melhorar as coisas que não estão funcionando e também divulgar os pontos positivos para que sirvam de exemplo para o país”, afirmou o presidente Lula durante discurso no evento desta terça-feira (28), em Brasília.  
Além dele, o ministro da Educação, Camilo Santana, discursou durante o evento, em que o titular do MEC destacou que o Governo Federal vem investindo recursos na educação básica no país. 
“Nós sabemos que, em sua maioria, a grande responsabilidade da educação básica fica nas mãos dos municípios e, independente de questões partidárias, políticas e ideológicas, todo o Brasil precisa se unir para trabalhar em conjunto em prol da alfabetização das nossas crianças. Nós observamos avanços importantes e ressalto que o Ministério da Educação nunca olhou tanto para a educação básica – essa realmente é uma prioridade do governo do Presidente Lula. Quero repetir que só podemos construir melhorias para as crianças brasileiras se todos os estados e municípios se unirem”, explicou o Ministro da Educação, Camilo Santana.
Foto: Divulgação/PCR
Por Wilson Maranhão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Pernambuco

Ceasa-PE adota novo horário de funcionamento a partir de 1º de Julho

Publicado

em

A partir do dia 1º de julho, o Ceasa-PE passará a funcionar em um novo horário, com o objetivo de otimizar suas operações e garantir melhorias essenciais para o centro de abastecimento. Com as mudanças nos horários de funcionamento, também haverá ajustes nos horários de abertura dos portões de acesso, de forma a melhor atender às necessidades dos comerciantes e visitantes. 

Confira os novos horários:

Comercialização: 00h às 17h

Descarga de produtos: a partir das 21h

Portões P1 e P5: Operação das 21h às 17h (destinados a veículos de descarga de produtos e materiais de menor porte)

Portão P3: Das 21h às 17h (exclusivo para caminhões, com o novo sistema de romaneio)

Portão P2: Funcionará das 4h às 17h (destinado exclusivamente a carros de passeio e motocicletas)

Portão P4: Operação das 3h às 18h (exclusivamente para a operação do Deskontão, que é até as 18h)

Essa mudança de horário está prevista no regulamento de mercado do Ceasa-PE, documento Nº 41.7728, de 27 de maio de 2016, e foi flexibilizada durante a pandemia. Agora, será resgatada para possibilitar a realização de manutenções preventivas e regulares no centro de abastecimento, que abrangem desde a limpeza e recolhimento de resíduos até obras de manutenção elétrica e hidráulica.

“Sentimos a necessidade de retomar o horário previsto no estatuto para poder regularizar as ações de manutenção essenciais para as operações do Ceasa. Iniciamos a divulgação com bastante antecedência para que todos possam estar cientes e se reorganizar dentro da realidade do regulamento”, explicou o diretor técnico operacional do Ceasa-PE, Charles Gultiergue.

AJUSTES NECESSÁRIOS

O diretor ressaltou ainda que, muitas vezes, para realizar certas intervenções, é necessário interromper o fornecimento de energia e água. “Ao concentrar essas operações em um dia específico, podemos garantir a continuidade ideal das atividades, sem prejudicar os usuários do Ceasa”, acrescentou. Essas obras de manutenção desempenham um papel crucial na asseguração da segurança e eficiência operacional do Centro de Abastecimento.

Valéria Silva, gerente de estacionamento do Ceasa, destacou a importância dos ajustes nos portões de acesso para melhorar o fluxo de veículos e facilitar a logística interna. Durante o período de transição para o novo horário, o Ceasa, juntamente com a Assucere e o Sindfrutas, estarão disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas dos permissionários, garantindo uma transição suave e eficiente para o novo esquema de funcionamento.

Fonte: JC

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para hoje, 28 de junho de 2024

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.Quadro26.06.2024

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Falta de entendimento entre Palácio e Alepe rebate nas contas e na população

Publicado

em

A falta de entendimento entre o Palácio do Campo das Princesas e a Assembleia Legislativa produziu na quarta-feira um factoide sem tamanho quando, negando qualquer entendimento em torno do assunto, a Oposição se recusou votar, em regime de urgência, quatro projetos do Executivo.

E, o pior, adiou deliberações importantes para o equilíbrio das contas públicas e para atendimento de comunidades pobres da Região Metropolitana em especial do bairro de Peixinhos, em Olinda, como lembrou na comissão de justiça o deputado estadual João Paulo Silva, do PT.

Também ficou prejudicado o projeto Sertão Vivo, financiado pelo BNDES que motivou a vinda a Pernambuco na semana passada do presidente do Banco, Aloísio Mercadante. Embutido em um empréstimo de R$ 650 milhões, que a governadora solicita autorização dos deputados para contrair, está a contrapartida do estado a essas iniciativas.

Erros aconteceram dos dois lados mas uma coisa ficou clara: um governo que tem uma oposição forte na Assembleia e um presidente de viés oposicionista não pode acreditar, como parece que acreditou, que projetos enviados pela governadora Raquel Lyra no final do prazo regimental seriam votados em um só dia nas comissões e no plenário, sem cumprir os prazos para apresentação de emendas.

Isso já aconteceu antes na Assembleia? Aconteceu e muito na época dos governadores Eduardo Campos e Paulo Câmara (ambos PSB), quando o presidente da Alepe era Guilherme Uchoa, que garantia os acordos firmados e todos obedeciam.

Também ficou prejudicado o projeto Sertão Vivo, financiado pelo BNDES que motivou a vinda a Pernambuco na semana passada do presidente do Banco, Aloísio Mercadante. Embutido em um empréstimo de R$ 650 milhões, que a governadora solicita autorização dos deputados para contrair, está a contrapartida do estado a essas iniciativas.

Erros aconteceram dos dois lados mas uma coisa ficou clara: um governo que tem uma oposição forte na Assembleia e um presidente de viés oposicionista não pode acreditar, como parece que acreditou, que projetos enviados pela governadora Raquel Lyra no final do prazo regimental seriam votados em um só dia nas comissões e no plenário, sem cumprir os prazos para apresentação de emendas.

Isso já aconteceu antes na Assembleia? Aconteceu e muito na época dos governadores Eduardo Campos e Paulo Câmara (ambos PSB), quando o presidente da Alepe era Guilherme Uchoa, que garantia os acordos firmados e todos obedeciam.

  • Não é este o clima vivido hoje no Poder Legislativo e até as paredes do Palácio do Campo das Princesas sabem disso. Mas foi “vendido” à bancada governista por pessoas do próprio Palácio, como confirmaram deputados, a ideia de que teria sido celebrado um acordo com o presidente da Alepe, Álvaro Porto, no sentido de liquidar toda essa fatura em um dia só.

    E o que fez o Governo? Mobilizou seus deputados para voltar a tempo do interior e garantir o quórum necessário à votação nas comissões e no plenário. Mas a realidade bateu à porta logo na Comissão de Justiça, a primeira a se reunir, quando os deputados do PSB e o deputado coronel Alberto Feitosa negaram qualquer entendimento nesse sentido e pediram vista de todas as matérias, adiando por no mínimo 14 dias ( 10 dias úteis) qualquer deliberação. Como a Alepe entra em recesso dia 1º, a votação pode ficara para agosto.

    “Quando cheguei na Assembleia, já fiquei desconfiado”, disse o presidente da Comissão de Justiça, deputado Antônio Moraes, acrescentando: “a direção da casa não havia colocado o projeto na Ordem do dia no plenário e o deputado Alberto Feitosa, cujo afastamento da comissão havia sido pedido pela bancada do PL, não havia sido substituído pelo deputado Ricardo Antunes.”

Fonte: JC

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!