Conecte-se Conosco

Brasil

Réptil ancestral dos dinossauros é descoberto no Brasil

Publicado

em

Uma nova espécie de réptil que viveu há 237 milhões de anos foi descoberta em Paraíso do Sul, no Rio Grande do Sul. Chamado de Gondwanax paraisensis, os detalhes do esqueleto fossilizado sugerem que o material pertence a um animal da linhagem dos dinossauros, podendo ser um dinossauro propriamente dito ou um parente muito próximo. Esse é um dos fósseis mais antigos dessa linhagem já descobertos.
Segundo a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com base nas dimensões dos elementos preservados, estima-se que o Gondwanax paraisensis teria atingido cerca de um metro de comprimento.
Não foi possível inferir seus hábitos alimentares porque dentes ou outros elementos cranianos não foram recuperados. Ainda assim, a maioria dos animais relacionados a ele foram herbívoros ou onívoros, o que torna bastante provável que ele também tivesse esse tipo de dieta.
Em relação ao nome, Gondwanax significa “lorde do Gondwana”, em referência ao futuro domínio que os dinossauros exerceriam na porção de terra conhecida como Gondwana (região Sul do Supercontinente Pangeia). Já paraisensis é uma homenagem ao município de Paraíso do Sul.
A descoberta do Gondwanax paraisensis em rochas com aproximadamente 237 milhões de anos na região central do Rio Grande do Sul destaca a importância do Brasil no cenário internacional do estudo da origem dos dinossauros.

Paleontólogo Rodrigo Temp Müller com o fóssil do "Gondwanax paraisensis" (Crédito: Divulgação/anaína Brand )
Paleontólogo Rodrigo Temp Müller com o fóssil do “Gondwanax paraisensis” (Crédito: Divulgação/anaína Brand )
“O achado demonstra que, além de preservar alguns dos dinossauros do mundo, o Brasil também abriga fósseis dos répteis que marcaram o início da história evolutiva dos dinossauros, revelando detalhes até então desconhecidos dessa trajetória que transformou os ecossistemas terrestres durante a Era Mesozoica”, frisa a UFSM.
Características
O fóssil foi classificado como membro do grupo denominado “Silesauridae”, por causa das características diagnósticas presentes no fêmur (osso da coxa). No entanto, há um debate sobre a posição que os “silessaurídeos” ocupavam na árvore evolutiva dos dinossauros. 
Alguns pesquisadores acreditam que esses animais podem ter sido precursores muito próximos dos dinossauros, enquanto outros sugerem que eles eram dinossauros verdadeiros. Esse conflito de hipóteses ocorre justamente porque os “silesaurídeos” apresentam características típicas de dinossauros, mas também possuem algumas que parecem bastante primitivas.
“Essa condição é observada nos elementos ósseos de Gondwanax paraisensis. Por exemplo, o fêmur não apresenta uma das principais cristas para ancoragem de músculos, que é comum em dinossauros. Já o seu sacro (região que conecta a cintura com a coluna) parece bastante avançada, uma vez que apresenta mais vértebras do que outros “silessaurídeos” com idade similar. Essa incomum combinação de características pode indicar que o Gondwanax paraisensis locomovia-se de maneira distinta dos outros precursores dos dinossauros”, cita a Universidade.
Os fósseis da nova espécie foram descobertos por acaso pelo médico Pedro Lucas Porcela Aurélio. Depois de recolhidos, os materiais foram doados para o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da UFSM, em janeiro de 2024.
O paleontólogo Rodrigo Temp Mülle, da UFSM, publicou na última semana o estudo no periódico científico Gondwana Research, descrevendo uma nova espécie de réptil que viveu há 237 milhões de anos. A pesquisa pode ser acessada neste link.
Outros fósséis foram descobertos no RS
Em julho deste ano, um fóssil de um dinossauro que viveu há cerca de 230 milhões de anos e, provavelmente, tinha 2,5 metros de comprimento, foi encontrado por pesquisadores em um sítio localizado no município de São João do Polêsine, no interior do Rio Grande do Sul.
No mesmo mês, outro fóssil de espécie que viveu há 237 milhões de anos foi encontrado no Rio Grande do Sul. O animal se assemelha a jacarés e crocodilos e foi batizado de Parvosuchus aurelioi.
Foto Divulgação/Matheus Fernandes Gadelha/Universidade Federal de Santa Maria
As informações são do Correio Braziliense. 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Brasil

Criança de 12 anos é agredida pela mãe com chicotadas; a mulher foi presa

Menino pediu ajuda ao pai, que acionou a Guarda Municipal em Curitiba

Publicado

em

Uma mulher foi detida em Curitiba após agredir seu filho de 12 anos usando um chicote. A violência veio à tona quando o menino contatou o pai, que reside em Santa Catarina, e relatou ser vítima de agressões. Preocupado, o pai acionou a Guarda Municipal.

Ao chegarem à casa, os agentes encontraram a mãe que, espontaneamente, reconheceu ter utilizado o chicote contra o filho, que possui Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Ela alegou que o garoto estava passando por uma crise, o que desencadeou a agressão. Ademais, o namorado da mulher, que é lutador de jiu-jitsu, também teria ameaçado o jovem, jogando álcool nele e prometendo atear fogo.

A mãe foi presa em flagrante e levada à delegacia. O menino foi encaminhado ao hospital e, em seguida, entregue à família do pai. Em declaração à imprensa, o pai afirmou que pretende buscar a guarda do filho na Justiça, assim como a do outro filho, de cinco anos, que também vive com a mãe.

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Brasil

Paraná: criança visitou fazendinha antes de matar 23 animais

Publicado

em

A criança, de 9 anos, responsável pela morte de 23 animais no hospital veterinário de Nova Fátima, no Paraná, participou da inauguração de uma fazendinha no local no dia anterior ao massacre, nesse domingo (13/10).
Imagens das câmeras de segurança capturaram o momento em que o garoto invade o local e comete o crime, arremessando, esquartejando e mutilando os animais. Aproximadamente 15 coelhos foram encontrados mortos, enquanto outros animais foram deixados soltos.
A criança, que mora com a avó e não tinha histórico de violência, foi inicialmente vista pelos proprietários como alguém que poderia ter invadido o local para brincar com os animais. No entanto, a gravidade do caso só ficou evidente quando os vídeos foram analisados, revelando a atrocidade. Veja o vídeo no GMC Online, parceiro do Metrópoles.
Foto reprodução

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Por Metropoles

Continue lendo

Brasil

Enel tem 3 dias para restabelecer energia em São Paulo

Publicado

em

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta segunda-feira (14), na capital paulista, que a prioridade do momento para o governo federal é a de restabelecer a energia elétrica para os mais de 400 mil imóveis em São Paulo e região metropolitana, que continuam sem luz ainda depois do temporal que atingiu a região na sexta-feira (11). 

Segundo o ministro, além da Enel, responsável pela distribuição da energia para as áreas afetadas, que tem 1.400 profissionais atuando para restabelecer o serviço, o trabalho será reforçado pelos profissionais de outras empresas concessionárias de energia do país.

“Somados às distribuidoras CPFL, Enel, EDP, ISA CTEEP, Eletrobras, Light, Energisa, que estão aqui hoje [segunda-feira], nós estamos ampliando de 1.400 funcionários da Enel para 2.900 profissionais, além de mais de 200 caminhões para apoiar essas equipes, fora os caminhões de própria Enel, e mais de 50 equipamentos nessa força-tarefa”, anunciou em entrevista na sede da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Silveira informou ainda que determinou à Enel que o fornecimento de energia seja normalizado em 3 dias. A empresa havia informado que não havia prazo para que a população tivesse a energia restabelecida. “Eu disse à Enel que ela cometeu um grave erro de comunicação e de compromisso contratual com a sociedade de São Paulo em não dar um prazo objetivo. A Enel tem 3 dias para estabelecer a maior parte da energia do povo de São Paulo”, afirmou.

O ministro também criticou a concessionária e o setor de energia por reduzir a mão de obra qualificada e disse que as distribuidoras sofrerão penalidades se não melhorarem a frequência de eventos e da duração de eventos como esses. “Elas serão penalizadas caso não tenham uma previsão ou planejamento necessário a evitar esse tipo de evento, porque é evidente que o mundo passa por eventos climáticos severos e que o setor de distribuição têm que se precaver no planejamento com relação a esses eventos. Não é possível esse setor ser reativo”.

O ministro ressaltou que o governo não está tratando da renovação da distribuição da Enel, conforme disse o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, na tarde de domingo (13). “Isso é fake news. A Enel vence seu contrato em 2028. Ela tem até 2026 para se manifestar sobre a sua renovação. [O Ministério de] Minas e Energia estava tratando da renovação de contrato com a Enel”.

Silveira recomendou ainda que o prefeito Ricardo Nunes se preocupasse com a questão urbanística da cidade. “Na verdade, mais de 50% dos eventos foram por árvores caindo em cima do sistema de média e baixa tensão em São Paulo, o que hoje, infelizmente, nem as distribuidoras, por questão de força legal, e inclusive, por licença ambiental, têm a prerrogativa de cuidarem”.

O temporal que atingiu a cidade de São Paulo começou por volta de 19h30 de sexta-feira, deixando vários bairros da cidade sem luz, afetando inclusive a distribuição de água. Até sábado, sete pessoas haviam morrido no estado em virtude das chuvas, sendo três em Bauru, no interior, e quatro na região metropolitana da capital.

Fonte: Agência Brasil

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!