Conecte-se Conosco

Destaque

Rússia expulsa mais 59 diplomatas em retaliação pelo caso do ex-espião

Publicado

em

Representantes de 23 países foram convocados para explicar “as medidas contra a Rússia em solidariedade ao Reino Unido”

Depois de mandar embora 60 diplomatas norte-americanos e fechar o Consulado dos EUA em São Petersburgo, a Rússia expulsou do país mais 59 autoridades diplomáticas nesta sexta-feira (30).

Representantes de 23 países, entre eles Austrália, Albânia, França, Alemanha, Itália, Polônia, Holanda, Croácia, Ucrânia, Dinamarca, Irlanda, Espanha, Estônia, Letônia, Lituânia, Macedônia, Moldávia, Romênia, Finlândia, Noruega, Suécia, Canadá e República Tcheca, foram convocados para explicar “as medidas contra a Rússia em solidariedade ao Reino Unido” por causa do envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal e da filha dele, Yulia Skripal, na cidade de Salisbury, no sul da Inglaterra.

O Ministério de Relações Exteriores da Rússia ainda deu a Londres o prazo de um mês a partir desta sexta-feira (30) para a redução do número de funcionários diplomáticos na Rússia, para limitar ao mesmo número de diplomatas russos presentes no Reino Unido.

Na quinta-feira (29), Moscou anunciou a expulsão de 60 diplomatas americanos, e o ministro russo das Relações Exteriores do país, Serguei Lavrov, afirmou que “as medidas de represália serão idênticas” para todos os países. Quando a Grã-Bretanha expulsou 23 diplomatas russos no início deste mês, o embaixador russo Alexander Yakovenko disse que isso representou um corte de 40% no número de funcionários da embaixada. Desde o início da crise, mais de 150 diplomatas russos tiveram que voltar para casa.

Em Londres, o Ministério de Relações Exteriores britânico descreveu a resposta russa à expulsão de diplomatas como “lamentável” e acrescentou que Moscou descumpriu a lei internacional ao envenenar um ex-espião russo e sua filha em solo britânico. “É lamentável, mas em razão do comportamento anterior da Rússia, já antecipávamos uma resposta”, divulgou um porta-voz do órgão.

De acordo com o órgão britânico, a Rússia foi flagrada descumprindo a lei internacional e a Convenção de Armas Químicas e que a ações contra o governo de Vladimir Putin refletem a preocupação internacional. Enquanto alguns países, como Alemanha, minimizaram a atitude russa, outros, como a Lituânia, condenaram a ação.

“As notícias de Moscou não são nenhuma surpresa”, disse Heiko Maas, ministro das Relação Exteriores da Alemanha. “Mesmo no clima atual, continuamos prontos para o diálogo com a Rússia e vamos trabalhar tanto na segurança europeia quanto nas relações futuras construtivas entre nossos países.”

A Alemanha tinha expulsado quatro diplomatas russos de seu território. O governo lituano reagiu e disse que a atitude da “Rússia foi desproporcional porque a Lituânia tem menos diplomatas trabalhando na Rússia do que a Rússia tem na Lituânia”.

SÃO PETERSBURGO

Ao anunciar o fechamento do Consulado dos EUA em São Petersburgo, em retaliação ao fato de os americanos terem fechado a representação russa em Seattle, o governo de Moscou deu prazo até este sábado (31) para que o prédio fosse esvaziado.

Assim, nesta sexta-feira, várias minivans foram vistas deixando o consulado em São Petersburgo. A cena dividiu quem passava pelo local. “Deixe-os sair daqui”, disse o aposentado de 61 anos, Viktor Fedin. “Você não vai colocar a Rússia de joelhos.”

Já a pesquisadora Yelena Bogomazova, de 32 anos, disse que o governo de Vladimir Putin tem que responder às ações hostis contra o país, “mas a escalada é ruim, pois o fechamento do consulado dificultará a obtenção de vistos para os americanos”. “Eles terão que ir a Moscou.”

Depois que a Rússia expulsou os diplomatas americanos, a lista de espera para pedidos de visto nos EUA na Rússia aumentou para semanas, se não meses. A Embaixada dos EUA disse que não consegue processar os pedidos de visto mais rapidamente por causa da falta de pessoal.

Por Folhapress.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

 

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Destaque

Vereador Agaeudes Sampaio defende inclusão escolar e sugere audiência pública

Publicado

em

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Salgueiro, realizada na manhã desta quarta-feira (19), o vereador Agaeudes Sampaio iniciou sua fala com uma moção de pesar aos familiares de seu Bano. Em seguida, abordou a importância da inclusão escolar, citando a Lei Brasileira de Inclusão e a necessidade de fornecimento de funcionários de apoio para alunos com deficiência.

Sampaio lembrou que, em 2022, tentou dialogar sobre o tema e destacou que a Lei Municipal 2.415, de sua autoria, estabelece diretrizes para políticas de educação inclusiva. Ele explicou que a legislação não especifica se um cuidador pode atender mais de uma criança, ressaltando que isso deve ser avaliado conforme a necessidade de cada aluno.

Para o vereador, a inclusão verdadeira exige a quebra de barreiras, e a participação ativa dos pais no ambiente escolar é fundamental. Como sugestão, propôs que a Câmara realize uma audiência pública com pais e profissionais para ampliar o debate e criar uma equipe multidisciplinar que avalie individualmente cada caso. Ele também enfatizou que a Secretaria de Educação de Salgueiro já vem desenvolvendo esse trabalho.

Por fim, Sampaio destacou que, ao contrário de anos anteriores, agora todos os vereadores demonstram interesse em participar ativamente da inclusão escolar, o que ele considera um avanço para garantir os direitos das crianças com deficiência no município.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Prefeito Vinícius Marques inicia programa de pavimentação em São José do Belmonte

Publicado

em

Na manhã de hoje, o prefeito de São José do Belmonte, Vinícius Marques, esteve na Vila Delmiro, acompanhando o lançamento de um novo programa de pavimentação na cidade. O início das obras ocorre na Rua Projetada, ao lado da UBS Sabino Lucas, e marca o começo de um grande projeto de infraestrutura para o município.

Junto ao secretário de infraestrutura Gleymerson Vieira e representantes da Construtora Gonçalo, Vinícius reforçou a importância desta obra, destacando a grande expectativa dos moradores da região. “Sei o quanto essa obra era esperada, e podem ter certeza: nosso compromisso é levar mais infraestrutura, mobilidade e qualidade de vida para cada canto de São José do Belmonte”, afirmou o prefeito durante a visita.

O programa de pavimentação, que contempla inicialmente a Rua Projetada, se estenderá por outras quatro ruas em breve. “Além disso, o trabalho de saneamento também está sendo preparado para beneficiar mais localidades da cidade. A ideia é transformar a qualidade de vida dos belmontenses e dar mais condições de mobilidade urbana”, explicou Vinícius.

O projeto tem como objetivo melhorar a infraestrutura urbana, promovendo mais acessibilidade e bem-estar para a população. Em breve, novas ruas e áreas da cidade serão contempladas com obras de pavimentação e saneamento.

A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento da cidade e com a melhoria das condições de vida para os moradores, especialmente em bairros mais carentes de infraestrutura. O prefeito concluiu destacando que a população pode acompanhar de perto o avanço das obras, que são apenas o começo de um programa maior de revitalização da cidade.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Vereador Mariano Barros defende manutenção de escolas e cobra pagamento de vigilantes

Publicado

em

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Salgueiro, realizada na manhã desta quarta-feira (19), o vereador Mariano Barros reforçou a necessidade de manutenção contínua em espaços públicos, especialmente nas escolas. Ele lamentou a recusa, em 2024, de um projeto de lei que daria autonomia aos diretores para realizarem pequenos reparos nas unidades de ensino e destacou a importância de antecipar esses cuidados para evitar problemas maiores.

Durante sua fala, Barros também rebateu a cobrança de um colega que pediu posicionamento sobre atos de vandalismo na prefeitura, afirmando que repudia qualquer tipo de depredação ao patrimônio público.

Sobre o Carnaval, o vereador destacou que Salgueiro sempre teve uma festa tradicional e bem organizada e demonstrou otimismo em relação à edição deste ano, acreditando que o evento ajudará a movimentar a economia local. Ele ainda solicitou que o Bloco Habeas Corpus da Folia, organizado pela OAB Salgueiro, seja incluído na programação oficial de divulgação.

Encerrando sua participação, Mariano Barros fez um apelo ao Governo do Estado para que regularize o pagamento dos salários atrasados dos vigilantes das empresas B1 e BBC, responsáveis pela segurança em prédios públicos estaduais. Segundo ele, a situação dos trabalhadores é preocupante, e o governo deve ser mais rigoroso com as empresas contratadas que não cumprem suas obrigações.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending