Conecte-se Conosco

Mundo

Saiba a programação completa do evento que promete parar o Reino Unido

Publicado

em

Rei Charles 3° será coroado no sábado (6), em cerimônia religiosa; atividades relacionadas ao evento se estendem até segunda (8).

Milhões de pessoas ao redor do mundo estarão de olho na coroação do rei Charles 3°, que acontece no próximo sábado (6), em Londres. Charles é o 60° monarca do país e das nações que compõem a Commonwealth.

O recém-nomeado soberano ascendeu ao trono após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth 2ª, em setembro de 2022. Agora, ele será coroado ao lado da rainha consorte Camilla, durante uma cerimônia simbólica na Abadia de Westminster, em Londres.

O dia seguinte à cerimônia será marcado por várias comemorações, inclusive festas de rua e shows, na parte da noite. Pubs e bares poderão ficar abertos por mais duas horas e segunda-feira (8) será feriado nacional no país.

Segundo a revista Time, o Palácio de Buckingham afirmou que o evento será modernizado, para refletir o papel atual da monarquia. Ainda assim, serão mantidas as “tradições e pompa de longa data” vistas na coroação da rainha Elizabeth 2ª, em 1953.

Mais de 2.000 pessoas foram convidadas para a coroação, como familiares de Charles e Camilla, chefes de Estado, líderes religiosos, membros da realeza de outros países e representantes da sociedade.

Confira a programação da coroação: 

Pelo horário de Brasília, os eventos vão começar na madrugada de sábado (6) e terminam na segunda-feira (8).

Sábado – 06/05

2h: Desfile

As celebrações formais começam com um desfile, com aproximadamente 200 oficiais das Forças Armadas britânicas. Eles partem do Palácio de Buckingham em direção à Abadia de Westminster, onde ocorrerá a cerimônia religiosa.

Aos que desejarem garantir uma visão privilegiada do rei, as áreas de visualização no centro de Londres estarão abertas a partir desse horário.

5h30: Chegada dos convidados

Os convidados começam a chegar à Abadia de Westminster depois de passar pelos postos de controle de segurança.

6h20: “Procissão do Rei”

O rei Charles 3° sai do Palácio de Buckingham em direção à Abadia de Westminster, a bordo de uma carruagem com modificações surpreendentemente modernas — como ar-condicionado e vidros elétricos. Ele estará acompanhado da esposa, a rainha consorte Camilla Parker.

O percurso a ser feito pelo casal é chamado de “Procissão do Rei” e se estende por 2,3 km. Estimativas indicam que o casal deve chegar à igreja sete minutos antes das 7h.

7h: Coroação

A cerimônia da coroação deve começar pontualmente às 7h e durar entre uma e duas horas, em comparação com as três horas da cerimônia de Elizabeth 2ª, em 1953.

Charles 3° e Camilla entrarão juntos na igreja e assim seguirão até chegar ao espaço central da Abadia de Westminster. Dentro da igreja, o monarca vai se sentar na Cadeira da Coroação, ou Cadeira de St. Edward, e receber os atributos reais, como manto, orbe, anel, cetro e a coroa de Edward, do século 17, adaptada para a ocasião.

A cerimônia em que Charles 3° será coroado compreende uma série de etapas: reconhecimento, juramento, unção, investidura, coroação, entronização e homenagem.

Logo após a coroação do rei, será a vez de Camilla. Uma vez coroada, ela passará a ser chamada de rainha, sem o termo “consorte”.

9h: “Procissão da Coroação”

Após a cerimônia, Charles e Camilla partirão da Abadia de Westminster e farão a “Procissão da Coroação”, de volta ao Palácio de Buckingham, na carruagem tradicional da realeza, construída em 1760 e usada em todas as coroações desde 1831. Outros integrantes da família, como o príncipe William e Kate Middleton, com os três filhos, George, Charlotte e Louis, seguirão o monarca.

Esse segundo cortejo contará com quase 4.000 militares. Entre eles, agentes das Forças Armadas de toda a Commonwealth, dos Territórios Ultramarinos Britânicos e de todos os serviços das Forças Armadas do Reino Unido.

10h30: Aparição na varanda

Coroados rei e rainha, Charles 3° e Camilla vão aparecer na varanda do Palácio de Buckingham, acenar aos súditos e assistir a exibição militar, realizada pelas três braços das Forças Armadas, com mais de 60 aeronaves. A cerimônia encerra os eventos solenes do dia.

Domingo – 07/05

8h: “Grande Almoço da Coroação”

No dia seguinte à cerimônia, o Reino Unido vai estar em festa. A população britânica é convidada a participar do “Grande Almoço da Coroação”, que tem como objetivo compartilhar alimentos. A iniciativa é organizada pelo Eden Project, uma causa que Camilla apoia desde 2013 e que visa aproximar as pessoas, para reduzir a solidão e promover o espírito de comunidade.

O rei e a rainha “escolheram pessoalmente” uma quiche de inspiração francesa — com espinafre, favas, queijo e estragão — para marcar sua coroação.

15h: Concerto no Castelo de Windsor

Para comemorar a coroação, um show vai acontecer no Castelo de Windsor. Entre as atrações confirmadas estão: Lionel Richie, Andrea Bocelli, Katy Perry e as irmãs Kylie e Dannii Minogue. O ator Tom Cruise também fará uma aparição — ainda não se sabe se em vídeo ou pessoalmente.

O Coral da Coroação, formado por grupos comunitários, refugiados e pessoas com deficiência auditiva, também se apresentará.

Durante o show, os principais marcos do Reino Unido serão iluminados por projeções, lasers e exibições de drones, para celebrar o rei Charles 3°.

Segunda-feira – 08/05

O dia será feriado no Reino Unido, mas a solicitação de Charles 3° aos britânicos é que participem de uma iniciativa comunitária conhecida como The Big Help Out (A Grande Ajuda, em tradução livre), cujo objetivo é ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social.

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

(Do R7)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Mundo

Polícia foi avisada de atirador 86 segundos antes de tiro em Trump

O xerife confirmou que um policial foi avisado sobre o atirador.

Publicado

em

Vídeos gravados por pessoas do lado de fora do comício de Donald Trump mostram que ao menos um policial foi avisado sobre o atirador antes do ataque.

Nas imagens, é possível ouvir Trump discursando enquanto pessoas chamam atenção de policiais para o atirador. “Policial, ele está no telhado”, diz uma das testemunhas.

Aviso é dado exatos 86 segundos antes do primeiro disparo. Ao comparar o áudio da gravação com o áudio do comício, é possível ver o policial sendo avisado no momento em que Trump cita “milhões e milhões” no discurso.

Xerife confirmou que policial foi avisado sobre atirador

Michael Slupe, representante dos policiais de Butler, afirmou à CNN e à Associated Press que um policial chegou a içar outro até a borda do telhado.

Atirador apontou arma para policial, que se soltou para se proteger. Ele estava literalmente pendurado na beirada de um prédio e assumiu a posição defensiva que precisava naquele momento. Ele não conseguia se segurar”, disse Tom Knights, gerente municipal de Butler.

Policial caiu de uma altura de 2,4 metros. Ele feriu o tornozelo e está usando uma bota ortopédica, afirmou Knights.

Thomas Matthew Crooks não foi atrás dos policiais e começou a atirar contra Trump. O ex-presidente foi atingido na orelha e saiu do palco às pressas com sangue no rosto. Um bombeiro de 50 anos que participava do comício morreu no ataque.

QUEM ERA O ATIRADOR

Formado há dois anos. Crooks se formou na Escola Secundária Bethel Park em 2022, de acordo com relatos da imprensa local e um vídeo da cerimônia de formatura da escola visto pela CNN.

Ele estava registrado como eleitor republicano. A informação consta em um banco de dados de eleitores da Pensilvânia, onde a polícia encontrou seu nome, idade e endereço, segundo a emissora americana CNN. Isso não significa, contudo, que Crooks era necessariamente eleitor de Trump, uma vez que ser registrado em um partido específico nos EUA não te obriga a votar no candidato que o representa.

Jovem não levava documento quando foi morto pelo Serviço Secreto. O FBI precisou analisar seu DNA para obter a confirmação de sua identidade, explicou Kevin Rojek, agente especial encarregado do escritório de Pittsburgh. Os detalhes foram repassados durante uma entrevista coletiva, ainda na noite de ontem.

Foto Anna Moneymaker/Getty Images

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Mundo

Noiva organiza casamento e vai até ao altar mas… não tinha noivo

Casamento foi preparado sem esquecer nenhum detalhe, a não ser o marido.

Publicado

em

Uma mulher italiana, que vive em Vale d’Itria, em Puglia, preparou o seu ‘grande dia’ de casamento com muito amor. Do vestido branco aos sapatos combinando, sem esquecer da igreja, do cabelo, do carro, das flores, esta noiva não deixou nada para trás. Nada a não ser o fato de não ter noivo.

A história parece irreal mas aconteceu mesmo e está dando a volta ao mundo. Conta o Corriere della Sera, esta terça-feira, que a mulher estava “tão presa à sua fantasia que permaneceu prisioneira dela”.

Não se sabe se a “noiva infeliz”, como está sendo apelidada, sofre de algum distúrbio ou se agiu só pelo choque de ser protagonista de um amor não correspondido, o que se sabe é que imaginou um grande casamento com o amor da sua vida, sem que com ele tivesse qualquer tipo de relação, muito menos um noivado.

O “suposto marido” já tinha demonstrado, tanto à família da italiana como às autoridades, a sua “preocupação com a situação”, uma vez que a mulher, com quem não tinha qualquer vínculo, estava sendo cada vez mais “insistente”.

Apesar de garantir que nunca deu esperança à italiana, isto não a impediu de organizar todo um casamento, que não foi selado por um ‘sim’, mas sim por um profundo sentimento de desânimo.

A mulher chegou ao altar de vestido branco, mas sem ninguém esperando por ela além do padre. Nem convidados tinha.

O pároco já desconfiava que algo de estranho se passava, uma vez que a noiva não tinha entregue todos os documentos necessários para a cerimônia. Mas não pensou que fosse algo tão grave. No dia do suposto casamento, tentou conversar com a mulher e fazê-la voltar à razão, explicando que, na verdade, nunca houve nenhum casamento planejado.

A mulher saiu da igreja mas, até ao momento, não se sabe nada mais dela. O seu futuro permanece envolto em mistério, assim como os motivos que a levaram a organizar um casamento sem noivo.

A história real desta “infeliz noiva italiana” está sendo comparada com o romance ‘A Terra das Noivas Infelizes’, de Mario Desiati, que, coincidentemente, tem como cenário precisamente Vale d’Itria. O livro, que entretanto foi adaptado também ao cinema, acompanha a história de uma noiva igualmente triste.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Mundo

Estimativa de vitória de Trump sobe para 66% em casas de apostas após ataque

A média foi calculada pelo site RealClearPolitics.

Publicado

em

Dois dias após o atentado contra Donald Trump durante um comício na Pensilvânia, a chance de vitória do republicano na corrida à Casa Branca cresceu para 66% em casas de apostas dos Estados Unidos.

Em comparação, a chance de que o presidente Joe Biden conquiste a reeleição é de apenas 18,3%, de ainda acordo com as casas de apostas. A média foi calculada pelo site RealClearPolitics.

Participantes da convenção nacional do Partido Republicano levantam cartazes com os nomes do ex-presidente Donald Trump e de seu candidato a vice, J.D. Em seguida, a vice-presidente Kamala Harris tem 7% de chance vitória, enquanto nomes como o ex-presidente Barack Obama, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, e o candidato independente Robert F. Kennedy Jr. marcam 2% ou menos. O levantamento considera sites de apostas como BetOnline, Betfair, e Bovada, entre outros.

O site indica que a probabilidade calculada por apostadores de uma vitória de Trump saltou dez pontos percentuais depois do atentado contra ele no último sábado (13), refletindo a percepção de que o ocorrido fortalece as chances do republicano.

Imediatamente após ser atingido de raspão, Trump, com o rosto ensanguentado, ergueu o punho em um gesto de desafio, gerando uma imagem política que correu o mundo e foi retratada, por exemplo, na capa da revista Time.

Biden condenou o atentado e pediu união, enquanto alguns membros do Partido Republicano culparam os democratas por uma retórica agressiva contra Trump que supostamente inflamou tensões.

De acordo com analistas ouvidos pela Bloomberg, as chances de uma vitória de Trump só não subiram mais nas casas de apostas porque, por enquanto, as pesquisas de intenção de voto não registraram grande mudança no humor do eleitorado americano –de acordo com o site FiveThirtyEight, Trump continua ligeiramente à frente de Biden em uma média de pesquisas que contemplam o país inteiro: 42% a 40%.

Após o debate presidencial entre os candidatos, durante o qual o desempenho desastroso de Biden deu início à pressão interna do Partido Democrata para que ele desista da reeleição, as chances do presidente nas casas de apostas despencaram quase 15 pontos percentuais.

Antes da entrevista coletiva da última quinta (11), na qual o presidente buscou se fortalecer e resistir à pressão para que abandonasse a corrida, a média apontava que Kamala tinha mais probabilidade de vencer a eleição do que Biden –a vice-presidente chegou a marcar 20%, mas caiu depois que o atual ocupante da Casa Branca insistiu que permaneceria como candidato.

Foto getty

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!