Conecte-se Conosco

Destaque

Saiba o que fazer caso seu filho se engasgue

Publicado

em

O conhecimento de primeiros socorros é algo que todos poderiam aprender

Apesar de as crianças costumarem ficar sob a supervisão constante de algum adulto, um objeto estranho pode acabar indo parar na garganta do pequeno com muita facilidade. A pergunta a se fazer é: o que pode acontecer se o seu bebê estiver engasgado?

O conhecimento de primeiros socorros é algo que todos poderiam aprender, tendo em mente o que fazer em situações como essas.

Se a criança respira, mas tosse, é porque há uma obstrução parcial das vias respiratórias. O pequeno precisa continuar tossindo para eliminar o objeto preso. De acordo com o ‘Incrível Club’, o vômito também é possível devido aos reflexos do corpo causados pelo corpo estranho na laringe. Essas reações naturais do corpo ajudam a liberar a garganta sem interferências nem técnicas especiais.

A mudança repentina da tonalidade da pele para um vermelho azulado ou vermelho intenso, a incapacidade de inspirar e a salivação excessiva são sinais claros de que o pequeno está sufocando. Em alguns casos, é até possível perder a consciência.

Crianças de até 1 ano de idade

Nessa idade, um bebê pode engasgar com o próprio leite, seja materno ou de fórmula, ou ainda, com a papinha com pedaços muito grandes de comida. Existem vários métodos que podem ajudar a salvar a vida do seu filho numa situação dessas:

1 – Coloque o bebê sobre seu braço com a barriga virada para baixo e incline a cabeça dele para baixo. Com uma das mãos, segure a boca dele para que fique aberta. Com a outra, dê uma palmada firme, mas não excessivamente forte. Faça isso como se estivesse tentando tirar o corpo estranho preso na boca.

2 – Coloque o bebê de barriga para cima, de modo que a cabeça dele fique mais baixa que resto do corpo. Use os dedos médio e indicador para pressionar 5 vezes abaixo da caixa torácica, também de maneira firme, mas não excessiva.

Crianças maiores de 1 ano

Use sua mão como apoio para que a criança se incline para a frente. Bata entre as omoplatas da criança usando a palma da mão livre. Faça isso com força e bruscamente, 5 vezes.

Use o procedimento mais comum para esse tipo de caso: a chamada manobra de heimlich. Vire o corpo da criança, ficando de frente para as costas do pequeno. Se necessário, fique de joelhos. Agarre a cintura da criança com ambas as mãos. Feche um dos punhos e coloque a outra mão por cima dele — o punho fechado deve ficar pouco abaixo do osso externo, na altura do estômago. Pressione firmemente para baixo por 5 vezes, a partir do ponto situado abaixo do peito (como já mencionamos, entre o externo e o umbigo). Repita até que o corpo estranho saia.

Se a criança estiver deitada e for impossível levantá-la, o procedimento é outro. Coloque-a criança de costas e senta-a de joelhos, mantendo os quadris de frente para a cabeça. Coloque as mãos uma em cima da outra e pressione bruscamente sob o peito, fazendo um movimento deslizante em direção à cabeça. Repita até o objeto estranho sair da garganta da criança.

Se a criança não voltar a respirar ou caso ela desmaie após a saída do corpo estranho, faça respiração boca a boca e massagem cardíaca indireta. Lembre-se que essas técnicas são diferentes para bebês e para crianças maiores.

Por Notícias ao Minuto

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

Azul suspende operações em 14 cidades do país; Confira a lista

Publicado

em

A Azul Linhas Aéreas anunciou a suspensão de suas operações em 14 cidades devido ao que classificou como uma reavaliação constante de suas operações e necessidades de mercado. Do total, quatro operações com destinos para cidades do Ceará foram suspensas no dia 13 deste mês, e as demais ocorrerão no decorrer do próximo mês de março e inclui destinos de todas as regiões do País. Confira abaixo a lista de cidades com voos suspensos.

Em 13 de fevereiro

– Crateús (CE)

– São Benedito (CE)

– Sobral (CE)

– Iguatú (CE)

No dia 10 de março

– Campos (RJ)

– Correia Pinto (SC)

– Jaguaruna (SC)

– Mossoró (RN)

– São Raimundo Nonato (PI)

– Parnaíba (PI)

– Rio Verde (GO)

– Barreirinha (MA)

– Três Lagoas (MS)

No dia 31 de março

– Ponta Grossa (PR)

Além dessas suspensões, a Azul ajustará a operação nas cidades de Cabo Frio (RJ) e Caldas Novas (GO). Elas não serão suspensas de forma definitiva, porém, seus voos serão sazonais, atuando apenas nos meses de alta temporada, a partir do dia 31 de março.

Qual o motivo da suspensão?

Segundo a Azul, as mudanças ocorreram “devido a uma série de fatores como o aumento de custos operacionais causados pela crise global na cadeia de suprimentos, a alta do dólar e disponibilidade de frota”.

A empresa informou que os clientes impactados serão comunicados com antecedência e todos receberão a devida assistência, conforme prevê as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Fusão com a Gol

No início de janeiro, o Grupo Abra, controlador majoritário da Gol e da Avianca, anunciou um memorando de entendimento para avaliar a fusão dessas companhias com a Azul, abrangendo operações nacionais, regionais e internacionais.

A concretização dessa fusão depende da saída da Gol de seu processo de recuperação judicial. A Gol, fundada por Nenê Constantino, não participará diretamente na gestão da nova empresa, que será liderada pela Abra. A futura empresa, caso a fusão ocorra, será gerida por um conselho composto por três membros da Abra, três da Azul e três independentes.

Foto Getty

Por Estadão

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Rumble e Trump Media entram com nova ação na Justiça dos EUA contra Moraes

Publicado

em

A plataforma de vídeos Rumble e a empresa Trump Media & Technology entraram, no sábado, com uma nova ação na Justiça dos Estados Unidos contra o ministro do Suprempo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

As empresas questionam a decisão de Moraes que, na sexta-feira, mandou bloquear o Rumble no Brasil, impôs multa diária de R$ 50 mil e determinou a indicação de um representante da plataforma no país.

No documento, Rumble e Trump Media pedem a concessão de medida cautelar para não serem obrigados cumprir as determinações de Moraes. A ação pede uma medida de cumprimento imediato.

Na quinta-feira, a plataforma e a empresa de Trump já havia apresentado à Justiça dos Estados Unidos uma ação contra o ministro Alexandre de Moraes.

Por G1

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Circuito do Banco Vermelho: Uma luta coletiva contra o Feminicídio

Publicado

em

No dia 21 de fevereiro, o Parque Pedra do Reino, em São José do Belmonte, foi palco do Circuito do Banco Vermelho, um evento que reuniu vozes comprometidas na luta contra o feminicídio.

A vereadora e presidente da Câmara Municipal, Fabiana da Saúde, participou ativamente do encontro, que se propôs a discutir a grave problemática da violência de gênero.

Comemorando a importância da conscientização, o evento propiciou um espaço para que participantes compartilhassem experiências, reflexões e estratégias para o combate ao feminicídio. “Estamos aqui para unir forças e protegermos as vidas das mulheres”, destacou Fabiana da Saúde, enfatizando a necessidade de um engajamento coletivo e contínuo na luta por mudanças efetivas na sociedade.

O Circuito do Banco Vermelho não apenas promoveu debates, mas também reforçou o compromisso de todos os presentes em erradicar essa violência que ceifa vidas e destrói famílias.

A vereadora pediu a colaboração da comunidade, ressaltando que a responsabilidade é de todos.

O evento se concluiu com um sentimento de esperança e determinação, reafirmando que, juntos, é possível transformar a luta contra o feminicídio em uma prioridade de todos os cidadãos.

A mobilização em São José do Belmonte marca um passo significativo rumo à proteção das mulheres e à promoção de uma cultura de respeito e igualdade.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending