Conecte-se Conosco

Destaque

Sanções dos EUA contra o Irã passam a valer a partir de hoje

Publicado

em

 

As sanções de hoje atingem o comércio de ouro, metais preciosos, alumínio e aço, a venda de automóveis fabricados

As primeiras sanções dos Estados Unidos (EUA) contra o Irã, após a saída do governo norte-americano do acordo nuclear iraniano, passam a valer a partir desta terça-feira (7). O chamado Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês) estabelecia limites para o enriquecimento de urânio no país.  

As sanções de hoje atingem o comércio de ouro, metais preciosos, alumínio e aço, a venda de automóveis fabricados no Irã e transações financeiras relacionadas com o sistema ferroviário iraniano.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse que Washington faz uma “campanha de pressão diplomática e financeira para cortar fundos que o regime usa para enriquecer e apoiar a morte e a destruição”. “Temos a obrigação de exercer pressão máxima sobre a capacidade do regime de gerar e movimentar dinheiro, e vamos fazê-lo”, afirmou em entrevista coletiva. 

Acordo

Firmado em 2015, o acordo foi fruto da negociação do Irã e cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia, além da Alemanha, o denominado P5 +1 ). No documento, havia um texto para o estoque de urânio enriquecido do Irã – material utilizado na produção de combustível para reatores, e armas nucleares – durante 15 anos, limitando também  o número de centrífugas para enriquecer o material por um período de dez anos. Na época, Teerã se comprometeu a fazer mudanças em um reator de água pesada, para que o equipamento não pudesse produzir plutônio – um substituto para o urânio, utilizado para fabricar bombas.Para retirar os Estados Unidos do acordo, Trump afirmou que ele era “o pior possível” e que não garantia que o Irã tenha diminuído a produção de urânio, ou que não esteja produzindo armas nucleares. Reações

Houve reações do Reino Unido, da França, China e Rússia, além da Alemanha, que assinaram os termos de compromisso, lamentando a saída dos Estados Unidos. A Organização das Nações Unidas (ONU) também rejeitou a decisão.

O anúncio da retomada das sanções a partir de hoje veio poucos dias depois de Trump ter afirmado que estaria disposto a negociar com o Irã para estabelecer o diálogo e melhorar as relações. Guerra

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, reagiu de forma rápida. Na PressTV, emissora estatal iraniana, ele disse que o presidente Trump tenta fazer uma guerra psicológica e afirmou ser a favor da diplomacia e das conversas, mas que as negociações precisam ser honestas. “Qual o significado de falar em negociação quando você impõe sanções ao mesmo tempo?, questionou. “É um rival puxando uma faca para esfaquear o inimigo, ao mesmo tempo em que diz que quer conversar”, afirmou.

Por Agência Brasil. 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

Salgueiro Vivendo o Dia do Frevo na Veia e no Pé

Publicado

em

O frevo tomou conta de Salgueiro neste domingo, em um grande encontro que antecipou o ritmo contagiante do Carnaval. Celebrando o Dia do Frevo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Esportes, organizou uma festa que reuniu troças, blocos privados, orquestras e passistas, transformando a entrada da Academia das Cidades em um verdadeiro salão a céu aberto.

A festa contou com a participação especial da ‘Orquestra do Maestro Paixão’, que fez todo mundo dançar ao som dos clássicos do frevo, e com o show energizante da banda infantil ‘Do Ré Mirim’, encantando as crianças e trazendo ainda mais alegria ao evento.

Com famílias inteiras e até a turma da ‘APAE’ marcando presença, a celebração foi um espetáculo de inclusão, tradição e animação. O brilho das sombrinhas, o som vibrante dos metais e o gingado dos passistas anunciaram: o melhor Carnaval do Sertão já começou!

Por DIdi Galvão

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Cinco motos clonadas que estavam sendo transportadas em caminhão são apreendidas pela polícia em Salgueiro/PE

Publicado

em

Na madrugada desse domingo, por volta das 4h40, policiais militares do 8° BPM apreenderam três motos clonadas que estavam sendo transportadas em um caminhão abordado na BR-116, próximo ao Residencial Santo Antônio (Barriguda), em Salgueiro. A ação aconteceu no contexto da operação Divisa Integrada PE/CE, após os policiais tomarem conhecimento que um caminhão Scania estaria passando pela cidade com motos clonadas e drogas.

Durante a abordagem ao veículo, os policiais não encontraram entorpecentes, mas confirmaram a existência de motos clonadas no compartimento de carga. Foram apreendidas uma Honda CG 150 KS preta, uma Honda CG 160 Start vermelha, uma CG Fan vermelha, uma NXR Bros 160 preta e uma CG 125 Fan KS de cor roxa. As três primeiras estavam com placas divergentes das originais. Já no caso das outras duas, as irregularidades foram constatadas através de perícia minuciosa do Instituto de Criminalística (IC).

O motorista foi detido e levado para a Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro com as cinco motos apreendidas e o próprio caminhão, sendo autuado em flagrante pela autoridade policial.

Por Alvinho Patriota

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Falhas no atendimento no Hospital Municipal de Parnamirim podem colocar vidas em risco

Publicado

em

O Hospital Municipal de Parnamirim, em Pernambuco, tem sido alvo de severas críticas por parte de pacientes e autoridades locais, que denunciam falhas no atendimento e na gestão da unidade de saúde. Relatos apontam para erros médicos, descaso com os pacientes e a falta de experiência de alguns profissionais, o que levanta sérias preocupações sobre a qualidade dos serviços prestados à população.

Vários pacientes relataram episódios de mau atendimento, incluindo uma situação alarmante em que profissionais da unidade tentaram aplicar um medicamento de forma inadequada, diretamente na veia de uma paciente. Segundo o vereador Nego Aurélio, que fez a denúncia pública, a equipe sugeriu a aplicação de besotácio – um medicamento não indicado para a situação da paciente – por via intravenosa, o que poderia ter consequências graves para sua saúde. A denúncia gerou indignação entre os moradores, que se questionam sobre a capacitação dos profissionais para lidar com situações de emergência.

Além disso, relatos de falhas em procedimentos básicos, como a aplicação inadequada de injeções, aumentam o temor de que esses erros possam resultar em danos ainda mais graves, colocando a vida dos pacientes em risco. Em um vídeo que circula nas redes sociais, o secretário de Saúde, filho do prefeito, comentou sobre um erro ocorrido em um atendimento, afirmando: “A menina errou, e erros sempre vão existir”. No entanto, ele não especificou qual foi o erro cometido, o que gerou mais revolta entre os pacientes, que alertam para a seriedade dos erros na área da saúde, onde falhas podem ser fatais.

A população exige respostas mais claras e providências urgentes para evitar que esses erros continuem ocorrendo. Em resposta às críticas, a Prefeitura de Parnamirim emitiu uma nota oficial informando que não há comprovação de que o episódio tenha ocorrido como relatado, e que a situação será investigada. No entanto, a falta de esclarecimentos mais detalhados e a sensação de impunidade continuam a aumentar a insatisfação dos cidadãos, que pedem mudanças imediatas na gestão do hospital para garantir que a saúde pública seja tratada com o respeito e a responsabilidade que as vidas humanas exigem.

Por Sertão Central

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending