Destaque
São José do Belmonte ocupa a 65º posição entre as cidades de maior bem-estar de Pernambuco
Tuparetama, no Sertão, é o município pernambucano que apresenta as melhores condições de bem-estar para os seus habitantes, de acordo com dados revelados pelo Ibeu (Índice de Bem-Estar Urbano), ranking realizado pelo Observatório das Metrópoles, baseado nas condições ambientais, de mobilidade, habitacionais, de serviços coletivos e infraestrutura de cada cidade do Brasil. Apesar de ser o melhor do estado, Tuparetama ocupa apenas a 561ª posição no ranking nacional, o que mostra a situação desfavorável de Pernambuco como um todo. O “pódio” dos melhores municípios para se viver no estado é seguido por Cedro (887º no Brasil), também no Sertão, e Cupira (910º no Brasil), no Agreste de Pernambuco.
Do lado oposto, está Araçoiaba, município da Região Metropolitana do Recife (RMR), e cidade que oferece as piores condições de bem-estar para os seus pouco mais de 15 mil moradores no estado. Além disso, ela aparece entre as 100 piores do Brasil, com posição de número 5.520 entre os 5.565 municípios brasileiros. Os locais que completam o “pódio” de piores lugares para se morar no estado também fazem parte da RMR: São Lourenço da Mata (5406º no Brasil) e Itamaracá (5386º no Brasil). Maior cidade do estado, o Recife é apenas o 103º, entre os 185 municípios de Pernambuco (2843º no Brasil) quando o assunto é o bem-estar urbano oferecido aos seus habitantes.
Entre as capitais brasileiras, a cidade faz parte do grupo que propiciam condições médias de bem-estar, ocupando a 15ª posição. Nesse grupo de cidades, o primeiro lugar ficou com Vitória (Espírito Santo), seguida por Goiânia (Goiás) e Curitiba (Paraná). Dentro da Região Nordeste, Aracaju (Sergipe) é a capital melhor colocada, com a sétima posição. Em seguida, aparecem João Pessoa (Paraíba) e Fortaleza (Ceará), seguida pela capital pernambucana. Outras grandes cidades de Pernambuco também apresentam posições modestas. Jaboatão dos Guararapes é a 177ª em condições de bem-estar no estado (5126º no Brasil), enquanto Olinda é a 162ª (4570ª no Brasil). Petrolina, no Sertão é apenas o 58º melhor município em termos de bem-estar (2348º no Brasil), e Caruaru, no Agreste, é a 29ª melhor cidade pernambucana (1721ª no Brasil).
Distante da realidade pernambucana, o melhor município para se viver no país é Buritizal, considerada cidade-modelo do interior de São Paulo. Entre as 100 melhores cidades, inclusive, além de São Paulo (com 84 municípios), apenas Minas Gerais (11 municípios), Paraná (quatro municípios) e Santa Catarina (um município) são representados no ranking. Já entre as 100 piores, a diversidade de estados é maior, com 15 unidades federativas. O “campeão” entre as piores cidades é o Pará, com 41 municípios. O estado do Norte do país é seguido pelo Maranhão (32) e Amazonas (10).
(COM INFORMAÇÕES DO CURIOSAMENTE/DIÁRIO DE PERNAMBUCO)
Destaque
Salgueiro e os outros 183 municípios pernambucanos recebem novos ônibus escolares do Governo do Estado
Por meio do programa Juntos pela Educação, o Governo de Pernambuco destinou um novo ônibus escolar para Salgueiro e os outros 183 municípios do Estado nessa sexta-feira, 7. Cada município receberá um veículo, que deve ser usado no transporte dos estudantes.
O governo investiu R$ 88,9 milhões nessa nova ação do programa, reforçando a acessibilidade e segurança aos alunos de escolas públicas em Pernambuco. Com esses 184 novos ônibus, o Estado soma 818 veículos entregues aos municípios na atual gestão estadual.
“Estamos fazendo o maior programa de investimento da história, o Juntos pela Educação, que faz a diferença na vida dos estudantes e servidores. Hoje entregamos 184 ônibus e essa já é a segunda rodada em que destinamos um para cada município”, ressaltou a governadora Raquel Lyra, detalhando que cada ônibus possui acessibilidade, ar-condicionado e tração 4×4.
Por Alvinho Patriota
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Prefeitura de Salgueiro alerta sobre Dengue, Zika e Chikungunya
A Prefeitura de Salgueiro, em Pernambuco, reforça a importância da prevenção contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. As três doenças podem apresentar sintomas semelhantes, mas possuem diferenças importantes:
- Dengue: febre alta, dores no corpo e atrás dos olhos, manchas vermelhas, cansaço e sangramentos.
- Zika: febre baixa, coceira, olhos vermelhos, manchas na pele e dor leve nas articulações.
- Chikungunya: febre alta, dor intensa nas articulações, inchaço nas mãos e pés, e manchas vermelhas.
A população deve ficar atenta aos sintomas e, caso necessário, procurar um posto de saúde. A melhor forma de proteção é a prevenção: elimine criadouros do mosquito, como água parada em pneus, garrafas e vasos de plantas.
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Pix tem instabilidade no início da tarde desta sexta-feira
Um problema na rede do Sistema Financeiro Nacional provocou instabilidades no Pix no início da tarde desta sexta-feira (7). O sistema de transferências instantâneas ficou fora do ar em alguns bancos e para alguns usuários. Segundo o Banco Central (BC), a situação está sendo normalizada ao longo da tarde.
Em nota, o BC – responsável por administrar o Pix – informou que o problema não atingiu os sistemas do órgão, mas afetou a rede do Sistema Financeiro Nacional, que interliga as instituições financeiras ao Banco Central.
“Os sistemas do BC funcionam normalmente. Alguns participantes enfrentaram dificuldades de acesso aos sistemas do BC por conta de problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional. Os planos de contingência de rede foram acionados. A situação já está retornando à normalidade”, informou o BC em nota.
Reclamações
Segundo o site Down Detector, que monitora em tempo real reclamações sobre empresas, as queixas sobre instabilidades no Pix começaram pouco depois das 12h30.
O pico foi registrado às 13h17, com 1.519 reclamações apenas naquele minuto.
Em seguida, o volume de queixas caiu e estava em 172 às 14h17. Normalmente, o Down Detector registra uma reclamação por minuto em relação ao Pix.
Ainda de acordo com o Down Detector, os clientes das seguintes instituições tiveram problemas com o Pix: Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Nubank, Bradesco, Inter, C6 Bank, Santander e Sicoob, entre outros.
Foto Shutterstock
Por Agência Brasil
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
-
Brasil7 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Saúde6 anos atrás
Saúde: Está tudo bem em sangrar depois do sexo anal?
-
Destaque6 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
Brasil9 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
Brasil3 anos atrás
Amparo é o 1º município de SP a retomar quarentena após salto de casos de covid
-
Entretenimento6 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
Sem categoria6 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Sem categoria6 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos