Conecte-se Conosco

Educação

Seis universidades de Pernambuco anunciam redução das atividades não essenciais por causa da Covid

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Reitores de seis universidades públicas e privadas anunciaram, nesta segunda-feira (1º), medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, diante do agravamento da situação. Segundo o Consórcio Pernambuco Universitas, uma das ações é a redução das atividades não essenciais.

O consórcio é integrado pelas Universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal Rural (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Agreste, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), além da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

O texto é assinado pelos reitores das instituições. Nelas, estudam cerca de 80 mil alunos, em prédios espalhados por todas as regiões.

Por causa da pandemia, todas elas estão com a atividades apenas pela internet. A ideia, com essas novas medidas, é evitar ainda mais a circulação nos campus, provocada pela abertura de serviços ou a realização de aulas práticas.

De acordo com o reitor da UPE, Pedro Falcão, o consórcio deu as diretrizes para as instituições ajudarem o enfrentamento da pandemia, no momento de piora do quadro. A partir disso, cada universidade pode adotar medidas práticas, conforme suas necessidades.

No caso da UPE, as aulas práticas dos cursos de saúde, marcadas para os próximos 15 dias, serão adiadas para o fim desse semestre, que vai até maio.

“Estamos entrando em contato com os responsáveis pelos cursos para que eles coloquem essas aulas práticas para depois, sem prejuízo para os estudantes”, disse.

Na Federal Rural de Pernambuco, uma das medidas já anunciadas é a suspensão das atividades físicas no campus, na Zona Norte do Recife.

Além disso, estão em avaliação o fechamento de serviços no hospital veterinário e a suspensão de provas de concursos e seleções realizadas nos prédios da instituição.

“Vamos ter uma reunião no dia 12 de março para definir o que poderemos fazer para o próximo semestre letivo. Nessa terça teremos reunião com o comitê de Covid para avaliar essa questão das atividades não essenciais”, disse o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão.

No site, a UFPE anunciou que vai divulgar nessa terça-feira (02) medidas que serão adotadas sobre as atividades presenciais. A instituição disse que está “avaliando os dados de recrudescimento da pandemia em Pernambuco”.

Justificativa

Na nota, o consórcio justifica as medidas e diz que foi considerado “o agravamento do contexto atual da pandemia de Covid-19 no estado de Pernambuco, com alta ocupação de leitos e intensificação recente das medidas restritivas para o enfrentamento à propagação e contágio da infecção entre as pessoas”.

Também nesta segunda, o governo pernambucano anunciou o fechamento de praias, parque s e áreas públicas, nos fins de semana. O estado proibiu as atividades não essenciais das 20h às 5h, de segunda a sexta, e ao longo de todo o dia aos sábados e domingos.

“Para futura recuperação social e econômica do País, aliada à atuação que as universidades detiveram desde o início da pandemia, de acordo com suas funções sociais, ensejamos coro para a implantação de medidas restritivas mais rígidas em nosso Estado”, disse a nota.

Além disso, o consórcio das universidades declararam que “a redução da circulação das pessoas e o isolamento social são fundamentais para o combate aos resultados negativos que este período pandêmico têm trazido”.

No texto, os gestores “reiteram o papel fundamental da ciência, tecnologia e inovação nas respostas que estão sendo dadas frente a esta emergência em saúde, reconhecendo que o Sistema único de Saúde precisa ser fortalecido para a garantia do direito universal à saúde”.

Os reitores também reforçam o “compromisso de todos que fazem o Universitas” com a vida, com a saúde pública, com a ciência e com “um Brasil solidário e unido diante de tantas adversidades”.(PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Educação

Cesar School sedia no Recife maior conferência internacional de IA aplicada à educação

Publicado

em

A Cesar School recebe na capital pernambucana, entre 8 e 12 de julho, a maior conferência internacional de Inteligência Artificial aplicada à educação. É a primeira vez que a International Conference on Artificial Intelligence in Education (AIED) será realizada numa cidade da América Latina. A expectativa é reunir cerca de 400 pesquisadores de todo o mundo na 25ª edição do evento, que acontece anualmente.

A AIED 2024 traz como tema “IA na Educação para um Mundo em Transição” e se propõe a discutir o alinhamento das tecnologias de inteligência artificial com práticas pedagógicas, políticas educacionais e como ferramenta para uma aprendizagem fluida e equitativa. A conferência é um marco para a ciência nacional porque dá respaldo às instituições e aos pesquisadores brasileiros, incentivando um debate vital para o Brasil, segundo Rafael Ferreira Mello, pesquisador do Cesar e um dos organizadores locais do evento.

“Num momento em que se discute a regulação da IA no país, é mais do que necessário explorar, com base em dados científicos, como essa tecnologia pode transformar a educação, pilar essencial para o desenvolvimento socioeconômico”, avalia.

A expectativa é que as discussões avancem como um propulsor para moldar a prática pedagógica, políticas educacionais e regulamentações, ampliando o uso de IA com metodologia educacional para todas as áreas, especialmente frente a um mundo em constante mudança. “A educação cria oportunidades e desenvolve competências como o pensamento crítico e a empatia, que devem ser privilegiadas em contraponto à transferência de conhecimento. Estamos honrados em sediar essa conferência tão relevante aqui no Recife, que é um polo inovador e com enorme potencial”, diz Eduardo Eduardo Peixoto, CEO do CESAR.

Destaques

Blaenka Divjak, ex-ministra da Educação e Ciência da Croácia, é uma das speakers da AIED 24, e falará sobre a era da IA pós-pandemia. Essa discussão integra a Agenda 2030 para a Educação e está alinhada com o Consenso de Pequim sobre Inteligência Artificial e Educação, publicado em 2019 pela UNESCO, que propõe a integração da tecnologia no ensino para enfrentar os desafios de aprendizagem, com conselhos e recomendações.

Outro destaque é Peter Clark, diretor de Pesquisa e fundador do Allen Institute for AI (AI2). Ele vai tratar dos grandes modelos de linguagem (LLMs), que mudaram significativamente o cenário da educação.

Também estará presente Seiji Isotani, professor visitante de educação na Harvard Graduate School of Education e professor de ciência da computação e tecnologia de aprendizagem na Universidade de São Paulo, Brasil, e vai abordar IA em Educação e Políticas Públicas: Um caso do Brasil.

O Comitê Brasileiro de organização da AIED 2024 é formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), além da CESAR School.

Sobre AIED 2024

  • AIED 2024 será a 25ª edição de uma longa série de conferências internacionais conhecidas por pesquisas inovadoras e de alta qualidade sobre sistemas assistidos por IA e abordagens de ciências cognitivas para aplicações de computação educacional. A Sociedade AIED, que celebrou o seu 30º aniversário, organiza a conferência e tem como objetivo o avanço da ciência e da engenharia de ecossistemas inteligentes de tecnologia humana que apoiam a aprendizagem. Promove pesquisa rigorosa e desenvolvimento de ambientes de aprendizagem interativos e adaptativos para alunos de todas as idades em todos os domínios.

    O Cesar é o mais completo centro de inovação e conhecimento do Brasil, referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas de alta complexidade, com impacto para toda a sociedade. Atua, há quase 30 anos, integrando pesquisa, aceleração de negócios e tecnologia para elevar organizações a um novo patamar de competitividade, além de educação, por meio da Cesar School.

    Sediado no Recife, no coração do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos da América Latina, entregou mais de 100 projetos por ano em parceria com grandes empresas globais, formou mais de 9 mil pessoas, e impulsionou, nos últimos dois anos, mais de 700 startups, contando, hoje, com mais de 1.100 colaboradores e expandiu os negócios para a Europa, com sede em Aveiro, Portugal, e Flórida, EUA.

    Serviço

    25ª International Conference on Artificial Intelligence in Education (AIED 2024)

    Quando: De 8 a 12 de julho

    Onde: CESAR School

    Informações: https://aied2024.cesar.school/home

Fonte: JC

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Educação

Governo de Pernambuco anuncia mudanças na Secretaria de Educação

Publicado

em

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (1°), mudanças no comando da Secretaria de Educação. O consultor, professor e pesquisador Alexandre Schneider, doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas e ex-secretário de Educação da cidade de São Paulo por duas vezes (2006-2012, na gestão de Gilberto Kassab; e 2017-2019, nas gestões de João Dória e Bruno Covas) assumirá a Pasta em substituição a Ivaneide Dantas.

Os atos de exoneração, a pedido, da atual secretária e da nomeação de Schneider serão publicados no Diário Oficial desta terça-feira (2). “Agradeço a Ivaneide pelo compromisso com a Educação e com o serviço público desde o início de nosso governo e tenho certeza de que o novo secretário, com sua expertise e experiência em gestão pública, vai fortalecer ainda mais nossa atuação na área coordenando o maior programa educacional já realizado em Pernambuco, o Juntos pela Educação”, destacou a governadora Raquel Lyra, em nota divulgada.

Continue lendo

Educação

Lula anuncia novo campus da UFPE em Sertânia nesta terça-feira

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta terça-feira, 2 de julho, às 15h30, da cerimônia de entrega de 448 unidades habitacionais dos Conjuntos Vila Brasil I e II, em Recife (PE). Na ocasião, também serão anunciados os novos campus Recife – Centro do Instituto Federal de Pernambuco, e o novo Campus do Sertão – UFPE, no município de Sertânia.

No mesmo dia, às 17h30, no Palácio do Campo das Princesas (Praça da República, s/n), o presidente Lula participa da cerimônia de anúncio de acordos indenizatórios às famílias proprietárias de moradias em “prédios-caixão” na região metropolitana de Recife, e da assinatura de termo de repasse de recursos, do Ministério de Portos e Aeroportos, para o estado de Pernambuco, para execução da 4ª etapa do molhe de Suape e dragagem do canal interno de Suape.

Fonte: Nill Junior

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!