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Educação

Serra Talhada: Alunos do colégio de aplicação conquistam 37 medalhas na 23ª Olimpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

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Trinta e sete estudantes do Colégio de Aplicação – CAFAFOPST, de Serra Talhada, conquistaram medalhas na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada pela Agência Espacial Brasileira – AEB, em conjunto com a Sociedade Astronômica Brasileira – SAB.

Foram 05 medalhas de ouro, 08 medalhas de prata e 24 de bronze. A 23ª edição da OBA foi realizada nos dias 12 e 13 de novembro de 2020, de forma on-line, e os resultados foram divulgados no último dia 14 de dezembro. Os medalhistas estão pré-selecionados para a fase online das seletivas que escolherá 20 estudantes para compor as equipes brasileiras para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021.

Além da OBA, alunos do Colégio de Aplicação também se destacaram na Olimpíada Nacional de Ciência – ONC. A aluna Ana Clara de Lima Valgueiro Malta, do 8º ano, conquistou a medalha de bronze, enquanto outros 08 alunos receberam menção honrosa da Olimpíada.

A entrega dos certificados, medalhas e menções honrosas aconteceria de forma individual nesta quarta-feira (17.03) durante o horário de aulas no Colégio de Aplicação, porém, com a paralisação das aulas a entrega acontecerá em outro momento a ser definido pela direção escolar.

“É uma alegria muito grande pra gente ver o empenho dos nossos alunos do Colégio de Aplicação, premiados com 37 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, e medalha e menções honrosas na Olimpíada Nacional de Ciência. Esse é o resultado de um trabalho coletivo, que mesmo diante de uma pandemia, onde todos precisaram se reinventar, estamos colhendo frutos. Aproveito para parabenizar todos do colégio e, principalmente, todos os alunos que participaram da olimpíada e que deram o melhor de si, representando Serra Talhada”, festejou a prefeita Márcia Conrado.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é uma olimpíada científica, realizada anualmente, em todo o Brasil, envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio, com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, e com patrocínio da Universidade Paulista – UNIP.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o INSTITUTO BUTANTAN a SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA e a UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) ; ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental.

Relação de alunos medalhistas na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA):

Livia Maria Rodrigues Martins – Ouro
Thales Siqueira Lopes Queiroz – Ouro
Lucas Cauã Honorato Leite – Ouro
Talita Alves Pereira de Souza – Ouro
Tawan Inácio da Silva Sá – Ouro
José Lucas de Souza Lima – Prata
Josimere Gomes Magalhães – Prata
Luiz Gustavo Santos de Menezes Teles – Prata
Artur Oliveira Carvalho – Prata
Maria Jerciany Gomes Magalhães – Prata
João Gabriel de Brito Carvalho – Bronze
Viviane Maria de Lima Souza – Bronze
Maicon Natan Bezerra de Souza – Bronze
Maria Júlia Ferreira Campos – Bronze
Thallya Emilly Nogueira de Almeida – Bronze
José Luis Ferreira de Melo Mendes – Bronze
Brenda Oliveira Vitório Lima – Bronze
Emmely Gabrielly Duarte Lima – Bronze
Luis Augusto Nunes Alves – Bronze
João Victor de Lima Araújo – Bronze
Luis Gabriel Guerra dos Santos – Bronze
Priscilla Raiane de Souza Miranda – Bronze
Caio Victor Nascimento S. Magalhães – Bronze
Júlia Maria Araújo Nunes – Bronze
Jéssica Ramalho de Albuquerque – Bronze
Emilly Micaele Pereira de Lima – Bronze
João Lucas de Lima – Bronze
Israel Henrique Duarte Moreno – Bronze
Débora Inácio de Oliveira Cardoso – Bronze
Ana Clara Soares de Sousa Melo – Bronze
Pedro Henrique Alves Pereira de Melo – Bronze
Maria Isadora Nunes Nascimento – Bronze
Jorge Fellipe Pereira de Mendonça – Bronze

Relação de alunos medalhistas na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC):

Ana Clara de Lima Valgueiro Malta – Bronze
José Luís Ferreira de Melo Mendes – Menção Honrosa
Danielle Camille Diniz da Silva – Menção Honrosa
Emmely Gabrielly Duarte Lima – Menção Honrosa
José Lucas de Sousa Lima – Menção Honrosa
Kaio Victor Queiroz de Oliveira – Menção Honrosa
Ariany Ferreira Diniz – Menção Honrosa
Ana Luiza Pereira de Souza – Menção Honrosa

 

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Educação

Raquel Lyra empossa novo secretário de Educação de Pernambuco; confira os principais desafios do novo titular

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O consultor, professor e pesquisador Alexandre Schneider foi empossado no cargo de secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, nesta quarta-feira (3), em ato realizado no Palácio do Campo das Princesas. Doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas e ex-secretário de Educação da cidade de São Paulo por duas vezes (2006-2012, na gestão de Gilberto Kassab; e 2017-2019, nas gestões de João Dória e Bruno Covas), Schneider assume a pasta em substituição a Ivaneide Dantas.

A primeira agenda oficial, como titular da pasta de Educação, será nesta quinta-feira (4), também na sede do Executivo, para a entrega de 265 novos ônibus escolares.

O novo secretário tem como principal desafio, a condução do programa estadual Juntos pela Educação – cujo aporte total de investimentos chega a R$ 5 bilhões. Entre as metas estabelecidas pelo governo Raquel Lyra, está a criação de 60 mil vagas em creches – um dos principais compromissos assumidos durante a campanha eleitoral de 2022. 

Em maio, a governadora de Pernambuco autorizou a abertura do primeiro lote de licitação para a construção de  51 novos Centros de Educação Infantil (CEIs), que irá beneficiar 42 municípios.

O bloco é formado por creches e pré-escolas, o que contempla alunos de 0 a 5 anos, por meio de convênios entre o Governo do Estado e os municípios. O investimento para a construção destes CEIs ultrapassam os R$ 282 milhões, dividido em nove lotes. Segundo o Executivo, até o final de 2024 deverão ser lançados mais cinco blocos com as demais licitações para a construção de novas unidades de ensino infantil.

A construção de novas creches e de Centros de Educação Infantil faz parte do Programa Estadual de Incentivo a Novas Turmas de Educação Infantil, instituído pela Lei 18.326/2023, em outubro do ano passado. A iniciativa consiste em auxiliar financeiramente os municípios contemplados com novos estabelecimentos destinados à ampliação da rede pública de educação infantil.

UNIVERSALIZAÇÃO

  • Em entrevista a Folha de S.PauloAlexandre Schneider falou do desafio de assumir o cargo. “É muito estimulante servir a um estado que teve avanços significativos na educação nos últimos 20 anos. Espero contribuir com um novo ciclo de avanços, ampliando a colaboração do estado com os municípios na educação infantil, alfabetização e ensino fundamental”, disse o novo titular da pasta.

    Na sua segunda gestão na cidade de São Paulo, Schneider universalizou as matrículas na pré-escola e atingiu 61% das crianças de 0 a 3 anos de idade matriculadas nas creches, o dobro da cobertura nacional à época.

    Já em sua primeira gestão realizou a maior expansão de vagas em creche da história do município de São Paulo, que passou de sessenta mil para duzentos e quinze mil crianças de 0 a 3 anos matriculadas, antecipando a meta de 50% do atendimento da faixa etária estabelecida pelo Plano Nacional de Educação em oito anos

    Também ampliou a jornada escolar dos alunos da pré-escola de quatro para seis horas diárias e do ensino fundamental de quatro para cinco horas diárias, preparando a rede para a implantação do tempo integral, que já ocorria nas creches, que funcionam em turno único de 10 horas diárias.

    Vitrine não pode ser apenas ao número de matrículas

    Dentro da política de colaboração com os municípios, o Governo do Estado almeja ampliar o número de matrículas em tempo integral também no ensino fundamental. Atualmente, Pernambuco lidera o ranking nacional de alunos matriculados no ensino médio em tempo integral, de acordo com os dados do Censo Escolar 2023. Isso significa que a rede pública do Estado tem a maior proporção de estudantes de ensino médio matriculados em instituições de tempo integral: 66,8%. O percentual está bem acima da média nacional, que figura em 21,9%.

    Ainda assim, especialistas em educação afirmam que apesar de considerarem importante a fomentação das matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, é fundamental olhar para a estrutura e os resultados em termos de qualidade do ensino.

    No ensino médio da rede estadual, embora o Estado tenha ficado com o terceiro maior Ideb do País (4,5), o desempenho dos estudantes é considerado fraco: só 36% aprenderam o que deveriam em português e 7% em matemática, segundo dados do portal Qedu, baseado nos indicadores oficiais do Ministério da Educação (MEC).

Fonte: JC

           

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Educação

Governo Federal anuncia investimento de R$ 508 milhões na educação de Pernambuco

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O governo federal anunciou, nessa terça-feira (2), o aporte de R$ 508 milhões para a expansão das universidades e institutos federais de Pernambuco. Os investimentos serão disponibilizados por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) – são R$ 286,2 milhões para as universidades, além de R$ 221,8 milhões para o IFPE e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).

Os repasses contemplarão a construção de novos hospitais universitários e de novos campi de universidades e institutos federais, bem como a consolidação das instituições federais existentes. Os detalhes dos anúncios foram apresentados pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, durante cerimônia realizada no Conjunto Vila Brasil II, no Recife.

Além dos anúncios para as instituições federais, o governo federal também assegurou investimentos para a educação básica. “As pessoas também querem creche, escolas, políticas públicas que ajudem a população. Então, vamos investir em 95 creches, 45 escolas de tempo integral e 112 ônibus escolares aqui em Pernambuco”, disse o ministro Camilo Santana.

Dos 100 novos institutos federais que serão financiados pelo Novo PAC, seis estarão localizados em Pernambuco: Recife – Centro (IFPE); Goiana (IFPE); Santa Cruz do Capibaribe (IFPE); Araripina (IFSertãoPE); Águas Belas (IFSertãoPE) e Bezerros (IFPE).

Segundo o governo federal, a meta é alcançar 8,4 mil vagas de educação profissional e tecnológica no estado, com investimento de R$ 150 milhões para construção dessas unidades. Cada campus tem investimento estimado de R$ 25 milhões, sendo R$ 15 milhões para infraestrutura e R$ 10 milhões para aquisição de equipamentos e mobiliário.

Por JC

           

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Educação

Cesar School sedia no Recife maior conferência internacional de IA aplicada à educação

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A Cesar School recebe na capital pernambucana, entre 8 e 12 de julho, a maior conferência internacional de Inteligência Artificial aplicada à educação. É a primeira vez que a International Conference on Artificial Intelligence in Education (AIED) será realizada numa cidade da América Latina. A expectativa é reunir cerca de 400 pesquisadores de todo o mundo na 25ª edição do evento, que acontece anualmente.

A AIED 2024 traz como tema “IA na Educação para um Mundo em Transição” e se propõe a discutir o alinhamento das tecnologias de inteligência artificial com práticas pedagógicas, políticas educacionais e como ferramenta para uma aprendizagem fluida e equitativa. A conferência é um marco para a ciência nacional porque dá respaldo às instituições e aos pesquisadores brasileiros, incentivando um debate vital para o Brasil, segundo Rafael Ferreira Mello, pesquisador do Cesar e um dos organizadores locais do evento.

“Num momento em que se discute a regulação da IA no país, é mais do que necessário explorar, com base em dados científicos, como essa tecnologia pode transformar a educação, pilar essencial para o desenvolvimento socioeconômico”, avalia.

A expectativa é que as discussões avancem como um propulsor para moldar a prática pedagógica, políticas educacionais e regulamentações, ampliando o uso de IA com metodologia educacional para todas as áreas, especialmente frente a um mundo em constante mudança. “A educação cria oportunidades e desenvolve competências como o pensamento crítico e a empatia, que devem ser privilegiadas em contraponto à transferência de conhecimento. Estamos honrados em sediar essa conferência tão relevante aqui no Recife, que é um polo inovador e com enorme potencial”, diz Eduardo Eduardo Peixoto, CEO do CESAR.

Destaques

Blaenka Divjak, ex-ministra da Educação e Ciência da Croácia, é uma das speakers da AIED 24, e falará sobre a era da IA pós-pandemia. Essa discussão integra a Agenda 2030 para a Educação e está alinhada com o Consenso de Pequim sobre Inteligência Artificial e Educação, publicado em 2019 pela UNESCO, que propõe a integração da tecnologia no ensino para enfrentar os desafios de aprendizagem, com conselhos e recomendações.

Outro destaque é Peter Clark, diretor de Pesquisa e fundador do Allen Institute for AI (AI2). Ele vai tratar dos grandes modelos de linguagem (LLMs), que mudaram significativamente o cenário da educação.

Também estará presente Seiji Isotani, professor visitante de educação na Harvard Graduate School of Education e professor de ciência da computação e tecnologia de aprendizagem na Universidade de São Paulo, Brasil, e vai abordar IA em Educação e Políticas Públicas: Um caso do Brasil.

O Comitê Brasileiro de organização da AIED 2024 é formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), além da CESAR School.

Sobre AIED 2024

  • AIED 2024 será a 25ª edição de uma longa série de conferências internacionais conhecidas por pesquisas inovadoras e de alta qualidade sobre sistemas assistidos por IA e abordagens de ciências cognitivas para aplicações de computação educacional. A Sociedade AIED, que celebrou o seu 30º aniversário, organiza a conferência e tem como objetivo o avanço da ciência e da engenharia de ecossistemas inteligentes de tecnologia humana que apoiam a aprendizagem. Promove pesquisa rigorosa e desenvolvimento de ambientes de aprendizagem interativos e adaptativos para alunos de todas as idades em todos os domínios.

    O Cesar é o mais completo centro de inovação e conhecimento do Brasil, referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas de alta complexidade, com impacto para toda a sociedade. Atua, há quase 30 anos, integrando pesquisa, aceleração de negócios e tecnologia para elevar organizações a um novo patamar de competitividade, além de educação, por meio da Cesar School.

    Sediado no Recife, no coração do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos da América Latina, entregou mais de 100 projetos por ano em parceria com grandes empresas globais, formou mais de 9 mil pessoas, e impulsionou, nos últimos dois anos, mais de 700 startups, contando, hoje, com mais de 1.100 colaboradores e expandiu os negócios para a Europa, com sede em Aveiro, Portugal, e Flórida, EUA.

    Serviço

    25ª International Conference on Artificial Intelligence in Education (AIED 2024)

    Quando: De 8 a 12 de julho

    Onde: CESAR School

    Informações: https://aied2024.cesar.school/home

Fonte: JC

           

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