Conecte-se Conosco

Saúde

SESI-PE destaca importância do Abril Verde, mês de conscientização sobre saúde e segurança no trabalho

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Independentemente da categoria, todo ambiente de trabalho requer medidas capazes de minimizar riscos ocupacionais e garantir o bem-estar físico, mental e emocional dos trabalhadores. Pensando nisso, o SESI-PE destaca a importância da campanha Abril Verde, celebrado no dia 28 de abril e que tem como objetivo conscientizar empregados e empregadores sobre a prevenção de acidentes de trabalho. A campanha foi criada em abril de 1969, quando houve uma explosão de uma mina da cidade de Farmington, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. O acidente culminou na morte de 78 trabalhadores, caracterizando o episódio como um dos maiores acidentes trabalhistas da humanidade, sendo instituído o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.

Técnico de segurança do trabalho do SESI-PE, Iran Goes reforça a importância da data para que a questão seja debatida, mas pontua que todo dia é dia de pensar sobre o tema. “Para se ter uma ideia, em 2020, tivemos mais de 10 mil acidentes do trabalho somente no estado de Pernambuco. Esse dado é alarmante e não podemos fechar os olhos para essa situação”, afirma. Iran complementa que a conscientização para que nenhum acidente ocorra durante a jornada de trabalho é resultado da parceria entre empregado e empregador.

“Os trabalhadores precisam, por exemplo, utilizar os equipamentos de segurança e seguir os procedimentos que a norma exige. Aos empresários, é preciso, sim, comprar os equipamentos, mas é também responsabilidade deles treinar o trabalhador quanto à utilização, exigir que o colaborador use e fiscalizar, para que nem o trabalhador seja acidentado e nem o empregado seja punido por não utilizar. É preciso entender que o trabalhador é fundamental. Se eu não cuido dele, eu corro o risco de perder a maior riqueza da minha empresa: as pessoas”, explica.

Além disso, Iran ressalta a importância da emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) dentro do ambiente laboral, enfatizando que, para isso, o empregador precisa orientar o trabalhador a procurar o departamento responsável em caso de acidente. “A CAT é fundamental para a empresa, pois ao relatar um acidente, ele poderá servir de alerta para que seja corrigido, haja análise da ocorrência e, dessa forma, o empregador possa orientar os demais colaboradores para que esse acidente especificamente não venha a se repetir”, pontua, salientando que a CAT deve ser informada à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência, em caso de morte, a comunicação deverá ser imediata. “Depois desse prazo, a empresa estará sujeita à aplicação de multa, conforme disposto nos artigos 286 e 336 do Decreto de Nº 3.048/1999”, alerta.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

CLAS Comunicação & Marketing

Por Didi Galvão

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Saúde

Fígado gordo: sintomas que não pode ignorar (antes que seja tarde demais)

Geralmente, ela se manifesta quando já está em estágio avançado, podendo evoluir para cirrose e câncer.

Publicado

em

Existem duas sensações que podem ser sintomas de uma doença grave que requer tratamento imediato. A esteatose hepática, conhecida como “fígado gordo”, é uma condição de saúde séria que costuma permanecer “silenciosa” por muito tempo e progride lentamente. Geralmente, ela se manifesta quando já está em estágio avançado, podendo evoluir para cirrose e câncer, chegando até mesmo à necessidade de um transplante na vida adulta.

Dores de estômago e náuseas estão entre as queixas mais comuns e podem indicar que a doença está se agravando, de acordo com a Hawaii Pacific Health, citada pelo jornal Daily Express. À medida que a capacidade do fígado de eliminar toxinas diminui, o desconforto digestivo provavelmente aumentará. A náusea constante é uma reação ao acúmulo de produtos residuais no corpo, e vômitos inexplicáveis estão frequentemente relacionados a problemas no fígado.

Além dessas complicações, os pacientes também podem relatar perda de apetite. Esse sintoma geralmente é resultado de níveis anormais de leptina (um hormônio que regula o apetite) e grelina (o hormônio da fome).

O mesmo jornal relata que estudos publicados no World Journal of Gastroenterology revelam que os sintomas gastrointestinais mais comuns incluem inchaço abdominal (49,5%), dor abdominal (24%), arrotos (18,7%), diarreia (13,3%) e constipação (8%). Distúrbios gastrointestinais são frequentes na cirrose hepática e tendem a aumentar à medida que a doença avança.

Foto Shutterstock

Por Notícias ao Minuto

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Saúde

Talco classificado como “provavelmente cancerígeno” para humanos pela OMS

Talco foi colocado no nível 2A.

Publicado

em

O talco foi classificado pela a Agência Internacional de Investigação sobre o Câncer (IARC, na sigla em inglês), órgão que pertence à Organização Mundial da Saúde (OMS), como “provavelmente cancerígeno” para os seres humanos

As conclusões dos especialistas foram divulgadas, esta sexta-feira, num artigo divulgado na revista científica The Lancet Oncology.

O talco, que é um mineral natural utilizado em cosméticos, foi colocado no nível 2A, o segundo nível mais elevado da pirâmide de identificação de risco, e que diz respeito a itens cujas evidências de relação com tumores são mais robustas entre animais, mas também provas limitadas entre humanos. Neste caso, os estudos indicam um risco aumentado de câncer dos ovários. 

“Vários estudos mostraram consistentemente um aumento na incidência de câncer de ovário em seres humanos que relataram o uso de talco na região perineal”, informou a IARC, em comunicado. 

O órgão recorda ainda que o mineral é extraído em várias partes do mundo. Além da exposição profissional ao talco, a população pode entrar em contato com o mesmo através da utilização de cosméticos.

Esta avaliação, note-se, foi concluída, em junho. O grupo de trabalho foi composto por 29 cientistas de 13 países, reunidos na França.

Vale notar que a IARC também classificou a acrilonitrila, um composto orgânico volátil usado principalmente na produção de polímeros – usados em fibras de vestuário e outros têxteis, mas também em plásticos para produtos de consumo ou peças para automóveis – como “carcinogênico” para seres humanos, na categoria 1A.

A decisão baseia-se em “evidências suficientes de câncer de pulmão” e “evidências limitadas” de câncer de bexiga em humanos. 

Foto  iStock

Por Noticias ao minuto

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Saúde

HCP atende mais da metade dos pacientes com tumores de cabeça e pescoço do Estado

Publicado

em

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), referência em oncologia no Estado, mobiliza-se neste Julho Verde, campanha de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. Com o mote Não dê chance ao câncer de cabeça e pescoço, o HCP faz um alerta para os fatores de risco que provocam câncer região – o principal é o tabagismo.

Ao longo do mês, conteúdos relacionados ao tema podem ser conferidos no site exclusivo hcp.org.br/julhoverde e redes sociais @sigahcp.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!