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Educação

Veja dicas ‘matadoras’ para uma redação nota mil no Enem

Professores explicam os principais pontos que fazem a diferença na produção e como o estudante deve se preparar para a prova.

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Para ajudar os estudantes que estão se preparando para as provas, o R7 ouviu os professores Thiago Braga, autor do Sistema de Ensino pH, e Felipe Leal, professor do Curso Anglo, que dão dicas “matadoras” para uma redação nota mil. Confira

Ter hábito de leitura — Escrever e ler são habilidades inseparáveis. Quanto mais hábito de leitura, mais repertório cultural e melhor conhecimento da língua — ambos fundamentais na redação. Além de notícias, é importante ler livros, mesmo sobre assuntos não relacionados ao vestibular. Falta de tempo não é desculpa, vale separar 20 minutos do dia para os livros e observar a diferença.

Treinar de forma constante — Todos sabem que a redação é fundamental para a aprovação, mas muitas vezes não levam isso em conta ao montar o cronograma de estudos. Ao longo do ano, a redação costuma ser deixada de lado. E há motivos para isso: escrever é difícil para a maioria das pessoas, em especial escrever de acordo com regras e parâmetros externos. Porém, a prática é essencial. Por isso, é preciso ter um horário sagrado para treinar redação, com constância.

Conhecer as provas — A redação tem um peso importante em todos os exames, mas, assim como a prova, é elaborada e os parâmetros de correção variam bastante. Não adianta conhecer só um modelo de texto, como o da redação do Enem; os estudantes que pretendem prestar outros vestibulares devem ficar atentos às diferenças. É muito importante traçar as provas prioritárias e conhecer precisamente as suas características específicas, como o peso dos textos de apoio, a valorização do repertório externo e os gêneros textuais cobrados.

Roteiro antes de escrever — Fazer um planejamento antes de começar a produzir o texto é “importantíssimo”. Segundo os professores, se não houver esse planejamento, o corretor conseguirá perceber que o texto não está coeso, e esse é um aspecto de avaliação na redação do Enem. Vale elaborar um roteiro com os principais tópicos a serem escritos na introdução, no desenvolvimento e na conclusão para auxiliar a organizar as ideias e a produzir a versão final da redação .

Título — Fazer um título para a redação e não uma redação para o título. O título deve ser a última coisa que o estudante deve escrever. É importante que seja sintético, não contenha verbos e consiga funcionar como um prenúncio interessante para o texto, que traga algum aspecto que gere a curiosidade do leitor. É interessante fazer títulos com algum repertório cultural usado no texto. Por exemplo, o aluno falou sobre a Alegoria da Caverna, de Platão, e fez uma relação com os meios de comunicação contemporâneos. Seria interessante usar como título, por exemplo, “Cavernas contemporâneas”, criando uma relação entre o repertório cultural e o assunto trabalhado no texto.

Argumentação — Em uma redação argumentativa, o estudante deve produzir no mínimo dois parágrafos para o desenvolvimento da argumentação em nome da variabilidade argumentativa — são dois parágrafos com argumentos diferentes que tratem do tema que está em discussão. Não se trata de desenvolver um argumento em dois parágrafos, mas trabalhar dois argumentos diferentes que possam sustentar a tese apresentada na introdução.

Conclusão — Deve ser iniciada com a retomada da tese apresentada na introdução, uma forma de fazer uma conexão semântica e estrutural, garantindo um ponto pela coesão do texto.

Dica fundamental: cuidar do psicológico — Quem trabalha com redação sabe que, muitas vezes, o maior obstáculo para a aprendizagem não é de natureza técnica, e sim psicológica. Muitas vezes, ao fim do ensino médio, alunos que tinham bons resultados no colégio podem não conseguir o mesmo nos cursos preparatórios ou nos exames. O progresso na redação é lento e exige insistência, paciência. Diante das dificuldades, tendemos a apelar para um “tudo ou nada”: como não consigo tirar mil, deixo a redação de lado. Cada um deve fazer uma boa avaliação sobre a maneira como está lidando com a escrita e as avaliações, seja individualmente, seja com auxílio de outros. Desistir, jamais.

Por R7

 

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Educação

Salgueiro: O Campus do IFSertãoPE retoma edital de concessão de auxílios estudantis

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Já em plena atividade depois do fim da greve das universidades e institutos federais, o Campus Salgueiro do IFSertãoPE anunciou nessa quarta-feira, 17, a retomada do cronograma do Edital n° 08/2024. O documento é referente à concessão de auxílios estudantis – alimentação, moradia e transportes.

A Coordenação de Políticas de Assistência Estudantil (CPAE) da unidade destaca que, caso o estudante seja aprovado no edital, precisa ter uma conta bancária em seu nome, portanto, quem ainda não possui, deve providenciar o mais breve possível.

Veja abaixo o cronograma do edital

Ontem foi divulgada a convocação para a Entrevista Social, que ocorre entre os dias 22 e 31 de julho. O resultado preliminar será publicado no dia 1° de agosto, com prazo para interposição de recursos entre os dias 2 e 5 de agosto. O resultado dos recursos sai no dia 7 e a Entrevista Social pós-recursos será realizada de 8 a 14 de agosto. O resultado final está previsto para o dia 16 de agosto.

           

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Educação

Ministério da Educação cria programa de apoio a escolas públicas com aulas noturnas

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O Ministério da Educação (MEC) instituiu, com a publicação da Portaria nº 653, o Ensino Médio Mais, programa que pretende garantir apoio técnico e financeiro para escolas estaduais que ofereçam pelo menos uma turma de ensino médio noturno presencial.

A ideia é fomentar a elaboração de propostas pedagógicas que colaborem para a permanência dos estudantes na escola no período noturno. Segundo o MEC, serão investidos R$ 16,2 milhões em 2024 – valores que serão repassados por faixa de matrícula, via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Escolas com até 500 matrículas (faixa 1) receberão, cada uma, R$ 5.294,63. Já as com mais de 500 matrículas (faixa 2) receberão, cada unidade, R$ 7.941,55.

“Os recursos financeiros devem ser utilizados exclusivamente para despesas de custeio, como reuniões pedagógicas, encontros formativos, rodas de conversa com estudantes, visitas técnicas, grupos focais e eventos culturais com a comunidade escolar”, detalhou o ministério.

A expectativa é de que a iniciativa resulte no apoio a mais de três mil escolas, impactando em mais de 379 mil alunos do ensino médio noturno presencial. O apoio será voltado principalmente às unidades localizadas em áreas com menores Índices de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica.

Adesão

A adesão é voluntária e pode ser feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). “Para participar do programa, secretarias de educação e escolas elegíveis (equipe pedagógica e estudantes) devem elaborar propostas pedagógicas para melhorar seus índices de permanência e possibilitar trajetórias escolares exitosas para todos os alunos”, informou o MEC.

As propostas devem ser elaboradas levando em conta ações que assegurem o direito à aprendizagem dos estudantes; equidade no acesso e permanência com trajetórias escolares bem-sucedidas; estratégias de fortalecimento do regime de colaboração; e o aprimoramento da organização curricular e pedagógica, considerando os perfis, necessidades e expectativas dos estudantes do ensino médio noturno.

A iniciativa está alinhada com as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), especialmente com a meta de universalização do atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos.

O MEC acrescenta que, para execução da política, estão previstos dois webinários nacionais. “O primeiro terá foco nas secretarias de educação e escolas para a elaboração de propostas pedagógicas que contemplem as necessidades mapeadas por meio da escuta com os estudantes. Já o segundo será reservado para a apresentação, discussão e socialização das sugestões elaboradas pelas escolas. As propostas que demonstrarem, no decorrer do ano de 2025, melhorias quanto à permanência na escola e à trajetória exitosa dos estudantes do ensino médio noturno serão premiadas”.

Fonte:Agência Brasil

           

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Educação

Curso pré-vestibular da UPE abre inscrições para a edição 2024 com 200 vagas em Salgueiro

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Foram abertas nessa terça-feira, 16, as inscrições para a edição 2024 do curso pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), o Prevupe 2024. Com 200 vagas disponibilizadas no Polo Salgueiro, os cadastros seguem até que todas sejam preenchidas.

Podem se inscrever, de forma gratuita, estudantes matriculados ou egressos da Rede Pública de Ensino de Pernambuco. No caso de quem ainda está estudando, as vagas são destinadas aos alunos do 3° ano do Ensino Médio, 4° Ano do Curso Normal Médio ou último módulo da EJA Campo, EJA Médio e Travessia Médio.

A inscrição deve ser feita no site do Prevupe, mediante o preenchimento das informações requisitadas no Formulário de Cadastro e no Questionário Socioeconômico. O candidato também deve anexar uma foto 3×4 individual, nítida, colorida e com fundo branco. A classificação se dará por ordem de inscrição.

A divulgação da lista de classificados está prevista para a próxima sexta-feira, 19, e as aulas começam no sábado, a partir das 7h30. Até o dia 8 de agosto devem ser divulgados três remanejamentos, com matrículas nos dias seguintes.

Em Salgueiro o Polo do Prevupe funciona na Escola Professor Manuel Leite, localizada na Rua Agamenon Magalhães, 638, no Centro da cidade.

Por Alvinho Patriota

           

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