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Educação

Volta às aulas das crianças do Conjunto Beira Mar, em Paulista

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Na voltas às aulas da Escola Municipal Paulo Freire, no conjunto Beira Mar, cinco crianças levaram falta e, não voltarão a estudar mais, pois morreram na trajédia do Conjunto Beira Mar, onde aconteceu o desabamento de parte da estrutura do prédio que matou 14 pessoas, entre elas cinco crianças,  no dia (7) de julho, no Janga em Paulista. No primeiro dia de aula houve silêncio, alguns rostinhos tristes a vagar com a mente longe, como se somente agora eles percebecem que os amiguinhos já não se encontram entre eles de verdade.

A manhã foi carregada de emoção e acolhimento, como tinha que ser. Reflexões e esperança trouxeram alguma força para quem ficou. A Secretaria de Educação, prevendo o choque de realidade, mobilizou uma equipe de profissionais – entre psicólogos e assistentes sociais – para prestar auxílio aos alunos, pais e professores.  A equipe pedagógica por sua vez optou por levar atividades lúdicas, especialmente nas turmas ondre estudavam as crianças que faleceram no acidente.
“Eu vi crianças bem emocionadas, tristes, algumas choraram, os professores também ainda bem abalados. Pela manhã era uma turminha menorzinha, então a gente no geral não quis tocar na dor, na tristeza. Falei mais sobre esperança, continuidade, perseverança. Já no turno na tarde eu senti mais, os meninos maiores se abraçando, estavam bem emotivos, foquei também na questão na continuidade, na esperança que amanhã será melhor, nas coisas boas que virão, que essa dor vai passar e vai ficar somente a saudade das boas lembranças”, enfarizou a Técnica Pedagógica da Secretaria de Educação do Paulista, Angélica Maria da Silva.
Logo na chegada, os estudantes  foram recebidos pelas professoras com placas que traziam dizeres como “Sejam bem-vindos”, “Gratidão” e “Amamos vocês”. Quando foram para as salas de aula cada um ganhou um abraço aconchegante das professoras.  O momento seguinte foi na quadra da escola, onde vivenciaram atividades lúdicas comandadas pela técnica pedagógica da Secretaria de Educação, Angélica Brito. Ela contou histórias e acompanhou os estudantes na apresentação de algumas canções. Os alunos também rezaram o ‘Pai Nosso’ e refletiram sobre a pressa da vida e o compartilhamento.
“Hoje tivemos o corredor da alegria, onde cada professor confeccionou a sua plaquinha, com frases de esperança e positividade, já nas salas de aula foram confeccionados cartões com frases otimistas também. Queremos plantar a semente do bem e do recomeço daqui pra frente da melhor forma possível. Houve um momento especial na contação de histórias onde cada aluno recebeu um pirulito com uma estrelinha verde, de esperança” explicou a gerente de Apoio Discente e Articulação Comunitária da Secretaria de Educação, Elizângela Torres.
“Eu adorei tudo, foi muito bom, estava tudo maravilhoso e animado. Os professores estavam lindos segurando as plaquinhas de amor, mas o que eu mais gostei foi da estrelinha verde”, pontuou a aluna Larissa Gabriele de Souza Silva, de nove anos
Marita Elaine,  diz que vem trabalhando a mente da filha, o trauma da perda dos amigos foi grande” sempre estou validando os sentimentos dela, e fazendo com que ela entenda que as amigas estão descansando em um lugar melhor que o nosso. Vamos superar tudo isso” disse Marita.
FOTO: Eudes Pereira /Prefeitura do Paulista
Por: Lígia Mariano

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Educação

MEC quer ouvir universidades e estabelecer padrão para bancas de cotas

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Ministério da Educação (MEC) quer conhecer experiências adotadas pelas universidades para verificar a adequação de candidatos às políticas de cotas raciais. Para tanto, vai promover, nos dias 7 e 8 de agosto em Brasília, um seminário que, ao estimular diálogos sobre o tema, pretende identificar mecanismos que deem eficácia para “ações afirmativas na modalidade de reserva de vagas”.

De acordo com o secretário substituto da Secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Cleber Santos Vieira, além de conhecer as experiências já em prática pelas instituições federais de ensino superior, o objetivo é discutir as possibilidades de uniformizar a forma de operacionalizar as comissões de heteroidentificação.

Vieira explica que o primeiro momento do seminário será dedicado à apresentação de estudos que mapearam a dinâmica das comissões nas universidades. Também serão apresentadas as expectativas da comunidade acadêmica formada por pró-reitores de graduação e de pró-reitores de ensino.

“Este seminário é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho realizado pelas instituições há décadas, ouvindo as experiências e discutindo os métodos já empregados pelas diferentes instituições. Teremos dados [suficientes] para a proposição de encaminhamentos e documentos orientadores para o trabalho das bancas de heteroidentificação”, disse.

Ele ressalta que tudo será feito de forma a respeitar a autonomia das instituições de ensino que já adotam mecanismos para a eficácia da política de cotas.

“Hoje, a operacionalização das bancas e comissões são diversas. Pretende-se alcançar padrões, sempre respeitando a autonomia das instituições federais de educação. O seminário é uma iniciativa do MEC para valorizar e respeitar esse histórico”, reiterou.

           

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Educação

Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira (23)

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Começa nesta terça-feira (23) as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2024. Os interessados em participar do processo seletivo terão até sexta-feira (26) para acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, e concorrer a uma das 243.850 bolsas oferecidas nesta edição.

As inscrições são gratuitas, e a previsão é que os resultados da 1ª e 2ª chamadas sejam anunciados nos dias 31 de julho e 20 de agosto, respectivamente. O prazo para manifestação de interesse na lista de espera vai do dia 9 ao dia 10 de setembro; e o resultado da lista de espera sairá em 13 de setembro.

“Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023, obtendo nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação”, informa o Ministério da Educação (MEC).

É também necessário que o candidato se enquadre nos critérios socioeconômicos – incluindo renda familiar per capita que não exceda um salário-mínimo e meio para bolsas integrais e três salários-mínimos para bolsas parciais – e esteja cadastrado no login Único do governo federal que pode ser feito no portal gov.br.

“No momento da inscrição, é preciso: informar endereço de e-mail e número de telefone válidos; preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar; e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do candidato e a adequação aos critérios da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2015″, exlicou MEC.

Segundo o ministério, a escolha pelos cursos e instituições pode ser feita por ordem de preferência. Informações mais detalhadas sobre oferta de bolsas (curso, turno, instituição e local de oferta) podem ser acessadas na página do Prouni.

Fonte: Agência Brasil

           

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Educação

MEC publica edital do primeiro Enade das Licenciaturas

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O Ministério da Educação (MEC) oficializou procedimentos, regras e cronograma do primeiro Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Ele é voltado à avaliação dos cursos de formação docente. Chamado Enade das Licenciaturas, o exame será aplicado para mais de 370 mil alunos de todo o país.

O edital, detalhando a reformulação com enfoque nos cursos que formam professores, foi publicado segunda-feira (22) no Diário Oficial da União pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele prevê que a implementação desta nova modalidade será este ano.

Segundo o Inep, o Enade das Licenciaturas foi criado com o objetivo de aperfeiçoar os processos de avaliação dos cursos de formação docente. “As principais mudanças dizem respeito às matrizes de referência e aos objetivos das provas, que passarão a ter maior foco na avaliação das competências docentes do que nos conteúdos disciplinares de cada curso”, informou o instituto.

Avaliações teóricas e práticas

Para o Inep, além de contar com um novo modelo de itens, o exame fará uma “avaliação das competências e habilidades práticas docentes desenvolvidas pelos estudantes nos estágios supervisionados obrigatórios”, passando a ter avaliações teórica e prática, com um cronograma específico para cada um.

“Os procedimentos relativos à avaliação prática vão ocorrer em dois períodos: o primeiro, ainda em 2024, e o segundo, em 2025”, informou o Inep ao explicar que o prazo para serem efetuados os primeiros procedimentos operacionais, como a verificação de informações no cadastro e-MEC por parte das instituições de ensino, começou esta semana.

As inscrições para a prova teórica devem ser feitas até 31 de agosto. Já o prazo de inscrição para o primeiro período da avaliação da prática iniciará em 16 de setembro.

Fonte: Agência Brasil

           

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