Conecte-se Conosco

Destaque

Conselho adia escolha de relator do processo de cassação de Bolsonaro

Publicado

em

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados adiou a escolha do relator do processo de cassação do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Inicialmente, o anúncio do parlamentar responsável pela relatoria do caso iria ocorrer nesta quarta-feira (6).

O adiamento ocorreu após o deputado Laerte Bessa (PR-DF) contestar no plenáro do colegiado, em uma questão de ordem, os nomes sorteados na semana passada para lista tríplice na qual o presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PP-BA), escolheria um nome para a função.

Na ocasião, foram sorteados para a relatoria os deputados Zé Geraldo (PT-PA),  Valmir Prascidelli (PT-SP) e Wellington Roberto (PR-PB).

Larte Bessa alegou na sessão desta quarta-feira do conselho que os dois deputados petistas não poderiam analisar de forma “imparcial” o processo e pediu a suspensão da indicação do relator.

Diante da reclamação, o presidente do Conselho adiou a definição do relator e informou que irá solicitar uma consultoria da área jurídica da Câmara para garantir que o processo tramitará de maneira “transparente”.

“Estou com a consciência tranquila, vou suspender o prazo e marcar outra sessão para acertar na escolha do relator”, explicou Araújo.

O colegiado apura se houve quebra de decoro parlamentar por parte de Bolsonaro ao homenagear o coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra durante a votação do processo de impeachment de Dilma Rousseff. O coronel é reconhecido como torturador pela Justiça.

O PV, autor da representação, acusa o deputado do PSC de praticar apologia ao crime de tortura. Na votação da abertura do processo de impeachment de Dilma, realizada na Câmara em 17 de abril, Bolsonaro, ao expor seu voto, disse “Pela memória do Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff”.

Brilhante Ustra foi chefe do DOI-Codi, órgão de inteligência e repressão do Exército na ditadura militar. A presidente afastada foi torturada no regime por atuar como militante política opositora à ditadura.

Pelo Código de Ética, o presidente do Conselho deve sortear três nomes de deputados membros do colegiado para concorrer à relatoria do processo. Os parlamentares não podem fazer parte do mesmo partido ou bloco partidário de Bolsonaro. Não podem participar do sorteio também aqueles que são do mesmo estado do denunciado ou da agregação política do autor da denúncia, no caso, o PV.

O deputado Wellington Roberto recusou a relatoria, alegando que está “muito atarefado” e que votará a favor de Bolsonaro por acreditar que ele “está respaldado pela Constituição”. Os três nomes sorteados por Araújo não ferem o regimento. No entanto, Laerte Bessa acredita que o voto de Zé Geraldo ou Valmir Prascidelli pode ser enviesado, porque os dois são filiados ao PT, mesma sigla da presidente afastada.

Araújo admitiu estar em dúvida se deve sortear dois ou três nomes, devido à desistência de Wellington Roberto, por isso, o presidente do Conselho optou pela suspensão da escolha do relator.

(Do G1 DF)

Destaque

Salgueiro: Silva Lima, divulga a lista com os nomes dos candidatos a vereador, com maior chance de ser eleito

Publicado

em

Pela terceira vez consecutiva, envolvendo as eleições municipais, o jornalista e acadêmico em Ciências Políticas, Silva Lima, que também é o editor chefe deste meio de comunicação, divulga a lista dos candidatos a vereador(a), que segundo ele, teriam mais chances em ocupar uma cadeira no legislativo municipal de Salgueiro, com a eleições de 06 de outubro de 2024.

Essa lista não servi como uma pesquisa cientifica, é formada com base em estudos de pesquisas realizadas, opinião pública e oitivas de políticos e pessoas ligadas a partidos políticos no município. No caso específico, os estudos tiveram início, ainda no primeiro semestre do corrente ano.

Um dado para ser observado antes de ser apresentados os números, é o da abstenção em 2022, que foi de 7.181 (17,9) dos votos. Salgueiro a época tinha 40.054 eleitores aptos a exercer a cidadania, muitos falam que esse número alto de abstenção se deu por conta da pandemia (covid-19) e tem suas razões de ser, se formos comparar com a abstenção de 2016, quando não havia pandemia, e o número de abstenção foi praticamente a metade em relação a 2020, quando chegou a 3.718 (9,88%), naquela época os cidadãos que estavam aptos a votarem eram 37.621 eleitores.

Hoje salgueiro tem aptos para votarem, 42.874 eleitores, se consideramos que haverá 4.000 abstenções, 500 votos brancos e 1.300 nulos, os votos válidos poderiam chegar a 37.074, e o quociente eleitoral, ficaria perto dos 2.466 votos.

Os dados apresentados aqui, estão por ordem alfabética.

Então, vamos a lista:

PRD (25) – Deve conquistar entre 4 ou 5 cadeiras.

Consolidados

Léo Parente

Sávio Pires

Baldin do Anjos

Na Briga

Auremar Carvalho

Roseli do Agro

Pode surpreender

Adonaria

Pedro de Compadre

 

PSB (40) – Deve conquistar entre 3 ou 4 cadeiras.

Consolidados

Eliane Alves

Mariano Barros

Na Briga

Bruno Marreca

Fátima Carvalho

Corre por Fora

Erivaldo Pereira

Veronaldo

 

PSD (55) – Deve conquistar entre 2 ou 3 cadeiras.

Consolidado

Henrique Sampaio

Na Briga

Flavinho Barros

João Filho

Paizinha Patriota

Pode Surpreender

Lala Novaes

Micheuzinho

 

PEPUBLICANO (10) – Deve conquistar entre 2 a 4 cadeiras.

Consolidada

Eduarda Sampaio

Na Briga

Professor Agaeudes Sampaio

Zé Carlos

Correndo por Fora

Augusto Matias

Mael do Divino

Renatinha Sampaio

 

MDB (15) – Deve conquistar entre 1 ou 2 cadeiras.

Consolidado

Tiago Arraes

Na Briga

João Ronaldo

Paula Valença

Por Surpreender

Professor Verlene

 

PP (11) – Deve conquistar apenas 1 cadeira.

Consolidado

Nildo Bezerra

Pode Surpreender 

Daniel de Airinho

Dr. Darlyson Torres

Lalá de Dr. Severino

Cleber Freitas

 

A federação PT/PCdoB/PV – SOLIDARIEDADE – PMN, poderão não ter representantes no legislativo municipal de Salgueiro, para a legislatura que se inicia em 1º de janeiro de 2025.

 

Continue lendo

Destaque

Governadora chega a Salgueiro liberando recursos para construção e reformas

Publicado

em

EXCLUSIVO

A governadora Raquel Lyra, chegou agora pouco na cidade de Salgueiro, onde logo mais a noite irá participar de um comício do seu candidato a prefeito Fabinho Lisandro.

Durante sua recepção por parte do candidato Fabinho, do seu amigo pessoal, o atual vice-prefeito doutor Edilton Carvalho e diversos correligionários no tradicional Restaurante Bode do Geraldo, onde aconteceu o almoço, a governadora informou que trouxe novidades para Salgueiro.

De acordo com fontes consultadas pelo Blog do Silva Lima, a governadora Raquel Lyra, liberará 3 milhões de reais para a reforma do Hospital Inácio de Sá (HRIS), também foi autorizado por ela, a liberação de recursos para a reforma do Mercado Público Municipal, reforma esta, que era um sonho do vice-prefeito Edilton Carvalho, que agora se tornará realidade. Raquel deixou a “cereja do bolo”  para informar por ultimo, a construção do IML, que agora sairá do papel, deixar deixará de ser um desejo de muitos salgueirenses, se tornado realidade. Concluiu uma fonte.

 

Continue lendo

Destaque

Justiça determina que prefeito de Salgueiro remova cores de sua campanha dos equipamentos públicos

Publicado

em

A Justiça Eleitoral, através do juiz da 75a Zona Eleitoral Eleitoral, Jandercleison Pinheiro Jucá, deu prazo de 72 horas para que o prefeito de Salgueiro, Marcones Sá, remova de todos os bens públicos municipais as cores que representam a sua campanha política, vermelho e amarelo, substituindo por cores neutras. Candidato à reeleição, o prefeito pintou recentemente algumas estruturas públicas com as referidas cores.

Na concessão da medida liminar, o juiz destaca que “ações pessoalizadas na infraestrutura pública com cores de uma campanha específica podem influenciar indevidamente o eleitorado, comprometendo a equidade e a legitimidade do processo eleitoral “.

Caso o prefeito não substitua as cores no prazo de três dias, a contar da intimação, será penalizado com multa diária no valor de R$ 5 mil, limitada, inicialmente, ao valor de R$ 50 mil.

Veja aqui a decisão

 

 

 

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!