Conecte-se Conosco

Destaque

Nova política de Trump amplia cenários para uso de arma nuclear

Publicado

em

Texto deixa implícito que a dissuasão nuclear vale para todo tipo de ameaça que seja considerada estratégica.

nova política de uso de armas nucleares do governo Donald Trump flexibiliza, na prática, o emprego de armamento atômico pelos Estados Unidos. Washington se reserva o direito de usar armas nucleares em caso de ataques convencionais à sua população ou infraestrutura o mesmo valendo para seus aliados. Adota princípio semelhante ao empregado pela Rússia desde 2009.

 Essa é uma das principais mudanças da versão 2018 da Revisão da Postura Nuclear, documento com diretrizes para as forças estratégicas dos Estados Unidos que não recebia atualização desde 2010.

O texto não diz tudo literalmente, claro, mas deixa implícito que a dissuasão nuclear vale para todo tipo de ameaça que seja considerada estratégica ou seja, que influa em capacidades vitais do país ou de aliados. O Pentágono, ao divulgar o documento, não especificou se isso inclui por exemplo ciberataques, embora teoricamente eles se encaixem na definição.

Um esboço do texto havia sido vazado em janeiro, causando preocupação em especialistas em não-proliferação. Além disso, o documento prevê que os EUA deverão desenvolver uma ogiva nuclear menos poderosa para ser lançada em mísseis transportados por submarinos.

Isso dá à arma um caráter tático: o de atacar alvos militares em batalha. Usualmente, submarinos são usados com armamento estratégico, aquele que por exemplo destrói cidades inteiras a fim de forçar o fim do conflito.

Submarinos hoje são usados para garantir uma segunda onda de bombardeio nuclear devastador, para o caso de os mísseis baseados em solo terem sido destruídos. A diretriz ignora que se for usado de forma tática, num primeiro disparo, o lançamento ainda por cima entrega a posição do barco.

A sinalização de Trump para seus adversários, Rússia à frente, é a seguinte: estamos dispostos a usar nosso equipamento mais furtivo para fazer ataques pontuais a qualquer momento, e não apenas no caso de guerra total.

O recado serve também para a Coreia do Norte, que se conseguir de fato fazer um ataque nuclear aos EUA ou aliados, não terá uma bomba tão poderosa quanto aquelas à disposição dos americanos. Assim, Trump sugere que pode retaliar proporcionalmente, o que para estrategistas nucleares é algo inexistente quando se trata da bomba.

Além disso, apesar de dizer que visa evitar, e não encorajar o combate nuclear, o texto sugere que forças estratégicas têm de fazer treinamentos conjuntos com tropas convencionais.

A revisão mantém a política de Barack Obama de revitalizar todos os meios de emprego da bomba: pede um novo bombardeiro furtivo e um míssil intercontinental. Reconhece novas ameaças que podem ensejar resposta, como o torpedo do juízo final russo cujo desenho vazou na imprensa pró-Kremlin em 2015: uma arma de longo alcance quase impossível de detectar, projetada para explodir inacreditáveis 100 megatons em áreas costeiras.

O documento faz uma atualização em linha com a Estratégia de Segurança Nacional publicada em dezembro, que recolocou como rivais centrais dos EUA a Rússia e a China.Se isso cheira a Guerra Fria, em favor de Trump há o fato de que Moscou sob Vladimir Putin adotou uma instância progressivamente agressiva em questões de política externa, recorrendo ao uso de força na Geórgia e ao reabsorver a Crimeia da Ucrânia.

Além disso, só Putin tem um arsenal nuclear equivalente ao americano, e desde 2009 sua doutrina oficial considera o uso de armas táticas em caso de invasão convencional de seu território.

O caso chinês é diferente. O documento superestima Pequim, que tem 270 ogivas ativas, contra 4.000 americanas. Mas há preocupação com a ascensão econômica do país, que também flexiona músculos militares ao ocupar águas que considera suas no mar do Sul da China.

A Coreia do Norte, que vem desenvolvendo agressivamente um programa de armas nucleares e mísseis para poder usá-las, obviamente é outro foco de atenção para o qual é pedido o máximo de esforço de contenção. O Irã, cujo acordo nuclear assinado com o Ocidente para parar de desenvolver a bomba é criticado por Trump, também recebe deferência à parte, mas mais pelo risco de venda de segredos militares a terceiros.

Em suas 75 páginas, o documento pinta o mundo sombrio e perigoso, e traça respostas que reforçam esse quadro. Com informações da Folhapress.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

 

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Destaque

Salgueiro: Silva Lima, divulga a lista com os nomes dos candidatos a vereador, com maior chance de ser eleito

Publicado

em

Pela terceira vez consecutiva, envolvendo as eleições municipais, o jornalista e acadêmico em Ciências Políticas, Silva Lima, que também é o editor chefe deste meio de comunicação, divulga a lista dos candidatos a vereador(a), que segundo ele, teriam mais chances em ocupar uma cadeira no legislativo municipal de Salgueiro, com a eleições de 06 de outubro de 2024.

Essa lista não servi como uma pesquisa cientifica, é formada com base em estudos de pesquisas realizadas, opinião pública e oitivas de políticos e pessoas ligadas a partidos políticos no município. No caso específico, os estudos tiveram início, ainda no primeiro semestre do corrente ano.

Um dado para ser observado antes de ser apresentados os números, é o da abstenção em 2022, que foi de 7.181 (17,9) dos votos. Salgueiro a época tinha 40.054 eleitores aptos a exercer a cidadania, muitos falam que esse número alto de abstenção se deu por conta da pandemia (covid-19) e tem suas razões de ser, se formos comparar com a abstenção de 2016, quando não havia pandemia, e o número de abstenção foi praticamente a metade em relação a 2020, quando chegou a 3.718 (9,88%), naquela época os cidadãos que estavam aptos a votarem eram 37.621 eleitores.

Hoje salgueiro tem aptos para votarem, 42.874 eleitores, se consideramos que haverá 4.000 abstenções, 500 votos brancos e 1.300 nulos, os votos válidos poderiam chegar a 37.074, e o quociente eleitoral, ficaria perto dos 2.466 votos.

Os dados apresentados aqui, estão por ordem alfabética.

Então, vamos a lista:

PRD (25) – Deve conquistar entre 4 ou 5 cadeiras.

Consolidados

Léo Parente

Sávio Pires

Baldin do Anjos

Na Briga

Auremar Carvalho

Roseli do Agro

Pode surpreender

Adonaria

Pedro de Compadre

 

PSB (40) – Deve conquistar entre 3 ou 4 cadeiras.

Consolidados

Eliane Alves

Mariano Barros

Na Briga

Bruno Marreca

Fátima Carvalho

Corre por Fora

Erivaldo Pereira

Veronaldo

 

PSD (55) – Deve conquistar entre 2 ou 3 cadeiras.

Consolidado

Henrique Sampaio

Na Briga

Flavinho Barros

João Filho

Paizinha Patriota

Pode Surpreender

Lala Novaes

Micheuzinho

 

PEPUBLICANO (10) – Deve conquistar entre 2 a 4 cadeiras.

Consolidada

Eduarda Sampaio

Na Briga

Professor Agaeudes Sampaio

Zé Carlos

Correndo por Fora

Augusto Matias

Mael do Divino

Renatinha Sampaio

 

MDB (15) – Deve conquistar entre 1 ou 2 cadeiras.

Consolidado

Tiago Arraes

Na Briga

João Ronaldo

Paula Valença

Por Surpreender

Professor Verlene

 

PP (11) – Deve conquistar apenas 1 cadeira.

Consolidado

Nildo Bezerra

Pode Surpreender 

Daniel de Airinho

Dr. Darlyson Torres

Lalá de Dr. Severino

Cleber Freitas

 

A federação PT/PCdoB/PV – SOLIDARIEDADE – PMN, poderão não ter representantes no legislativo municipal de Salgueiro, para a legislatura que se inicia em 1º de janeiro de 2025.

 

Continue lendo

Destaque

Governadora chega a Salgueiro liberando recursos para construção e reformas

Publicado

em

EXCLUSIVO

A governadora Raquel Lyra, chegou agora pouco na cidade de Salgueiro, onde logo mais a noite irá participar de um comício do seu candidato a prefeito Fabinho Lisandro.

Durante sua recepção por parte do candidato Fabinho, do seu amigo pessoal, o atual vice-prefeito doutor Edilton Carvalho e diversos correligionários no tradicional Restaurante Bode do Geraldo, onde aconteceu o almoço, a governadora informou que trouxe novidades para Salgueiro.

De acordo com fontes consultadas pelo Blog do Silva Lima, a governadora Raquel Lyra, liberará 3 milhões de reais para a reforma do Hospital Inácio de Sá (HRIS), também foi autorizado por ela, a liberação de recursos para a reforma do Mercado Público Municipal, reforma esta, que era um sonho do vice-prefeito Edilton Carvalho, que agora se tornará realidade. Raquel deixou a “cereja do bolo”  para informar por ultimo, a construção do IML, que agora sairá do papel, deixar deixará de ser um desejo de muitos salgueirenses, se tornado realidade. Concluiu uma fonte.

 

Continue lendo

Destaque

Justiça determina que prefeito de Salgueiro remova cores de sua campanha dos equipamentos públicos

Publicado

em

A Justiça Eleitoral, através do juiz da 75a Zona Eleitoral Eleitoral, Jandercleison Pinheiro Jucá, deu prazo de 72 horas para que o prefeito de Salgueiro, Marcones Sá, remova de todos os bens públicos municipais as cores que representam a sua campanha política, vermelho e amarelo, substituindo por cores neutras. Candidato à reeleição, o prefeito pintou recentemente algumas estruturas públicas com as referidas cores.

Na concessão da medida liminar, o juiz destaca que “ações pessoalizadas na infraestrutura pública com cores de uma campanha específica podem influenciar indevidamente o eleitorado, comprometendo a equidade e a legitimidade do processo eleitoral “.

Caso o prefeito não substitua as cores no prazo de três dias, a contar da intimação, será penalizado com multa diária no valor de R$ 5 mil, limitada, inicialmente, ao valor de R$ 50 mil.

Veja aqui a decisão

 

 

 

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!