Conecte-se Conosco

Pernambuco

25º Fórum GD região Nordeste reunirá especialistas em geração distribuída com fontes renováveis em Pernambuco

Publicado

em

Evento que acontecerá na capital do estado, acontecerá entre os dias 07 e 08 de agosto e terá mais de 10 painéis

Recife, Pernambuco – O estado nordestino de Pernambuco será palco da 25ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída com Fontes Renováveis na região nordeste no segundo semestre de 2024. Intitulado como Fórum GD Nordeste, o evento ocorrerá nos dias 07 e 08 de agosto, no Centro de Eventos Recife, na capital do Estado.

Caracterizado como um evento consagrado que reúne provedores de soluções, EPCs, integradores, distribuidores, fabricantes, profissionais e acadêmicos que atuam direta ou indiretamente na geração distribuída oriunda de fontes renováveis de energia, o Fórum GD é organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos todos os anos e visa em 2024 proporcionar uma oportunidade única para debater as tendências e rumos do setor que está em constante crescimento no Brasil.

“O Fórum GD Região Nordeste pela primeira vez chega a cidade de Recife, aonde nós inclusive realizamos em 2019 o maior evento de geração distribuída do país. Nós estamos voltando agora com as possibilidades de trazer novos investimentos, de colocar o estado e a região do Nordeste como protagonista” destaca Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos.

Rudinei Miranda, presidente da Associação Nacional das Entidades Representativas de Energias Renováveis, uma das apoiadoras do evento, pontua que o Fórum GD tem grande importância para fomentar negócios e conhecimentos na região Nordeste.

“Ter grandes eventos destes dentro do Nordeste e aqui essencialmente no estado de Pernambuco, no qual eu estou presidente da associação pernambucana e agora assumi também a posição de presidente da nacional, nos deixa muito satisfeitos em saber que é um evento sério, um evento com respaldo, com qualidade, um evento focado em agregar valor. Então isso dá muita tranquilidade inclusive de a gente estar apoiando diretamente o evento” pontua Miranda.

A GD no Nordeste

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o país já gera impressionantes 29GW de potência instalada em Geração Distribuída. Destes, a região do Nordeste é responsável sozinha por 5,88 GW, demonstrando o potencial e a relevância da região nesse cenário.

Dentre os 9 estados nordestinos, a Bahia desponta como líder no segmento, com uma produção de 1,29 GW. Em seguida, temos o Ceará e Pernambuco, com respectivamente, 955,413 kW e 876,811 kW de potência instalada.

Recife, a capital que sediará o evento, está fortemente inserida nesse panorama, contando atualmente com quase 8 mil unidades consumidoras em geração distribuída, destacando-se como um polo significativo de desenvolvimento e aplicação da tecnologia na região.

Para Fraga, o evento trará não apenas debates de alto nível sobre o setor, mas também a participação de renomados especialistas do Brasil e do exterior, que compartilharão seus conhecimentos e experiências, enriquecendo ainda mais a experiência dos participantes.

Como será o evento

O Fórum acontecerá em dois dias intensos de painéis e palestras. Ao todo são esperados mais de 10 painéis, todos com mais de três ou quatro palestras cada, proporcionando uma imersão importante aos assuntos em alta sobre a GD na região nordeste do país.

Na ocasião, também serão debatidos temas relevantes sobre o mercado livre de energia, assim como novas oportunidades de negócios, capacitação de profissionais e a legislação brasileira para esse tipo de produção de energia.

“Traremos os principais players a nível global que estarão compartilhando seu conhecimento, palestrando sobre diversos temas como situação jurídica, fluxo reverso, oportunidades de financiamento, novas tecnologias em módulos e inversores, conectores” explica Fraga.

“Falaremos sobre as usinas de pequeno e médio porte, mercado livre. Então a gente tem a convicção e a certeza de que esse evento, esse fórum GD Nordeste inclusive vai ser o maior de todos já realizados pelo Grupo FRG e a gente espera em torno aí de 1500 a 2 mil pessoas por dia” complementa ele.

Para mais informações, programação e inscrições, o interessado pode acessar o site oficial do evento pelo link: https://www.forumgdnordeste.com.br/site/

Serviço:

O que: 25ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída na região Nordeste (Fórum GD Nordeste).

Onde: Centro de Eventos Recife, em Recife – Pernambuco.

Quando: 07 e 08 de agosto, das 8h às 18h.

Imprensa: Daniela dos Santos – (41) 99248-5615

Comercial: contato@grupofrg.com.br – (41) 32256693.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pernambuco

Samba de Coco Cachoeira da Onça abre o palco de cultura popular nesta quinta, 25/07

Publicado

em

Natural de Custódia (PE), grupo é liderado por Mestra Joana, coquista, e Mestre Pimenta, embolador; show começa às 12h com clássicos do Coco e duas participações: Mestres Inácio Pedro e Manoel Miguel, patrimônios vivos de PE.

O Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna, no FIG 2024, abre os trabalhos nesta quinta, 25/7, a partir das 12h com o Samba de Coco Cachoeira da Onça, grupo de Coco natural de Custódia que é liderado por Mestra Joana e Mestre Pimenta.

O grupo preparou um show especial, com direito a homenagem a Mestre Dominguinhos e duas participações especiais: Mestre Inácio Pedro, coquista que é Patrimônio Vivo de PE e irmão da mestra Joana; e Mestre Manoel Miguel, embolador e também Patrimônio Vivo. Os mestres convidados lideram o Coco Negras e Negros do Leitão, de Afogados da Ingazeira.

Acompanhe as novidades do grupo: instagram.com/sambadecococachoeiradaonca

Após a apresentação do Coco, sobem ao palco: Grupo percussivo Tambores D’Saia (13h 20), Maracatu Rural Leão Vencedor, de Chã de Alegria (14h 40), Banda de Pífano Fulniô, de Águas Belas (16h) e A Lenda do Boi Bumbá às 17h20. O palco ainda terá atrações na sexta e sábado. Acompanhe a agenda completa do FIG pelas redes sociais instagram.com/festivaldeinvernodegaranhuns_

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Ferrovia é fundamental para que Suape se consolide como porto concentrador de cargas do Nordeste

Publicado

em

O Porto de Suape, localizado entre Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, completou 45 anos em 2023 e se consolida como um dos principais portos do Brasil. Apesar de ser relativamente novo, em comparação com outros portos públicos centenários, Suape se destaca por sua infraestrutura moderna, planejamento estratégico e potencial de crescimento, mas esbarra em desafios, como a chegada da ferrovia, para se tornar um grande concentrador de cargas no País.

Nesta terça-feira (23), o debate da Super Manhã, comandado pela comunicadora Natalia Ribeiro, falou sobre o Porto de Suape e a atração de investimento em Pernambuco. Os convidados foram o presidente do Porto, Márcio Guiot; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti e o engenheiro civil do Crea, Maurício Pina.

Pina comentou a necessidade da ferrovia para mudar o patamar de crescimento de Suape. “Para Suape ser o grande concentrador de cargas que almejamos, passa pela questão de que as ferrovias chegue até lá. Entra a questão da Transnordestina e da revitalização da Malha Ferroviária do Nordeste oriental, permitindo que Suape se interligue com Natal, com Cabedelo e com Maceió”, destaca.

O presidente de Suape corrobora a declaração, afirmando que o crescimento na movimentação de cargas está ancorado na ferrovia. “A gente construiu, no início da nossa gestão, a revisão do planejamento estratégico, que agora prevê o período de 2023 a 2030. E o que a gente colocou como visão e desafio é dobrar a movimentação de cargas até lá. Como o professor colocou bem, Suape necessita da ferrovia para nós chegarmos a 50 milhões de toneladas. A ferrovia tem um papel muito importante, assim como também com a retomada do investimento do principal empreendimento da Refinaria Abreu e Lima”, diz, lembrando que 70% da movimentaçã do porto é de graneis líquidos (combustíveis e óleos).

O Porto de Suape, com uma área de 17.300 hectares, equivalente a quase 17 mil campos de futebol, completou 45 anos no ano passado. Sendo um porto relativamente novo, é interessante notar que a maioria dos portos públicos no Brasil são centenários. Suape foi planejado para evitar conflitos comuns entre porto e cidade, situando-se a cerca de 40 km de Recife. Desde o início, foi escolhido um local com profundidade adequada para receber grandes navios, além de criar um cinturão verde de proteção, que hoje constitui 59% da área total como preservação ambiental. Isso protege as atividades portuárias enquanto mantém a sustentabilidade.

Importância e Estrutura do Porto de Suape

Suape é o sexto maior porto em movimentação no Brasil. Para quem frequenta a região metropolitana de Recife em direção a Porto de Galinhas, boa parte do trajeto passa pelo complexo de Suape. Em breve, pretendemos melhorar a comunicação para proporcionar uma experiência mais interativa sobre o que Suape representa. No complexo, há 83 empresas, sendo 23 na Zona Portuária e 60 na Zona Industrial. Essas áreas são divididas em cinco zonas: Portuária, Industrial, de Serviços, Cultural e de Preservação Ambiental. Aproximadamente 20 mil pessoas trabalham nessas empresas, distribuídas em 12 clusters ou polos industriais, e cerca de 17 mil pessoas residem dentro do território de Suape.

Suape está dividido territorialmente entre o Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. Guilherme Cavancante explica que em termos de investimentos, a atração de indústrias é um processo amplo que considera a localização na região metropolitana de Recife e a infraestrutura, incluindo o aeroporto principal hub do Nordeste e a importância logística do porto. Suape é um porto de uso múltiplo, diferentemente de Itaqui, que é mais focado em minério. O esforço para atrair investimentos envolve argumentos de infraestrutura e a competitividade das cadeias produtivas locais”, pontua.

Investimentos em Infraestrutura

Nos últimos anos, Suape tem investido na infraestrutura, como a dragagem do canal externo, aumentando a profundidade de 14,8 para 20 metros, permitindo a atracação de navios maiores. A próxima etapa é a dragagem do canal interno. Além disso, Suape também está reformando o molhe, essencial para proteger as operações de granéis líquidos.

Continue lendo

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para hoje, 24 de julho de 2024

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.Quadro26.06.2024

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!