Destaque
30 dicas fundamentais para diminuir ou acabar com o ronco
Confira alguns hábitos que podem ajudar na hora do sono!.
O ronco é hoje um dos maiores problemas que afeta o sono, o mal atinge cerca de 30% da população mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar de comum, é importante investigar e entender as causas do ronco, pois além de fatores externos o ressono pode ser um sinal de outras doenças. Para todos os casos, alguns hábitos simples podem ser fundamentais para o bom sono. Confira na galeria!
O ronco é uma obstrução parcial das vias respiratórias que ocorrem durante o sono por diversos fatores que podem ser externos ou naturais, como alterações das estruturas das vias aéreas superiores.
Incidência – De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o mal já afeta cerca de 40% dos homens e 30% das mulheres.
Sintoma de outras doenças – Normalmente o ronco se apresenta como um sintoma de problemas de saúde mais sérios, como a apneia do sono, porém a maioria dos casos está relacionado a hábitos ruins.
Investigue a apneia do sono – O ronco é o principal sintoma da doença, ela se caracteriza pela redução da oxigenação do sangue por causa de interrupções da respiração causadas pelo estreitamento das vias aéreas.
Tome um banho quente antes de deitar – Tomar um banho quente antes de ir para a cama e lavar as narinas com soro, além de relaxar os músculos, isso vai garantir as passagens de ar livres.
Evite dormir de barriga para cima – A ação da gravidade retrai a língua para trás, causando um estreitamento da passagem de ar. Isso faz com que a vibração dos tecidos da faringe aumentem, piorando o ronco.
Mantenha uma rotina para dormir – Em alguns casos o ronco aparece devido à horários irregulares para dormir. Trabalhar muito, sofrer estresse e dormir pouco pode resultar em mais ronco, pois a garganta fica mais relaxada do que o normal.
Use dilatador nasal – O método é indicado apenas como agente paliativo, e não tratamento. O dilatador nasal funciona bem em pessoas com a válvula nasal flácida, informe-se com seu médico.
Perca peso – É uma das maneiras mais efetivas na diminuição do ronco. Devido a gordura na região do pescoço, pessoas com sobrepeso tem uma passagem de ar mais estreita, já que tecidos aumentam de tamanho.
Eleve sua cabeça – O ato de elevar a cabeça facilita a passagem de ar, tornando assim a respiração mais fácil. Experimente usar dois travesseiros ou mais para dormir.
Identifique problemas anatômicos – A obstrução da respiração pode ser causada por um problema anatômico, como por exemplo o desvio de septo nasal ou amígdalas e adenoide aumentadas.
Alinhe os dentes – Problemas na arcada dentária ou no alinhamento dos dentes podem contribuir para o ronco, ou até podem ser decorrentes da própria respiração bucal errada. A dica é procurar um odontologista e um otorrinolaringologista.
Trate as alergias respiratórias – Pessoas que sofrem de alergias respiratórias, costumam estar frequentemente com o nariz entupido, o que contribui para o ronco.
Invista em um aparelho oral – Este tipo de aparelho funciona deslocando levemente a mandíbula para a frente, melhorando assim a passagem de ar.
Modere no consumo de álcool – O álcool normalmente costuma relaxar os músculos, porém à noite, o resultado pode ser um afrouxamento exagerado dos músculos, já que eles ficam naturalmente mais relaxados durante o sono.
Durma de lado – Essa posição evita que o palato mole relaxe ou encoste na parte de trás da garganta, o que causa o ronco. Para garantir a pose vale usar um travesseiro de corpo para ajudar.
Use travesseiros firmes – Evite dormir com travesseiro muito macios, velhos ou já desgastados, eles podem dificultar a passagem de ar já que a cabeça fica em uma posição baixa.
Faça exercícios – Além de ajudar a perder e manter peso adequado, os exercícios também ajudam a manter o tamanho da garganta normal e melhora o tônus muscular.
Pare de fumar – Os componentes presentes no tabaco irritam a garganta e podem desencadear uma inflamação silenciosa, o que prejudica a passagem de ar.
Evite remédios para dormir – Os medicamentos para dormir fazem com que a garganta fique mais relaxada que o normal. Caso necessário, prefira suplementos e soluções naturais ao invés de remédios sedativos.
Use um purificador de ar – Alérgenos e outros contaminantes no ar como bactérias e poeira geralmente contribuem para os problemas de ronco.
Faça exercícios para a garganta – Eles fortalecem os músculos do seu sistema respiratório. O mais comum é dizer todas as vogais de forma alta e clara durante 3 minutos, repetindo várias vezes ao dia.
Trate sua congestão nasal – Se durante o dia seu nariz fizer barulho ao respirar, é bom ir ao médico para verificar e tratar o problema, pois influencia diretamente no ronco.
Faça exercícios de língua – Esse tipo de exercício fortalece os músculos da língua e da garganta. Movimentos simples para os lados da boca e para cima e para baixo, durante 15 segundos diversas vezes ao dia são bastante eficientes no combate ao ronco.
Evite laticínios e cafeína – O consumo excessivo de produtos laticínios e cafeína pode causar uma produção excessiva de muco, o que pode dificultar a passagem de ar durante o sono.
Use um umidificador de ar – Um umidificador de ar no ambiente, além de melhorar a respiração, evita o risco de congestionamento causado pelo ambiente seco e quente.
Beba bastante água – Manter seu corpo hidratado é fundamental na diminuição do ronco. Beber muita água ajuda a manter o sistema respiratório limpo e evita o muco excessivo no nariz.
Limpe a casa com frequência – A presença de agentes contaminantes no ar podem irritar as membranas da garganta. Por isso a importância de manter o ambiente sempre limpo, sem esquecer da troca dos lençóis e travesseiros.
Aposte nas almofadas anti-ronco – As almofadas anti-ronco são super eficientes pois apoiam melhor o pescoço, isso facilita a passagem de ar e garante um sono mais tranquilo.
Recorra ao soro – Se a congestão nasal for a raiz do problema, usar um soro nasal é uma alternativa para limpar as passagens de ar e aliviar o problema.
Considere fazer uma cirurgia – Em alguns casos mais sérios, como amígdalas inflamadas ou tecido nasal alargado, a cirurgia pode ser uma boa opção, converse com um especialista em sono.
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.
Destaque
Polícia Militar recupera baterias roubadas de caminhão na região de Salgueiro
Policiais militares do 8° BPM recuperaram no final da tarde dessa segunda-feira, 3, por volta das 17h49, nove baterias roubadas de um caminhão. Os militares, com apoio da equipe Malhas da Lei, tomaram conhecimento que a empresa responsável pelo caminhão perdeu contato com o motorista nas proximidades do trevo que dá acesso a Verdejante e fizeram diligências até encontrar parte da carga.
Inicialmente os PMs foram ao local onde o veículo perdeu contato do GPS com a empresa, mas não o encontrou. Depois souberam que havia baterias escondidas atrás de rochas nas imediações do Sítio Formiga 1, a 200 metros da BR-116, na zona rural de Salgueiro, e se deslocaram ao local.
A equipe fez uma varredura na área e encontrou dois pneus usados de caminhão, além de nova baterias escondidas em locais diferentes, sendo oito da marca Moura e uma da marca Zetta. Todo o material foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro, que fez o registro da ocorrência.
Por Alvinho Patriota
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Aneel anuncia bandeira verde para fevereiro na conta de luz, sem cobrança extra
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) definiu nesta sexta-feira (27) que a bandeira tarifária do setor elétrico brasileiro em fevereiro será verde, sem custo extra nas contas de energia dos consumidores.
Esse será o terceiro mês seguido sem valores adicionais. A agência afirma que o volume de chuvas e as boas condições dos níveis dos reservatórios garantiram a classificação.
“Os consumidores não terão custo adicional nas contas de energia devido à previsão da geração hidrelétrica favorável”, disse a agência.
A bandeira ficou verde de abril de 2022 até julho de 2024, quando foi interrompida com o anúncio da bandeira amarela. Em agosto, voltou ao verde. Em setembro, foi aplicada a vermelha patamar 1, e em outubro, vermelha patamar 2. Em novembro, amarela, e a conta de luz voltou à bandeira verde em dezembro.
A medida é válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) do país.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia considerando fatores como a disponibilidade de água, o uso das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
A ideia é transferir de forma mais imediata ao consumidor os eventuais aumentos na geração de energia, dando transparência e estimulando um consumo consciente. Até então, o repasse de preços acontecia só nos reajustes anuais.
Cerca de 71% da geração do Brasil vem de hidrelétricas. O restante é complementado por outras fontes, como eólica, solar e nuclear. Como a geração hidrelétrica pode ficar comprometida em períodos de seca, o país tem um parque de usinas térmicas que são acionadas quando faltam chuvas.
Essas térmicas consomem gás, óleo combustível ou diesel e, quando são ligadas, elevam o custo de geração de energia, já que é necessário gastar com a compra do combustível.
ENTENDA MAIS SOBRE AS BANDEIRAS TARIFÁRIAS
– Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo
– Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,01885 para cada quilowatt-hora (kWh) consumidos
– Bandeira vermelha – Patamar 1: condições mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,04463 para cada quilowatt-hora kWh consumido
– Bandeira vermelha – Patamar 2: condições ainda mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,07877 para cada quilowatt-hora kWh consumido.
Por Folhapress
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Encontro de autoridades marca retomada da distribuição de leite em Salgueiro
Na manhã desta sexta-feira(31), o vice-prefeito de Verdejante, Rosivaldo Bezerra, e o presidente da Câmara Municipal, Edlânio Carvalho, prestigiaram o evento de lançamento do Programa de Retomada da Distribuição de Leite, promovido pela governadora Raquel Lyra, na cidade de Salgueiro.
A cerimônia, que congregou diversas autoridades e representantes da sociedade civil, aconteceu na ETE – Urbano Gomes e contou com expressiva participação popular.
A cerimônia teve como destaque a presença da governadora Raquel Lyra, que enfatizou a importância do programa para garantir a segurança alimentar na região, especialmente para as famílias em situação de vulnerabilidade. “O leite é um alimento essencial e não podemos permitir que as crianças fiquem sem esse nutriente vital”, declarou Lyra, ressaltando que o programa beneficiará não apenas Salgueiro, mas que chegará as cidades vizinhas.
O evento contou com a presença do deputado estadual Joãozinho Tenório, do prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, e do vice-prefeito Emmanuel Sampaio, que destacaram a relevância da iniciativa para o fortalecimento da economia local e promoção da saúde.
A secretária de Desenvolvimento Social, Paizinha Patriota, também teve um papel fundamental, para a retomada deste programa.
Entre os presentes, estavam ainda diversos prefeitos da região do Sertão Central, além de ex-prefeitos e assessores da governadora, como o ex-vice-prefeito de Salgueiro, Dr. Edilton Carvalho.
Após o encerramento da cerimônia de distribuição de leite, a governadora Raquel Lyra seguiu para a inauguração do asfaltamento da PE483 que liga a BR-232 ao distrito de Umãs.
A obra, aguardada há anos, é vista como um passo crucial para melhorar a mobilidade e facilitar o escoamento da produção rural na região.
O encontro destacou não apenas a união das autoridades em prol do desenvolvimento da região, mas também o compromisso do governo estadual em atender as demandas locais e promover políticas públicas que impactem positivamente a vida dos sertanejos.
Com iniciativas como essa, a expectativa é que Salgueiro e suas adjacências voltem a ver o crescimento das demandas sociais fundamentais para a população.
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
-
Brasil7 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Saúde6 anos atrás
Saúde: Está tudo bem em sangrar depois do sexo anal?
-
Destaque6 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
Brasil9 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
Brasil3 anos atrás
Amparo é o 1º município de SP a retomar quarentena após salto de casos de covid
-
Entretenimento6 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
Sem categoria6 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Sem categoria6 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos