Conecte-se Conosco

Notícias do Sertão

30ª edição da Cavalgada à Pedra do Reino, em São José do Belmonte, começa nesta sexta (24); veja programação

Celebração multicultural que acontece anualmente terá shows gratuitos, feira de artesanato e gastronomia, bacamarteiros e muito mais.

Publicado

em

A cidade de São José do Belmonte, que fica no Sertão pernambucano, distante aproximadamente 480km da capital, Recife, se prepara para receber a 30ª edição da Cavalgada à Pedra do Reino nos dias 24, 25 e 26. O evento, que foi inicialmente criado por um grupo de amigos que hoje forma a Associação Cultural Pedra do Reino (ACPR), teve como grande incentivador o escritor Ariano Suassuna e as nuances do movimento armorial e para este ano, espera receber um público de aproximadamente 70 mil pessoas durante os dias de festa e cerca de 2 mil cavaleiros e amazonas no dia da Cavalgada.

A Cavalgada foi inspirada na obra do escritor paraibano intitulada “O Romance d’a Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta” e este ano tem o tema baseado no “Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores”, também assinado pelo escritor paraibano. Apesar da grande festa ser celebrada nos dias 24, 25 e 26, a semana cultural de atrações na cidade já começou. 

A Associação Cultural Pedra do Reino (ACPR), junto à Prefeitura do município e da Secretaria de Educação, lançou o livro “São José do Belmonte: Terra da Pedra do Reino – nossa história, nossa cultura e nossa gente”. A publicação é assinada por membros da ACPR e professores da Escola Municipal Maria José Nóbrega de Figueiredo Moura. Aconteceu na cidade também o lançamento oficial e primeira exibição do documentário “O Massacre da Pedra do Reino”, dirigido por Lucas Maurizan.

O pátio de eventos Cacau do Banco já conta com feira de artesanato e gastronomia, enquanto se prepara para receber o final de semana mais esperado pelos moradores da cidade. A programação dos shows gratuitos foi divulgada:

Sexta-feira, 24 de maio – Pátio de Eventos Cacau do Banco

– Caninana, 22h

– Waldonys, 00h

Sábado, 25 de maio – Pátio de Eventos Cacau do Banco

– Fábio Diniz, 22h

– Ramon&Randinho, 00h

Domingo, 26 de maio – Sítio Histórico da Pedra do Reino (Serra do Catolé)

– Ranieri Vaqueiro, 10h

– Rey Vaqueiro, 12h

– Vitim do Acordeon, 15h

A Cavalhada Zeca Miron, que faz parte da programação do sábado, 25, no Estádio O Carvalhão, terá início às 14h. Lá, os cavaleiros azuis e encarnados, que representam os cristãos e mouros, participam da disputa das argolinhas pela coroação da rainha.

A saída do cortejo real junto ao rei e rainha da Cavalgada para a Serra do Catolé acontece ao amanhecer do domingo, 26, ao som dos bacamartes, em frente à Matriz de São José com os cavaleiros azuis e encarnados, além dos cavaleiros e amazonas, para uma bênção especial do pároco da cidade antes de partir para a subida da Serra do Catolé.

Todos juntos, após receber a benção, seguem rumo à Serra do Catolé, onde se encontram as duas pedras e a Ilumiara Pedra do Reino – estátuas sagradas de santos como a trindade divina e os personagens imortalizados na obra de Ariano, publicada pela primeira vez no ano de 1971. O Sítio Histórico da Pedra do Reino fica distante 28km da cidade, no trajeto à cavalo, e faz fronteira com os municípios de Serra Talhada e Santa Inês, no estado da Paraíba.

São José do Belmonte, que já é conhecida como a “Terra da Pedra do Reino”, se prepara para comemorar o evento que, além de movimentar a rede hoteleira, comércio, cena artística, gastronômica e musical e turismo da cidade, ainda traz a oportunidade da geração de empregos empregos temporários. 

Caio Menezes, atual presidente da Associação Cultural Pedra do Reino, conta que as expectativas para este ano são as melhores. “A Cavalgada à Pedra do Reino aqui na nossa cidade há muito deixou de ser apenas uma cavalgada. Estamos falando de um verdadeiro festival multicultural, que envolve literatura, arquitetura, gastronomia, história e muita arte popular. A nossa expectativa é que este ano, ano em que comemoramos 30 anos, seja a maior cavalgada de todos os tempos”, comenta. 

Por mais um ano, as ruas de São José do Belmonte vão se vestir nas cores azul e encarnado para comemorar um dos eventos mais importantes da cidade. A 30ª Cavalgada à Pedra do Reino promete ser um dos maiores eventos culturais do estado de Pernambuco. 

SERVIÇO

30ª Cavalgada à Pedra do Reino

São José do Belmonte, PE

24, 25 e 26 de maio

Mais informações: https://www.instagram.com/acpedradoreino/

Foto: Saminina Comunicação

Por Diário de Pernambuco

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Notícias do Sertão

Fisioterapeuta Adalva Leão, será a vice na chapa de Wilson Pizza em Verdejante

Publicado

em

A cada dia que passa e se aproxima as eleições municipais, o cenário político vem tomando forma. Em Verdejante não é diferente, e nesse Sábado(15), a pré-candidata a vice-prefeita na chapa liderada por Wilson Pizza, foi formalizada.

Trata-se a fisioterapeuta Adalva Leão, ela mesma o as redes socias dela e de Wilson Pizza, para o lançamento.

Agora as chapas majoritárias em Verdejante estão completas. O primeiro a anunciar seu vice foi o pré-candidato Xicão Tavares, que indicou o vereador Rosivaldo Bezerra,  para compor sua chapa. . Em seguida foi a vez de Francisco Tavares (Carrapicho) que lançou  uma mulher, a professora Maria da Saúde, por fim, mas não atrasado, foi a vez do empresário Wilson Pizza, que terá a fisioterapeuta Adalva Leão.

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Notícias do Sertão

Márcia Conrado inaugura cozinha comunitária no Bairro Vila Bela

Publicado

em

Nesta quinta-feira (13), a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado inaugurou mais uma cozinha comunitária, desta vez no bairro Vila Bela. A nova instalação vai oferecer refeições diárias a mais de 200 pessoas em situação de vulnerabilidade. Além de atender tanto às famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) quanto à população em situação de rua.

O equipamento vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h. Os beneficiários das refeições são previamente identificados e acompanhados pelos CRAS, que realizam um trabalho criterioso de avaliação e visitas trimestrais para monitorar o progresso das famílias e verificar se elas ainda necessitam de apoio alimentar. O projeto também ganhou um importante reforço financeiro do governo do Estado, que destinará R$ 20 mil mensais para apoiar suas operações.

Esse acompanhamento contínuo é essencial para garantir que os recursos da cozinha sejam direcionados a quem realmente precisa e para celebrar quando uma família supera suas dificuldades.

A prefeita Márcia Conrado destacou a importância desse cuidado ao afirmar que “cada refeição servida aqui representa um passo a mais na construção de uma cidade mais justa e solidária. Este é um exemplo de como podemos unir esforços para cuidar dos nossos cidadãos mais vulneráveis”, acrescentou a prefeita.

Para garantir a qualidade e o equilíbrio nutricional das refeições, uma equipe de nutricionistas dedica-se ao planejamento do cardápio, assegurando que cada prato atenda às necessidades alimentares dos beneficiários.

“A Cozinha Comunitária de Vila Bela não é apenas um lugar para alimentar o corpo, mas também para nutrir a esperança e a dignidade de cada pessoa que aqui chega”, concluiu Conrado.

 

 

Continue lendo

Notícias do Sertão

Miguel Duque destaca pré-candidatura e critica processo que rifou seu pai da disputa

Publicado

em

Nesta sexta-feira (14), Miguel Duque, que será oficialmente lançado como pré-candidato a prefeito de Serra Talhada pelo grupo de oposição, concedeu uma entrevista à Rádio Vilabela FM, onde destacou a decisão do grupo político liderado por seu pai, o deputado estadual Luciano Duque, e discutiu a importância de sua ligação com esse grupo.

“Hoje, incorporando o desejo do nosso grupo, entenderam que meu nome efetivamente era o nome mais competitivo dentro do grupo para que conseguisse disputar essa eleição e que discutisse com a população os futuros da nossa terra. A bem na verdade, essa ligação com meu pai me fortalece bastante. Foi uma discussão interna e o grupo decidiu que era o momento de Miguel por essa candidatura na rua,” afirmou Miguel Duque durante a entrevista.

Miguel Duque também criticou o processo que impediu seu pai de se candidatar novamente, classificando-o como antidemocrático.

“Tiraram o direito do meu pai. Foi um processo antidemocrático. As pessoas clamavam por Luciano Duque nas ruas. A partir do momento que sai Luciano do jogo, temos que procurar dentro do grupo um nome que represente a mesma vontade de Luciano, a mesma força. Eles puderam tirar o Luciano Duque do páreo, mas não podem impedir a gente de discutir com o povo,” concluiu Miguel.

Miguel Duque ressaltou que a conexão com seu pai e o legado político de Luciano Duque são fatores que fortalecem sua candidatura, prometendo levar adiante os ideais e a força que o grupo representa. Com uma campanha focada em discutir os futuros de Serra Talhada com a população, Miguel busca consolidar sua posição como o candidato de oposição mais competitivo para as próximas eleições municipais. Com informações do Instagram da Rádio Vilabela.

 

 

 

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!