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Educação

Sesc Pernambuco oferece oficinas de formação na área das artes cênicas

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Fortalecer a realização de práticas de Artes Cênicas é o foco do projeto Sesc Dramaturgias promovido pelas unidades do Sesc em Pernambuco. Entre os meses de maio e julho, serão oferecidas oito oficinas online que acontecem com carga horária de até 24h. As temáticas estão centradas no universo das artes performativas, como atuação, circo, dança, escrita dramatúrgica, iluminação e leitura dramatizada. O investimento de cada uma delas é de R$ 40 para o público em geral, R$ 30 com o cartão do empresário e para trabalhadores do comércio e dependentes, com Cartão do Sesc atualizado, o valor é R$ 20. As inscrições podem ser feitas até a data de início das oficinas por meio deste site.

“O projeto Sesc Dramaturgias promove formação em Artes Cênicas de forma descentralizada pelo Brasil há mais de duas décadas. Desde 2020 o projeto passou a promover oficinas de forma online, o que implica na adaptação da metodologia de trabalho dos artistas/oficineiros para este formato”, comenta professor de teatro e técnico das Artes Cênicas do Sesc Pernambuco Rodrigo Cunha Santos.

Esta edição da atividade busca trazer um olhar para demandas urgentes da sociedade. A criação de trabalhos cênicos para os espaços virtuais é uma das questões abordadas pelas oficinas “Jogo do Teatro em Plataformas Virtuais”, de Giordano Castro (PE), e “Dramaturgia da Luz – a luz em movimento da live a Cena”, de Luciana Raposo (PE).

Outras oficinas tratam ainda de discussões identitárias e têm a Decolonialidade como centro com a finalidade de desconstruir narrativas tradicionais e promover o protagonismo de minorias sociais. Algumas delas são “O poder que a palhaça tem!”, de Romana Melo (PA); “Black Brecht – E se Brecht fosse negro?”, de Eugênio Lima (SP); e “Dramaturgia em Dança: A Dança da Indignação”, de Gal Martins (SP).

SERVIÇO
Sesc Dramaturgias

Quando: 17 de maio a 16 de julho
Modalidade: Online
Investimento: R$ 40 (público geral), R$ 30 (Cartão do Empresário), R$ 20(Cartão do Sesc)
Inscrições: cursos.sescpe.com.br

Programação

Curso: Jogo do Teatro em Plataformas Virtuais
Especificidade: Atuação
Período: 17 a 21 de maio
Carga Horária: 20 horas (síncronas e assíncronas)
Horário: 19h às 21h
Vagas: 20
Oficineiro: Giordano Castro (PE)

Curso: A Indignação como potência de criação artística em dança
Especificidade: Dança
Período: 24 a 28 de maio
Carga Horária: 20 horas (síncronas e assíncronas)
Horário: 19h às 21h
Vagas: 20
Oficineiro: Gal Martins (SP)

Curso: Do corpo-texto do gesto ao gesto-corpo do texto – Uma dramaturgia de múltiplos afetos
Especificidade: Atuação
Período: 31 de maio a 04 de junho
Carga Horária: 20 horas (síncronas e assíncronas)
Horário: 19h às 21h
Vagas: 20
Oficineiro: Sílvia Góes (PE)

Curso: RADIONOVELA – Expressão imaginativa da voz Especificidade: Leituras
Período: 07 a 12 de junho
Carga Horária: 24 horas (síncronas e assíncronas)
Horário: segunda a sexta 19h às 22h, sábado 14h às 18h
Vagas: 20
Oficineiro: Kátia Bizinotto (MG)

Curso: COM TEXTO TEATRAL – INICIAÇÃO À DRAMATURGIA
Especificidade: Escrita Dramatúrgica
Período: 14 a 18 de junho
Carga Horária: 20 horas (síncronas e assíncronas)
Horário: 19 às 21h
Vagas: 15
Oficineiro: Samuel Santos (PE)

Curso: O PODER QUE A PALHAÇA TEM!
Especificidade: Circo
Período: 28 de junho a 02 de julho
Carga Horária: 20 horas (síncronas e assíncronas)
Horário: 19h às 21h
Vagas: 20
Oficineiro: Romana Melo (PA)

Curso: BLACK BRECHT- E SE BRECHT FOSSE NEGRO? Especificidade: Leitura Dramatizada
Período: 05 a 10 de julho
Carga horária: 24 horas (síncronas e assíncronas)
Horário: segunda a sexta 19h às 22h, sábado 14h às 18h
Vagas: 30
Oficineiro: Eugênio Lima (SP)

Curso: Dramaturgia da Luz – a luz em movimento da live a Cena
Especificidade: Iluminação
Período: 12 a 16 de julho
Carga Horária: 20 horas (síncronas e assíncronas)
Horário: 19h às 21h
Vagas: 20
Oficineiro: Luciana Raposo (PE)

Por:Diario de Pernambuco

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Educação

Inep divulga edital com cronograma completo do Enem 2024

Publicado

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O edital com todas as informações sobre a edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi publicado nesta segunda-feira (13), no Diário Oficial da União. Segundo o cronograma estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC)as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Os candidatos interessados poderão se inscrever entre 27 de maio e 7 de junho, através da Página do Participante. A taxa de inscrição custa R$ 85 e deverá ser paga de 27 de maio a 12 de junho, por meio de boleto, cartão de crédito ou PIX.

Não será necessário enviar documentos comprobatórios, no que se refere ao nome social, no momento da inscrição. Travestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal. Nesse contexto, antes de se inscrever, o participante deverá verificar as informações pessoais, junto à Receita, e, se for o caso, atualizá-las.

PEDIDOS DE ISENÇÃO DA TAXA

O prazo para o pedido de isenção da taxa foi encerrado no dia 26 de abril. Têm direito à gratuidade o estudante matriculado na 3ª série do ensino médio em escola pública; quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; e tem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

O deferimento da taxa de inscrição será divulgado nesta segunda-feira. Caso o candidato discorde do resultado e queira recorrer, terá o período de 13 a 17 de maio para apresentar o recurso com a justificativa. De acordo com cronograma, o resultado final dos recursos será conhecido em 24 de maio.

O Inep alerta que, mesmo que o candidato tenha aprovado o pedido de isenção de taxa, ou da justificativa de ausência, isso não quer dizer que a participação dele no Enem 2024 está garantida. Para participar do exame neste ano, os interessados devem fazer a inscrição, posteriormente, na Página do Participante.

PROVAS E HORÁRIOS

No primeiro dia de provas os candidatos vão precisar resolver 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas; e escrever uma redação. No domingo seguinte, o exame terá 45 questões de matemática; 45 questões de ciências da natureza.

Conforme as edições anteriores, os candidatos devem ficar atentos com relação ao horário de chegada aos locais de prova, cuja data de divulgação ainda será definida pelo Inep.

No dia 3 de novembro,  os portões serão abertos pontualmente às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h. As provas serão iniciadas às 13h30 e o término está marcado para às 19h. No dia 10 de novembro, a mudança é apenas no horário de término das provas, às 18h30.

SEGURANÇA

Enem 2024 terá uma série de novidades no que diz respeito à identificação dos participantes. O objetivo é ampliar a segurança nas aplicações. Documentos digitais como e-Título, CNH digital e RG digital já são aceitos (desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais). Nesta edição de 2024, o Inep incluiu a Carteira de Identidade Nacional (CIN) na lista.

O Inep aceitará, ainda, a documentação válida para estrangeiros, nos termos do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados. Com o aumento do número de documentos disponíveis para comprovar a identidade do participante, não será mais permitido apresentar Boletim de Ocorrência (B.O.), em caso de perda de documentos físicos. A medida também está relacionada à segurança do exame.

BALANÇO DO ENEM 2023

O Enem 2023 foi realizado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado. No entanto, cerca de 50 mil inscritos no exame foram alocados em lugares com distancia superior aos 30 quilômetros estipulados no edital. Eles puderam fazer as provo as nos dias 12 e 13 de dezembro.

Nesta edição, o Enem recebeu mais de 4 milhões de inscrições, mas o número de participantes efetivos foi de 2.734.100 (68%). De acordo com os resultados da aplicação, metade dos jovens brasileiros que concluíram o ensino médio no ano passado, participaram do exame. Quando se observa apenas o ensino público, o número é um pouco menor: 46% dos estudantes concluintes de escolas públicas fizeram o Enem 2023.

As instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são considerados critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Fonte: JC

 

           

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Educação

IFSertãoPE abre processo seletivo para curso de graduação Licenciatura em Matemática na modalidade EaD

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A Diretoria de Educação a Distância (DEaD) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) em parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), inicia processo seletivo para o curso de graduação a distância de Licenciatura em Matemática. Ao todo, são disponibilizadas 105 vagas, distribuídas entre os polos de apoio presencial em cinco cidades da região.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 10 de maio e 03 de junho, via internet, por meio do portal de processos seletivos do instituto. São vinte e uma vagas disponíveis em cada polo, destinadas a egressos de escolas públicas, concorrência geral e professores da rede pública.

O processo seletivo será conduzido por meio de avaliação classificatória e eliminatória, baseada na pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou da apresentação do histórico escolar (ou documento equivalente). No caso de participantes professores da educação básica que não possuem formação na área que atuam, há a possibilidade de ingressar na seleção por meio da avaliação da documentação de tempo de serviço.

As aulas estão programadas para começar no segundo semestre deste ano (2024.2). Apesar de ser um curso na modalidade a distância, a participação em encontros presenciais é obrigatória. Dessa forma, o candidato deve optar por uma entre as seguintes unidades de apoio presencial: Floresta, Triunfo, Ouricuri, Trindade ou Salgueiro.

Para mais informações acesse o Edital Nº18/2024, que está publicado no site do IFSertãoPE. Link para as inscrições: https://selecao.ifsertaope.edu.br/.

Por: Ascom – IFSERTÃOPE

           

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Educação

Alunos da rede estadual de Pernambuco arrecadam donativos e enviam cartas para vítimas das enchentes

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Em Pernambuco, as escolas da rede oública estadual passaram a semana mobilizadas em uma campanha solidária para arrecadação de donativos destinados às vítimas das inundações no Rio Grande do Sul. Na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Manoel Gonçalves de Lima, localizada em Cumaru, no Agreste, foram recebidas mais de meia tonelada de doações.

Entre os materiais estão roupas, alimentos não perecíveis, cestas básicas, materiais de higiene e cobertores. Os donativos foram armazenados em caixas e encaminhados a um posto de arrecadação e distribuição situado na cidade.

O professor da unidade de ensino, Felipe Cabral, responsável pela ação, contou que a mobilização começou a partir da conscientização sobre a situação em sala de aula. “Tivemos a ideia de fazer essa campanha durante uma aula de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade na terça-feira (07). No primeiro dia, a gente já tinha mais de 25 fardos de água arrecadados”, detalhou o professor, com orgulho.

A ação dos estudantes e professores repercutiu em Cumaru. Estudante do terceiro ano da EREM, Bruno Leonardo da Silva disse que essa ação o impactou positivamente. “Ao participar dessa arrecadação, eu pude perceber o quanto as pessoas podem ser empáticas em tempos de crise”, relatou.

Em Santa Cruz do Capibaribe, também no Agreste, outra unidade de ensino se tornou ponto de arrecadação de donativos. A mobilização acontece na Escola Técnica Estadual (ETE) José Nivaldo Pereira Ramos.

“A nossa campanha solidária envolve nossos estudantes e toda a comunidade. Os jovens se empenham em ajudar, pois entendem a tragédia pela qual nossos irmãos gaúchos estão vivendo”, comentou a gestora da unidade, Maria Silvania Bezerra.

Letícia Vitória Bezerra Coelho, estudante do 1º ano do ensino médio da ETE, é um exemplo de quem se envolveu fortemente nessa luta. “Meu sentimento é de gratidão. Apesar de não ter muitas condições, pude ajudar nesse momento tão difícil. Todos nós aqui da escola nos unimos numa grande família”, relatou a jovem.

AÇÃO CONJUNTA

Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul mobilizou todas as 82 escolas jurisdicionadas para uma grande ação conjunta.

Ao longo desta semana, foram arrecadados alimentos não perecíveis, colchões, cobertores, materiais de higiene e roupas. Os itens foram recolhidos por um carro da Secretaria de Educação e Esportes (SEE) e direcionados a um ponto de apoio no Aeroporto.

“Além de uma ação de solidariedade, esta também é uma ação pedagógica. Os estudantes precisam entender sobre empatia e amor ao próximo. Trabalhar esses valores é uma proposta significativa de formação integrada”, destacou a gerente da GRE Recife Sul, Viviane Silva.

MENSAGENS DE CONFORTO E FÉ

Estudantes da Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) General Abreu e Lima, localizada na cidade de mesmo nome, no Grande Recife, produziram 40 cartas com mensagens de conforto, fé e esperança para as pessoas afetadas com as fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

As cartas foram entregues no quartel do Corpo de Bombeiros no Recife para serem levadas pelos militares enviados pelo Governo de Pernambuco para ajudar nos resgates no estado gaúcho.

Tereza Vitória Farias, estudante do 6º ano do ensino fundamental da EREF, foi uma das alunas que deixou uma mensagem. “Escrevi a carta como forma de solidariedade. Eu espero que a pessoa que vai ler fique feliz e, de alguma forma, se sinta acolhida, que saiba que a gente se preocupa com ela”, colocou.

Júnior Aguiar / SEE-PE
Estudantes pernambucanos produziram 40 cartas com mensagens de conforto, fé e esperança para as pessoas afetadas com as fortes chuvas no Rio Grande do Sul – Júnior Aguiar / SEE-PE

*Com informações da Superintendência de Comunicação da Secretaria de Educação e Esportes (SEE)

           

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