Conecte-se Conosco

Esporte

Futebol brasileiro tem pior arrecadação com patrocínio em 12 anos

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

O futebol brasileiro teve o pior faturamento com patrocínio dos últimos 12 anos, de acordo com levantamento feito pela Sports Value. Em 2020, os 20 principais clubes do país tiveram receita total de patrocínio de R$ 535 milhões, menos do que os R$ 578 milhões de 2019 e que só não foi menor do que em 2008, quando a arrecadação alcançou R$ 405 milhões.

Nos últimos dez anos, graças também ao aumento substancial das cotas de TV, houve crescimento das receitas, batendo o valor mais alto em 2017, com R$ 734 milhões. O diretor da Sports Value, Amir Somoggi, reconhece que o coronavírus e, por consequência, a suspensão de campeonatos e a ausência de público em estádios, influenciaram nessa queda histórica. Mas, para ele, o problema no número vai além disso.

“O patrocínio no futebol pelo mundo não para de crescer nos últimos dez anos. As ligas, não só no futebol, estão faturando alto. E aqui nosso futebol fatura menos do que Dinamarca, Portugal e Bélgica. É inadmissível”, diz. “O extracampo afetou muito a imagem do clube brasileiro. As principais marcas não estão colocando dinheiro no futebol brasileiro. Esse impacto do que acontece nos bastidores é que definem se um patrocinador vai fazer o investimento ou não.”

Segundo Somoggi, o futebol brasileiro ficou preocupado em encher a camisa de patrocinadores e não se preocupou em buscar parceiros para outras áreas, de explorar melhor as plataformas digitais: as redes sociais, a produção de conteúdo por streaming, o aplicativo.

“Quanto mais poluiu o uniforme, menos retorno o patrocinador tem. Quanto mais marcas expostas, pior a visibilidade”, diz o especialista. “O mercado fragmentou. Tem muito patrocinador que não está disposto e não precisa pagar R$ 30 milhões para exibir sua marca na camisa. Mas essa marca tem interesse em movimentar seu negócio, ativar clientes e isso não está sendo explorado pelos clubes brasileiros.”

O Palmeiras lidera a lista de clubes com maior receita em 2020, com R$ 115 milhões, segundo a Sports Value. O Flamengo vem logo atrás com R$ 95 milhões e o Corinthians aparece em terceiro lugar, com R$ 71 milhões. “Fora esses três, o potencial dos outros é muito baixo. Cruzeiro, Grêmio e Inter faturam um terço do Palmeiras. O Santos teve receita de R$ 24 milhões. O São Paulo, de R$ 16 milhões…”

MERCADO EUROPEU – Outra ação que os clubes europeus fizeram para aumentar sua receita foi pensar na equipe de maneira global. “O Barcelona fica em uma cidade que tem 1,5 milhão de habitantes. Há 20 anos, o clube tinha 8 milhões de torcedores. Mudaram a estratégia para escala mundial e hoje têm 400 milhões de fãs que consomem os produtos do clube.” O clube espanhol tem 104 milhões de seguidores no seu Facebook, por exemplo, onde vende vários artigos e peças do time.

Segundo a Sports Value, os times europeus movimentaram mais de US$ 7,7 bilhões (R$ 37,7 bilhões) em marketing no último ano. Só os 20 times do Campeonato Inglês, da Inglaterra, faturaram US$ 1,9 bilhão (R$ 9,3 bilhões). Os 18 times do Campeonato Alemão, na Alemanha, fizeram juntos US$ 1,6 bilhão (R$ 7,8 bilhões) de receitas. Enquanto isso, o Brasil, feita a conversão, teve receita de US$ 109 milhões (R$ 535 milhões).

CBF ESTÁVEL – O estudo também mostra a arrecadação da CBF com patrocinadores. De 2019 para 2020 se manteve estável. Mas o que preocupa é que desde 2016, quando alcançou R$ 506 milhões, a entidade máxima do futebol nacional não consegue aumentar o investimento. Nesse ponto alto, clubes e CBF somados chegaram a arrecadar R$ 1,2 bilhão. Hoje essa soma está em R$ 900 milhões.

Somoggi acredita que o futebol brasileiro tem potencial para dobrar suas receitas. Mas, para isso, precisa repensar o modelo e buscar todos os setores da economia. “Escolher um plano de saúde para representar o clube, um supermercado com uma linha exclusiva de produtos do clube, posto de combustível, uma empresa de imóvel, alimentação. As grandes empresas mundiais, Uber, Airbnb estão investindo no esporte. Não faltam oportunidades. O clube precisa ser uma plataforma completa de marketing e ativação, bem estruturado que demonstre confiança aos investidores.”

Por:Notícia ao Minuto

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Esporte

LeBron fecha com Lakers por duas temporadas e receberá R$ 585 mi, diz site

O contrato será de 104 milhões de dólares (cerca de R$ 585 milhões).

Publicado

em

LeBron James chegou a um acordo com o Los Angeles Lakers e permanecerá no time por mais duas temporadas. O contrato será de 104 milhões de dólares (cerca de R$ 585 milhões). As informações são do site da ESPN.

LeBron terá a chance de jogar com o filho. Bronny foi escolhido pelos Lakers na segunda rodada do Draft da NBA.
O astro não poderá ser trocado e pode “quebrar” o contrato após uma temporada. O contrato possui uma cláusula que permite a um atleta decidir que quer permanecer na franquia no último ano no vínculo.

LeBron James completará 40 anos em dezembro deste ano e é o único a chegar a 40 mil pontos marcados. Ele é tetracampeão da NBA.

O atleta irá para a sua 22ª temporada da NBA e igualará Vince Carter como jogador com mais edições disputadas na história. Caso cumpra os dois anos de contrato, LeBron pode ser o líder isolado.

Foto Getty

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Pernambucano Fernando Balotelli, do decatlo, garante vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024

Publicado

em

Pernambuco representado. José Fernando Santana, o Balotelli do atletismo pernambucano, saiu de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, para representar o Estado nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Após a divulgação do ranking internacional, Balotelli apareceu na 24º colocação, posição limite para se classificar para as Olimpíadas de Paris.

José Fernando, apelido pela semelhança física com o astro do futebol Mario Balotelli. O pernambucano sagrou-se tetracampeão do Troféu Brasil de Atletismo. O pesqueirense conquistou a prova com a melhor marca da sua carreira. Balotelli terminou as dez provas com a marca de 8063 pontos. Este foi o terceiro título brasilieiro seguido do pernambucano.

Apesar da marca expressiva no âmbito nacional, Fernando Balotelli viveu um final de semana de angústia para saber se iria para os Jogos Olímpicos. O atleta do decatlo garantiu vaga por intermédio do ranking internacional.

Por Paulo Mota/DP
Foto Wagner Carmo/CBAT

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Copa América: Brasil empata com a Colômbia e vai encarar o Uruguai nas quartas de final

Publicado

em

O Brasil ficou no 1 a 1 com a Colômbia em Santa Clara, nesta terça (2), terminando na segunda colocação do Grupo D da Copa América, com cinco pontos. Os colombianos ficaram na liderança, com sete

Com isso, nas quartas de final, a Seleção Brasileira vai encarar o Uruguai. Já os colombianos vão jogar diante do Panamá. Os outros dois duelos serão entre Argentina x Equador e Venezuela x Canadá.

Raphinha abriu o placar para o Brasil, mas Muñoz empatou ainda no primeiro tempo.

Por Diário de Pernambuco

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!