Conecte-se Conosco

Pernambuco

Em paralisação na BR-101, em Igarassu, caminhoneiros afirmam que não precisa se preocupar com falta de alimento, “a Ceasa não vai parar”

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Ocupando duas das três faixas de carro da BR-101 em Igarassu, com quase um quilômetro de extensão até às 23h40 da noite desta quarta-feira (08), em greve, caminhoneiros afirmam que não há necessidade da população se preocupar com alimentação. Já sobre o combustível, não há garantia; postos já estão lotados. O aumento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e do preço do combustível é uma das reivindicações da classe. Cargas vivas, de medicamentos, Ceasa (Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco) e oxigênio não terão a obrigação de paralisar.

Sem previsão para término e com manifestação marcada para este domingo (12), José Ramos, que faz apoio ao coordenador do movimento desde o início da paralisação na tarde de quarta-feira, explicou que algumas cargas estão com passagem liberada na barreira. “Caminhões da Ceasa tão deixando passar porque são cargas vivas. A população não precisa ter desespero. Está passando a Ceasa, uma das três faixas está liberada. Carro com carga viva está passando para que não haja falta de comida para o povo. A gente tá parando todo tipo de carreta, menos cargas vivas, perecíveis, de medicamento e oxigênio”. Enquanto a reportagem do DP estava no local, alguns caminhões eram obrigados a parar enquanto outros, que transportavam insumos, eram liberados.

“Alguns caminhoneiros estão passando na barreira e daqui a um tempo vão ter livre acesso. Tem caminhoneiro que não quer aderir, vai poder passar direto. Aquele que quiser passar duas horas, meia hora, um dia ou dois, vai ficar. A gente não tem previsão sobre o término”, explicou Ramos. Caminhoneiros que protestavam reclamavam da desorganização deste ano.

O caminhoneiro Marcelo de Freitas, que também participou da paralisação da classe em 2018, lembrou ter ficado “nove dias na pista”. “Tá tudo errado. Muita roubalheira, muita coisa errada. Acho que tá na hora de dar um basta, já que os políticos não estão fazendo a coisa certa e falam tanto de Constituição, mas a do nosso País não está sendo respeitada. A última greve que teve eu estava no Rio de Janeiro e fiquei nove dias parado em cima da pista”, contou.

Em 2018, a classe parou serviços de fornecimento de combustível, distribuição de alimentos e insumos médicos durante 10 dias. A motivação era a redução do preço do óleo diesel, que havia subido mais de 50% em 12 meses.

Caminhões da Ceasa eram liberados do bloqueio feito pelos caminhoneiros, para parar quem não quisesse participar da paralisação. No entanto, questionado sobre o combustível, Freitas pontuou, “tem que parar né? Acho que todo mundo tem que se ajudar”. “Tá todo mundo lutando por uma causa justa, não é ninguém pensando só no próprio nariz. Se vai ver tá tudo caro, aumentando, não é só combustível, mas alimentação também, tá tudo caro”, ressaltou.

Por sua vez, José Ramos contou alguns dos pleitos da paralisação. “Estamos aqui desde as 16h parando os caminhoneiros para que a gente melhore a nossa cidade, nosso Estado e o nosso Brasil. Estamos na pauta do ICMS estadual, queremos que ele diminua para que melhore a vida das pessoas mais carentes. Estamos lutando para que o governo do Estado bote a mão na consciência e faça o melhor para o povo de Pernambuco”.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

LBV presta mais de 6 milhões de atendimentos em 2023

Publicado

em

Capaz de gerar transformações, a Solidariedade tem força para mobilizar e unir pessoas em prol de causas sociais. Esse é o retrato do trabalho da Legião da Boa Vontade (LBV) em 2023, evidenciado em seu Balanço Social. Mesmo tendo sido um ano desafiador, a Instituição cumpriu sua principal meta: estar presente onde as pessoas mais precisam, a fim de ajudá-las a superar seus desafios, como tem feito ao longo de seus 74 anos de existência.

Compromisso com a transparência
Em 2023, a LBV alcançou a expressiva marca de 6.018.361 atendimentos prestados à população em situação de vulnerabilidade e de risco social em todo o país. Mais de 626 mil pessoas foram impactadas pelos serviços e programas socioeducacionais promovidos pela Instituição no território brasileiro. A LBV teve seu balanço social auditado pela Walter Heuer Auditores Independentes, uma prática adotada pela Entidade há décadas, muito antes da exigência legal.
Agradecimento
Com o imprescindível apoio de seus colaboradores, parceiros e voluntários, a LBV trabalha para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de prevenir, por meio de informação e atividades socioeducativas, situações de risco a crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias de baixa renda. Por isso, toda doação vale muito. Um simples gesto pode melhorar a vida de muita gente. O nosso muito obrigado a todos os que, de alguma forma, ajudaram a LBV a vencer os obstáculos e a fazer mais.

Confira as ações
Acompanhe todas as ações realizadas acessando o perfil @LBVBrasil no Instagram e no Facebook. Acesse também www.lbv.org.br e faça a sua doação. Se preferir faça um pix pela chave pix@lbv.org.br. faça parte desse time solidário você também!

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

TRE cassa mandato de três vereadores de Jaboatão por candidaturas “laranjas”

Publicado

em

Nesta sexta-feira, 3 de abril, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) cassou o mandato de três vereadores que atuam na cidade de Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife.

Por unanimidade, o pleno do Tribunal decidiu por revogar os trabalhos dos vereadores Adiel, Lica do Micro Ônibus e Nando Campos.

No entendimento dos desembargadores, os partidos PMN, Cidadania e o DEM não cumpriram a cota de gênero, nas eleições municipais de 2020, lançando candidaturas consideradas “laranjas”.

A princípio, a decisão fez com que as legendas perdessem todos os votos das chapas proporcionais.

Os vereadores podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para anularem a decisão do TRE-PE.

Atualmente, os três políticos encontram-se em partidos diferentes daqueles que foram eleitos. Antes de tudo, eleito pelo PMN, Adiel se filiou ao PRD para tentar novo mandato nas eleições deste ano. Lica do Micro Ônibus, que foi do Cidadania, está no PP. Após se eleger pelo DEM, o vereador Nando Campos agora está no PRD.

Primordialmente, Karina Albuquerque, relatora do processo, deu parecer favorável à anulação dos votos das legendas, costatando que as candidatas registradas não fizeram campanha eleitoral e não comprovaram gastos.

Por portal de Prefeitura

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Pernambuco vai sediar reunião de ministros de Ciência e Tecnologia do G20

Publicado

em

Pernambuco vai fazer parte do calendário do G20 Brasil 2024, que tem como tema “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”. O Recife vai sediar a reunião do Grupo de Trabalho de Pesquisa e Inovação, que traz para a discussão os ministros de ciência e tecnologia dos países do bloco. A novidade foi anunciada pela ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MTCI), Luciana Santos, que participou do primeiro dia da Etapa Nordeste da 5ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação nesta quinta-feira (2). O evento segue até esta sexta (3), na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), no Recife.

“O presidente Lula reinseriu o Brasil de maneira altiva no mundo global e este ano o País lidera o G20, que terá como um das rotas de debate a economia digital. O presidente tomou a decisão de que as reuniões dos ministros da Ciência e Tecnologia seriam uma Brasília e outra em Manaus, mas a segunda agora será em Pernmabuco”, adianta a ministra. O local não aparece no calendário do G20, mas a data aparece como de 22 a 24 de maio e a cidade é o Recife.

FUTURO DA CT&I

A 5ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação é uma longa discussão reunindo empresários, governos, academia e sociedade civil para discutir perspectivas do setor em um horizonte de 10 anos. As etapas regionais são uma preparação para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá de 4 a 6 de junho, no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF).

A estapa regional está discutindo a proposta dos nove estados do Nordeste e agentes públicos para discutir e elencar as políticas públicas que deverão ser prioridades para a região Nordeste (Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Paraíba, Alagoas e Sergipe). As reuniões preparatórias para a 5ª Conferência já somam mais de 220 encontros em todo Brasil, sendo 14 municipais, 26 estaduais, além do Distrito Federal, 29 encontros temáticas (conferência e seminários) e 157 livres e duas regionais (Sudeste, Norte, Sul e Centro-Oeste).

A ministra Luciana Santos diz que a diretriz do governo Lula é retomar a importância da Ciência e Tecnologia no País, que ao longo dos últimos anos teve seu orçamento contingenciado e seu potencial descredibilizado.

“A ciência voltou. O ‘inominável’ (em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro) contigenciou os recursos para a área até 2026, mas o presidente Lula conseguiu recompor o Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia. Só no PAC temos seis projetos estruturantes, com investimento de R$ 4,4 bilhões”, destaca Luciana.

EDITAL PARA ENERGIAS RENOVÁVEIS

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!