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Educação

No Dia da Educação, conheça histórias de professores que transformam a vida de estudantes

Projetos que nasceram em salas de aula, mas extrapolam os muros das escolas para fazer diferença na sociedade.

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Neste Dia da Educação, 28 de abril, conheça histórias de professores que transformam a vida de estudantes e, com os seus projetos, fazem uma verdadeira revolução nas escolas e no entorno.

Como é o caso de Jucilane de Araújo Freitas, diretora da Escola Estadual Heckel Tavares, no Jardim Helena, no extremo leste da capital paulista. A escola está localizada entre duas comunidades, a Chácara Três Meninas e a Terra Prometida, área de grande vulnerabilidade social.

“Muitos alunos moram nas comunidades, em casas de madeirite e perto do rio, sem acesso à internet nem a um aparelho celular”, conta Jucilane.

Os professores indicavam quais estudantes estavam ausentes nas atividades virtuais, no período mais grave da pandemia, e Jucilane ia até a casa de cada um. “As aulas eram remotas, mas a escola ficou aberta todo o tempo para a comunidade. Muitos alunos dependiam da merenda, alguns não têm banheiro em casa — a escola é o porto seguro dessas famílias.”

A busca ativa deu resultado, e o retorno às aulas “trouxe vida ao colégio”. Em 2021, a escola começou o processo de recuperação. “Os alunos foram muito prejudicados neste período de pandemia. Ensino remoto dentro de uma comunidade não existe e, no ano passado, começamos com as aulas de reforço.”

“Este ano é chave para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos. Já estamos retomando o aprendizado normal e vamos ver os resultados em 2023”, diz.

Moaci e alunas que desenvolveram o projeto Células Motivadoras

Evitar o abandono escolar também incentivou o professor Moaci Caitano a desenvolver junto com os alunos no ensino médio o projeto Células Motivadoras, na Escola Estadual Adrião do Vale Nuvens, em Santana do Cariri, no Ceará.

A proposta começou na sala de aula, quando três estudantes precisavam elaborar um projeto para ser apresentado na feira de ciências. Elas tinham de apresentar uma situação-problema, desenvolver um plano de ação e trazer uma resposta. A escolha do tema nasceu da observação do dia a dia escolar: entender o porquê tantos colegas abandonavam a escola.

“As estudantes começaram a pesquisar, avaliar o que motiva e o que desmotiva os colegas e quais as possíveis soluções para o problema”, explica Moaci.

Elas descobriram que vários alunos faltavam às aulas porque não conseguiam chegar à escola. “Muitos moram em áreas rurais, precisam sair bem cedo, têm dificuldade com o transporte, as estradas são ruins e podem ser uma barreira no período de chuvas.” Além da questão da mobilidade, perceberam que diversos estudantes tinham de trabalhar para ajudar no sustento da família e muitas meninas engravidavam cedo demais.

Para solucionar o problema, surgiram as Células Motivadoras, grupos de conversa mediados pelos próprios estudantes com o objetivo de ajudar os colegas a não deixar a escola. “Elas leram muito, pesquisaram, acompanhavam a frequência no diário online, viam quem estava faltando e iam atrás, ajudavam a controlar as faltas e mantinham o contato”, diz Moaci.

“A escola sempre acompanhou todo o processo, mas deixava a conversa com os jovens. Percebemos que o resultado era melhor e, quando não dava resultado, mandavam cartas com mensagens afetuosas, com frases como ‘você faz falta’.”

O projeto das Células Motivadoras deu tão certo que foi adotado em outras escolas e virou lei em municípios próximos, como Nova Olinda. Ainda venceu prêmios como o Criativos da Escola, do Instituto Alana.

Verônica e as estudantes que elaboraram o Book Live, um jeito de incentivar a leitura

Também do Ceará, de Juazeiro do Norte, a professora Verônica Rodrigues de Freitas desenvolveu dois projetos que extrapolam os muros do Colégio da Polícia Militar Hervano Macedo Junior. Durante a pandemia, surgiu a necessidade de aproximar os alunos. E por que não incentivar a leitura ao mesmo tempo? Nasceu, então, o Book Live.

As aulas foram incentivadas a pesquisar quais eram os livros preferidos dos estudantes e começaram a organizar lives no Instagram. Com o aumento do engajamento, os encontros passaram a ser transmitidos pelo YouTube.

Como explica Verônica, “não há interferência na escolha dos livros, eles fazem uma apresentação da obra e abrimos para um bate-papo mediado pelos próprios estudantes”. A mesma prática tem se repetido nas aulas presenciais. “Após as lives, houve um aumento da procura de livros na biblioteca.”

Outro projeto que começou em uma sala de aula, mas segue independentemente do colégio, é o Reciclando Práticas. “A partir da leitura do poema O Bicho, de Manoel Bandeira, surgiu o debate sobre os catadores que reviram o lixo e como se poderia resolver essa questão.”

Um grupo de adolescentes escolheu uma rua, conversou com os catadores e percebeu que, para eles, o problema maior não era revirar o lixo, mas a invisibilidade. Os estudantes elaboraram um plano de ação: cadastraram os catadores e bateram de porta em porta apresentando-os aos moradores. “Também veio a conscientização para a separação do lixo e a coleta seletiva, assim não havia a necessidade de os catadores revirarem o lixo e, por outro lado, surgiu uma relação de amizade entre as pessoas envolvidas.”

Por Noticias R7

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Educação

Greve dos professores da UFPE continua após recusa de contraproposta

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Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe) realizou, nesta quinta-feira (25), uma Assembleia Geral Extraordinária, para deliberar sobre a contraproposta apresentada pelo governo federal que concede o reajuste salarial de 9% a partir de janeiro de 2025 e mais 3,5% para maio de 2026.

Por meio de votação, a proposta foi recusada de forma unânime pelos 201 docentes que estiveram presentes na reunião. “Essa assembleia foi extremamente importante. A proposta do governo continua com reajuste zero para 2024, então nós a recusamos. Nós também votamos sobre as questões relativas  aos adendos, que são as assinaturas dos termo com o governo. Votamos de forma contrária porque não queremos somente pra gente, mas para os aposentados também todos os ganhos”, explicou a presidenta da Adufepe, Teresa Lopes.

A dirigente destacou que a greve irá continuar e que o Comando de Greve Local está recebendo diariamente adesões dos departamentos, dos núcleos e dos centros da UFPE. “Nossa mobilização continua, nós vamos começar uma série de atividades dentro da universidade e continuamos a convidar os professores a se engajar na luta”, disse Teresa.

Fonte:JC

 

 

           

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Educação

Professores recusam proposta de reajuste salarial, e greve na UFPE continua

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Os professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recusaram a proposta de reajuste salarial oferecido pelo governo federal em uma assembleia realizada nesta quinta-feira (25), na Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe).

Em uma decisão unânime, os docentes decidiram manter a greve.

Ao todo, 201 professores participaram da votação que recusou a proposta do governo. Em resposta, a professora e presidente da Adufpe, Teresa Lopes, reiterou que a mobilização continua e que os docentes começarão a fazer uma série de atividades dentro da UFPE.

“Essa proposta foi rejeitada por consenso, ou seja, pela unanimidade dos professores. A gente também acabou votando as questões relativas aos adendos, que são as assinaturas do termo com o governo, e a gente também votou de forma contrária, porque a gente não quer somente para gente, a gente quer para os aposentados”, disse.

 “A greve continua e está cada vez mais forte na UFPE. Nós, que fazemos o comando de greve local, estamos recebendo diariamente as adesões dos departamentos, dos núcleos e dos centros da Universidade Federal de Pernambuco”, reiterou. 

Foto: Adaíra Sene/Adufepe/Divulgação

Por FolhaPE

           

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Educação

Professores concursados em escolas estaduais diminuem em dez anos

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O número de professores concursados nas escolas estaduais do país chegou ao menor patamar dos últimos dez anos em 2023. Enquanto diminuem os concursados, aumentam os contratos temporários, que já são maioria nessas redes. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e fazem parte de estudo inédito do movimento Todos Pela Educação, divulgado nesta quinta-feira (25).

O número de professores concursados passou de 505 mil em 2013, o que representava 68,4% do total de docentes nas redes estaduais, para 321 mil em 2023, ou 46,5% do total. Já os contratos temporários superaram os efetivos em 2022 e, em 2023 chegaram aos 356 mil, representando 51,6% do total de contratações. Em 2013, eram 230 mil, o equivalente a 31,1% do total.

Brasília (DF) 25/04/2024 - O número de professores concursados nas escolas estaduais é o menor dos últimos dez anos
Fonte Saeb/Divulgação
Brasília – Número de professores concursados nas escolas estaduais é o menor dos últimos dez anos – Fonte Saeb/Divulgação

Não há uma legislação específica que limite o número de contratos temporários, nem há penalidades previstas aos estados. Mas, o Plano Nacional de Educação (PNE), Lei 13.005/2014, que estabelece metas e estratégias para todas as etapas de ensino e a valorização do setor, prevê que pelo menos 90% dos professores das escolas públicas tenham cargos efetivos. Essa estratégia deveria ter sido cumprida até 2017.

“Em tese, o ideal é que você consiga suprir todo o seu quadro com professores efetivos. E a figura do professor temporário é para suprir eventual ausência. Então, por exemplo, um professor vai trabalhar na secretaria, você precisa de um professor temporário para cumprir aquela carga horária. Ou ele foi afastado, readaptado, a gente sabe que acontece esse tipo de coisa, né?”, diz o gerente de Políticas Educacionais do Todos pela Educação, Ivan Gontijo. “Professores temporários são super importantes para suprir o quadro, para garantir que os alunos tenham aula com profissionais com formação adequada, mas esse artifício da contratação temporária deveria ser exceção à regra”, defende.

Segundo Gontijo, o estudo mostra que o que deveria ser exceção tem se tornado regra nas redes estaduais. Essas redes são responsáveis pela oferta de ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental, etapa que vai do 6º ao 9º ano. As contratações temporárias, além de causar impacto nas condições de trabalho dos professores, por exemplo, com vínculos mais instáveis e salários geralmente inferiores aos professores efetivos, podem ainda, de acordo com a publicação, interferir na aprendizagem dos estudantes.

Contratações no país

A proporção de docentes temporários e efetivos varia de acordo com a unidade federativa do país. No ano passado, 15 dessas unidades tinham mais professores temporários que efetivos e, ao longo da década, 16 aumentaram o número de professores temporários e diminuíram o quadro de concursados.

Brasília (DF) 25/04/2024 - O número de professores concursados nas escolas estaduais é o menor dos últimos dez anos
Fonte Saeb/Divulgação
Brasília – Número de professores concursados nas escolas estaduais é o menor dos últimos dez anos – Fonte Saeb/Divulgação

Em relação ao perfil desses professores, o estudo mostra que a média de idade dos profissionais temporários é de 40 anos. Entre os efetivos é 46 anos. Além disso, quase metade (43,6%) dos temporários atua há pelo menos 11 anos como professor, o que conforme a pesquisa, indica que esse tipo de contratação tem sido utilizada não apenas para suprir uma demanda pontual, mas também para compor o corpo docente fixo de algumas redes de ensino.

Valorização docente

A pesquisa destaca que três aspectos podem explicar os possíveis impactos negativos de professores temporários sobre os resultados dos estudantes. O primeiro deles é a alta rotatividade docente, que pode prejudicar o vínculo com a comunidade escolar e o efetivo desenvolvimento dos estudantes. Além disso, os processos seletivos utilizados pelas redes de ensino, nem sempre tão rigorosos quanto os concursos públicos, também impactam na qualidade do ensino. Por fim, a pesquisa aponta as condições de trabalho dos professores, que podem ser piores que a dos efetivos.

“Essa é uma pauta muito ligada à valorização docente. Se a gente, como país, quer valorizar os professores, não dá para admitir alguns cenários. Como um país que quer valorizar seus professores está dando condições de trabalho mais desafiadoras e vínculos de trabalho mais frágeis? Por isso que é importante a gente avançar numa agenda de solução desses problemas”, diz Gontijo.

Em 15 redes de ensino, o estudo mostra que o salário dos professores temporários, calculados por hora, é menor que o de professores efetivos em início de carreira, chegando a uma diferença de até 140%, no caso de Pernambuco. Nas outras dez redes analisadas, não há diferença.

Brasília (DF) 25/04/2024 - O número de professores concursados nas escolas estaduais é o menor dos últimos dez anos
Fonte Saeb/Divulgação
Brasília – Número de professores concursados nas escolas estaduais é o menor dos últimos dez anos – Fonte Saeb/Divulgação

Aprendizagem

O estudo mostra ainda possíveis impactos na aprendizagem dos estudantes. A pesquisa utiliza os dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que medem o desempenho dos estudantes em matemática e língua portuguesa, do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, etapas que ficam a cargo das redes estaduais.

Em 2019, quando resultados de aprendizagem ainda não tinham sido impactados pela pandemia, os estudantes que tiveram professores temporários no 9º ano obtiveram nota, em média, 3,1 pontos menor em matemática do que os estudantes que tiveram aulas com docentes efetivos. No ensino médio, em 2019, os estudantes que tiveram aulas com professores temporários obtiveram nota, em média, 5,5 pontos menor em matemática e 5,6 pontos menor em língua portuguesa do que os estudantes que tiveram aulas com docentes efetivos.

Os pesquisadores, no entanto, fazem uma ressalva: “É importante frisar que essa análise precisa ser observada com cautela. Ela pode ter vieses, uma vez que outras variáveis não consideradas podem impactar o regime de contratação e a proficiência dos estudantes”, diz o texto.

“Tem uma coisa muito importante na educação, que é a criação de vínculos. A gente precisa disso para uma educação de qualidade. Então, o professor conseguir construir bom vínculo com o aluno, conseguir ter carga horária fixa de 40 horas em uma mesma escola, para ele ter tempo para conhecer os estudantes, trabalhar de forma mais aprofundada. Os professores temporários, em média, têm rotatividade muito maior, porque são temporários e trabalham em mais escolas também”, diz Gontijo.

Desafios

As contratações temporárias dão mais flexibilidade e são menos custosas para os entes federados do que as contratações efetivas, mas elas têm também impactos, tanto para os docentes quanto para os estudantes. Gontijo defende que garantir que concursos públicos sejam feitos de maneira adequada é papel não apenas dos estados e municípios, mas também do governo federal. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei 9.394/1996, prevê que a União “prestará assistência técnica aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios na elaboração de concursos públicos para provimento de cargos dos profissionais da educação”.

“Também há uma agenda do governo federal, que é como o governo federal pode ajudar as redes municipais e estaduais a fazerem mais concursos. Isso, inclusive, está previsto na LDB, que diz que o governo federal deve ajudar as redes de ensino nos processos de ingresso, porque sozinha as redes não estão conseguindo fazer concursos com o tamanho e a frequência adequados. Então, o governo federal tem um papel aqui também de apoiar as redes nos concursos públicos, para ter mais concurso público”, afirma.

Fonte: Agência Brasil

 

           

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