Conecte-se Conosco

Política

Pesquisa Datafolha para presidente: Lula tem 50% dos votos válidos; Bolsonaro 36%

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Pesquisa Datafolha sobre a disputa presidencial divulgada nesta quinta-feira (29) mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 50% dos votos válidos, contra 36% de Jair Bolsonaro (PL). O primeiro turno das eleições acontece no domingo (2).

Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence as eleições no primeiro turno. Caso nenhum alcance esse percentual, é realizado um segundo turno.

Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 6%; Simone Tebet (MDB), com 5%; Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%.

Primeiro turno – votos válidos

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 50%
Jair Bolsonaro (PL) – 36%
Ciro Gomes (PDT) – 6%
Simone Tebet (MDB) – 5%
Soraya Thronicke (União Brasil) — 1%

No cenário de votos totais, Lula tem 48% das intenções de voto, e Bolsonaro, 34%. Na sequência aparecem Ciro Gomes, com 6%; Simone Tebet, com 5%; e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%.

Não pontuaram Felipe D’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Vera Lucia (PSTU), Leonardo Péricles (UP), José Maria Eymael (DC) e Padre Kelmon (PTB).

A parcela dos que dizem que votarão em branco ou nulo representa 3% dos entrevistados. Os que não souberam somam 2%.

A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Foram ouvidas 6.800 pessoas face a face entre terça-feira (27) e esta quinta (29). A pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-09479/2022. O nível de confiança da pesquisa é 95%.

Primeiro turno – votos totais

Intenção de voto estimulada para presidente

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — 48%
Jair Bolsonaro (PL) — 34%
Ciro Gomes (PDT) — 6%
Simone Tebet (MDB) — 5%
Soraya Thronicke (União Brasil) — 1%
Felipe D’Avila (Novo) – 0
Sofia Manzano (PCB) – 0
Vera Lucia (PSTU) – 0
Leonardo Péricles (UP) – 0
José Maria Eymael (DC) – 0
Padre Kelmon (PTB) – 0
Brancos e nulos – 3%
Indecisos – 2%

Segundo turno

O Datafolha também testou um cenário de segundo turno. Nele, Lula aparece com 54% das intenções de voto, contra 39% de Bolsonaro.

Intenção de voto estimulada para presidente:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 54%
Jair Bolsonaro (PL) – 39%
Brancos e nulos – 6%
Indecisos – 1%

Fonte: CNN

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Política

Moro vira réu no STF, pelo crime de calúnia contra o ministro Gilmar mendes

Publicado

em

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu a denúncia do MPF contra o senador Sérgio Moro (União/PR) pelo crime de calúnia. Ele é acusado de atribuir falsamente o crime de corrupção passiva ao ministro Gilmar Mendes, mencionando “compra de habeas corpus” em um vídeo que repercutiu em 2023. O recebimento da denúncia ocorreu nesta terça-feira (4).

Conforme a apuração do MPF, em um vídeo gravado por terceiros, Sérgio Moro afirmou: “Não, isso é fiança, instituto… para comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes.” Assim, diante de um grupo de diversas pessoas, o senador acusou falsamente o ministro de, em razão de sua função na Justiça, negociar a compra e a venda de decisão judicial para a concessão de habeas corpus.

No parecer, o MPF também destaca que as declarações do réu não estão protegidas pela imunidade parlamentar, uma vez que a medida é uma garantia para o livre exercício do mandato, e não uma licença para atribuir falsamente fato definido como crime à reputação de um magistrado.

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Política

“São urubus dos nossos bens públicos”, diz Rosa Amorim sobre PEC que ‘privatiza praias’

Publicado

em

As discussões em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 3/2022, que permite a cessão de terrenos de marinha, atualmente sob domínio da União, à iniciativa privada, foram destaque na reunião plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta segunda-feira (3). A medida tem gerado controvérsia e foi alvo de críticas na tribuna.

A deputada Rosa Amorim (PT) reafirmou sua oposição à PEC, argumentando que a proposta abriria caminho para a privatização do litoral brasileiro, começando pelas praias pernambucanas. Em seu discurso, ela direcionou críticas ao deputado federal Coronel Meira (PL-PE) e a todos que defendem a aprovação da proposição, incluindo o senador e relator da matéria Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o jogador de futebol Neymar.

“São verdadeiros urubus dos nossos bens públicos, pois é isso que está em jogo”, declarou Rosa Amorim. “Não podemos deixar que o litoral brasileiro, e em especial o nordestino, se transforme numa grande empreiteira, ajudando na degradação do meio ambiente. As praias são públicas e pertencem ao povo brasileiro.”

A deputada também mencionou o impasse em Pontal de Maracaípe, em Ipojuca, na Região Metropolitana, onde proprietários de áreas à beira-mar têm restringido o acesso de banhistas e trabalhadores. Recentemente, em uma audiência pública realizada pela Comissão de Cidadania da Alepe, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) determinou a remoção de muros de coqueiros construídos ao longo da praia.

Rosa Amorim destacou a importância da mobilização popular para garantir que as praias permaneçam públicas. “Estaremos lá fazendo pressão junto aos trabalhadores para que a gente tenha novamente aquela praia pública, como deve ser”, concluiu.

A proposta de cessão de terrenos de marinha à iniciativa privada tem gerado intenso debate em várias esferas da sociedade. Críticos argumentam que a medida favorece a especulação imobiliária e a degradação ambiental, enquanto seus defensores afirmam que pode trazer desenvolvimento econômico e melhorias na infraestrutura costeira.

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Política

Defesa de Moro diz que não teve tempo para ‘se preparar’ e tenta adiar julgamento

Publicado

em

O senador Sérgio Moro (União-PR) pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) adie o julgamento que vai decidir se ele deve responder criminalmente por caluniar o ministro Gilmar Mendes. O caso está marcado nesta terça-feira, 4, na sessão da Primeira Turma.

A defesa do senador pretende apresentar seus argumentos na tribuna, mas alega que não teve tempo para se organizar e preparar a sustentação oral.

“O pedido se justifica pelo tempo exíguo entre a disponibilização da data de julgamento e sua realização (menos de 24 horas)”, diz um trecho do ofício enviado ao STF.

O senador foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por insinuar que Gilmar Mendes venderia decisões judiciais. A PGR pede que ele seja condenado por calúnia.

“Não, isso é fiança, instituto… pra comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes”, afirmou o ex-juiz em um vídeo antigo que repercutiu nas redes sociais em abril de 2023.

Os ministros vão analisar se há elementos para instaurar uma ação penal. O julgamento do mérito só acontece após a chamada fase de instrução do processo – quando são ouvidas testemunhas e produzidas provas complementares. O ex-juiz corre o risco de perder o mandato em caso de condenação.

Desde que a gravação veio a público, o senador vem negando qualquer acusação ao ministro. Ele diz que não teve a intenção de ofender o decano do STF. Segundo Moro, a declaração foi uma “brincadeira” tirada de contexto por “pessoas inescrupulosas”.

A Primeira Turma é composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia (relatora), Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino.

Fonte:  ESTADAO CONTEUDO

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!