Conecte-se Conosco

Pernambuco

Conheça os planos de Marília Arraes e de Raquel Lyra para Pernambuco

O que dizem os programas de governo das duas candidatas para áreas estratégicas do Estado

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

A Folha de Pernambuco levantou as propostas das candidatas Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (Solidariedade) para algumas áreas estratégicas de Pernambuco. Ambas responderam sobre os mesmos temas

Raquel Lyra

Com 71 páginas, incluindo a capa, o plano de governo da candidata a governadora Raquel Lyra (PSDB) aborda 13 eixos estratégicos. De acordo com o documento, eles vão além de um simples agrupamento temático das ações: servem para conduzir aos resultados que se pretende alcançar.

“São como caminhos interdependentes, que se cruzam em vários pontos. Este conceitonos proporciona uma visão integrada das propostas e possibilita que tenhamosmais efetividade, transparência e colaboração com a sociedade”, especifica o plano.

“Acreditamos que bons Planos de Governo são importantes para o fortalecimento da Democracia, pois explicam à população quais são as ideias das candidatas e candidatos e o que pretendem fazer, caso sejam escolhidos pela população para representá-los. Nosso plano foi feito ouvindo as pessoas, consultando especialistas de cada área e integrantes da academia.”, explica Raquel.

Educação

Para esse eixo estratégico, o plano  inclui seis propostas, dentre elas a criação de 60 mil vagas em creches no Estado, com cinco refeições diárias, dobrando a quantidade de vagas disponíveis. Abrange, ainda, adoção de tempo integral, a partir do ensino fundamental II nas escolas estaduais, e apoio aos governos municipais a também o adotarem nas escolas municipais; reestruturar o Programa Ganhe o Mundo; desenvolver o programa Trilhatec e implantar a Poupança Escola e a Bolsa-Estágio.

Emprego e renda 

Um dos projetos pretende melhorar o ambiente de negócios por meio do Programa Facilita Pernambuco, promovendo a desburocratização da administração pública, fortalecendo o empreendedorismo, a competitividade e a capacidade de geração de emprego e renda, a partir do diálogo e cooperação com organizações, empresas e empreendedores.

Já  o Programa Bora Empreender! visa aumentar a produtividades de pequenas e médias empresas por meio do acesso a crédito e de melhorias rápidas, baixo custo e alto impacto, em parceria com o Senai e o Sebrae.

Infraestrutura

Neste setor, a candidata apresenta nove propostas. Uma delas é o Programa Pernambuco no Caminho Certo, investindo na requalificação e expansão de estradas e rodovias, incluindo a pavimentação de estradas vicinais em parceria com os municípios.

Inclui, também, a construção do Arco Metropolitano, utilizando tecnologias verdes nas obras e garantindo a conservação da Área de Proteção Ambiental estadual Aldeia-Beberibe.
Além disso, ela pretende retomar as obras paralisadas e concluir a construção das quatro barragens na Zona da Mata Sul, melhorando o abastecimento e prevenindo novos desastres nas cidades da região e de parte do Agreste.

Mulheres

A candidata Raquel Lyra pretende reestruturar as Delegacias da Mulher e criar novas delegacias, capacitando policiais civis e militares e demais funcionários para melhor atendimento às vítimas e ampliando o alcance territorial no Estado. Ela promete, ainda, promover a autonomia econômica das mulheres, criando Centros de Qualificação Profissional da Mulher nos municípios, para capacitação, formação sociopolítica, inserção no mercado e fomento ao empreendedorismo, conforme a vocação econômica dos municípios.

Saúde

Nessa área, são oito propostas que abarcam, por exemplo, requalificar a infraestrutura dos hospitais estaduais, priorizando intervenções emergenciais nas unidades em pior estado (Restauração e Cisam); concluir as obras do Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru; retomar o projeto do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns; construir cinco grandes maternidades em todas as microrregiões da saúde de Pernambuco, para desconcentrar a oferta de leitos da macrorregião (Metropolitana)

Segurança

Neste setor, uma das metas é lançar o Programa Juntos pela Segurança, revisando os indicadores, incluindo critérios qualitativos e adequando o desdobramento e pactuação das metas às diferentes realidades das áreas integradas de segurança do Estado. Aumentar o efetivo nas ruas e garantir a melhoria dos equipamentos e materiais das polícias Científica, Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros; modernizar e padronizar a estrutura das delegacias e batalhões da Polícia e do Corpo de Bombeiros, inclusive para facilitar a identificação das unidades por parte da população; valorizar os profissionais de Segurança de Pernambuco, garantindo equipamentos, capacitação e condições de trabalho adequadas, são outras das propostas contidas no plano de governo.

Marília Arraes

O plano de governo de Marilia Arraes, candidata do Solidariedade, foi finalizado esta semana. O documento tem sete eixos principais desdobrados num total de 94 páginas.

“Diferentemente de outras candidaturas, não encomendamos nosso plano de governo. Ele foi construído ouvindo as pessoas. O resultado foi um plano democrático e sintonizado com o projeto do presidente Lula para o Brasil. E tem mais: nosso programa será constantemente atualizado, até porque os problemas e as prioridades não são estáticos. As contribuições são sempre bem-vindas”, destacou Marília Arraes

Educação

A candidata pretende fortalecer o apoio aos municípios, com programas de alfabetização e mais vagas na educação infantil; ampliar a rede de escolas integrais; criar o programa “Lugar de Estudante é na Escola” para reduzir faltas e evasão; ampliar o número de Escolas Técnicas, adequando currículo aos polos (têxtil, pecuária, fruticultura) e garantindo cursos noturnos; instituir negociação permanente com os profissionais da educação;  fortalecer a relação Educação Básica e Universidade ; ampliar os programas de alfabetização de jovens e adultos; implantar a Plano Estadual de Educação no Campo.

Emprego e renda

Marília garante priorizar, na política de concessão de incentivos fiscais e atração de investimentos, os empreendimentos intensivos em mão de obra, ou seja, aqueles com grande capacidade de geração de empregos diretos e indiretos; levar novos investimentos para a Mata Sul, o Agreste e o Sertão. Ela também promete criar o programa Meu Primeiro Emprego, incentivando empresas que contratarem funcionários da rede pública de ensino e quer priorizar e ampliar as compras públicas de microempreendedores Individuais e de micro e pequenas empresas

Infraestrutura

A candidata promete, entre outras ações, concluir obras viárias; criar um programa de conservação e manutenção permanente das estradas; destravar o Arco Metropolitano, preservando a área ambiental de Aldeia; concluir a triplicação da BR-232 no trecho urbano; viabilizar a duplicação até Arcoverde e, depois, Serra Talhada; investir nas estradas de interesse turístico; desenvolver o plano de investimento para o Porto de Suape, tendo em vista a recuperação da autonomia de Suape; concluir a Transnordestina entre Salgueiro e Suape e ampliar a malha aeroviária para transporte de carga e de passageiros.

Mulheres

Marília Arraes anunciou que i fortalecerá as políticas para as mulheres. Vai criar o Sistema de Informação Integrado (SIIM), com dados sobre as mulheres em todos os níveis de governo, além de  implantar 13 Casas da Mulher, voltadas à saúde integral, pré-natal, parto e puerpério, prioritárias para municípios sem infraestrutura; além de instalar salas para parto natural e humanizado integradas às Casas da Mulher. Pretende colocar Delegacia da Mulher em cada uma das cidades com maiores índices de violência.Quer criar a Patrulha Maria da Penha, para acompanhar as que estão sob medida protetiva; ampliar e aperfeiçoar a Central de Atendimento (Disque 180) no Estado; e aumentar o número de casas abrigo (hoje são 4), para amparar vítimas de violência doméstica

Saúde

As ideias da candidata para a área de saúde, entre outras, são criar o Programa Restaurar, para recuperar hospitais estaduais, ampliar os de alta complexidade, concluir o Geral do Sertão, em Serra Talhada, e construir o Hospital do Câncer de Araripina e o Hospital de Petrolina.
Ela retende transformar as 15 UPAEs em unidades de alta resolução em média complexidade; equipar melhor as UPAs; implantar a telemedicina, para acelerar diagnósticos; implantar o Prontuário Eletrônico Único, para quea s unidades acessem dados dos pacientes. E promete criar o Mais Médicos Pernambuco, financiando cursos de medicina em unidades privadas em troca da prestação de serviços no interior.

Segurança

Entre as propostas para a área, estão: redefinir a estrutura da Secretaria de Defesa Social, que vai coordenar o Novo Pacto pela Vida; restabelecer a autonomia das Polícias Civil e Militar,; integrar as Polícias Civil, Militar, Penal e Guardas Municipais; fortalecer o Departamento de Combate ao Crime Organizado e à Corrupção (Dracco) ; criar 13 Centrais de Polícia (três no Grande Recife) para coordenar operações integradas; reformar o Hospital da PM; criar o Programa Vizinhança Segura; reavaliar o uso da taxa de Bombeiros, garantindo, já em 2023,  R$ 20 milhões para equipamentos; investir em formação do efetivo; instituir mesa permanente de diálogo com o sindicato da Polícia Civil; extinguir, gradativamente, as faixas salariais na PM; além de realizar concursos com regularidade.

Fonte: Portal Serrita

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Pernambuco

Governo de PE amplia o abastecimento de água na zona rural de Pesqueira e Arcoverde

Publicado

em

A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta terça-feira (23), Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) nos municípios de Pesqueira, no Agreste Central, e em Arcoverde, no Sertão do Moxotó.

Com investimentos que somam R$ 1,8 milhão, a iniciativa levará água do Rio São Francisco para as torneiras dos moradores de comunidades dessas duas cidades, beneficiando cerca de mil pessoas. Com estas entregas, já são 21 sistemas simplificados de abastecimento construídos na atual gestão. 

“A prioridade do nosso governo é garantir dignidade para a população. Pernambuco tem, sobretudo no Agreste, águas de longas distâncias. Mas conseguimos criar uma estratégia forte, ter um time muito bom, tendo a parceria do povo e do governo federal. Temos investido fortemente para garantir que todos possam ter acesso à água para beber, cozinhar e tomar banho, e hoje tivemos a alegria de levar água para duas comunidades da zona rural do Agreste e do Sertão. É assim que iremos fazer em todo o Estado”, destacou a governadora. 

Para o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, a entrega dos Sistemas Simplificados reforça a prioridade que o Governo do Estado tem dado ao saneamento rural. 

“Em distritos onde a fonte hídrica está próxima, estamos planejando e executando obras para fazer essas conexões. Já nos locais mais afastados, onde não existe esse recurso, estamos procurando perfurar poços e utilizar dessalinizadores como temos feito sistematicamente pelo interior do nosso Estado. A nossa missão é fazer com que a água chegue aos dois milhões de pernambucanos que, historicamente, não tiveram acesso à água ao longo de tantas décadas”, enfatizou o titular da pasta. 

A primeira entrega foi na comunidade de Campo de Aviação, no município de Pesqueira. Lá, a água é captada da Adutora do Agreste e passa por uma adutora de água bruta. A obra foi autorizada em setembro de 2023, durante as plenárias do Ouvir para Mudar no Agreste Central. 

A presidente da Associação de Moradores do Campo de Aviação, Elaine Cristina de Oliveira Leite, enfatizou que a iniciativa trará mais dignidade para a população. “Este é um momento de muita felicidade. Antes a gente sofria bastante, por uns 30 anos não tinha água para nada, andávamos quilômetros para lavar roupa e buscar água para consumo. Não foi fácil. Foram dias e anos para se conquistar o que hoje está sendo concretizado”, agradeceu a moradora.

Já em Arcoverde, o Governo do Estado inaugurou um SSAA na comunidade de Ipojuca. Neste sistema, a água é captada a partir de uma interligação da Estação Elevatória de Água Bruta Ipojuca, da Adutora do Agreste. 

Os dois novos sistemas passam a integrar o Sisar Pernambuco – o Sistema Integrado de Saneamento Rural. O Sisar é uma política pública de saneamento rural por meio da qual comunidades difusas, não atendidas pelos serviços convencionais de abastecimento de água, passam a ter um sistema próprio, em que toda a operação, manutenção e cobrança de contas é gerida pelos próprios beneficiados. 

Presente na solenidade, o deputado estadual Luciano Duque enalteceu os investimentos feitos pelo Governo de Pernambuco em todas as regiões do Estado. “Eu não tenho dúvida de que Pernambuco será um canteiro de obras importantes, dialogando com o desenvolvimento. O nosso Estado terá um grande legado para mostrar, principalmente quando se fala de atração de investimentos”, pontuou.

Por Nill Junior

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Governo de Pernambuco divulga calendário do 13° do Bolsa Família; confira

Publicado

em

Famílias beneficiárias do Bolsa Família receberão em agosto uma parcela extra paga pelo Governo de Pernambuco. Nesta quarta-feira, 23, a administração estadual divulgou o calendário de pagamento, seguindo o mesmo cronograma do programa, de acordo com o último dígito do NIS (Número de Inscrição Social).

A parcela extraordinária no valor de R$ 150 será paga entre os dias 19 e 30 de agosto, caindo na mesma conta do Bolsa Família. Serão contempladas famílias pernambucanas que receberam o Bolsa Família por pelo menos seis meses em 2023, intercalados ou consecutivos.

Confira abaixo o cronograma:

NIS final 1 – 19 de agosto

NIS final 2 – 20 de agosto

NIS final 3 – 21 de agosto

NIS final 4 – 22 de agosto

NIS final 5 – 23 de agosto

NIS final 6 – 26 de agosto

NIS final 7 – 27 de agosto

NIS final 8 – 28 de agosto

NIS final 9 – 29 de agosto

NIS final 0 – 30 de agosto

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Raquel Lyra volta a Arcoverde nesta terça-feira

Publicado

em

Nesta terça-feira (23), a governadora Raquel Lyra cumprirá agenda no interior de Pernambuco, com foco em melhorias de infraestrutura e saúde. O destaque do dia será a cidade de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, onde a governadora inaugurará um novo Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) e dez novos leitos de UTI geral no Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC).

Às 11h, a governadora estará em Arcoverde para inaugurar o Sistema de Abastecimento de Água na Comunidade de Ipojuca. O Evento acontece na Praça Pública da Rua Cel. Arcelino de Brito, e representa um investimento significativo para a região, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de seus moradores. Os novos sistemas de abastecimento de água, que também incluem a implantação em Pesqueira, somam um investimento total de R$ 1,8 milhão, beneficiando cerca de mil pessoas.

Mais tarde, às 14h, Raquel Lyra entrega dez novos leitos de UTI geral no HRRBC. Esta ampliação é crucial para fortalecer a capacidade de atendimento médico da região, proporcionando melhores condições para o tratamento de pacientes em estado grave.

Mais cedo, às 9h, a governadora estará em Pesqueira, no Agreste Central, onde será implantado o Sistema de Abastecimento de Água na Comunidade de Campo de Aviação, no Sítio Cachoeira.

Fonte: Nill Junior

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!