Conecte-se Conosco

Pernambuco

Conheça os planos de Marília Arraes e de Raquel Lyra para Pernambuco

O que dizem os programas de governo das duas candidatas para áreas estratégicas do Estado

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

A Folha de Pernambuco levantou as propostas das candidatas Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (Solidariedade) para algumas áreas estratégicas de Pernambuco. Ambas responderam sobre os mesmos temas

Raquel Lyra

Com 71 páginas, incluindo a capa, o plano de governo da candidata a governadora Raquel Lyra (PSDB) aborda 13 eixos estratégicos. De acordo com o documento, eles vão além de um simples agrupamento temático das ações: servem para conduzir aos resultados que se pretende alcançar.

“São como caminhos interdependentes, que se cruzam em vários pontos. Este conceitonos proporciona uma visão integrada das propostas e possibilita que tenhamosmais efetividade, transparência e colaboração com a sociedade”, especifica o plano.

“Acreditamos que bons Planos de Governo são importantes para o fortalecimento da Democracia, pois explicam à população quais são as ideias das candidatas e candidatos e o que pretendem fazer, caso sejam escolhidos pela população para representá-los. Nosso plano foi feito ouvindo as pessoas, consultando especialistas de cada área e integrantes da academia.”, explica Raquel.

Educação

Para esse eixo estratégico, o plano  inclui seis propostas, dentre elas a criação de 60 mil vagas em creches no Estado, com cinco refeições diárias, dobrando a quantidade de vagas disponíveis. Abrange, ainda, adoção de tempo integral, a partir do ensino fundamental II nas escolas estaduais, e apoio aos governos municipais a também o adotarem nas escolas municipais; reestruturar o Programa Ganhe o Mundo; desenvolver o programa Trilhatec e implantar a Poupança Escola e a Bolsa-Estágio.

Emprego e renda 

Um dos projetos pretende melhorar o ambiente de negócios por meio do Programa Facilita Pernambuco, promovendo a desburocratização da administração pública, fortalecendo o empreendedorismo, a competitividade e a capacidade de geração de emprego e renda, a partir do diálogo e cooperação com organizações, empresas e empreendedores.

Já  o Programa Bora Empreender! visa aumentar a produtividades de pequenas e médias empresas por meio do acesso a crédito e de melhorias rápidas, baixo custo e alto impacto, em parceria com o Senai e o Sebrae.

Infraestrutura

Neste setor, a candidata apresenta nove propostas. Uma delas é o Programa Pernambuco no Caminho Certo, investindo na requalificação e expansão de estradas e rodovias, incluindo a pavimentação de estradas vicinais em parceria com os municípios.

Inclui, também, a construção do Arco Metropolitano, utilizando tecnologias verdes nas obras e garantindo a conservação da Área de Proteção Ambiental estadual Aldeia-Beberibe.
Além disso, ela pretende retomar as obras paralisadas e concluir a construção das quatro barragens na Zona da Mata Sul, melhorando o abastecimento e prevenindo novos desastres nas cidades da região e de parte do Agreste.

Mulheres

A candidata Raquel Lyra pretende reestruturar as Delegacias da Mulher e criar novas delegacias, capacitando policiais civis e militares e demais funcionários para melhor atendimento às vítimas e ampliando o alcance territorial no Estado. Ela promete, ainda, promover a autonomia econômica das mulheres, criando Centros de Qualificação Profissional da Mulher nos municípios, para capacitação, formação sociopolítica, inserção no mercado e fomento ao empreendedorismo, conforme a vocação econômica dos municípios.

Saúde

Nessa área, são oito propostas que abarcam, por exemplo, requalificar a infraestrutura dos hospitais estaduais, priorizando intervenções emergenciais nas unidades em pior estado (Restauração e Cisam); concluir as obras do Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru; retomar o projeto do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns; construir cinco grandes maternidades em todas as microrregiões da saúde de Pernambuco, para desconcentrar a oferta de leitos da macrorregião (Metropolitana)

Segurança

Neste setor, uma das metas é lançar o Programa Juntos pela Segurança, revisando os indicadores, incluindo critérios qualitativos e adequando o desdobramento e pactuação das metas às diferentes realidades das áreas integradas de segurança do Estado. Aumentar o efetivo nas ruas e garantir a melhoria dos equipamentos e materiais das polícias Científica, Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros; modernizar e padronizar a estrutura das delegacias e batalhões da Polícia e do Corpo de Bombeiros, inclusive para facilitar a identificação das unidades por parte da população; valorizar os profissionais de Segurança de Pernambuco, garantindo equipamentos, capacitação e condições de trabalho adequadas, são outras das propostas contidas no plano de governo.

Marília Arraes

O plano de governo de Marilia Arraes, candidata do Solidariedade, foi finalizado esta semana. O documento tem sete eixos principais desdobrados num total de 94 páginas.

“Diferentemente de outras candidaturas, não encomendamos nosso plano de governo. Ele foi construído ouvindo as pessoas. O resultado foi um plano democrático e sintonizado com o projeto do presidente Lula para o Brasil. E tem mais: nosso programa será constantemente atualizado, até porque os problemas e as prioridades não são estáticos. As contribuições são sempre bem-vindas”, destacou Marília Arraes

Educação

A candidata pretende fortalecer o apoio aos municípios, com programas de alfabetização e mais vagas na educação infantil; ampliar a rede de escolas integrais; criar o programa “Lugar de Estudante é na Escola” para reduzir faltas e evasão; ampliar o número de Escolas Técnicas, adequando currículo aos polos (têxtil, pecuária, fruticultura) e garantindo cursos noturnos; instituir negociação permanente com os profissionais da educação;  fortalecer a relação Educação Básica e Universidade ; ampliar os programas de alfabetização de jovens e adultos; implantar a Plano Estadual de Educação no Campo.

Emprego e renda

Marília garante priorizar, na política de concessão de incentivos fiscais e atração de investimentos, os empreendimentos intensivos em mão de obra, ou seja, aqueles com grande capacidade de geração de empregos diretos e indiretos; levar novos investimentos para a Mata Sul, o Agreste e o Sertão. Ela também promete criar o programa Meu Primeiro Emprego, incentivando empresas que contratarem funcionários da rede pública de ensino e quer priorizar e ampliar as compras públicas de microempreendedores Individuais e de micro e pequenas empresas

Infraestrutura

A candidata promete, entre outras ações, concluir obras viárias; criar um programa de conservação e manutenção permanente das estradas; destravar o Arco Metropolitano, preservando a área ambiental de Aldeia; concluir a triplicação da BR-232 no trecho urbano; viabilizar a duplicação até Arcoverde e, depois, Serra Talhada; investir nas estradas de interesse turístico; desenvolver o plano de investimento para o Porto de Suape, tendo em vista a recuperação da autonomia de Suape; concluir a Transnordestina entre Salgueiro e Suape e ampliar a malha aeroviária para transporte de carga e de passageiros.

Mulheres

Marília Arraes anunciou que i fortalecerá as políticas para as mulheres. Vai criar o Sistema de Informação Integrado (SIIM), com dados sobre as mulheres em todos os níveis de governo, além de  implantar 13 Casas da Mulher, voltadas à saúde integral, pré-natal, parto e puerpério, prioritárias para municípios sem infraestrutura; além de instalar salas para parto natural e humanizado integradas às Casas da Mulher. Pretende colocar Delegacia da Mulher em cada uma das cidades com maiores índices de violência.Quer criar a Patrulha Maria da Penha, para acompanhar as que estão sob medida protetiva; ampliar e aperfeiçoar a Central de Atendimento (Disque 180) no Estado; e aumentar o número de casas abrigo (hoje são 4), para amparar vítimas de violência doméstica

Saúde

As ideias da candidata para a área de saúde, entre outras, são criar o Programa Restaurar, para recuperar hospitais estaduais, ampliar os de alta complexidade, concluir o Geral do Sertão, em Serra Talhada, e construir o Hospital do Câncer de Araripina e o Hospital de Petrolina.
Ela retende transformar as 15 UPAEs em unidades de alta resolução em média complexidade; equipar melhor as UPAs; implantar a telemedicina, para acelerar diagnósticos; implantar o Prontuário Eletrônico Único, para quea s unidades acessem dados dos pacientes. E promete criar o Mais Médicos Pernambuco, financiando cursos de medicina em unidades privadas em troca da prestação de serviços no interior.

Segurança

Entre as propostas para a área, estão: redefinir a estrutura da Secretaria de Defesa Social, que vai coordenar o Novo Pacto pela Vida; restabelecer a autonomia das Polícias Civil e Militar,; integrar as Polícias Civil, Militar, Penal e Guardas Municipais; fortalecer o Departamento de Combate ao Crime Organizado e à Corrupção (Dracco) ; criar 13 Centrais de Polícia (três no Grande Recife) para coordenar operações integradas; reformar o Hospital da PM; criar o Programa Vizinhança Segura; reavaliar o uso da taxa de Bombeiros, garantindo, já em 2023,  R$ 20 milhões para equipamentos; investir em formação do efetivo; instituir mesa permanente de diálogo com o sindicato da Polícia Civil; extinguir, gradativamente, as faixas salariais na PM; além de realizar concursos com regularidade.

Fonte: Portal Serrita

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Pernambuco

Suape investe mais de R$ 600 milhões para modernização da infraestrutura portuária

Publicado

em

O Complexo Industrial Portuário de Suape segue executando um pacote de investimentos da ordem de R$ 611 milhões para modernizar a infraestrutura portuária. Uma das entregas recentes foi a conclusão da terceira e penúltima etapa das obras de recuperação do molhe de pedras, que serve de barreira de proteção para os berços de atracação do 6º porto público mais movimentado do país. A intervenção englobou a restauração e o reforço do paredão, com extensão total de cerca de 2,5 quilômetros

Os investimentos incluem serviços de dragagem, modernização da iluminação, troca de defensas, entre outros. A última fase dos trabalhos no molhe, que tem custo de R$ 123 milhões, já teve o processo licitatório concluído e os serviços começarão em julho deste ano, com prazo de conclusão previsto para 2028.

A obra é uma importante intervenção na barreira de proteção do porto contra a força das marés altas, permitindo que as operações sejam realizadas com menor interferência de correntes marítimas e ondas. A terceira etapa, que teve custo de R$ 68,1 milhões, contemplou trecho de 1,6 quilômetro, com a colocação de blocos de pedras que variaram de 300 quilos a 12 toneladas, totalizando o volume de 78.120,00 metros cúbicos.

O diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, ressalta que a restauração do molhe é uma obra fundamental para garantir a segurança das operações.

Divulgação
Modernização de Suape inclui serviços de dragagem, modernização da iluminação, troca de defensas e outros – Divulgação

“São intervenções fundamentais para o bom funcionamento das atividades portuárias, além de deixar Suape ainda mais preparado para os desafios impostos pelas mudanças climáticas”, salienta. Guiot destaca, ainda, que o programa de inovação e transição energética, além da governança comprometida com a sustentabilidade, colocam o porto pernambucano em condições favoráveis no competitivo cenário marítimo mundial.

RESTAURAÇÃO AGUARDADA

De acordo com a diretora de Infraestrutura de Suape, Renata Loyo, o molhe passa pela primeira grande restauração desde a inauguração do porto, no dia 7 de novembro de 1978. “Por causa da complexidade e abrangência da intervenção, o projeto foi dividido em três fases, englobando quatro áreas. “Os serviços vêm sendo executados em conformidade com o cronograma estabelecido desde 2018 e agora caminhamos para a última etapa da obra, dotando o porto de um molhe robusto e mais seguro”, enfatiza.

Fonte: JC

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

 

Continue lendo

Pernambuco

Projeto de deputado pernambucano que aumenta proteção às mulheres é aprovado no Senado

Publicado

em

O Senado Federal aprovou o Projeto de Lei 2737/2019, de autoria do deputado federal André Ferreira (PL/PE), que estabelece o atendimento prioritário para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A proposta altera a Lei Maria da Penha para garantir cuidados sociais, médicos e psicológicos, tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto no Sistema Único de Segurança Pública (Susp), de forma célere.

Além disso, o projeto modifica a Lei 13.239/2015, que dispõe sobre a realização de cirurgia plástica reparadora de sequelas de lesões causadas por atos de violência contra a mulher no âmbito do SUS, ao prever a prioridade entre os casos de mesma gravidade.

“Após a denúncia de violência doméstica, a vítima pode necessitar de benefícios sociais, como o Bolsa Família, para sustentar os filhos, ou até mesmo abrigos por risco de vida. O projeto garante que o apoio para reconstruir a vida seja prioritário”, justificou o deputado.

A proposta já havia sido aprovada pela Câmara e agora segue para sanção presidencial para virar lei.

Fonte: Carlos Brito

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Raquel Lyra assina TC para restauração de patrimônios culturais junto ao Iphan

Publicado

em

A governadora Raquel Lyra assinou, nesta quinta-feira (16), no Palácio do Campo das Princesas, junto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os termos de compromissos para a restauração de patrimônios culturais e bens tombados do Estado, nos municípios do Recife e de Olinda, além do Arquipélago de Fernando de Noronha. Serão investidos R$ 42,7 milhões, provenientes do Novo PAC Cidades Históricas. A vice-governadora Priscila Krause também participou da solenidade.

“São equipamentos culturais e religiosos que cuidam da história cultural de Pernambuco, podendo ter injeção direta de recursos, e requalificação sendo feita pela Fundarpe. Esses investimentos vão garantir mais riqueza no turismo, trazendo mais gente para o nosso Estado e podendo dar a eles mais oportunidade de visitar os equipamentos que contam a tradição e a história do povo do Brasil”, destacou Raquel Lyra.

No Recife, foram aportados investimentos de R$ 4,5 milhões para a restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio e seus bens integrados. Já em Olinda, serão realizados serviços de recuperação e requalificação do Mosteiro de São Bento e da Igreja de São Pedro. Para as obras na cidade alta, foram aportados R$ 19,5 milhões.

Para a secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula, esses investimentos são fundamentais para salvaguardar as riquezas de Pernambuco. “Serão feitos reparos em equipamentos importantes para que possam estar nas melhores condições possíveis, tanto para o nosso cidadão, como para quem vem de fora e quer visitar esses grandes monumentos aqui do Estado”, pontuou a titular da pasta.

“É uma decisão política, tanto do Governo Estadual quanto do governo federal, de abraçar o patrimônio cultural e colocar ele como uma prioridade de investimento no Novo PAC. Estamos investindo na  recuperação dos nossos bens tombados, sítios e dos conjuntos urbanos de bens e equipamentos que são importantes para a história do país”, ressaltou o presidente do Iphan, Leandro Grass.

Em Fernando de Noronha, serão realizados serviços de restauração do Forte de Santo Antônio e do Forte de São Pedro do Boldró, no valor de R$ 17,6 milhões. “Noronha é internacionalmente conhecida por suas paisagens e por ser um paraíso natural, mas lá também temos pontos que resgatam a cultura e a história. Com a assinatura desses projetos resgatamos a cultura, trazendo mais desenvolvimento, junto com um olhar para a comunidade e para o turista”, disse Thallyta Figuerôa, Administradora de Fernando de Noronha.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho; o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo; e integrantes do Iphan.

Fonte: Nill Junior

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!