Conecte-se Conosco

Pernambuco

Conheça os planos de Marília Arraes e de Raquel Lyra para Pernambuco

O que dizem os programas de governo das duas candidatas para áreas estratégicas do Estado

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

A Folha de Pernambuco levantou as propostas das candidatas Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (Solidariedade) para algumas áreas estratégicas de Pernambuco. Ambas responderam sobre os mesmos temas

Raquel Lyra

Com 71 páginas, incluindo a capa, o plano de governo da candidata a governadora Raquel Lyra (PSDB) aborda 13 eixos estratégicos. De acordo com o documento, eles vão além de um simples agrupamento temático das ações: servem para conduzir aos resultados que se pretende alcançar.

“São como caminhos interdependentes, que se cruzam em vários pontos. Este conceitonos proporciona uma visão integrada das propostas e possibilita que tenhamosmais efetividade, transparência e colaboração com a sociedade”, especifica o plano.

“Acreditamos que bons Planos de Governo são importantes para o fortalecimento da Democracia, pois explicam à população quais são as ideias das candidatas e candidatos e o que pretendem fazer, caso sejam escolhidos pela população para representá-los. Nosso plano foi feito ouvindo as pessoas, consultando especialistas de cada área e integrantes da academia.”, explica Raquel.

Educação

Para esse eixo estratégico, o plano  inclui seis propostas, dentre elas a criação de 60 mil vagas em creches no Estado, com cinco refeições diárias, dobrando a quantidade de vagas disponíveis. Abrange, ainda, adoção de tempo integral, a partir do ensino fundamental II nas escolas estaduais, e apoio aos governos municipais a também o adotarem nas escolas municipais; reestruturar o Programa Ganhe o Mundo; desenvolver o programa Trilhatec e implantar a Poupança Escola e a Bolsa-Estágio.

Emprego e renda 

Um dos projetos pretende melhorar o ambiente de negócios por meio do Programa Facilita Pernambuco, promovendo a desburocratização da administração pública, fortalecendo o empreendedorismo, a competitividade e a capacidade de geração de emprego e renda, a partir do diálogo e cooperação com organizações, empresas e empreendedores.

Já  o Programa Bora Empreender! visa aumentar a produtividades de pequenas e médias empresas por meio do acesso a crédito e de melhorias rápidas, baixo custo e alto impacto, em parceria com o Senai e o Sebrae.

Infraestrutura

Neste setor, a candidata apresenta nove propostas. Uma delas é o Programa Pernambuco no Caminho Certo, investindo na requalificação e expansão de estradas e rodovias, incluindo a pavimentação de estradas vicinais em parceria com os municípios.

Inclui, também, a construção do Arco Metropolitano, utilizando tecnologias verdes nas obras e garantindo a conservação da Área de Proteção Ambiental estadual Aldeia-Beberibe.
Além disso, ela pretende retomar as obras paralisadas e concluir a construção das quatro barragens na Zona da Mata Sul, melhorando o abastecimento e prevenindo novos desastres nas cidades da região e de parte do Agreste.

Mulheres

A candidata Raquel Lyra pretende reestruturar as Delegacias da Mulher e criar novas delegacias, capacitando policiais civis e militares e demais funcionários para melhor atendimento às vítimas e ampliando o alcance territorial no Estado. Ela promete, ainda, promover a autonomia econômica das mulheres, criando Centros de Qualificação Profissional da Mulher nos municípios, para capacitação, formação sociopolítica, inserção no mercado e fomento ao empreendedorismo, conforme a vocação econômica dos municípios.

Saúde

Nessa área, são oito propostas que abarcam, por exemplo, requalificar a infraestrutura dos hospitais estaduais, priorizando intervenções emergenciais nas unidades em pior estado (Restauração e Cisam); concluir as obras do Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru; retomar o projeto do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns; construir cinco grandes maternidades em todas as microrregiões da saúde de Pernambuco, para desconcentrar a oferta de leitos da macrorregião (Metropolitana)

Segurança

Neste setor, uma das metas é lançar o Programa Juntos pela Segurança, revisando os indicadores, incluindo critérios qualitativos e adequando o desdobramento e pactuação das metas às diferentes realidades das áreas integradas de segurança do Estado. Aumentar o efetivo nas ruas e garantir a melhoria dos equipamentos e materiais das polícias Científica, Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros; modernizar e padronizar a estrutura das delegacias e batalhões da Polícia e do Corpo de Bombeiros, inclusive para facilitar a identificação das unidades por parte da população; valorizar os profissionais de Segurança de Pernambuco, garantindo equipamentos, capacitação e condições de trabalho adequadas, são outras das propostas contidas no plano de governo.

Marília Arraes

O plano de governo de Marilia Arraes, candidata do Solidariedade, foi finalizado esta semana. O documento tem sete eixos principais desdobrados num total de 94 páginas.

“Diferentemente de outras candidaturas, não encomendamos nosso plano de governo. Ele foi construído ouvindo as pessoas. O resultado foi um plano democrático e sintonizado com o projeto do presidente Lula para o Brasil. E tem mais: nosso programa será constantemente atualizado, até porque os problemas e as prioridades não são estáticos. As contribuições são sempre bem-vindas”, destacou Marília Arraes

Educação

A candidata pretende fortalecer o apoio aos municípios, com programas de alfabetização e mais vagas na educação infantil; ampliar a rede de escolas integrais; criar o programa “Lugar de Estudante é na Escola” para reduzir faltas e evasão; ampliar o número de Escolas Técnicas, adequando currículo aos polos (têxtil, pecuária, fruticultura) e garantindo cursos noturnos; instituir negociação permanente com os profissionais da educação;  fortalecer a relação Educação Básica e Universidade ; ampliar os programas de alfabetização de jovens e adultos; implantar a Plano Estadual de Educação no Campo.

Emprego e renda

Marília garante priorizar, na política de concessão de incentivos fiscais e atração de investimentos, os empreendimentos intensivos em mão de obra, ou seja, aqueles com grande capacidade de geração de empregos diretos e indiretos; levar novos investimentos para a Mata Sul, o Agreste e o Sertão. Ela também promete criar o programa Meu Primeiro Emprego, incentivando empresas que contratarem funcionários da rede pública de ensino e quer priorizar e ampliar as compras públicas de microempreendedores Individuais e de micro e pequenas empresas

Infraestrutura

A candidata promete, entre outras ações, concluir obras viárias; criar um programa de conservação e manutenção permanente das estradas; destravar o Arco Metropolitano, preservando a área ambiental de Aldeia; concluir a triplicação da BR-232 no trecho urbano; viabilizar a duplicação até Arcoverde e, depois, Serra Talhada; investir nas estradas de interesse turístico; desenvolver o plano de investimento para o Porto de Suape, tendo em vista a recuperação da autonomia de Suape; concluir a Transnordestina entre Salgueiro e Suape e ampliar a malha aeroviária para transporte de carga e de passageiros.

Mulheres

Marília Arraes anunciou que i fortalecerá as políticas para as mulheres. Vai criar o Sistema de Informação Integrado (SIIM), com dados sobre as mulheres em todos os níveis de governo, além de  implantar 13 Casas da Mulher, voltadas à saúde integral, pré-natal, parto e puerpério, prioritárias para municípios sem infraestrutura; além de instalar salas para parto natural e humanizado integradas às Casas da Mulher. Pretende colocar Delegacia da Mulher em cada uma das cidades com maiores índices de violência.Quer criar a Patrulha Maria da Penha, para acompanhar as que estão sob medida protetiva; ampliar e aperfeiçoar a Central de Atendimento (Disque 180) no Estado; e aumentar o número de casas abrigo (hoje são 4), para amparar vítimas de violência doméstica

Saúde

As ideias da candidata para a área de saúde, entre outras, são criar o Programa Restaurar, para recuperar hospitais estaduais, ampliar os de alta complexidade, concluir o Geral do Sertão, em Serra Talhada, e construir o Hospital do Câncer de Araripina e o Hospital de Petrolina.
Ela retende transformar as 15 UPAEs em unidades de alta resolução em média complexidade; equipar melhor as UPAs; implantar a telemedicina, para acelerar diagnósticos; implantar o Prontuário Eletrônico Único, para quea s unidades acessem dados dos pacientes. E promete criar o Mais Médicos Pernambuco, financiando cursos de medicina em unidades privadas em troca da prestação de serviços no interior.

Segurança

Entre as propostas para a área, estão: redefinir a estrutura da Secretaria de Defesa Social, que vai coordenar o Novo Pacto pela Vida; restabelecer a autonomia das Polícias Civil e Militar,; integrar as Polícias Civil, Militar, Penal e Guardas Municipais; fortalecer o Departamento de Combate ao Crime Organizado e à Corrupção (Dracco) ; criar 13 Centrais de Polícia (três no Grande Recife) para coordenar operações integradas; reformar o Hospital da PM; criar o Programa Vizinhança Segura; reavaliar o uso da taxa de Bombeiros, garantindo, já em 2023,  R$ 20 milhões para equipamentos; investir em formação do efetivo; instituir mesa permanente de diálogo com o sindicato da Polícia Civil; extinguir, gradativamente, as faixas salariais na PM; além de realizar concursos com regularidade.

Fonte: Portal Serrita

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Pernambuco

LBV presta mais de 6 milhões de atendimentos em 2023

Publicado

em

Capaz de gerar transformações, a Solidariedade tem força para mobilizar e unir pessoas em prol de causas sociais. Esse é o retrato do trabalho da Legião da Boa Vontade (LBV) em 2023, evidenciado em seu Balanço Social. Mesmo tendo sido um ano desafiador, a Instituição cumpriu sua principal meta: estar presente onde as pessoas mais precisam, a fim de ajudá-las a superar seus desafios, como tem feito ao longo de seus 74 anos de existência.

Compromisso com a transparência
Em 2023, a LBV alcançou a expressiva marca de 6.018.361 atendimentos prestados à população em situação de vulnerabilidade e de risco social em todo o país. Mais de 626 mil pessoas foram impactadas pelos serviços e programas socioeducacionais promovidos pela Instituição no território brasileiro. A LBV teve seu balanço social auditado pela Walter Heuer Auditores Independentes, uma prática adotada pela Entidade há décadas, muito antes da exigência legal.
Agradecimento
Com o imprescindível apoio de seus colaboradores, parceiros e voluntários, a LBV trabalha para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de prevenir, por meio de informação e atividades socioeducativas, situações de risco a crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias de baixa renda. Por isso, toda doação vale muito. Um simples gesto pode melhorar a vida de muita gente. O nosso muito obrigado a todos os que, de alguma forma, ajudaram a LBV a vencer os obstáculos e a fazer mais.

Confira as ações
Acompanhe todas as ações realizadas acessando o perfil @LBVBrasil no Instagram e no Facebook. Acesse também www.lbv.org.br e faça a sua doação. Se preferir faça um pix pela chave pix@lbv.org.br. faça parte desse time solidário você também!

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

TRE cassa mandato de três vereadores de Jaboatão por candidaturas “laranjas”

Publicado

em

Nesta sexta-feira, 3 de abril, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) cassou o mandato de três vereadores que atuam na cidade de Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife.

Por unanimidade, o pleno do Tribunal decidiu por revogar os trabalhos dos vereadores Adiel, Lica do Micro Ônibus e Nando Campos.

No entendimento dos desembargadores, os partidos PMN, Cidadania e o DEM não cumpriram a cota de gênero, nas eleições municipais de 2020, lançando candidaturas consideradas “laranjas”.

A princípio, a decisão fez com que as legendas perdessem todos os votos das chapas proporcionais.

Os vereadores podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para anularem a decisão do TRE-PE.

Atualmente, os três políticos encontram-se em partidos diferentes daqueles que foram eleitos. Antes de tudo, eleito pelo PMN, Adiel se filiou ao PRD para tentar novo mandato nas eleições deste ano. Lica do Micro Ônibus, que foi do Cidadania, está no PP. Após se eleger pelo DEM, o vereador Nando Campos agora está no PRD.

Primordialmente, Karina Albuquerque, relatora do processo, deu parecer favorável à anulação dos votos das legendas, costatando que as candidatas registradas não fizeram campanha eleitoral e não comprovaram gastos.

Por portal de Prefeitura

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Pernambuco vai sediar reunião de ministros de Ciência e Tecnologia do G20

Publicado

em

Pernambuco vai fazer parte do calendário do G20 Brasil 2024, que tem como tema “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”. O Recife vai sediar a reunião do Grupo de Trabalho de Pesquisa e Inovação, que traz para a discussão os ministros de ciência e tecnologia dos países do bloco. A novidade foi anunciada pela ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MTCI), Luciana Santos, que participou do primeiro dia da Etapa Nordeste da 5ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação nesta quinta-feira (2). O evento segue até esta sexta (3), na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), no Recife.

“O presidente Lula reinseriu o Brasil de maneira altiva no mundo global e este ano o País lidera o G20, que terá como um das rotas de debate a economia digital. O presidente tomou a decisão de que as reuniões dos ministros da Ciência e Tecnologia seriam uma Brasília e outra em Manaus, mas a segunda agora será em Pernmabuco”, adianta a ministra. O local não aparece no calendário do G20, mas a data aparece como de 22 a 24 de maio e a cidade é o Recife.

FUTURO DA CT&I

A 5ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação é uma longa discussão reunindo empresários, governos, academia e sociedade civil para discutir perspectivas do setor em um horizonte de 10 anos. As etapas regionais são uma preparação para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá de 4 a 6 de junho, no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF).

A estapa regional está discutindo a proposta dos nove estados do Nordeste e agentes públicos para discutir e elencar as políticas públicas que deverão ser prioridades para a região Nordeste (Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Paraíba, Alagoas e Sergipe). As reuniões preparatórias para a 5ª Conferência já somam mais de 220 encontros em todo Brasil, sendo 14 municipais, 26 estaduais, além do Distrito Federal, 29 encontros temáticas (conferência e seminários) e 157 livres e duas regionais (Sudeste, Norte, Sul e Centro-Oeste).

A ministra Luciana Santos diz que a diretriz do governo Lula é retomar a importância da Ciência e Tecnologia no País, que ao longo dos últimos anos teve seu orçamento contingenciado e seu potencial descredibilizado.

“A ciência voltou. O ‘inominável’ (em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro) contigenciou os recursos para a área até 2026, mas o presidente Lula conseguiu recompor o Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia. Só no PAC temos seis projetos estruturantes, com investimento de R$ 4,4 bilhões”, destaca Luciana.

EDITAL PARA ENERGIAS RENOVÁVEIS

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!