Conecte-se Conosco

Pernambuco

Câmara Municipal de Ipojuca é investigada por suspeita de ‘rachadinha’

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

 A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou, nesta quinta-feira (10), uma operação para investigar a suspeita de um esquema de “rachadinha” na Câmara Municipal de Ipojuca, no Grande Recife. Os alvos da ação, que não tiveram os nomes divulgados, são suspeitos de lavagem de dinheiro e peculato, que é crime cometido por funcionário público.

Ao todo, foram emitidos 20 mandados de busca e apreensão, sequestro de bens e bloqueio de ativos financeiros. Segundo a Polícia Civil, eles são cumpridos em endereços em Ipojuca e em Gravatá, no Agreste do estado. Não foram detalhados quais bens foram sequestrados e qual o valor dos bloqueios.

A investigação que resultou na operação desta quinta-feira, denominada Compartilhado, começou em setembro de 2020 e é coordenada pelos delegados Viviane Santa Cruz e Diogo Melo Victor, ambos da 1ª Delegacia de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado.

Em nota, a Câmara de Ipojuca afirmou que “coopera e vai cooperar com o que for preciso para elucidar os fatos” e ressaltou que a investigação começou antes da atual legislatura, iniciada em 2021, após as eleições municipais de 2020.

O crime de “rachadinha”, ou desvio de salário de assessor, é uma prática de corrupção caracterizada pelo repasse de parte dos salários de assessores para político ou secretário a partir de um acordo pré-estabelecido ou como exigência para a função

A Polícia Civil não detalhou, até a última atualização desta reportagem, como o suposto esquema funcionaria, nem quem são os suspeitos de envolvimento no crime.

Através da assessoria de imprensa, a corporação afirmou que informações sobre a ação devem ser divulgados em coletiva com os delegados ainda nesta quinta.

Os materiais apreendidos são encaminhados para a sede do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco), no Recife.

Por G1

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para esta quinta-feira, 09 de Maio de 2024

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Vítimas de violência doméstica em Pernambuco podem denunciar casos em nova central; confira

Pernambuco fechou o ano de 2023 com mais de 47 mil casos de violência doméstica.

Publicado

em

Mulheres vítimas de violência doméstica que utilizam a Unidade Portátil de Rastreamento (UPR) podem denunciar novos casos de agressão através do número 0800.643.5508. A iniciativa de criar uma central exclusiva para este público é da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP).
A linha telefônica é operada pelo Centro de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CEMEP) e o atendimento é realizado 24 horas, todos os dias da semana.
A Unidade Portátil de Rastreamento funciona como um alerta de proximidade do agressor, como mecanismos para prevenir, coibir e punir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Diferente da tornozeleira eletrônica, ela não fica presa ao corpo e pode ser levado em uma bolsa, por exemplo.
Violência doméstica em Pernambuco
Somente nos três primeiros meses de 2024, Pernambuco registrou 13 mil ocorrências, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). Com isso, o estado registrou uma média de 150 casos de violência por dia.
Março foi o mês que mais teve ocorrências de violência doméstica e familiar, totalizando 4.869 denúncias. Com isso, o terceiro mês de 2024 teve um aumento de 14,7% se comparado com fevereiro, que registrou 4.243 crimes desse tipo.
Outro balanço divulgado pela SDS revelou que Pernambuco teve 47.125 denúncias de violência doméstica e contra mulher entre os meses de janeiro e novembro de 2023. No ano passado, Recife liderou o ranking com 9.062 registros. Depois, aparecem Jaboatão dos Guararapes (3.393) e Olinda (2.943).
Foto: Agência Brasil/Arquivo
Por Adelmo Lucena

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Recife incentiva engajamento de jovem em ações de questões climáticas

Iniciativa prevê edital para financiar coletivos jovens que realizem atividades, nos seus territórios, relacionados ao tema.

Publicado

em

Para promover o engajamento das juventudes na pauta climática, a Secretaria Executiva de Juventude do Recife (Sejuv)  lança a iniciativa Jovens no Clima, na quinta-feira (9), no Compaz Dom Helder Câmara, Ilha Joana Bezerra, das 9h às 12h. 
Além do detalhamento da iniciativa, o evento vai contar também com uma mesa-redonda para debater a participação das juventudes na pauta climática. 
O Recife foi a única capital do Brasil e uma das 100 cidades do mundo escolhidas como beneficiárias do Fundo de Ação Climática para Juventude, iniciativa da Bloomberg Philanthropies, e um dos resultados dessa conquista é, justamente, a Jovens no Clima. 
 
Como será
Uma das medidas do Jovens no Clima vai ser a criação de um edital para financiar coletivos jovens que realizem atividades, nos seus territórios, relacionadas às mudanças climáticas. 
Além disso, a iniciativa promoverá ainda a Assembleia Cidadã Climática para a Juventude. O lançamento desta quinta será um momento de reafirmação da urgência da pauta de resiliência climática nos contextos dos jovens do Recife.
Para o secretário Executivo de Juventude, Marcone Ribeiro, é muito importante possibilitar que os jovens atuem nessa pauta. 
“Nós estamos muito felizes de lançar o projeto Jovem no Clima, essa é uma oportunidade muito rica para nós promovermos a participação dos jovens da nossa cidade na discussão sobre as crises climáticas que nós já estamos vivenciando nos últimos tempos”, afirmou ele. “Esse projeto dará a oportunidade desses jovens não só discutirem sobre a crise climática e entenderem como é que esses problemas podem ser resolvidos, como também vai dar a oportunidade de eles criarem soluções e captarem recursos através de um edital para implementar esses projetos”, acrescentou.
A iniciativa Jovens no Clima conta com as parcerias de: Rede Conhecimento Social, Delibera Brasil, Bloomberg Philanthropies, United Cities and Local Governments e Bloomberg Center for Public Innovation, através do Fundo de Ação Climática.
 
Outras ações
Compreendendo que o Recife é a 16ª cidade mais vulnerável a mudanças climáticas no mundo, a Secretaria Executiva de Juventude definiu o tema “clima” como pauta estratégica desde 2021. 
A ideia é  desenvolver ações  com as juventudes no campo da formação, articulação e apoio a organizações e coletivos juvenis, e aproximação de atores estratégicos, como o Consulado Britânico. 
Um exemplo foi o 1º curso num município brasileiro sobre questões climáticas – o “Juventude no Clima”, que foi realizado com foco em juventudes periféricas, em parceria com o Instituto Ayíka e o movimento Fridays For Futures, e que formou jovens líderes para incidirem em seus territórios.
Além disso, o secretário Marcone Ribeiro foi selecionado como um dos 40 líderes para o Programa Internacional de Formação de Lideranças Climáticas desenvolvido pela organização People Powered. A iniciativa formou lideranças sobre como construir e implementar uma Assembleia Cidadã Climática localmente.
A Sejuv também marcou presença nos Encontros Nacionais de Deliberação Cidadã no Município de Toritama (2023) e na Cidade de São Paulo (2024), realizados pela Delibera Brasil, organização que promove o desenvolvimento de estratégias de participação cidadã em tomadas de decisões.
Foto Prefeitura de Recife
Por Diário de Pernambuco

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!