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Educação

Alunos estão contando os dias para o exame deste ano do Enem

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Faltam 50 dias para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova de admissão em diversas instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o país. Para boa parte dos candidatos, o exame é o momento decisivo que pode garantir a tão sonhada vaga em um curso de graduação em alguma das principais universidades do Brasil. Com a proximidade da prova, escolas, educadores e estudantes intensificam os esforços nas preparações para o grande dia.

Juliana Gaspar Alan e Silva, professora de química do Colégio Sigma, acompanha de perto a rotina de estudos dos alunos. A principal dica da educadora nesses últimos dias antes da prova é o foco nos exercícios, além da revisão dos conteúdos mais relevantes e dos cuidados com as saúdes física e mental. “O emocional afeta muito, e vários alunos vão fazer a prova pela primeira vez. Mesmo com o apoio dos pais, eles acabam se cobrando bastante, também”, observa a professora.

O exame será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia, o candidato tem 5 horas e 30 minutos para resolver 90 questões nas áreas de linguagens e ciências humanas e elaborar uma redação dissertativo-argumentativa. No dia 12, tem mais 90 questões, nas áreas de matemática e ciências da natureza, dentro de 5 horas. “É uma prova extensa e exaustiva e tem muitos distratores, as chamadas pegadinhas”, alerta Juliana.

A prova avalia o conhecimento de conteúdos dos candidatos, mas o emocional é outro fator de importância na preparação. É preciso controlar o nervosismo. “A forma que tenho de acalmar o aluno é mostrar o potencial que ele possui. Mostrar o tanto que já evoluiu, que precisa acreditar nele e ver de maneira positiva as conquistas que teve”, revela a educadora. Juliana também faz o trabalho de mentoria para os alunos do terceiro ano do ensino médio. “Ajudo na elaboração de cronogramas de estudos e propostas de aumento de performances na resolução das questões. Converso com eles, ainda, sobre carreiras e notas”, explica. Ela é coordenadora do cursinho preparatório para o Enem oferecido aos alunos da instituição.

Preparação

João Victor Milhomem de Araújo, 17 anos, diz ter uma rotina rígida de estudos durante a semana, mas conta que não se priva de descansar aos finais de semana. Às segundas, terças e quintas, ele frequenta o cursinho preparatório que o Sigma oferece no contraturno para os estudantes do 3º ano. A biblioteca da escola é o destino das quartas-feiras, momento em que aproveita para revisar conteúdos.

As maiores dificuldades do estudante, que ainda está decidindo se vai fazer engenharia ou audiovisual, ambos na Universidade de Brasília (UnB), são literatura e biologia, disciplinas às quais tem se dedicado com maior enfoque. “Estou confiante. Minhas notas de redação têm melhorado muito. Já conheço a prova, fiz ano passado como treineiro, e fui bem”, conta o jovem.

A medicina veterinária é um sonho de infância de Maria Clara da Silva Vieira, 17, que também não descarta a possibilidade de cursar biologia. Diferentemente de João Victor, ela não poupa os finais de semana, tempo que aproveita para revisar conteúdos. A rotina ao longo da semana inclui as aulas do cursinho, treinamento com provas do Enem de anos anteriores e a elaboração de uma a três redações por semana.

“Estou nervosa porque agora a banca é do Cebraspe. Acredito que serão cobrados conteúdos que não caíram em provas passadas. A redação também deve ter uma pegada mais subjetiva este ano”, conjectura a adolescente. As maiores dificuldades de Maria Clara são matemática e física. E não tem outra solução além de treinar, resolvendo questões de provas passadas.

O interesse de Lucas Mello Matos, 17 anos, é pela química. “Todo mundo usa a química para viver, seja cozinhando ou dirigindo para o trabalho”, constata o jovem. Veterinária também é uma opção, na UnB, Universidade de São Paulo (USP) ou na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “Fazemos muitos simulados e para minha surpresa, meu desempenho tem melhorado muito, inclusive em áreas que tenho tanto domínio, como línguas”, confessa.

Pelo menos uma vez por semana o aluno elabora uma redação, que entrega para os monitores avaliarem e indicarem onde ele tem que melhorar. “Frequento as aulas normais, vou ao cursinho e quando chego em casa, dou uma revisada no que vi no dia”, detalha.

“Bem maior”

O objetivo de Giovana Mara Fonseca Valente, 17 anos, é mais difícil. Ela quer fazer medicina na Universidade Federal do Tocantins (UFT). “Levo uma rotina muito corrida e pesada. A gente chega aqui na escola às 7h da manhã e saímos só às 19h. Cansativo, mas é para um bem maior”, avalia Giovana, que diz que sempre teve vontade de cuidar de pessoas. “Saber o que fazer quando alguém está precisando é muito gratificante”, reflete a estudante.

A maior dificuldade da futura médica é a matemática, que acaba recebendo um foco maior da adolescente a fim de superar essa fraqueza. Ela costuma estudar de segunda a sábado e reserva o domingo para o descanso.

No caso de Ana Clara Lopes Bandeira, aluna de 17 anos, a escolha pelo direito é justificada pelo fato de gostar de falar e lidar com pessoas. “A rotina está puxada, porque eu também cuido do meu irmãozinho de 1 ano. Venho para o cursinho e estudo em casa, além das aulas normais pela manhã”, conta. A dificuldade com matemática é enfrentada com o cursinho preparatório e com os plantões com os professores, que ajudam a tirar dúvidas e corrigir questões. Ana Clara pretende fazer a graduação na UnB ou no IDP.

Fonte: Corrreios Brasiliense

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Educação

Falta limite? Entenda a diferença entre educação positiva e permissiva; tema repercute no ambiente escolar

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Tema ganhou destaque nas redes sociais após relato de uma professora de São Paulo sobre as dificuldades enfrentadas em sala de aula. Especialistas apontam que há uma certa tendência à permissividade, o que pode causar reflexos negativos para as crianças e adolescentes.

Em que momento a educação positiva, sem violência ou autoritarismo, passa a ser permissiva? E quais os possíveis impactos na vida escolar de crianças e adolescentes? Essas podem ser dúvidas comuns aos pais e responsáveis, mas ganharam destaque nas redes sociais após o relato de uma professora de São Paulo sobre as dificuldades enfrentadas em sala de aula. Especialistas afirmam que realmente parece haver uma tendência à permissividade por parte dos adultos, o que pode causar reflexos negativos.

No vídeo publicado, a professora Rebeca Café afirma que está difícil dar aula para os filhos de pais que aplicam a educação permissiva e aponta que o modelo acaba sendo adotado na tentativa de “evitar traumas” nas crianças. No entanto, conforme a docente, os responsáveis “perderam a mão”, tornando complicada a convivência com as crianças, que não obedecem e não têm “noção de autoridade”.

— Dentro da escola não dá para a gente negociar com 30, 40 crianças ao mesmo tempo. Na escola, a hora do dever é a hora do dever, hora de acabar a brincadeira, ele tem que guardar o brinquedo dele, porque acabou a brincadeira — diz Rebeca em trecho da gravação.

Por gauchazh

           

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Educação

Programa Embarque Digital ganha novas vagas com parceria entre Prefeitura do Recife e Santander

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A Prefeitura do Recife, em colaboração com o Porto Digital e o Santander Universidades, a expansão do Programa Embarque Digital com a criação de 30 novas vagas destinadas a estudantes egressos da rede pública de ensino.

As inscrições para as novas vagas começam nesta quinta-feira (18) e vão até o dia 27 de julho, através da plataforma Santander Open Academy (https://www.santanderopenacademy.com). Este reforço no Programa Embarque Digital se soma às 2000 vagas já estabelecidas.

A parceria com o Santander Universidades envolve um investimento significativo de R$ 800 mil ao longo de dois anos e meio, cobrindo todas as despesas dos 30 novos alunos. O Banco Santander, por meio da Universia Brasil, que é uma instituição voltada para a promoção de oportunidades educacionais e profissionais, apoiará o curso que será oferecido por universidades parceiras e terá duração de dois anos e meio.

Os participantes terão acesso a uma trilha de desenvolvimento profissional, incluindo workshops e mentorias, proporcionados pela Universia. “A educação e a capacitação são essenciais para criar novas oportunidades no mercado de trabalho. Com essa iniciativa, o Santander visa incentivar a formação de novos talentos na área de tecnologia, um setor em franca expansão e com alta demanda por profissionais qualificados”, afirma Márcio Giannico, Senior Head de Governos, Instituições e Universidades do Santander no Brasil.

Para esta nova fase do programa, o investimento será de cerca de R$ 26 mil por aluno.  Para se candidatar, os interessados devem ser residentes de Recife, ter completado o ensino médio em escolas públicas brasileiras ou por meio do supletivo na rede pública, e ter realizado o ENEM ou SSA nas edições mais recentes. Metade das vagas são reservadas para candidatos negros ou pardos, e há prioridade para mulheres e estudantes que também tenham cursado o ensino fundamental na rede pública.

Os cursos disponíveis para essa nova oferta são Análise e Desenvolvimento de Sistemas (20 vagas) e Sistemas para Internet (10 vagas), com opções de estudo nas seguintes instituições: Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), Faculdade Senac e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

“Com essa nova parceria, o Programa Embarque Digital reafirma seu papel como um dos principais caminhos para o ensino superior no país, oferecendo a jovens recifenses acesso a oportunidades no crescente mercado de tecnologia. Aumentando o número de vagas, a Prefeitura do Recife e o Porto Digital, em colaboração com o Santander, ampliam as chances de sucesso para 30 novos estudantes, com um total de 2030 vagas disponíveis até 2024”, destaca Marcelo Dantas, Gerente Geral de Estratégias Educacionais da Secretaria de Educação do Recife.

Fonte: JC

           

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Educação

Salgueiro: O Campus do IFSertãoPE retoma edital de concessão de auxílios estudantis

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Já em plena atividade depois do fim da greve das universidades e institutos federais, o Campus Salgueiro do IFSertãoPE anunciou nessa quarta-feira, 17, a retomada do cronograma do Edital n° 08/2024. O documento é referente à concessão de auxílios estudantis – alimentação, moradia e transportes.

A Coordenação de Políticas de Assistência Estudantil (CPAE) da unidade destaca que, caso o estudante seja aprovado no edital, precisa ter uma conta bancária em seu nome, portanto, quem ainda não possui, deve providenciar o mais breve possível.

Veja abaixo o cronograma do edital

Ontem foi divulgada a convocação para a Entrevista Social, que ocorre entre os dias 22 e 31 de julho. O resultado preliminar será publicado no dia 1° de agosto, com prazo para interposição de recursos entre os dias 2 e 5 de agosto. O resultado dos recursos sai no dia 7 e a Entrevista Social pós-recursos será realizada de 8 a 14 de agosto. O resultado final está previsto para o dia 16 de agosto.

           

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