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Educação

Alunos estão contando os dias para o exame deste ano do Enem

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Faltam 50 dias para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova de admissão em diversas instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o país. Para boa parte dos candidatos, o exame é o momento decisivo que pode garantir a tão sonhada vaga em um curso de graduação em alguma das principais universidades do Brasil. Com a proximidade da prova, escolas, educadores e estudantes intensificam os esforços nas preparações para o grande dia.

Juliana Gaspar Alan e Silva, professora de química do Colégio Sigma, acompanha de perto a rotina de estudos dos alunos. A principal dica da educadora nesses últimos dias antes da prova é o foco nos exercícios, além da revisão dos conteúdos mais relevantes e dos cuidados com as saúdes física e mental. “O emocional afeta muito, e vários alunos vão fazer a prova pela primeira vez. Mesmo com o apoio dos pais, eles acabam se cobrando bastante, também”, observa a professora.

O exame será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia, o candidato tem 5 horas e 30 minutos para resolver 90 questões nas áreas de linguagens e ciências humanas e elaborar uma redação dissertativo-argumentativa. No dia 12, tem mais 90 questões, nas áreas de matemática e ciências da natureza, dentro de 5 horas. “É uma prova extensa e exaustiva e tem muitos distratores, as chamadas pegadinhas”, alerta Juliana.

A prova avalia o conhecimento de conteúdos dos candidatos, mas o emocional é outro fator de importância na preparação. É preciso controlar o nervosismo. “A forma que tenho de acalmar o aluno é mostrar o potencial que ele possui. Mostrar o tanto que já evoluiu, que precisa acreditar nele e ver de maneira positiva as conquistas que teve”, revela a educadora. Juliana também faz o trabalho de mentoria para os alunos do terceiro ano do ensino médio. “Ajudo na elaboração de cronogramas de estudos e propostas de aumento de performances na resolução das questões. Converso com eles, ainda, sobre carreiras e notas”, explica. Ela é coordenadora do cursinho preparatório para o Enem oferecido aos alunos da instituição.

Preparação

João Victor Milhomem de Araújo, 17 anos, diz ter uma rotina rígida de estudos durante a semana, mas conta que não se priva de descansar aos finais de semana. Às segundas, terças e quintas, ele frequenta o cursinho preparatório que o Sigma oferece no contraturno para os estudantes do 3º ano. A biblioteca da escola é o destino das quartas-feiras, momento em que aproveita para revisar conteúdos.

As maiores dificuldades do estudante, que ainda está decidindo se vai fazer engenharia ou audiovisual, ambos na Universidade de Brasília (UnB), são literatura e biologia, disciplinas às quais tem se dedicado com maior enfoque. “Estou confiante. Minhas notas de redação têm melhorado muito. Já conheço a prova, fiz ano passado como treineiro, e fui bem”, conta o jovem.

A medicina veterinária é um sonho de infância de Maria Clara da Silva Vieira, 17, que também não descarta a possibilidade de cursar biologia. Diferentemente de João Victor, ela não poupa os finais de semana, tempo que aproveita para revisar conteúdos. A rotina ao longo da semana inclui as aulas do cursinho, treinamento com provas do Enem de anos anteriores e a elaboração de uma a três redações por semana.

“Estou nervosa porque agora a banca é do Cebraspe. Acredito que serão cobrados conteúdos que não caíram em provas passadas. A redação também deve ter uma pegada mais subjetiva este ano”, conjectura a adolescente. As maiores dificuldades de Maria Clara são matemática e física. E não tem outra solução além de treinar, resolvendo questões de provas passadas.

O interesse de Lucas Mello Matos, 17 anos, é pela química. “Todo mundo usa a química para viver, seja cozinhando ou dirigindo para o trabalho”, constata o jovem. Veterinária também é uma opção, na UnB, Universidade de São Paulo (USP) ou na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “Fazemos muitos simulados e para minha surpresa, meu desempenho tem melhorado muito, inclusive em áreas que tenho tanto domínio, como línguas”, confessa.

Pelo menos uma vez por semana o aluno elabora uma redação, que entrega para os monitores avaliarem e indicarem onde ele tem que melhorar. “Frequento as aulas normais, vou ao cursinho e quando chego em casa, dou uma revisada no que vi no dia”, detalha.

“Bem maior”

O objetivo de Giovana Mara Fonseca Valente, 17 anos, é mais difícil. Ela quer fazer medicina na Universidade Federal do Tocantins (UFT). “Levo uma rotina muito corrida e pesada. A gente chega aqui na escola às 7h da manhã e saímos só às 19h. Cansativo, mas é para um bem maior”, avalia Giovana, que diz que sempre teve vontade de cuidar de pessoas. “Saber o que fazer quando alguém está precisando é muito gratificante”, reflete a estudante.

A maior dificuldade da futura médica é a matemática, que acaba recebendo um foco maior da adolescente a fim de superar essa fraqueza. Ela costuma estudar de segunda a sábado e reserva o domingo para o descanso.

No caso de Ana Clara Lopes Bandeira, aluna de 17 anos, a escolha pelo direito é justificada pelo fato de gostar de falar e lidar com pessoas. “A rotina está puxada, porque eu também cuido do meu irmãozinho de 1 ano. Venho para o cursinho e estudo em casa, além das aulas normais pela manhã”, conta. A dificuldade com matemática é enfrentada com o cursinho preparatório e com os plantões com os professores, que ajudam a tirar dúvidas e corrigir questões. Ana Clara pretende fazer a graduação na UnB ou no IDP.

Fonte: Corrreios Brasiliense

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Educação

Governo quer ‘trocar’ dívidas dos estados por vagas em escolas; entenda

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O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou nesta segunda-feira (29) que o governo vai insistir no Programa Juros por Educação para renegociar as dívidas dos estados com a União. A medida prevê a redução da taxa de juros real desses débitos, em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizante nesses estados. Alguns governadores já sinalizaram discordância, de acordo com Ceron, pois preferem ter liberdade para decidir em que áreas vão alocar esses recursos.

“O ensino médio é majoritariamente responsabilidade dos estados e é onde há maior deficiência no avanço do ensino. O ensino profissionalizante no Brasil é muito abaixo da média de outros países da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico]. Com do programa, o governo federal estaria abrindo mão dos juros para que os jovens pudessem ter profissões de nível médio e técnico. Seria muito saudável e colocaria o país em outro patamar”, disse o secretário.

No fim de semana, o governo do Rio de Janeiro anunciou que entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal para suspender os pagamentos da dívida em caráter liminar, enquanto o montante total não é recalculado. Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira, Ceron declarou que considera a medida “muito preocupante”.

“O estado do Rio de Janeiro está no regime de recuperação fiscal, no qual tem vedações para incremento de despesas de pessoal e renúncia de receitas, e teve, entre 2021 e 2023, mais de 30%, salvo engano, de aumento de despesas com pessoal. Um dos maiores aumentos entre todos os estados da federação. É muito difícil ter um processo de recuperação fiscal com expansão de despesas nesses patamares.

No fim de semana, o governo do Rio de Janeiro anunciou que entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal para suspender os pagamentos da dívida em caráter liminar, enquanto o montante total não é recalculado. Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira, Ceron declarou que considera a medida “muito preocupante”.

“O estado do Rio de Janeiro está no regime de recuperação fiscal, no qual tem vedações para incremento de despesas de pessoal e renúncia de receitas, e teve, entre 2021 e 2023, mais de 30%, salvo engano, de aumento de despesas com pessoal. Um dos maiores aumentos entre todos os estados da federação. É muito difícil ter um processo de recuperação fiscal com expansão de despesas nesses patamares.

Atualmente, o estado fluminense deve R$ 191 bilhões à União, e está sob a vigência do regime de recuperação fiscal assinado em 2017. O pacto concedeu condições especiais para o pagamento da dívida em parcelas, em troca de condicionantes fiscais.

Mas o governo fluminense argumenta que sua dívida têm subido ao longo das últimas décadas, porque foram impostas condições abusivas. Por isso, pede que os valores indevidos sejam excluídos do saldo devedor. Ainda de acordo com o governo, desde a década de 90, o estado já pagou R$ 108 bilhões à União, apenas em juros e encargos.

“Quando se iniciaram as primeiras renegociações, na década de 1990, a dívida estadual com a União estava em R$ 13 bilhões. Desde então, já foram pagos R$ 155 bilhões – sendo cerca de R$ 108 bilhões só de juros e encargos. Apesar do valor já pago, o Rio ainda deve R$ 160 bilhões à União e R$ 30 bilhões por empréstimos garantidos por ela. Há ainda R$ 1 bilhão em operações não garantidas pelo Governo Federal”, disse o governo do estado em nota divulgada no fim de semana.

O governo fluminense afirma que também foi prejudicado por políticas implementadas pelo governo federal, como a redução do ICMS de energia, telecomunicações e combustíveis, que levaram a uma perda de receita de R$ 9 bilhões por ano.

“A verdade é que há uma dívida multibilionária, impagável, que cresce muito mais do que a possibilidade de crescimento do nosso estado e até do país”, disse o governador Cláudio Castro. “Tentamos a renegociação, o diálogo e ainda não conseguimos chegar a um entendimento. São como juros do cartão rotativo: pagamos, pagamos e a dívida só aumenta. Seguiremos em discussão com o Governo Federal, em busca de uma solução.”

Fonte: AGÊNCIA BRASIL

 

           

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Educação

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

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Interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 já podem fazer a inscrição. O prazo segue aberto até 10 de maio. Solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social também devem ser feitas durante o mesmo período. O exame será no dia 25 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal.

O atendimento especializado será oferecido a participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia. Também podem ser contemplados gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras condições específicas.

edital do Encceja 2024 foi publicado em março pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Participantes que faltaram às provas do Encceja 2023 devem ter justificado sua ausência no exame caso queiram se inscrever gratuitamente na edição deste ano. Quem não justificar sua ausência ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40.

O pagamento deve ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema de inscrição e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.

O exame

O Encceja foi realizado pela primeira vez em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Inep, responsável pela aplicação, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação.

Fonte: Agência Brasil

 

 

           

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Educação

Greve dos professores da UFPE continua após recusa de contraproposta

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Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe) realizou, nesta quinta-feira (25), uma Assembleia Geral Extraordinária, para deliberar sobre a contraproposta apresentada pelo governo federal que concede o reajuste salarial de 9% a partir de janeiro de 2025 e mais 3,5% para maio de 2026.

Por meio de votação, a proposta foi recusada de forma unânime pelos 201 docentes que estiveram presentes na reunião. “Essa assembleia foi extremamente importante. A proposta do governo continua com reajuste zero para 2024, então nós a recusamos. Nós também votamos sobre as questões relativas  aos adendos, que são as assinaturas dos termo com o governo. Votamos de forma contrária porque não queremos somente pra gente, mas para os aposentados também todos os ganhos”, explicou a presidenta da Adufepe, Teresa Lopes.

A dirigente destacou que a greve irá continuar e que o Comando de Greve Local está recebendo diariamente adesões dos departamentos, dos núcleos e dos centros da UFPE. “Nossa mobilização continua, nós vamos começar uma série de atividades dentro da universidade e continuamos a convidar os professores a se engajar na luta”, disse Teresa.

Fonte:JC

 

 

           

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