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Brasil

Após atrair curiosos e atrasar 2 vezes, Antonov decola de Guarulhos

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O maior avião do mundo em atividade, o Antonov An-225 Mriya, decolou do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (Grande SP), no final da noite desta terça-feira (15). Antes de partir, ainda enfrentou dois atrasos.

Enquanto esteve na região –antes do aeroporto da capital, pousou em Viracopos, em Campinas–, o Antonov atraiu curiosos e aficionados por aviação.

A aeronave começou a taxiar pela pista às 22h30, após duas tentativas de decolagem adiadas, levantou voo e seguiu viagem até Foz de Iguaçu, no Paraná, onde faz parada para então seguir para o Chile.

O momento da partida do avião de Guarulhos foi transmitido na internet de um saguão do aeroporto por uma página na rede social Facebook. O Antonov, quando saiu do solo, arrancou aplausos dos que estavam presentes no local.

A aeronave está transportando um transformador produzido no Brasil pela empresa de automação industrial ABB que será levado a Santiago, no Chile.

No aeroporto, a carga não foi conduzida a tempo durante a madrugada para dentro da avião, o que levou a um primeiro atraso. O horário inicial de decolagem era às 8h da manhã e foi alterado.

Depois, uma nova previsão de partida, às 19h30, sofreu alterações por problemas na retirada dos trilhos que foram utilizados para carregar a aeronave. Além disso, o abastecimento do Antonov, que dura ao menos duas horas, atrasou.

Com isso, a viagem da aeronave ficou marcada para 22h30.

O carregamento que o Antonov transporta tem 150 toneladas e foi desenhado especificamente para caber no avião. O diretor de operações do aeroporto de Guarulhos, Miguel Dau, disse à Folha de S.Paulo no sábado (12) que ” é a segunda maior carga” da aviação comercial no mundo.

Com 84 metros de comprimento, 32 rodas e 6 motores, o Antonov pesa 285 toneladas, quando está sem carga, e pode decolar pesando até 640 toneladas.Enquanto esteve em Guarulhos, o avião ocupou na pista do aeroporto o mesmo espaço que normalmente receberia de 5 a 7 aeronaves do modelo Boeing 737, o mais comum da aviação civil.

CURIOSOS E AFICIONADOS

A aeronave pousou em Guarulhos próximo da meia-noite, e uma enorme fila de carros se formou no local para acompanhar a chegada do Antonov.

Moradores da região registraram o momento com seus celulares, como Vinícius Alves Baptista, 39. “Faz menos barulho no pouso do que os outros aviões menores quando decolam.”

Antes, o Antonov havia pousado em Viracopos, em Campinas (a 93 km de São Paulo). No pátio do aeroporto, o interior da aeronave foi equipado com um suporte especial para o transporte da carga.

A aeronave desceu ao solo por volta das 11h de segunda-feira (14) e causou aglomeração de curiosos no entorno.

Houve quem estacionasse o carro no acostamento da rodovia Santos Dumont, ao lado da cabeceira da pista, o que é irregular.

Outros, como o estudante Gabriel Gonçalves, 16, arrumaram um espaço em uma rua cheia de lama, ao lado da pista do aeroporto para assistir ao pouso.

“O pouso estava previsto para as 10h30. Mas eu estava com medo de não achar um lugar para ver, então cheguei às 7h”, conta Gabriel, que viajou desde Jundiaí (a 40 km até Viracopos).

O Antonov havia passado pelo Brasil apenas uma vez, em 2010, antes da ocasião atual, para transporte de peças para a Petrobras.

O administrador Augusto Santos, 34, que mora em São Carlos (a cerca de 90 km de Viracopos), saiu de casa às 6h só para ver a aeronave. “Para quem gosta de aviação, é um momento histórico. Foi assim que aproveitei minha emenda de feriado.”

SONHO

O único exemplar do Antonov Mriya 225 foi construído entre 1984 e 1988, como parte do programa espacial soviético. O objetivo é que ele pudesse transportar o ônibus espacial soviético até sua base de lançamento.

Com seu tamanho descomunal, muitos projetistas duvidaram que o avião conseguiria sair do chão. Por isso, foi apelidado de Mirya, ou “sonho” em russo. Com a queda da União Soviética, no entanto, o avião ficou encostado.

Em 2000, a fabricante do Antonov, com sede na Ucrânia, resolveu reformar a aeronave. O projeto era o de transformar o modelo no maior cargueiro comercial do mundo.

Entre os desafios estava o de obter certificações internacionais, questão desnecessária enquanto o avião operava apenas na União Soviética.

(Com informações da Folhapress)

Brasil

Trabalhadores são resgatados do alto de torre eólica após incêndio

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Dois trabalhadores ficaram presos no alto de uma torre eólica de mais de 60 metros de altura após um princípio de incêndio no Parque Eólico Mel, em Areia Branca, no Rio Grande do Norte. O incidente aconteceu na tarde de terça-feira (26) e exigiu o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros para realizar o resgate com o uso de um helicóptero. Os trabalhadores estavam realizando manutenção no equipamento quando o fogo começou.

De acordo com a Neoenergia, proprietária do parque, a brigada de emergência controlou o incêndio, e os colaboradores, resgatados com segurança, passam bem após avaliação médica. A empresa informou que eles estavam abrigados em uma área segura e negou falhas no elevador da torre, justificando que ele não foi usado por precaução. Em nota, a Neoenergia afirmou que está prestando assistência aos trabalhadores e investigando as causas do incidente.

O resgate, considerado complexo, enfrentou desafios devido à força do vento, à proximidade das pás da torre e ao estado emocional dos trabalhadores. O piloto do helicóptero, sargento Eridson, destacou que a operação foi realizada em condições adversas, mas que a equipe conseguiu agir rapidamente após ser acionada às 15h45. O comandante do Ciopaer, coronel Eduardo Franco, parabenizou a equipe pela eficiência.

O incidente chama atenção para os riscos envolvidos na operação de estruturas de energia renovável, reforçando a importância de protocolos de segurança e preparo técnico em situações de emergência. A rápida mobilização dos órgãos envolvidos foi crucial para o desfecho positivo do resgate.

Foto Reuters

Por Notícias ao Minuto

           

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Brasil

STF inicia julgamento sobre atuação das redes sociais no Brasil

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O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, nesta quarta-feira (27), o julgamento de três ações que tratam da responsabilidade de provedores de internet na remoção de conteúdos com desinformação e disseminação de discurso de ódio de forma extrajudicial, sem determinação expressa pela Justiça.

A Corte vai julgar ações relatadas pelos ministros Luiz Fux, Edson Fachin e Dias Toffoli. Oo processos foram liberados para análise em agosto deste ano.

No caso da ação relatada por Dias Toffoli, o tribunal julgará a constitucionalidade da regra do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014) que exige ordem judicial prévia para responsabilização dos provedores por atos ilícitos.

No processo relatado pelo ministro Fux, o STF vai discutir se uma empresa que hospeda site na internet deve fiscalizar conteúdos ofensivos e retirá-los do ar sem intervenção judicial.

A ação relatada por Fachin analisa a legalidade do bloqueio do aplicativo de mensagens WhatsApp por decisões judiciais.

No ano passado, o Supremo realizou audiência pública para discutir as regras do Marco Civil da Internet.

O objetivo foi ouvir especialistas e representantes do setor público e da sociedade civil para obter informações técnicas, econômicas e jurídicas antes de julgar a questão.

Fonte: Agência Brasil

           

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Brasil

Prévia do IPCA sobe e pressiona BC por juros

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O aumento dos preços de alimentos e passagens aéreas acelerou a prévia da inflação oficial no País em novembro e vai pressionar o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), que pode intensificar o ritmo de alta da taxa básica de juros, segundo projeções do mercado.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça, 26, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) passou de uma alta de 0,54%, em outubro, para 0,62% neste mês. O resultado ficou próximo das estimativas mais pessimistas dos analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast, que previam uma inflação de 0,22% a 0,64%, com mediana de 0,49%.

A taxa acumulada pelo IPCA-15 em 12 meses acelerou pelo segundo mês consecutivo, subindo a 4,77% em novembro, superando a meta de inflação perseguida pelo Banco Central (BC), que é de 3% em 2024, com teto de tolerância até 4,5%.

Os dados de ontem colocam mais pressão sobre o BC na condução da política monetária, avaliou Luis Otávio Leal, economista-chefe da gestora de recursos G5 Partners, que elevou sua projeção tanto para o IPCA de novembro (de alta de 0,20% para 0,35%) quanto para o fechamento de 2024, de 4,6% para 4,7%.

“No Brasil, choques temporários se tornam permanentes e, por isso, acabam tendo de ser combatidos pela política monetária. Por enquanto, mantemos a nossa expectativa de que os juros fechem 2024 em 11,75% ao ano e cheguem a 13% ao ano em maio de 2025, mas ambas projeções têm um claro viés de alta”, disse Leal, em nota.

Com a inflação pressionada, o C6 Bank também prevê que o Copom aumente a taxa básica de juros em 0,5 ponto porcentual na reunião de dezembro, dos atuais 11,25% ao ano para 11,75% ao ano, com mais duas elevações de 0,25 ponto porcentual nos encontros de janeiro e de março de 2025. “Não descartamos, porém, o risco de o ajuste ser ainda mais elevado em função da piora das expectativas de inflação”, ponderou a economista Claudia Moreno, do C6 Bank, em comentário.

A XP Investimentos espera, por enquanto, uma inflação de 4,9% ao fim de 2024, seguida de alta de 4,7% em 2025. “Nossa projeção para a taxa Selic terminal (no fim do atual ciclo de alta) é de 13,25% em meados de 2025, mas a probabilidade de uma aceleração no ritmo do aperto, para 0,75 ponto porcentual, aumentou”, escreveu Alexandre Maluf, em comentário a clientes.

Itens voláteis

Em novembro, itens considerados voláteis, como alimentos e tarifas aéreas, foram os principais “vilões” da prévia da inflação oficial. O custo das famílias com alimentação e bebidas subiu 1,34% neste mês, respondendo por quase metade (0,29 ponto porcentual) da taxa de 0,62% registrada pelo IPCA-15. Os produtos alimentícios aumentaram pelo terceiro mês seguido.

A alimentação no domicílio encareceu em 1,65% em novembro. Houve aumentos no óleo de soja (8,38%), tomate (8,15%) e carnes (7,54%). Por outro lado, as famílias pagaram menos pela cebola (-11,86%), ovo de galinha (-1,64%) e frutas (-0,46%). Já a alimentação fora do domicílio aumentou 0,57%: a refeição fora de casa subiu 0,38%, e o lanche avançou 0,78%.

Em transportes, as passagens aéreas encareceram 22,56% em novembro, maior pressão individual sobre a inflação (0,14 ponto porcentual). O ônibus urbano subiu 1,34%. Nos combustíveis, houve aumentos no gás veicular (1,06%) e na gasolina (0,07%), mas quedas no etanol (-0,33%) e no óleo diesel (-0,17%).

Foto Shutterstock

Por Estadão

           

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