Conecte-se Conosco

Política

Queda de índices de violência e acordo sobre prédios-caixão são destaques no Plenário da ALEPE

Publicado

em

A redução do número de homicídios em Pernambuco no último mês de maio, junto com outros indicadores da segurança no Estado, motivaram pronunciamento do deputado Antônio Moraes, do PP, na reunião plenária desta quarta na Alepe. O parlamentar elogiou o Governo de Pernambuco pelos resultados do programa Juntos pela Segurança. De acordo com o parlamentar, o Estado reduziu as mortes violentas intencionais em mais de 11%, com o registro de 266 casos. “Este é o melhor número desde setembro de 2022, ainda mais num mês que não é tradicionalmente um mês dos menores indicadores, como julho e agosto. Vou ainda ressaltar mais: esses números são ainda um retrato geral do nosso Estado. Não houve registro de morte violenta em 99 municípios pernambucanos.”

O deputado também apontou a redução de 19% nos crimes violentos contra o patrimônio, 11% nos roubos de veículo e 56% no furto de cargas, todos em relação a maio de 2023. O pronunciamento de Antônio Moraes provocou reação de parte dos parlamentares. Coronel Alberto Feitosa, do PL, afirmou que a população não tem sentido a melhora nos índices de segurança. Lula Cabral, do Solidariedade, ressaltou que os números não batem com a realidade, e salientou que, só no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, houve oito homicídios em maio. Já Rodrigo Farias, do PSB, declarou que o Governo esconde os números verdadeiros da segurança.

João Paulo, do PT, comemorou a solução anunciada para garantir mais celeridade e uma indenização maior aos proprietários de apartamentos de prédios-caixão que foram interditados por risco de desabamento no Grande Recife. Ele elogiou a intervenção do senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, e da governadora Raquel Lyra para, em conjunto com a Caixa Econômica, conseguir a solução junto ao Governo Federal, envolvendo apartamentos de prédios-caixão no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista. A medida também permite a demolição dos edifícios desocupados. “Toda essa  área onde vai ser demolido esses prédios-caixão, na verdade ele vai passar a ser a prioridade do Governo do Estado, consequentemente vão ter áreas significativas para a recuperação ambiental ou área de lazer.”

João Paulo também assinalou a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta, e disse ser urgente um compromisso maior dos países mais ricos com o desenvolvimento sustentável.

Coronel Alberto Feitosa, do PL, afirmou que vai solicitar ao presidente da Alepe uma apuração sobre possível crime de responsabilidade da governadora Raquel Lyra e de seus secretários pelo descumprimento recorrente dos prazos de resposta para pedidos de informação. O deputado destacou que, no ano passado, dos 120 requerimentos enviados pela Alepe ao Poder Executivo, 63 foram respondidos com atraso, e dois ficaram sem resposta.

Neste ano, segundo Feitosa, 47% dos pedidos não foram respondidos no prazo legal de 30 dias. “Essa forma desonrosa, depreciativa com que o Governo do Estado tem tratado esta Casa de Joaquim Nabuco tem se agravado ainda mais, deteriorando uma relação que sempre se pautou pela harmonia e pelo respeito mútuo.” O parlamentar acrescentou que muitas das respostas que chegam são superficiais e evasivas, e não atendem aos questionamentos dos deputados.

 Renato Antunes, do PL, criticou os índices de alfabetização brasileiros. Para o parlamentar, apesar da melhoria apontada pelo Ministério da Educação na semana passada, os números ainda não são suficientes. Ele salientou a importância de valorizar e criar políticas públicas voltadas à alfabetização. O parlamentar ainda parabenizou a governadora Raquel Lyra, a secretaria de Educação e os professores pela melhoria nos índices de crianças alfabetizadas no Estado. “A evolução dos índices é real, mas ela precisa ser acompanhada ano a ano, de maneira que a gente possa corrigir a rota e que Pernambuco nos próximos exames não se conforme em e estar apenas entre os dez, mas possa evoluir em sua meta, e quem sabe avançarmos já em 2025 e 2026, 60 até 70 por cento, de maneira que a gente possa ser uma referência para o Brasil.”

O deputado João Paulo Costa, do PCdoB, comemorou a promulgação pela Alepe de lei originada de proposta de autoria dele, que torna obrigatória a realização de inspeção preventiva, a cada 90 dias, em equipamentos de diversão instalados em parques, estabelecimentos de entretenimento e similares. Segundo o parlamentar, a ideia surgiu depois da morte de uma mulher de 34 anos que foi arremessada de um brinquedo. (Via Alepe)

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Política

Deputado Mendonça Filho é destacado pelo DIAP como um dos cabeças do Congresso

Publicado

em

O deputado federal, Mendonça Filho (PE) foi novamente reconhecido como um dos “Cabeças do Congresso Nacional” pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). A lista, divulgada nesta quinta-feira (27), destaca os parlamentares mais influentes do País. Esta é a sétima vez que Mendonça Filho, atualmente em seu quarto mandato como deputado federal, integra essa seleção.

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são definidos pelo DIAP como aqueles parlamentares que se diferenciam pelo exercício de diversas qualidades e habilidades, como a capacidade de conduzir debates, negociações, votações e articulações. Esses atributos incluem senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade e facilidade para conceber ideias e projetá-las no centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisões.

É uma honra ser reconhecido mais uma vez pelo DIAP. Esse reconhecimento é um estímulo para continuar trabalhando incansavelmente pelos interesses do nosso País“, afirmou Mendonça Filho.

Nesta edição, o DIAP destacou Mendonça Filho na categoria de “Debatedor”. Os parlamentares classificados como debatedores são descritos como ativos e atentos aos fatos e acontecimentos, com grande senso de oportunidade e capacidade de repercutir os fatos políticos dentro e fora do Congresso. Mendonça foi reconhecido por sua influência nos debates e na definição da agenda prioritária, sendo frequentemente procurado pela imprensa.

A recorrente presença de Mendonça Filho na lista dos “Cabeças do Congresso” reflete seu comprometimento e atuação por Pernambuco e pelo Brasil. Ele tem se destacado por sua liderança e engajamento em diversas frentes legislativas, consolidando-se como uma voz influente e respeitada no Congresso Nacional.

Ao longo de seus mandatos, Mendonça Filho tem demonstrado habilidade em conduzir debates, formular propostas e articular ações legislativas, desempenhando um papel crucial no processo decisório do Congresso Nacional.

Ascom

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Política

Lula diz que está em curso uma ‘operação pente-fino’ nos ministérios para revisar gastos

Lula afirmou que “sempre tem lugar para cortar” no orçamento, mas que serão cortados de benefícios sociais apenas aqueles que não tiverem direito.

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que está em curso uma “operação pente-fino” nos ministérios para revisar gastos públicos, mas disse que “todos os pobres vão continuar com programas sociais. Em entrevista à Rádio Itatiaia, nesta quinta-feira, 27, Lula afirmou que “sempre tem lugar para cortar” no orçamento, mas que serão cortados de benefícios sociais apenas aqueles que não tiverem direito.

“Por mais que a gente queira fazer política social, por mais que a gente queira fazer benefício, você não pode jogar dinheiro fora”, disse Lula. “Então, só vai receber o benefício quem tem direito. Quem tem está dentro da lei.”

Lula afirmou que o governo está realizando um “estudo profundo” para identificar casos passíveis de cortes de gastos, mas que não fará “ajuste em cima dos pobres”. “Em todos os ministérios, em todos os investimentos, nós estamos fazendo uma operação pente-fino para saber se tem coisas que você pode parar de fazer”, declarou. “Não me fale para mexer em benefício. Se o pobre tiver direito, ele vai receber o benefício.”

Lula completou: “Eu só posso dizer o seguinte. Se houver gente que não tem direito recebendo, será cortado, mas todos os pobres vão continuar com os seus programas sociais, porque se o Estado não cuidar dessa gente, essa gente morre de fome.”

O presidente também voltou a criticar a desoneração da folha de pagamentos e afirmou que “o Brasil tem muito subsídio”, em referência à perda de arrecadação pelo governo.

Lula também pregou o aumento de investimentos no Brasil e relembrou uma declaração que deu mais cedo, durante o “Conselhão”, sobre eventuais apostas no fortalecimento do dólar ante o real representarem perda de dinheiro. “Há uma parte de pessoas que querem viver de especulação. Tem gente apostando no dólar para enfraquecer o real”, declarou.

Ele também fez uma referência irônica a economistas da oposição e do próprio governo, ao comentar que aprendeu economia com a própria mãe.

“Eu sempre tive vontade de ter um curso superior. Eu não pude ter. E eu queria ser economista”, afirmou Lula. “Porque economista é um bicho sabido. Economista, quando está na oposição, sabe tudo. Quando chega no governo, parece que ele esquece.”

Foto

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Política

Lula cumpre agenda em Pernambuco na próxima terça-feira

Publicado

em

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve cumprir agenda em Pernambuco na próxima terça-feira (2). A expectativa é que o chefe do Palácio do Planalto participe da inauguração dos habitacionais Vila Brasil I e II, em Joana Bezerra, no Recife.

De acordo com o senador Humberto Costa (PT), a agenda pode ocorrer na próxima semana, mas é necessária a confirmação do Governo Federal.

Os habitacionais pretendem beneficiar 320 famílias da comunidade do papelão.

ÚLTIMAS AGENDAS DE LULA EM PERNAMBUCO

A última visita de Lula ao Estado foi em abril, quando inaugurou a estação elevatória de água da Adutora do Agreste, em Arcoverde, e a fábrica de medicamentos da Hemobrás, em Goiana, na Zona da Mata.

Durante a mesma passagem, o petista assinou o projeto de lei que institui o Sistema Nacional da Cultura (SNC), no Recife, e a Ordem de Serviço (OS) para a execução de contenção de encostas definitivas em cinco lotes de obras em 13 bairros e comunidades da capital pernambucana.

Fonte: JC

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!