Conecte-se Conosco

Destaque

São José da Coroa Grande lidera ranking dos homicídios no estado

Publicado

em

Praias de São Jose da Coroa Grande

 

Estatisticamente, o município pernambucano onde mais se matou nos primeiros sete meses de 2017 se aproxima da cidade líder do ranking mundial de homicídios.</DC> Com 20 mil moradores, São José da Coroa Grande, no Litoral Sul, teve 22 assassinatos entre janeiro e julho. Pouco mais de uma morte violenta para cada mil habitantes, ou 106,5 por grupo de 100 mil pessoas – indicador utilizado para medir, proporcionalmente, a violência. Caracas, capital da Venezuela, considerada este ano – com base em dados de 2015 – o local com a maior índice de homicídios por 100 mil habitantes no planeta, teve taxa de 119.

No ranking das dez primeiras cidades de Pernambuco com maior número de mortes violentas intencionais, oito estão no litoral e interior, e apenas duas –<EM>Ipojuca e Moreno – no Grande Recife. O morticínio em São José da Coroa Grande chama atenção pelo contraste com o fato de a cidade ser um dos mais procurados destinos de veraneio no Estado.

A proximidade com Alagoas – a divisa com Pernambuco também é o limite de São José com o município de Maragogi – é um fator de complicação. O local é ponto de atuação de quadrilhas de traficantes e de assaltantes de banco, que se revezam em ações nos dois Estados, dificultando a ação das polícias.

Segundo a própria prefeitura de São José da Coroa Grande, o tráfico de drogas é o principal motor das mortes violentas, que se concentram em bairros como Costa do Sol, Ilha Verde e Jagatá. Os números preocupam: os 22 homicídios dos sete primeiros meses já batem todo ano de 2015 – o pior da história da cidade – e suas 21 mortes violentas.

Alertadas pelos indicadores, as forças de segurança do Estado precisaram centrar esforços na área. “É um procedimento padrão incrementar efetivo em áreas com pontos quentes, principalmente com motocicletas para garantir maior mobilidade”, diz o coronel Reinaldo Mesquita Jr, comandante da 5ª Seção da Polícia Militar.

A preocupação com os altos índices nos três municípios que lideram o ranking em 2017 – São José, Cupira, no Agreste, e Ipojuca, no Grande Recife – motivou a realização, nas três cidades, da operação Força no Foco. A iniciativa consiste em 48 horas de ostensividade da PM e Polícia Civil em um determinado município ou localidade. Em São José, as investidas conseguiram, ao menos, fazer com que a cidade atravessasse o mês de julho sem assassinatos. Na manhã de ontem, no entanto, apareceu 23º corpo do ano na cidade – um homem que até o início da noite não tinha sido identificado.

Em Cupira, segundo a Polícia Civil, a operação foi realizada em março, quando a cidade vinha de dois meses (janeiro e fevereiro) com cinco homicídios cada. Conseguiu fazer com que o mês terminasse com uma morte. Em Ipojuca, no entanto, mesmo com as 16 prisões feita pela operação, os homicídios naquele mês (15 no total) aumentaram com relação a fevereiro (14).

Ciente do tamanho do problema, a prefeitura de São José da Coroa Grande articula com a sociedade local e igrejas a criação de um conselho da paz. De acordo com a assessoria de comunicação do município, ainda não há data para a instalação do órgão. “Também vamos investir em políticas que evitem o ingresso de jovens no mundo das drogas, como esportes e capacitação profissional”, diz a assessoria.

Municípios

Para o coordenador do movimento PE de Paz, Tales Ferreira, os municípios precisam se engajar no combate à criminalidade. “A lógica deles é a mesma do governo: a da repressão. Sempre pedem mais policiamento, mais viaturas, mais armas. Mas precisam saber que ações estruturais, como iluminação, e educação, por exemplo, são a parte deles no processo de combate à criminalidade. Se não houver integração, não existe uma política eficaz de segurança”.

 

(Do JC On line)

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Destaque

Salgueiro: prefeitura divulga o resultado final do Processo Seletivo para a UPA24h

Publicado

em

A prefeitura do Salgueiro, divulgou na tarde desta terça-feira(21), a lista dos profissionais que foram classificados na Seleção Simplificada, para trabalharem na UPA 24h, que deve ser inaugura ainda este mês.

Para ter acesso a lista completa dos classificados, basta clicar aqui.

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Rompimento de adutora faz compesa suspender abastecimento de água em Salgueiro

Publicado

em

Por meio da assessoria de imprensa, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) emitiu uma nota nesta terça-feira, 21, comunicando a suspensão do abastecimento de água em Salgueiro e outros municípios da região devido a um rompimento na tubulação de 600mm da Adutora do Sertão. A empresa informa que está trabalhando na solução do problema e que o abastecimento deve ser retomado a partir das 22h de hoje.

Leia a nota abaixo:

“A Compesa informa que está trabalhando para o reparo de um vazamento de grande porte na tubulação de 600mm da Adutora do Sertão, em Salgueiro.

Por esse motivo, foi suspenso temporariamente o abastecimento dos distritos de Umãs, Pau Ferro e Conceição das Crioulas, no município de Salgueiro. As localidades de Boqueirão, no município de Cabrobó, e o distrito de Guarani, no município de Terra Nova, além das comunidades rurais abastecidas pela Adutora do Sertão.

A Companhia informa ainda que a previsão de restabelecer o abastecimento dessas localidades é a partir das 22 horas de hoje (21).”

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Câmara de Vereadores de Orocó debate situação dos Reassentados do Sistema Itaparica e requalificação de estradas rurais

Publicado

em

Foi realizada nesta terça-feira (21/05) a 15ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo de 2024, da Câmara de Vereadores de Orocó, sob presidência do Vereador Ighor Crateú, que com respeito e cumprindo as formalidades regimentais conduziu os trabalhos legislativos. A sessão contou com a presença de 6 dos 9 vereadores.

Na sessão, a Câmara de Vereadores de Orocó se debruçou sobre temas de grande relevância para a comunidade local: a situação dos reassentados do Sistema Itaparica que residem no Projeto Zé Preá e o início da requalificação das estradas da zona rural.

Os reassentados do Sistema Itaparica, que foram realocados para o Projeto Zé Preá, têm enfrentado diversos desafios, principalmente no operação e manutenção do sistema, como o abastecimento de água, e a garantia do fornecimento de energia elétrica.

A discussão na Câmara destacou as necessidades urgentes dessas famílias e buscou caminhos para melhorar suas condições de vida. Os vereadores enfatizaram a importância de ações concretas e coordenadas entre as diferentes esferas de governo para atender às demandas dos reassentados e garantir que seus direitos sejam respeitados.

Outro ponto importante da sessão foi o início da requalificação das estradas rurais, um projeto que visa melhorar a acessibilidade e a qualidade das vias que ligam as comunidades rurais ao centro de Orocó. A requalificação dessas estradas é vista como essencial para o desenvolvimento econômico e social, facilitando o transporte e escoamento da produção agrícola, melhorando o acesso a serviços de saúde e educação, e contribuindo para a integração das comunidades rurais. (Do Didi Galvão)

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!