Conecte-se Conosco

Pernambuco

Escolas de Recife contam experiências exitosas de combate ao bullying

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Ação aconteceu durante o I Fórum Intermunicipal de Cultura de Paz realizado nesta terça-feira no bairro da Madalena

Bullying, termo anglicano utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo, dentro de uma relação desigual de poder, causando dor e angústia. De acordo com pesquisa realizada pela ONU com 100 mil crianças e jovens de 18 países, no ano de 2017, cerca de metade deles já sofreu deste problema por razões como aparência física, gênero, orientação sexual, etnia ou país de origem. No Brasil, esse percentual é de 43%. Estudos ainda mais recentes, de 2018, mostram que nosso país tem o segundo maior índice de pais e mães que afirmam ter filhos vítimas de bullying na internet. Apesar dos números preocupantes, algumas instituições de ensino, no Recife, participaram, nesta terça-feira (20), do I Fórum Intermunicipal de Cultura de Paz, apresentando experiências exitosas de prevenção à violência. 
O evento, capitaneado pela Secretaria de Educação do Recife, reuniu aproximadamente 500 pessoas durante todo o dia na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, bairro da Madalena. O objetivo foi promover o diálogo sobre ações e boas práticas que possibilitem uma cultura de paz dentro das comunidades escolares, sobretudo nos Anos Finais (de 6º a 9º anos), quando se intensifica o bullying e outras formas de conflito e violência. Estiveram presentes representantes dos municípios de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda e Paulista, além da Secretaria de Educação do Estado.
Parceiros do Núcleo de Enfrentamento à Violência Escolar (NEVE) expuseram para as redes boas práticas que têm surtido efeito na cidade.Um exemplo foi a escola em tempo integral Dom Bosco, do bairro de Jardim São Paulo, que trabalha com crianças dos 11 a 16 anos. Os representantes da instituição relataram sua bem-sucedida atuação com o projeto Todos Contra o Bullying que prevê o combate à prática e a assistência a vítima e agressores.
Anselma Patrícia e Silva, uma das coordenadoras do projeto, conta que tudo teve início quando foi procurada por alunos que se diziam vítimas de bullying. A partir daí, foram traçadas ações como entrevistas, roda de conversa, debates. A escola, entretanto, sentiu que precisaria de algo mais concreto para combater o problema e que precisaria do apoio de todos: alunos, professores, coordenação, gestão e funcionários. Foi quando surgiu o estatuto, cujo objetivo não era punir, mas prevenir a prática. O material, de aproximadamente 16 páginas, traz informações sobre a prática e os prejuízos que ela pode causar como baixa autoestima, dificuldades com os estudos e depressão. “Queremos formar estudantes saudáveis e que, no futuro, tenham responsabilidade social e uma profissão definida no mercado”, afirma Anselma. O material fica disponível na Ouvidoria sobre o Bullying, também implementada pela escola. Além disso, em todo o início do ano letivo, há uma leitura conjunta dos seus termos nas salas de aula e reuniões de pais e mestres.
A Ouvidoria, composta por oito profissionais, funciona da seguinte forma: todos os alunos têm fichas a sua disposição, que podem preencher caso sintam necessidade de serem ouvidos. Todas as quartas-feiras, profissionais fazem um plantão, durante todo o dia, para fazer esta escuta. A partir dela, vão sendo dados os encaminhamentos: os apontados por praticar o bullying e as supostas vítimas são chamados e orientados a modificar suas atitudes. Durante um mês, os profissionais avaliam a situação. Caso não haja mudanças, os pais são chamados. Se a situação persistir, a ficha do estudante é encaminhada ao Conselho Tutelar e este, caso julgue necessário, encaminha para instâncias maiores. Ainda segundo Anselma, passo a que nunca precisaram chegar. Ela conta que quando o projeto teve início, em 2016, 72% das crianças pesquisadas na escola afirmaram sofrer ou já ter sofrido bullying. Atualmente, este percentual chega, no máximo, a 20%. Além disso, a professora comemora o aumento nos índices de aprovação e no conceito do IDEB. “Não chegávamos nem aos 10 primeiros do ranking e, atualmente, estamos em primeiro lugar, juntamente com outras três escolas da rede. E acredito que isto é, sim, reflexo de todo este trabalho”, afirma.
Desde 2016, a escola também realiza, anualmente, uma caminhada educativa com faixas e carro de som pelas ruas de Jardim São Paulo com todos os alunos da escola, membros da comunidade e familiares. Este ano, a data já está definida: próximo dia 30 de novembro.
Outro exemplo bem exitoso é o da Escola Mundo Esperança, em Sítio dos Pintos, que trabalha com estudantes da educação infantil ao ensino fundamental, crianças e adolescentes dos 4 aos12 anos. Promove três projetos intitulados Gentileza, Identidade e Mais Justiça. O objetivo é que questões raciais, estéticas, características e até deficiências sejam abordados de forma a promover a cultura da valorização da individualidade para reconhecimento dos direitos e do fortalecimento da escola enquanto unidade de integração e engajamento social.
Janaína Pedrosa, coordenadora dos projetos, conta que tudo começou também em 2016, a partir do diagnóstico que tinham de manifestações de violência. Inspirados no falecido poeta carioca Gentileza, mostraram as atitudes do artista que pregava o bom tratamento entre todos. “Por meio de debates, apresentações em vídeo e culturais, dissemos que era isso que queríamos na Escola, essa mudança de atitude. Os alunos foram intitulados multiplicadores de gentileza e demos a eles a responsabilidade de tornar a escola ambiente receptivo, acolhedor. As respostas começaram a vir de forma efetiva pois se colocaram na posição de exemplo. Eles descobriram outras opções que não a reação de forma violenta para resolver conflitos ou manifestar ideias”, conta. Janaína explica que, antes, as interrupções ao recreio por problemas acontecia diariamente. Durante o ano inteiro, em 2018, isto não aconteceu por mais de três vezes.
Em 2017, surgiu o projeto Identidade, com o objetivo de reafirmar a aceitação e sensação de pertencimento e acolhimento dos estudantes. Segundo Janaína, o objetivo era fazer com que o aluno se reconheça, que entenda que faz parte de uma comunidade e, após isso, reconhecer o outro, dentro das suas diferenças e características. “Quando você se descobre, se aceita, fica mais fácil aceitar e reconhecer o outro. Que o direito que tenho de ter minha ideologia é o mesmo do outro. Se preciso ser quem sou, porque não posso permitir que o outro também seja?”, questiona. Para isso, a Escola trabalhou questões como empoderamento por meio de exibição de exemplos entre celebridades e pessoas da comunidade, além de trabalhos em datas específicas como a desta terça, o Dia da Consciência Negra. Investiram, também, na criação de situações como um dia em que todos pudessem ir à escola com um penteado que valorizasse seu cabelo. “A resposta foi muito legal. Quem tinha vergonha começou a pensar que outras pessoas também gostavam das mesmas coisas que elas. E entender que todos têm direito de ser quem são. Assim, as diminuições de conflito deste gênero foram muito grandes”, explica.
Em 2018, a escola implementou o Mais Justiça, em parceria com a ONG Novo Jeito, voltado para os alunos dos dois últimos anos. O objetivo do projeto-piloto foi levar para a sala de aula questão dos direitos e deveres das crianças e adolescentes e temas como Estatuto da Criança e do Adolescente. Foram 10 temas ao longo do ano como bullying, violência conta crianças, abuso, direitos e deveres, além de como funciona a justiça com seus patamares. “Oferecemos discussões, trouxemos os pais e fizemos atividades de reciclagem, criamos horta, pintamos os muros. Toda uma nova dimensão para a inclusão”, afirma.
O I Fórum Intermunicipal de Cultura de Paz ainda contou com depoimentos de seis líderes de turma duas escolas de tempo integral: Nadir Colaço, na Macaxeira, e Escola Nilo Pereira, na Tamarineira, que contaram suas experiências quanto ao trabalho de protagonismo juvenil e trabalho pela cultura de paz.
Alguns alunos do sétimo ano da Escola Pedro Augusto, na Boa Vista, apresentaram vídeos e fizeram apresentações teatrais sobre o tema. “Acredito que seja um tema importante por conta da gravidade do problema. Muitas pessoas julgam quem é mais fora do padrão sem pensar nas consequências futuras que elas podem sofrer como depressão, anorexia, bulimia, afirma Maria Alice Cavalcanti.
Outra estudante da mesma turma, Adrielly Maria, contou uma experiência pessoal. “Aconteceu comigo e doeu muito. Então, acredito que o que não quero que façam comigo, também não faço aos outros. Até porque, quanto mais bullying, menos amigos e mais a pessoa se sente excluída, sem vida social”, concluiu.
Há três leis sobre o assunto: 13.185, de 2015, 13.277, de 2016 e 13.663, de 2018. A primeira especifica o que é bullying e cyberbullying no Brasil. Ela instituiu o programa de combate à intimidação sistemática, mas não prevê punições (cíveis ou criminais) pela sua prática e nem metas e prazos para ser implantada. Já a de 2016 estabeleceu o dia 07 de abril como o Dia Nacional de Combate ao Bullying no país. A lei de 2018 altera a LDB (Lei de Diretrizes de Bases e Educação) para acrescentar em seu artigo 12 que os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de promover medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência no âmbito das escolas e estabelecer ações destinadas a promover a cultura de paz nesses ambientes.
Foto: Brenda Alcantara/Arquivo DP

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Pernambuco

Br-232: DNIT-PE vai propor ao Governo Federal duplicação até Salgueiro

Publicado

em

De acordo com informações do site Movimento Econômico, a Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Pernambuco, tem o interesse de propor ao Ministério dos Transportes a duplicação da BR-232 até Salgueiro, município localizado no Sertão do Estado.

Atualmente, entre as cidades do Recife e Jaboatão dos Guararapes, a BR-232 está com três faixas, além de ter 135 quilômetros duplicados até São Caetano, no Agreste.

O objetivo da duplicação da rodovia até Salgueiro a garantir 497 quilômetros de pista dupla e potencializar o desenvolvimento econômico no interior de Pernambuco.

Segundo o DNIT, a ligação seria importante porque, em Salgueiro, a BR-232 tem um entroncamento com a BR-116, a maior rodovia do país, que vai de Fortaleza, no Ceará, a Jaguarão, no Rio Grande do Sul.

“Enquanto DNIT, temos a sensibilidade de propor em Brasília um lote até Salgueiro, dada a importância do entroncamento com a BR-116 lá”, declarou Bruno Bittencourt, superintendente do DNIT-PE, em audiência pública na Alepe, sobre projetos estruturantes para a economia de Pernambuco.

Em setembro de 2023, a chefe do Executivo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), comunicou que seria direcionado um montante de R$ 4,98 milhões para a elaboração dos projetos básico e executivo visando à duplicação de 102,2 quilômetros entre São Caetano, no Agreste, e Arcoverde, no Sertão.

Segundo informações do DNIT, o Governo Estadual também está participando da contratação de estudos para uma segunda porção de estrada, abrangendo 159 quilômetros, entre Arcoverde e Serra Talhada, no Sertão.

Após a conclusão desses estudos, a realização da obra contará com recursos provenientes do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Entretanto, para viabilizar a ligação entre Serra Talhada e Salgueiro, será necessário buscar fontes de financiamento.

Por Portal da Prefeitura

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Discussão por dinheiro termina em morte em Serra Talhada

Publicado

em

Neste início de tarde deste sábado (27), um homem foi alvejado por disparos de arma de fogo na Rua Antônio de Melo Lima, no bairro Alto da Conceição em Serra Talhada.

Informações apuradas pelo Repórter Policial Ligeirinho, a vítima identificada por Antônio Carlos da Silva, 46 anos, conhecido por Carlinhos, natural de Serra Talhada.

Ainda foi informado, de que ele veio fazer uma cobrança de R$ 20,00 na casa de Antônio, não recebeu o dinheiro e o autor do crime efetuou os disparos, logo em seguida a facadas na região do pescoço e peitoral.

Após o crime fugiu em um veiculo de cor preta. Segundo populares, foram ouvidos cerca de quatro disparos. O sentimento é de revolta na comunidade.

A vítima usava tornozeleira eletrônica. A Polícia Militar e Civil já estão no local do crime.O corpo será encaminhado ao Instituto Medicina Legal de Caruaru, no Agreste.

Por Blog do ligeirinho

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Eduardo da Fonte está trabalhando para que o Instituto do Câncer Infantil do Agreste passe a atender pacientes do SUS

Publicado

em

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP/PE) recebeu, no seu gabinete em Brasília, o diretor técnico do Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA), Dr. Luiz Henrique Soares, para discutir a habilitação da instituição para o Sistema Único de Saúde (SUS), o que possibilitará que o ICIA atenda crianças com câncer advindas do SUS.

Além disso, também foi mencionado o apoio, através de emendas, para a construção de um laboratório, uma agência de transfusão de sangue, a aquisição de equipamentos para dosagem sérica de metotrexato e a implementação de um centro de imagem. Segundo o ofício entregue ao parlamentar, “Essas estruturas e recursos serão essenciais para garantir o diagnóstico precoce, o tratamento eficaz e o acompanhamento adequado para os pacientes atendidos pelo ICIA”.

É de fundamental importância que o Instituto do Câncer Infantil do Agreste possa abrir suas portas para atender crianças com câncer de todo o estado de Pernambuco através do SUS, o que irá ampliar e fortalecer a atuação do instituto no nosso estado .”, ressaltou Eduardo da Fonte.

Por Ponto de Vista

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!