Conecte-se Conosco

Pernambuco

Pernambuco tem o seu o primeiro caso suspeito do covid19

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

É uma mulher de 51 anos que estava de férias na Itália.

Uma mulher foi internada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, com sintomas similares aos de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A profissional liberal, de 51 anos, estava de férias na Itália. Segundo a Azul Linhas Aéreas, pousou na cidade vinda do voo 6954, que partiu do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para o Recife na tarde de ontem (25).

A paciente precisa ficar hospitalizada por ter vindo uma região na qual o vírus se expandiu. Segundo o chefe de Infectologia do Huoc, o médico Demétrius Montenegro, o importante do caso foi a proveniência da paciente. Desde que saiu do avião, a mulher, que foi direto da pista do Aeroporto do Recife para o Hospital Oswaldo Cruz, se mantém no isolamento, mesmo no setor de infectologia.

De acordo com nota emitida pela Azul Linhas Aéreas, o desembarque ocorreu sem intercorrências e os demais clientes e tripulantes da companhia foram avaliados e liberados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O diretor do Centro de Informações de Vigilância em Saúde Estratégicas de Pernambuco (Cievs-PE), George Dimech, relatou qual será o procedimento caso seja confirmada a doença no caso da paciente recém-chegada da Itália. “A partir deles [os passageiros] não existe possibilidade de transmissão, porque a doença demanda muitos dias para que qualquer pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus. Antes disso o resultado dos exames laboratoriais vai sair. A partir do descarte ou da confirmação do caso, as medidas cabíveis serão tomadas“, afirmou Dimech.

No momento, não existe risco. Quando sair o resultado dos exames da paciente, o procedimento correto será tomado. Todos os passageiros foram registrados pela Anvisa e temos os contatos de todos eles. Esses contatos vão ser passados para os municípios. Em caso de confirmação, os passageiros serão contatados pelas prefeituras e ficarão em observação“, completou. O prazo do resultado do exame gira em torno de 72 horas. “Vamos receber os resultados antes de os passageiros terem capacidade de transmissão“, garante Dimech.

O médico afirmou que, durante as 72 horas, o vírus está em estado de incubação e não oferece risco de retransmissibilidade.

Em caso de qualquer sintoma, eles [os passageiros] devem procurar uma unidade de saúde usando máscaras. Antes disso, estaremos entrando em contato com eles.” De acordo com Dimech, as pessoas que estavam no voo devem evitar entrar em aglomerações e usar sempre o equipamento de proteção. “Com as máscaras a transmissibilidade do vírus diminuiu muito. compartilhar objetos pessoais, entre outras coisas que podem facilitar a propagação do vírus“.

A aeronave foi submetida a um procedimento de limpeza com agentes bactericidas e liberada para demais programações. A Azul está colaborando com as organizações de saúde do Brasil na investigação do caso e a cliente será acompanhada pela Anvisa e pela unidade de saúde onde está sendo atendida.

Segundo o secretário estadual de saúde André Longo, “o Plano de contingência que foi montado pelo estado de Pernambuco funcionou“. “Com a ampliação da definição de casos suspeitos para os países europeus, é possível que haja um aumento do número de casos suspeitos. Precisamos estar vigilantes para dar respostas em tempo hábil para que não tenhamos uma expansão do vírus em todo território nacional“, disse o secretário.

Leia a íntegra da nota oficial emitida pela Secretaria de Saúde de Pernambuco:

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informa que foi notificada na tarde desta terça-feira (25.02), através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs), de um caso suspeito no Estado para o novo coronavírus.

Trata-se de uma mulher pernambucana, de 51 anos, que desembarcou no Recife na tarde de hoje em voo doméstico proveniente da Itália (país europeu com casos confirmados do vírus) com conexão em São Paulo. A paciente foi atendida, ainda no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes, por equipes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para primeiro atendimento.

Seguindo o protocolo previamente estabelecido pela SES-PE, a mulher foi levada em ambulância do Samu Recife para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), uma das referências estaduais para atendimento de casos suspeitos do coronavírus. A paciente, que está internada no isolamento da unidade com sintomas leves, já foi avaliada pela equipe médica do hospital e segue sendo acompanhada no serviço. Já foram coletadas amostras para realização de exames no Lacen-PE e no Instituto de Evandro Chagas (IEC), no Pará. Novas informações sobre estado de saúde da paciente devem ser divulgadas em breve.

É importante salientar que, em paralelo ao rápido acolhimento da paciente no Huoc, a SES-PE já deflagrou as primeiras medidas de vigilância contra a doença. A Secretaria já recebeu a lista de passageiros e tripulantes que estavam no mesmo voo e iniciará, em parceria com os municípios, a contactá-los para recomendações sobre o caso. Ao aterrissarem no Recife, os demais passageiros receberam as primeiras orientações da própria Anvisa. É recomendado, neste primeiro momento, que os passageiros adotem medidas de higiene pessoal e etiqueta respiratória. Ao notar algum sintoma suspeito, a pessoa deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo.

Vale lembrar também que a SES-PE montou, desde o início do mês, esquema para preparar a rede pública de saúde para possíveis casos suspeitos do novo coronavírus.

Além de enviar diversas notas técnicas sobre o assunto e repassar os boletins do Ministério da Saúde para os serviços da rede, capacitou os profissionais de saúde para que seja realizado o manejo clínico correto do paciente. Além do Huoc, o Hospital Correia Picanço (HCP) e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) são as referências estaduais paras possíveis casos suspeitos do novo coronavírus.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

LBV presta mais de 6 milhões de atendimentos em 2023

Publicado

em

Capaz de gerar transformações, a Solidariedade tem força para mobilizar e unir pessoas em prol de causas sociais. Esse é o retrato do trabalho da Legião da Boa Vontade (LBV) em 2023, evidenciado em seu Balanço Social. Mesmo tendo sido um ano desafiador, a Instituição cumpriu sua principal meta: estar presente onde as pessoas mais precisam, a fim de ajudá-las a superar seus desafios, como tem feito ao longo de seus 74 anos de existência.

Compromisso com a transparência
Em 2023, a LBV alcançou a expressiva marca de 6.018.361 atendimentos prestados à população em situação de vulnerabilidade e de risco social em todo o país. Mais de 626 mil pessoas foram impactadas pelos serviços e programas socioeducacionais promovidos pela Instituição no território brasileiro. A LBV teve seu balanço social auditado pela Walter Heuer Auditores Independentes, uma prática adotada pela Entidade há décadas, muito antes da exigência legal.
Agradecimento
Com o imprescindível apoio de seus colaboradores, parceiros e voluntários, a LBV trabalha para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de prevenir, por meio de informação e atividades socioeducativas, situações de risco a crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias de baixa renda. Por isso, toda doação vale muito. Um simples gesto pode melhorar a vida de muita gente. O nosso muito obrigado a todos os que, de alguma forma, ajudaram a LBV a vencer os obstáculos e a fazer mais.

Confira as ações
Acompanhe todas as ações realizadas acessando o perfil @LBVBrasil no Instagram e no Facebook. Acesse também www.lbv.org.br e faça a sua doação. Se preferir faça um pix pela chave pix@lbv.org.br. faça parte desse time solidário você também!

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

TRE cassa mandato de três vereadores de Jaboatão por candidaturas “laranjas”

Publicado

em

Nesta sexta-feira, 3 de abril, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) cassou o mandato de três vereadores que atuam na cidade de Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife.

Por unanimidade, o pleno do Tribunal decidiu por revogar os trabalhos dos vereadores Adiel, Lica do Micro Ônibus e Nando Campos.

No entendimento dos desembargadores, os partidos PMN, Cidadania e o DEM não cumpriram a cota de gênero, nas eleições municipais de 2020, lançando candidaturas consideradas “laranjas”.

A princípio, a decisão fez com que as legendas perdessem todos os votos das chapas proporcionais.

Os vereadores podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para anularem a decisão do TRE-PE.

Atualmente, os três políticos encontram-se em partidos diferentes daqueles que foram eleitos. Antes de tudo, eleito pelo PMN, Adiel se filiou ao PRD para tentar novo mandato nas eleições deste ano. Lica do Micro Ônibus, que foi do Cidadania, está no PP. Após se eleger pelo DEM, o vereador Nando Campos agora está no PRD.

Primordialmente, Karina Albuquerque, relatora do processo, deu parecer favorável à anulação dos votos das legendas, costatando que as candidatas registradas não fizeram campanha eleitoral e não comprovaram gastos.

Por portal de Prefeitura

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Pernambuco vai sediar reunião de ministros de Ciência e Tecnologia do G20

Publicado

em

Pernambuco vai fazer parte do calendário do G20 Brasil 2024, que tem como tema “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”. O Recife vai sediar a reunião do Grupo de Trabalho de Pesquisa e Inovação, que traz para a discussão os ministros de ciência e tecnologia dos países do bloco. A novidade foi anunciada pela ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MTCI), Luciana Santos, que participou do primeiro dia da Etapa Nordeste da 5ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação nesta quinta-feira (2). O evento segue até esta sexta (3), na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), no Recife.

“O presidente Lula reinseriu o Brasil de maneira altiva no mundo global e este ano o País lidera o G20, que terá como um das rotas de debate a economia digital. O presidente tomou a decisão de que as reuniões dos ministros da Ciência e Tecnologia seriam uma Brasília e outra em Manaus, mas a segunda agora será em Pernmabuco”, adianta a ministra. O local não aparece no calendário do G20, mas a data aparece como de 22 a 24 de maio e a cidade é o Recife.

FUTURO DA CT&I

A 5ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação é uma longa discussão reunindo empresários, governos, academia e sociedade civil para discutir perspectivas do setor em um horizonte de 10 anos. As etapas regionais são uma preparação para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá de 4 a 6 de junho, no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF).

A estapa regional está discutindo a proposta dos nove estados do Nordeste e agentes públicos para discutir e elencar as políticas públicas que deverão ser prioridades para a região Nordeste (Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Paraíba, Alagoas e Sergipe). As reuniões preparatórias para a 5ª Conferência já somam mais de 220 encontros em todo Brasil, sendo 14 municipais, 26 estaduais, além do Distrito Federal, 29 encontros temáticas (conferência e seminários) e 157 livres e duas regionais (Sudeste, Norte, Sul e Centro-Oeste).

A ministra Luciana Santos diz que a diretriz do governo Lula é retomar a importância da Ciência e Tecnologia no País, que ao longo dos últimos anos teve seu orçamento contingenciado e seu potencial descredibilizado.

“A ciência voltou. O ‘inominável’ (em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro) contigenciou os recursos para a área até 2026, mas o presidente Lula conseguiu recompor o Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia. Só no PAC temos seis projetos estruturantes, com investimento de R$ 4,4 bilhões”, destaca Luciana.

EDITAL PARA ENERGIAS RENOVÁVEIS

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!