Conecte-se Conosco

Pernambuco

Veja as capas dos principais jornais de PE, desta Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2020

Publicado

em

Pernambuco

Serra Talhada comemora posição no ranking de transparência da Covid-19 do TCE-PE

Publicado

em

Serra Talhada está entre as cidades mais transparentes na aplicação dos recursos destinados para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, de acordo com o Levantamento de Transparência Pública das Contratações e Aquisições relacionadas à Covid-19 do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). 

De acordo com o TCE-PE, Serra Talhada atingiu 8,5 dos nove quesitos da avaliação, liderando o ranking no Sertão do Pajeú ao lado do município de Iguaracy. O estudo buscou verificar a disponibilização de informações, pelas prefeituras municipais do estado de Pernambuco, relacionadas às contratações e aquisições decorrentes das ações de combate à pandemia do coronavírus, bem como ao acesso à informação dado ao público em geral por meio do Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-SIC) durante este período.

“A nossa ferramenta possibilita um acompanhamento completo por parte não só dos órgãos de controle externo, como também pelo controle social. É interativa e de fácil navegabilidade, os dados contábeis estão em tempo real, e todos os itens exigidos nas métricas do TCE estão contemplados. A avaliação foi recebida com muita satisfação, pois é reflexo de uma gestão que pugna pela probidade administrativa e transparência pública”, comemorou Thehunnas Peixoto, secretário de Transparência, Fiscalização e Controle da PMST.

O TCE-PE avaliou os seguintes critérios de transparência ativa e passiva: Publicização de sítio oficial e portal de transparência; possibilidade de acesso ao sítio oficial e ao portal de transparência; existência de seção específica da COVID-19; disponibilização de informações sobre as contratações e aquisições relacionadas à Covid-19; funcionamento da ferramenta de pesquisa; geração de relatórios em formatos abertos; possibilidade de envio de solicitação de informação através de e-SIC; facilidade de envio da solicitação da informação; e possibilidade de acompanhamento da solicitação da informação. 

Saiba mais: transparencia.serratalhada.pe.gov.br/coronavirus

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Pernambuco

Pernambuco registra 1.163 novos casos da Covid-19 e 86 mortes em 24h

Publicado

em

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, nesta quinta-feira (9), 1.163 novos casos da Covid-19. Também foram confirmados 86 óbitos, ocorridos desde o dia 21 de abril.

Do total de mortes no informe de hoje, 61 (71%) ocorreram de 21/04 a 05/07. As outras 25 (29%) ocorreram nos últimos três dias. Com isso, o estado totaliza 5.409 óbitos pela doença.

Entre os casos confirmados hoje, 1.050 (90,3%) são casos leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados. Os outros 113 (9,7%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Agora, Pernambuco totaliza 68.767 casos já confirmados, sendo 20.688 (30%) graves e 48.079 (70%) leves.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Pernambuco

Bares, restaurantes e academias só devem reabrir no dia 20 de julho

Publicado

em

Os bares, restaurantes e academias de Pernambuco seguem fechados em Pernambuco. A expectativa é que a reabertura aconteça no próximo dia 20, caso os números da saúde sigam com tendência de queda nos próximos dias. O horário será reduzido para os serviços de alimentação, permanecendo fechados das 20h às 6h, além da capacidade de 50% do funcionamento. As medidas são válidas para a Região Metropolitana do Recife e Matas Norte e Sul.

No anúncio feito pelo governo do estado nesta quinta-feira, apenas o Agreste vai avançar mais duas etapas seguidas no plano de flexibilização das atividades econômicas, chegando à fase quatro. Isso significa que o comércio varejista, salões de beleza e estética, shoppings, 100% da construção civil e 50% do comércio de veículos, que inclui serviço de aluguel e vistoria, estão autorizados a reabrir na região a partir da próxima segunda-feira. O Polo de Confecções, no entanto, não está contemplado nesta etapa e segue funcionando apenas com delivery. Já o Sertão segue na mesma etapa.
Bares e restaurantes
Por enquanto, os bares e restaurantes continuam funcionando com sistema de delivery e retirada no local e a expectativa é que a reabertura aconteça no próximo dia 20 em Pernambuco. “Essas são atividades que trazem um pouco mais de risco para a saúde porque precisa tirar a máscara para se alimentar e existe uma interação maior. Mas estamos dialogando com a Abrasel-PE e vamos publicar os protocolos amanhã (sexta-feira) com os critérios para evitar que haja contaminação nesses estabelecimentos, como a volta com capacidade de 50% do funcionamento”, pontuou Bruno Schwambach, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.
Segundo André Araújo, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE), o setorfoi pego de surpresa com o horário estabelecido para a reabertura, já que devem ficar fechados das 20h às 6h. “Primeiro que a reabertura só acontece no dia 20 de os indicadores da saúde não se alterarem até lá. Segundo que vamos aguardar os protocolos, que acredito que poderiam ter sido liberados a partir de agora. É mais um dia de apreensão eexpectativa para um setor que tem sido muito difícil. E fomos surpreendidos com o horário porque estava acertado que será das 22h às 6h e agora foi alterado para às 20h. São duas horas de consumo importantes para os bares que, normalmente, abrem no final da tarde, isso significa atingir entre 70% e 80% deles e retirar cerca de entre cinco e seis horas de consumo comparando com o horário que funcionavam antes da pandemia”, afirmou. 
Plano
Bruno Schwambach ressaltou que o plano de retomada das atividades econômicas leva em consideração os eixos e riscos que cada atividade traz para a saúde. “Também analisamos a relevância e importância econômica de cada uma. Estamos implantando o cronograma, anunciado no dia 1 de junho com 11 etapas, com sucesso. Sabemos que atividades como de bares e restaurantes precisam voltar para dar oportunidade de emprego e renda, mas temos que olhar os dados da saúde. Passamos por um pico alto, começamos a ter uma estabilização, depois uma descida. Na última semana a queda estacionou, então tivemos que postergar a entrada da etapa seis do plano de retomada”, explica. 

Já André Araújo acredita que o setor vai precisar de um olhar mais atento no futuro próximo para conseguir se reerguer dos impactos que a pandemia causou com o fechamento dos bares e restaurantes por mais de 115 dias. “Espero que o governo olhe para o setor, que tem sofrido bastante, com bastante atenção lá na frente pela empregabilidade que ele gera”, concluiu.
Restaurantes terão limitação de capacidade em 50% na reabertura.
(Foto: Pixabay/Reprodução)
Por Luciana Morosini/Diário de Pernambuco

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda  

Trending