Conecte-se Conosco

Política

Os decretos inúteis de Bolsonaro são provocação barata a governadores e STF

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Jair Bolsonaro edita decretos com óbvias segundas intenções. Quer jogar sociedade contra governadores, prefeitos e STF.

O truque do presidente Jair Bolsonaro e tão barato que quase dá preguiça de escrever a respeito. Como vimos, ele incluiu salões de beleza, barbearias e academias entre atividades essenciais. Nem se trata de discutir se a atividade A, B ou C são ou não são. Pergunta sem resposta: por que essas que ele escolheu agora seriam “mais essenciais”, se me permitem a impropriedade, do que restaurantes, por exemplo?

Aos poucos, o presidente está, por meio de decretos irrelevantes, abrindo tudo. A postura é clara, e Bolsonaro nem tenta esconder: ele é o que abre a economia, e os governadores, os que fecham, gerando, no seu discurso falacioso e oportunista, desemprego e pobreza.

Entenderam?

Ele sabe que a decisão já foi tomada pelo Supremo. Estados e municípios têm autonomia para decidir sobre o funcionamento de qualquer atividade, salvo aquelas que são reserva legal do governo federal, como aeroportos, por exemplo.

Assim, governadores e prefeito definem o que é o que não é essencial. Espero que essa maldição passe logo e que tudo volte a funcionar. Em certa medida, é essencial tudo aquilo que faz a gente ter a sensação de normalidade, de liberdade, de escolha.

Em tempos de pandemia, no entanto, entende-se por essenciais as atividades que impedem o colapso da sociedade, a fome, o definhamento. Segurança Pública é essencial. A produção e a venda de comida são essenciais. Hospitais e congêneres (médicos, enfermeiros e dentistas) são essenciais, assim como as farmácias. Combustível é essencial. Transporte público também. Serviços de entrega se tornaram essenciais para pessoas ilhadas.

Boa parte dos serviços púbicos ligados à infraestrutura e à burocracia estatal também entram nessa categoria. Já estamos falando de milhões de trabalhadores — e o vírus agradece comovido. Não há como evitar. Agora pensem: salão de beleza, barbearia ou academia se equiparam a esses setores no quesito “essencialidade”?

Bolsonaro atua como um provocador barato. Está fazendo política rasa e tentando jogar os empresários da área que ele “libera” contra os governadores, os prefeitos e o Supremo.

Como se viu, num momento em que o Ministério da Saúde se prepara para divulgar a sua tabela com critérios de restrição, ele baixa um decreto sem nem mesmo conversar previamente com aquele senhor que finge ser ministro da Saúde, o tal Nelson Enrolado Teich.

Isso evidencia o acerto da decisão do Supremo. Ficasse tudo sob a responsabilidade do presidente, o Brasil já estaria mergulhado no caos.

Aos muitos milhares de mortos da Covid-19, numa escala que nem dá para imaginar, teríamos os mortos da cloroquina. (Por Reinaldo Azevedo – Colunista do UOL)

  

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Política

Vereador é assassinado a tiros durante evento político no ES

Publicado

em

Vereador e candidato à reeleição em Governador Lindenberg (ES), Leomar Cazoti Mandato (PV) foi assassinado na noite desta sexta-feira (30) durante uma reunião política. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), o político realizava uma adesivagem de veículos junto a apoiadores quando dois homens chegaram no local em uma motocicleta e efetuaram dois disparos. Os criminosos fugiram e ainda não foram identificados ou localizados.

Por folhavitoria

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Política

Moraes está passando dos limites institucionais, diz ex-ministro do STF

Publicado

em

O prazo determinado pela Justiça brasileira para que o X (antigo Twitter) realizasse a indicação de um representante legal no Brasil terminou ontem a noite. Com a falta de resposta, e o descumprimento da ordem judicial, a rede social poderá sair do ar no Brasil.

Segundo o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, as decisões do ministro Moraes – de retirar a rede social do ar em caso de não cumprimento da ordem judicial – pode ser vista como um atropelo aos limites constitucionais.

“É hora de temperança, é hora de tirar o pé do acelerador. Não passa pela minha cabeça tirar alguém da rede social. Isso não se coaduna com o direito em si. Isso é próprio a regimes autoritários, e penso que não estamos vivendo um regime autoritário no Brasil”, disse.

Em contrapartida, o doutor e mestre em direito penal, Marcelo Crespo, avalia que Moraes está defendendo a democracia.

“Alguém que tem um perfil e que está cometendo crimes, ela pode, sim, ter a sua conta suspensa. E se a própria plataforma admite que vai descumprir ordens do poder Judiciário, e que não vai retirar conteúdo nocivo e criminoso do ar, ela também pratica ilícito”, afirmou.

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Por band

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Política

Guia eleitoral em rádio e TV começa hoje com apresentação de candidatos

Publicado

em

O guia eleitoral obrigatório em rádio e televisão começa nesta sexta-feira (30) em todo o país e os quatro candidatos à prefeitura do Recife com tempo de exibição no programa usarão seus respectivos espaços para se apresentar aos eleitores da capital.

O primeiro programa a ser exibido é de Gilson Machado (PL). Na sequência, aparecerão Dani Portela (PSOL), Daniel Coelho (PSD) e João Campos (PSB). Essa ordem foi determinada em sorteio realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), no último sábado (24). Nos dias seguintes, a veiculação será alternada, seguindo essa mesma sequência.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!