Conecte-se Conosco

Pernambuco

Pernambucanos curados da Covid-19 falam sobre dificuldades para enfrentar a doença

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Primeira paciente internada com diagnóstico da Covid-19 na UTI do Hospital da Mulher do Recife, a dona de casa Sandra Gomes, 48 anos, lembra que o primeiro sinal para a gravidade da doença veio quando tentou tomar água e não conseguiu por causa da falta de ar. Recuperada, ela faz um alerta sobre as dificuldades que um paciente com quadro mais severo enfrenta após ser diagnosticado com o novo coronavírus.

Nesta segunda-feira (25), Pernambuco completa dois meses do registro da primeira morte pela Covid-19. O estado teve, nesse sábado (23), mais 87 mortes confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com isso, Pernambuco contabiliza um total de 2.144 vidas perdidas para a Covid-19. Por outro lado, já foram registrados 4.648 recuperados da doença, sendo 287 confirmações no último boletim epidemiológico do estado.

Uma das curadas, Sandra ressalta a necessidade de as pessoas ficarem em casa para diminuir a velocidade de contágio do vírus e frear o avanço na quantidade de mortes. “A falta de ar era tão grande que não consegui beber água. Engasgada, fui para a UPA dos Torrões pela segunda vez. Como sou diabética, procuraram uma vaga em UTI e fui para o Hospital da Mulher”, diz a dona de casa. Na primeira ida à Unidade de Pronto Atendimento e com sintomas leves da doença, Sandra foi orientada a voltar para o isolamento domiciliar. “Disseram que era uma crise de ansiedade e me disseram para ir pra casa”, recorda.

Depois de uma nova crise de falta de ar, passou cinco dias na UTI do Hospital da Mulher do Recife e mais nove na enfermaria da unidade especializada. “Não precisei ser entubada e me recuperei com a medicação administrada pela equipe e com a fisioterapia respiratória. Vencer essa doença me fez perceber como é horrível querer respirar e não conseguir. A quem pensa que o que estamos vivendo é brincadeira, posso garantir que não é”, enfatiza.

Recuperado da Covid-19, Alberico recebeu alta do Hospital das Clínicas há oito dias.  (Foto: Arquivo Pessoal)
Recuperado da Covid-19, Alberico recebeu alta do Hospital das Clínicas há oito dias. (Foto: Arquivo Pessoal)

O montador de elevadores Albérico de Oliveira, 63 anos, testemunhou mortes de companheiros de UTI enquanto esteve internado para o tratamento da Covid-19 no Hospital das Clínicas (HC). No hospital, viu pessoas sendo entubadas e não conseguindo vencer o novo coronavírus. O pensamento de que seria o próximo, diz, foi inevitável.

Morador do bairro de Vista Alegre, em Jaboatão dos Guararapes, Albérico teve os primeiros sintomas da doença no dia 16 de abril. Os sinais iniciais foram perda do olfato e do paladar. “Nos dias seguintes, passei a tossir muito e a ter cansaço. Foi quando fui para a UPA do Curado. Lá, fiquei por uma semana na sala vermelha até conseguirem uma vaga em UTI. Foi quando fui para o HC. Vi muitas pessoas morrendo perto de mim e achei que seria o próximo. Tenho diabetes e hipertensão. É uma experiência que não desejo a ninguém”, conta.

A jornalista Aline Moura (centro) foi diagnosticada com Covid-19. A sogra dela (direita) morreu por Síndrome Respiratória Aguda Grave.  (Foto: Arquivo Pessoal)
A jornalista Aline Moura (centro) foi diagnosticada com Covid-19. A sogra dela (direita) morreu por Síndrome Respiratória Aguda Grave. (Foto: Arquivo Pessoal)

A jornalista Aline Moura, 45 anos, conseguiu se recuperar da Covid-19, e presenciou, no mesmo dia em que fez o teste para saber se tinha a doença, a sogra, Sebastiana Pedroza, de 73 anos, ser socorrida com falta de ar. Do quarto onde cumpria o isolamento, Aline não pôde auxiliar no socorro. Sebastiana chegou a um hospital público sem sinais vitais. A equipe que a recebeu tentou reanimá-la, sem sucesso. 

“O primeiro sintoma foi uma tosse, mas, no decorrer dos dias, fui piorando. Parecia que o meu corpo estava cheio de veneno”, diz. No dia 21 de abril, Aline procurou um hospital particular na área central do Recife. Foi diagnosticada com um quadro comum de gripe e orientada a retornar para casa. “Cheguei e fui direto para o banheiro e permaneci isolada no quarto. Nos dias anteriores, porém, tive contato com a minha sogra. Ela tinha sofrido um AVC e precisava de cuidados constantes, com contato físico”, afirma.

Dos familiares que conviviam na residência, apenas Aline e Sebastiana apresentaram sintomas da Covid-19. “Meu marido e minhas cunhadas não tiveram sintomas. O meu quadro foi moderado. O da minha sogra, grave. Ela passou alguns dias sem apetite, mas teve um agravamento repentino, com falta de ar”, relata a jornalista. Na certidão de óbito de Sebastiana, a causa da morte foi registrada como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). A família recebeu a informação de que o óbito, ocorrido no dia 25 de abril, seria investigado para saber se a condição foi causada pelo novo coronavírus, mas, até agora, o laudo não foi informado aos parentes de Sebastiana. Aline recebeu o diagnóstico da doença após pagar pelo exame na rede privada.

A autônoma Edilma Antune e o marido, Douglas Alves, estão curados da Covid-19. (Foto: Arquivo Pessoal)
A autônoma Edilma Antune e o marido, Douglas Alves, estão curados da Covid-19. (Foto: Arquivo Pessoal)

Na casa da autônoma Edilma Antunes, 32 anos, ela; o marido, Douglas Alves, 34, e a mãe, Zilda Maria, 59, tiveram Covid-19. Os três conseguiram se recuperar da doença. “O intervalo entre o oitavo e o décimo dia foi o pior. Nesses dias, só consegui dormir fazendo uso de bombinha”, diz Edilma, que foi diagnosticada em consulta no hospital da Hapvida no Derby. “É impressionante como, ao completar 14 dias, nos casos de quem não teve agravamento, como foi conosco, os sintomas se vão”, afirma.

Para ser considerado curado da Covid-19, de acordo com o infectologista Demetrius Montenegro, é preciso completar o ciclo de 14 dias da doença mais três dias sem sintomas. Quando o paciente não tem complicações e não apresenta os sintomas nesse período, é considerada cura clínica. Caso o paciente precise ir para a UTI e tenha complicações, mesmo completando 14 dias, só será considerado recuperado quando todas as complicações forem resolvidas. Assim, o tempo pode ser superior a 17 dias.

Por Diário de Pernambuco

Foto da capa: Sandra deixou o Hospital da Mulher do Recife após duas semanas internada. (Foto: Tarciso Augusto/Esp.DP)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Governo de PE amplia o abastecimento de água na zona rural de Pesqueira e Arcoverde

Publicado

em

A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta terça-feira (23), Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) nos municípios de Pesqueira, no Agreste Central, e em Arcoverde, no Sertão do Moxotó.

Com investimentos que somam R$ 1,8 milhão, a iniciativa levará água do Rio São Francisco para as torneiras dos moradores de comunidades dessas duas cidades, beneficiando cerca de mil pessoas. Com estas entregas, já são 21 sistemas simplificados de abastecimento construídos na atual gestão. 

“A prioridade do nosso governo é garantir dignidade para a população. Pernambuco tem, sobretudo no Agreste, águas de longas distâncias. Mas conseguimos criar uma estratégia forte, ter um time muito bom, tendo a parceria do povo e do governo federal. Temos investido fortemente para garantir que todos possam ter acesso à água para beber, cozinhar e tomar banho, e hoje tivemos a alegria de levar água para duas comunidades da zona rural do Agreste e do Sertão. É assim que iremos fazer em todo o Estado”, destacou a governadora. 

Para o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, a entrega dos Sistemas Simplificados reforça a prioridade que o Governo do Estado tem dado ao saneamento rural. 

“Em distritos onde a fonte hídrica está próxima, estamos planejando e executando obras para fazer essas conexões. Já nos locais mais afastados, onde não existe esse recurso, estamos procurando perfurar poços e utilizar dessalinizadores como temos feito sistematicamente pelo interior do nosso Estado. A nossa missão é fazer com que a água chegue aos dois milhões de pernambucanos que, historicamente, não tiveram acesso à água ao longo de tantas décadas”, enfatizou o titular da pasta. 

A primeira entrega foi na comunidade de Campo de Aviação, no município de Pesqueira. Lá, a água é captada da Adutora do Agreste e passa por uma adutora de água bruta. A obra foi autorizada em setembro de 2023, durante as plenárias do Ouvir para Mudar no Agreste Central. 

A presidente da Associação de Moradores do Campo de Aviação, Elaine Cristina de Oliveira Leite, enfatizou que a iniciativa trará mais dignidade para a população. “Este é um momento de muita felicidade. Antes a gente sofria bastante, por uns 30 anos não tinha água para nada, andávamos quilômetros para lavar roupa e buscar água para consumo. Não foi fácil. Foram dias e anos para se conquistar o que hoje está sendo concretizado”, agradeceu a moradora.

Já em Arcoverde, o Governo do Estado inaugurou um SSAA na comunidade de Ipojuca. Neste sistema, a água é captada a partir de uma interligação da Estação Elevatória de Água Bruta Ipojuca, da Adutora do Agreste. 

Os dois novos sistemas passam a integrar o Sisar Pernambuco – o Sistema Integrado de Saneamento Rural. O Sisar é uma política pública de saneamento rural por meio da qual comunidades difusas, não atendidas pelos serviços convencionais de abastecimento de água, passam a ter um sistema próprio, em que toda a operação, manutenção e cobrança de contas é gerida pelos próprios beneficiados. 

Presente na solenidade, o deputado estadual Luciano Duque enalteceu os investimentos feitos pelo Governo de Pernambuco em todas as regiões do Estado. “Eu não tenho dúvida de que Pernambuco será um canteiro de obras importantes, dialogando com o desenvolvimento. O nosso Estado terá um grande legado para mostrar, principalmente quando se fala de atração de investimentos”, pontuou.

Por Nill Junior

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Governo de Pernambuco divulga calendário do 13° do Bolsa Família; confira

Publicado

em

Famílias beneficiárias do Bolsa Família receberão em agosto uma parcela extra paga pelo Governo de Pernambuco. Nesta quarta-feira, 23, a administração estadual divulgou o calendário de pagamento, seguindo o mesmo cronograma do programa, de acordo com o último dígito do NIS (Número de Inscrição Social).

A parcela extraordinária no valor de R$ 150 será paga entre os dias 19 e 30 de agosto, caindo na mesma conta do Bolsa Família. Serão contempladas famílias pernambucanas que receberam o Bolsa Família por pelo menos seis meses em 2023, intercalados ou consecutivos.

Confira abaixo o cronograma:

NIS final 1 – 19 de agosto

NIS final 2 – 20 de agosto

NIS final 3 – 21 de agosto

NIS final 4 – 22 de agosto

NIS final 5 – 23 de agosto

NIS final 6 – 26 de agosto

NIS final 7 – 27 de agosto

NIS final 8 – 28 de agosto

NIS final 9 – 29 de agosto

NIS final 0 – 30 de agosto

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Raquel Lyra volta a Arcoverde nesta terça-feira

Publicado

em

Nesta terça-feira (23), a governadora Raquel Lyra cumprirá agenda no interior de Pernambuco, com foco em melhorias de infraestrutura e saúde. O destaque do dia será a cidade de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, onde a governadora inaugurará um novo Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) e dez novos leitos de UTI geral no Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC).

Às 11h, a governadora estará em Arcoverde para inaugurar o Sistema de Abastecimento de Água na Comunidade de Ipojuca. O Evento acontece na Praça Pública da Rua Cel. Arcelino de Brito, e representa um investimento significativo para a região, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de seus moradores. Os novos sistemas de abastecimento de água, que também incluem a implantação em Pesqueira, somam um investimento total de R$ 1,8 milhão, beneficiando cerca de mil pessoas.

Mais tarde, às 14h, Raquel Lyra entrega dez novos leitos de UTI geral no HRRBC. Esta ampliação é crucial para fortalecer a capacidade de atendimento médico da região, proporcionando melhores condições para o tratamento de pacientes em estado grave.

Mais cedo, às 9h, a governadora estará em Pesqueira, no Agreste Central, onde será implantado o Sistema de Abastecimento de Água na Comunidade de Campo de Aviação, no Sítio Cachoeira.

Fonte: Nill Junior

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!