Conecte-se Conosco

Educação

Sisu: Inscrições começam nesta terça-feira(7); veja como se candidatar

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 e não zeraram a redação podem se inscrever a partir desta terça-feira (07), no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) caso tenham interesse em concorrer a uma vaga em instituições públicas de ensino superior. A data limite é esta sexta-feira (10). Pela primeira vez, o Sisu vai ofertar vagas na modalidade a distância (EAD).

Inicialmente, o edital previa que as inscrições acontecessem entre de 16 a 19 de junho, mas a data de inscrição no Sisu foi prorrogada pelo ex-ministro da Educação Abraham Weintraub. O próprio exame deste ano foi adiado – e deve acontecer somente no ano que vem -após pressões de pessoas e instituições ligadas à educação.

Veja abaixo o cronograma e o passo a passo da inscrição.

Cronograma do Sisu

  • 7 a 10 de julho: inscrições
  • 14 de julho: resultado da chamada regular
  • 14 a 21 de julho: prazo para entrar na lista de espera
  • 16 a 21 de julho: matrícula da chamada regular
  • 24 de julho: chamada da lista de espera

Como se inscrever

  1. Primeiramente, o candidato deve se cadastrar no Login Único do governo. Se não tiver o login, clique aqui para começar. É gratuito. Confira se os dados de contato estão corretos, é por meio deles que você será informado do resultado.
  2. Uma vez que já estiver com o seu Login Único, escolha sua primeira opção de curso e universidade. Leia atentamente a descrição da vaga e, uma vez decidido, clique na opção “Escolher esta modalidade”. A mesma operação serve para escolher a segunda opção de curso.
  3. Confira se escolheu os cursos corretos e, então, clique em “Confirmar minha inscrição”.

Ações afirmativas

Todas as instituições de ensino federais poderão ter vagas reservadas para quem se formou em escola pública, incluindo colégios militares, e para alunos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência.

O candidato que optar por uma determinada modalidade de concorrência estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito a mesma opção. Ou seja, quem optar por uma vaga de ampla concorrência concorrerá com pessoas que escolheram a mesma modalidade; logo, quem optar pela Lei de Cotas vai concorrer com seus pares também.

Lista de espera

O candidato que não foi chamado na lista regular – ou seja, não foi selecionado para nenhum dos dois cursos para o qual se aplicou – pode manifestar interesse para ficar na lista de espera.

Basta acessar o sistema durante o período especificado no cronograma para a manifestação de interesse (a partir do dia 14 de julho) e, no seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera. Confira se o sistema emitiu uma mensagem de confirmação.

Como consultar os cursos

É possível ver quais vagas estão disponíveis procurando por três categorias: município, universidades e área de curso. São mais de 50 mil vagas. Consulte neste link

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Educação

Lula anuncia novo campus da UFPE em Sertânia nesta terça-feira

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta terça-feira, 2 de julho, às 15h30, da cerimônia de entrega de 448 unidades habitacionais dos Conjuntos Vila Brasil I e II, em Recife (PE). Na ocasião, também serão anunciados os novos campus Recife – Centro do Instituto Federal de Pernambuco, e o novo Campus do Sertão – UFPE, no município de Sertânia.

No mesmo dia, às 17h30, no Palácio do Campo das Princesas (Praça da República, s/n), o presidente Lula participa da cerimônia de anúncio de acordos indenizatórios às famílias proprietárias de moradias em “prédios-caixão” na região metropolitana de Recife, e da assinatura de termo de repasse de recursos, do Ministério de Portos e Aeroportos, para o estado de Pernambuco, para execução da 4ª etapa do molhe de Suape e dragagem do canal interno de Suape.

Fonte: Nill Junior

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Educação

IFSertãoPE inicia projeto interno de modernização da rede Wi-Fi

Publicado

em

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) iniciou um projeto interno de modernização da rede Wi-Fi, com um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões. Os trabalhos estão sendo coordenados pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), em colaboração com os setores de tecnologia dos campi, as Diretorias e Chefias de Departamento Administrativas (DAP) e a Pró-Reitoria de Administração (PROAD).

A iniciativa tem como objetivo instalar cerca de 300 novos pontos de acesso Wi-Fi, ampliando o alcance e estabilidade da conexão sem fio à internet. Estão sendo substituídas antenas antigas e instáveis, que não suportam mais a demanda crescente por conectividade da instituição.

A nova infraestrutura ainda permite que uma única rede centralizada gerencie toda a área de cobertura de internet das unidades de ensino do IFSertãoPE. Os usuários poderão se conectar de qualquer área do campus, sem necessidade de mudar de rede.

Complementando esse trabalho, a DGTI planeja ações para aperfeiçoamento da infraestrutura de TI, como a compra de novos servidores de rede e armazenamento, switches modernos, entre outros acessórios, que possibilitem o aprimoramento contínuo dos serviços oferecidos pelo instituto.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Educação

Professores da UFPE anunciam o fim da greve

Publicado

em

Os professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) decidiram pelo encerramento da greve, iniciada em 22 de abril. A assembleia convocada pela Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), nesta quinta-feira (27), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), contou com 1.435 votantes.

No total,963 docentes foram a favor do fim da paralisação. Outros 427 foram contra. Houve ainda 45abstenções. Com a decisão, por maioria,a greve chegará ao fim em3 de julho. Já para as aulas, o indicativo é de que recomecem no dia 8, mas não há confirmação da data por parte da assessoria de comunicação da UFPE.

A presidenta da Adufepe, Teresa Lopes, destacou a participação dos docentes na assembleia que definiu o fim da greve. “Nós tivemos muitas conquistas, todas fruto da nossa mobilização. O governo entendeu que as nossas demandas eram justas. Agora é trabalhar para readequar o calendário para que não tenhamos mais prejuízos”, declarou.

DEMANDAS

Mesmo com zero de reajuste este ano, o governo anunciou que a categoria terá 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026.

Apesar de a pauta do reajuste salarial não ter sido plenamente atendida, uma série de outras demandas da categoria foi atendida. Por exemplo, a recomposição do orçamento das universidades e a garantia de uma permanência de qualidade para os estudantes.

Outra conquista da greve foi a revogação da Portaria 983/2020, que aumentava a carga horária dos profissionais de ensino de institutos federais e colégios de aplicação, prejudicando as atividades de pesquisa e extensão.

Mais ganhos contabilizados são os reajustes em benefícios como auxílio alimentação, saúde suplementar e creches e as 5.600 bolsas de permanência para estudantes quilombolas e indígenas, além do anúncio do PAC das Universidades, que vai destinar R$ 5,5 bilhões para expansão e criação de novos campi em todo o Brasil, incluindo um em Sertânia.

Fonte: JC

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!