Conecte-se Conosco

Pernambuco

Bares, restaurantes e academias só devem reabrir no dia 20 de julho

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]
Os bares, restaurantes e academias de Pernambuco seguem fechados em Pernambuco. A expectativa é que a reabertura aconteça no próximo dia 20, caso os números da saúde sigam com tendência de queda nos próximos dias. O horário será reduzido para os serviços de alimentação, permanecendo fechados das 20h às 6h, além da capacidade de 50% do funcionamento. As medidas são válidas para a Região Metropolitana do Recife e Matas Norte e Sul.

No anúncio feito pelo governo do estado nesta quinta-feira, apenas o Agreste vai avançar mais duas etapas seguidas no plano de flexibilização das atividades econômicas, chegando à fase quatro. Isso significa que o comércio varejista, salões de beleza e estética, shoppings, 100% da construção civil e 50% do comércio de veículos, que inclui serviço de aluguel e vistoria, estão autorizados a reabrir na região a partir da próxima segunda-feira. O Polo de Confecções, no entanto, não está contemplado nesta etapa e segue funcionando apenas com delivery. Já o Sertão segue na mesma etapa.
Bares e restaurantes
Por enquanto, os bares e restaurantes continuam funcionando com sistema de delivery e retirada no local e a expectativa é que a reabertura aconteça no próximo dia 20 em Pernambuco. “Essas são atividades que trazem um pouco mais de risco para a saúde porque precisa tirar a máscara para se alimentar e existe uma interação maior. Mas estamos dialogando com a Abrasel-PE e vamos publicar os protocolos amanhã (sexta-feira) com os critérios para evitar que haja contaminação nesses estabelecimentos, como a volta com capacidade de 50% do funcionamento”, pontuou Bruno Schwambach, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.
Segundo André Araújo, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE), o setorfoi pego de surpresa com o horário estabelecido para a reabertura, já que devem ficar fechados das 20h às 6h. “Primeiro que a reabertura só acontece no dia 20 de os indicadores da saúde não se alterarem até lá. Segundo que vamos aguardar os protocolos, que acredito que poderiam ter sido liberados a partir de agora. É mais um dia de apreensão eexpectativa para um setor que tem sido muito difícil. E fomos surpreendidos com o horário porque estava acertado que será das 22h às 6h e agora foi alterado para às 20h. São duas horas de consumo importantes para os bares que, normalmente, abrem no final da tarde, isso significa atingir entre 70% e 80% deles e retirar cerca de entre cinco e seis horas de consumo comparando com o horário que funcionavam antes da pandemia”, afirmou. 
Plano
Bruno Schwambach ressaltou que o plano de retomada das atividades econômicas leva em consideração os eixos e riscos que cada atividade traz para a saúde. “Também analisamos a relevância e importância econômica de cada uma. Estamos implantando o cronograma, anunciado no dia 1 de junho com 11 etapas, com sucesso. Sabemos que atividades como de bares e restaurantes precisam voltar para dar oportunidade de emprego e renda, mas temos que olhar os dados da saúde. Passamos por um pico alto, começamos a ter uma estabilização, depois uma descida. Na última semana a queda estacionou, então tivemos que postergar a entrada da etapa seis do plano de retomada”, explica. 

Já André Araújo acredita que o setor vai precisar de um olhar mais atento no futuro próximo para conseguir se reerguer dos impactos que a pandemia causou com o fechamento dos bares e restaurantes por mais de 115 dias. “Espero que o governo olhe para o setor, que tem sofrido bastante, com bastante atenção lá na frente pela empregabilidade que ele gera”, concluiu.
Restaurantes terão limitação de capacidade em 50% na reabertura.
(Foto: Pixabay/Reprodução)
Por Luciana Morosini/Diário de Pernambuco

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

TCE-PE determina seleção pública simplificada de Agentes de Saúde em Floresta

Publicado

em

Primeira mão

Na 23ª Sessão Ordinária da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), realizada em 23 de julho de 2024, foi homologada uma medida cautelar referente ao Processo nº 24100708-2. A sessão, presidida pelo conselheiro Eduardo Lyra Porto, contou com o relator conselheiro substituto Adriano Cisneiros.

A medida cautelar foi solicitada devido a irregularidades identificadas na Seleção Pública Simplificada nº 05/2024, realizada pela Prefeitura Municipal de Floresta para a contratação temporária de 24 agentes comunitários de saúde (ACS). O Tribunal considerou que a seleção não atendeu às exigências previstas na Lei Federal nº 11.350/2006, que regula a contratação desses profissionais.

Baseando-se no Parecer Técnico da Equipe de Auditoria e nos requisitos necessários à concessão da medida cautelar, conforme o art. 2º da Resolução TC nº 155/2021, os conselheiros da Primeira Câmara do TCE-PE decidiram, por unanimidade, homologar a decisão monocrática que deferiu a medida cautelar.

A decisão determina que a Prefeitura Municipal de Floresta, sob a gestão de Rosangela de Moura Manicoba Novaes Ferraz (Rorró Maniçoba) ou de quem vier a sucedê-la, realize uma nova seleção pública simplificada, baseada em provas ou provas e títulos, para a admissão de agentes comunitários de saúde em caráter efetivo. A medida deve ser cumprida com efeito imediato.

A informação foi publicada no Diário Oficial do TCE-PE nesta sexta-feira (26), reforçando a importância de cumprir rigorosamente as exigências legais em processos de seleção pública, garantindo a transparência e a legalidade na contratação de profissionais de saúde.

Fonte: Nill Junior

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para hoje, 26 de julho de 2024

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.Quadro26.06.2024

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

TJPE mantém reprovação das contas de Lula Cabral pela Câmara de Vereadores do Cabo

Publicado

em

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) negou por unanimidade o recurso do deputado estadual Lula Cabral (Solidariedade), confirmando a decisão da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho que, em 2022, rejeitou as contas de 2017, período em que ele era prefeito.

Os vereadores basearam sua decisão em um suposto desvio de R$ 92 milhões do Caboprev, o fundo de previdência dos servidores municipais do Cabo. Atualmente, Cabral é pré-candidato à prefeitura do município nas eleições deste ano.

O TJPE declarou que o recurso foi recusado por não haver ilegalidades no veredito legislativo. Além disso, o deputado foi multado pelo tribunal por persistir no recurso considerado temerário.

Em 2022, a Justiça Eleitoral autorizou sua candidatura a deputado, quando foi eleito.

Em nota, a defesa de Cabral destacou que a posição do TJPE não afeta a elegibilidade do candidato, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2023.

O parlamentar entra novamente na corrida pela Prefeitura do Cabo, com a candidatura a ser oficializada em convenção prevista para ocorrer no dia 2 de agosto.

Foto Portal de Prefeitura

Por Portal de Prefeitura

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!