Conecte-se Conosco

Pernambuco

Bares, restaurantes e academias só devem reabrir no dia 20 de julho

Publicado

em

Os bares, restaurantes e academias de Pernambuco seguem fechados em Pernambuco. A expectativa é que a reabertura aconteça no próximo dia 20, caso os números da saúde sigam com tendência de queda nos próximos dias. O horário será reduzido para os serviços de alimentação, permanecendo fechados das 20h às 6h, além da capacidade de 50% do funcionamento. As medidas são válidas para a Região Metropolitana do Recife e Matas Norte e Sul.

No anúncio feito pelo governo do estado nesta quinta-feira, apenas o Agreste vai avançar mais duas etapas seguidas no plano de flexibilização das atividades econômicas, chegando à fase quatro. Isso significa que o comércio varejista, salões de beleza e estética, shoppings, 100% da construção civil e 50% do comércio de veículos, que inclui serviço de aluguel e vistoria, estão autorizados a reabrir na região a partir da próxima segunda-feira. O Polo de Confecções, no entanto, não está contemplado nesta etapa e segue funcionando apenas com delivery. Já o Sertão segue na mesma etapa.
Bares e restaurantes
Por enquanto, os bares e restaurantes continuam funcionando com sistema de delivery e retirada no local e a expectativa é que a reabertura aconteça no próximo dia 20 em Pernambuco. “Essas são atividades que trazem um pouco mais de risco para a saúde porque precisa tirar a máscara para se alimentar e existe uma interação maior. Mas estamos dialogando com a Abrasel-PE e vamos publicar os protocolos amanhã (sexta-feira) com os critérios para evitar que haja contaminação nesses estabelecimentos, como a volta com capacidade de 50% do funcionamento”, pontuou Bruno Schwambach, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.
Segundo André Araújo, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE), o setorfoi pego de surpresa com o horário estabelecido para a reabertura, já que devem ficar fechados das 20h às 6h. “Primeiro que a reabertura só acontece no dia 20 de os indicadores da saúde não se alterarem até lá. Segundo que vamos aguardar os protocolos, que acredito que poderiam ter sido liberados a partir de agora. É mais um dia de apreensão eexpectativa para um setor que tem sido muito difícil. E fomos surpreendidos com o horário porque estava acertado que será das 22h às 6h e agora foi alterado para às 20h. São duas horas de consumo importantes para os bares que, normalmente, abrem no final da tarde, isso significa atingir entre 70% e 80% deles e retirar cerca de entre cinco e seis horas de consumo comparando com o horário que funcionavam antes da pandemia”, afirmou. 
Plano
Bruno Schwambach ressaltou que o plano de retomada das atividades econômicas leva em consideração os eixos e riscos que cada atividade traz para a saúde. “Também analisamos a relevância e importância econômica de cada uma. Estamos implantando o cronograma, anunciado no dia 1 de junho com 11 etapas, com sucesso. Sabemos que atividades como de bares e restaurantes precisam voltar para dar oportunidade de emprego e renda, mas temos que olhar os dados da saúde. Passamos por um pico alto, começamos a ter uma estabilização, depois uma descida. Na última semana a queda estacionou, então tivemos que postergar a entrada da etapa seis do plano de retomada”, explica. 

Já André Araújo acredita que o setor vai precisar de um olhar mais atento no futuro próximo para conseguir se reerguer dos impactos que a pandemia causou com o fechamento dos bares e restaurantes por mais de 115 dias. “Espero que o governo olhe para o setor, que tem sofrido bastante, com bastante atenção lá na frente pela empregabilidade que ele gera”, concluiu.
Restaurantes terão limitação de capacidade em 50% na reabertura.
(Foto: Pixabay/Reprodução)
Por Luciana Morosini/Diário de Pernambuco

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Armando Monteiro, apoia pré-candidatura de Celso Muniz para prefeito de Olinda-PE

Publicado

em

Em reunião nesta quinta-feira o ex-Senador da República, Armando Monteiro Neto (PTB) confirmou o apoio à candidatura do empresário Celso Muniz, do MDB, em Olinda. Armando foi categórico ao declarar o aval do partido a Muniz: “ele tem as condições de liderar um projeto verdadeiramente transformador e que oferece uma agenda estruturante e contemporânea com a compreensão dos desafios de Olinda e o PTB se associa a esse projeto”.

Celso Muniz é filiado ao MDB e é o empresário responsável pela administração de um dos maiores investimentos privados já feitos em Olinda, o Shopping Patteo que reúne mais de 300 lojas, gera 5 mil empregos diretos e indiretos. E hoje isso traz impactos positivos na geração de empregos e arrecadação do município.

A pré-candidatura que conta com o apoio do PTB, já está alicerçada em líderes como o deputado federal Rau Henry, presidente estadual do MDB, o ex-deputado Hélio Urquiza, o ex-prefeito José Arnaldo, o vereador Mizael Prestanista, a ex-vereadora Monica Ribeiro, o ex-presidente da Câmara da Olinda, João Dindo .

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Pernambuco

Veja as capas dos principais jornais de PE, desta Sexta-feira, 07 de Agosto de 2020

Publicado

em

Veja a capa com as principais manchetes dos principais jornais de PE, desta Sexta-feira, 07 de Agosto de 2020.

Capa do jornal Folha de Pernambuco 07/08/2020Capa do jornal Jornal do Commercio 07/08/2020

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973

Continue lendo

Pernambuco

ALEPE: deputados defendem a retomada das atividades no polo de confecções

Publicado

em

O funcionamento informal e desorganizado do Polo de Confecções de Pernambuco, nos municípios de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, foi repercutido por deputados que atuam na região. Durante a Reunião Plenária da Assembleia Legislativa, nessa quinta, Tony Gel, do MDB, afirmou que, apesar da proibição do funcionamento da feira, por parte do Governo do Estado, em razão da covid-19, o comércio nunca deixou de funcionar.

Ele propôs a retomada organizada das atividades, com protocolos sanitários que permitam a subsistência segura dos comerciantes. “Eu estou defendendo uma tese que, funcionando do jeito que está, com a responsabilidade toda sobre o Governo do Estado, é possível que o contágio seja maior, porque não há fiscalização.” José Queiroz, do PDT, informou que apresentou proposta similar ao governador Paulo Câmara. O parlamentar defendeu que a responsabilidade pelo funcionamento das feiras seja compartilhada com os municípios, que devem fiscalizar as medidas de segurança sanitária. Ele também manifestou a expectativa de que o governador permita a abertura do Polo de Confecções a partir da próxima segunda-feira, dia 10.

A deputada Jô Cavalcanti, do mandato coletivo Juntas, do PSOL, cobrou a liberação, por parte do Governo do Estado, do pagamento de emendas parlamentares destinadas a ações de assistência social. A parlamentar informou que, por causa da redução da renda provocada pela pandemia do novo coronavírus, o mandato destinou emendas para populações vulneráveis, mas grande parte dos recursos segue represada.

A morte do bispo de Palmares, dom Henrique Soares da Costa, no último dia 18 de julho, vítima da covid-19, foi registrada pelo deputado Clodoaldo Magalhães, do PSB. Ele ressaltou o legado do líder católico, citado como exemplo de atuação nas questões religiosas e sociais, ao lado de grandes nomes do catolicismo, como dom Hélder Câmara e Irmã Dulce. O parlamentar reforçou, ainda, os pedidos para que a população adote as medidas preventivas contra o novo coronavírus.

As consequências da política econômica adotada pelo Governo de Jair Bolsonaro foram criticadas pelo deputado João Paulo, do PCdoB. Ele afirmou que a economia precisa de ações que atendam às necessidades da população mais vulnerável, que além de temer a covid-19 ainda sofre com a dificuldade de acesso ao emprego e à renda no País. “A população mais carente não é tratada sequer como consumidora e sem consumidores a economia não anda. É urgente, portanto, pensar em uma realidade pós pandemia sem considerá-la como preocupação secundária.”

A conquista do Campeonato Pernambucano pelo Salgueiro Sport Clube foi elogiada pelo deputado Antonio Fernando, do PSC. O parlamentar ressaltou que, pela primeira vez na história, um time do Interior vence a disputa, o que merece o reconhecimento da Assembleia Legislativa.

O retorno das aulas presenciais na rede pública vai ser tema de debate realizado pela Comissão de Educação da Alepe. O anúncio foi feito pelo presidente do Colegiado, deputado Romário Dias, do PSD, que convidou os colegas para participarem do encontro. A audiência vai ser feita de maneira remota na próxima quarta, às quatro e meia da tarde, com transmissão ao vivo pela TV Alepe e pelo canal do Poder Legislativo no YouTube.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo
Propaganda  

Trending