Conecte-se Conosco

Pernambuco

A eleição do Recife e o perigo da popularidade incondicional

Publicado

em

Em 1992, Bill Clinton venceu George Bush (pai) e se tornou presidente dos EUA. Na época, uma das frases de sua campanha virou livro, documentário e frequentou a cultura pop: “É a economia, estúpido”.

A campanha foi marcante porque Bush, então presidente, tinha 90% de aprovação em 1991, durante a Guerra do Golfo, mas isso foi revertido para uma rejeição de 64% alguns meses depois, resultando em derrota. Os EUA passavam por uma recessão muito dura e a campanha democrata baseada em acusar o que era palpável na gestão do adversário saiu vitoriosa.

Mudando

Pelas últimas décadas, a importância da economia para as eleições sempre foi inquestionável. A frase “É a economia, estúpido” serviu para tudo, desde dados econômicos mesmo até infraestrutura.

Mas as coisas parecem estar mudando, inclusive no Brasil, inclusive em Pernambuco, inclusive no Recife. Nos anos 1990, quando Jarbas Vasconcelos (MDB) foi prefeito da capital pela segunda vez, era considerado o “melhor gestor do país” seguidamente, terminou com aprovação altíssima e foi impulsionado ao Governo do Estado naquela administração.

O mérito de Jarbas era visível, palpável e fácil de mensurar. Houve uma transformação na cidade que incluía desde serviços básicos bem mantidos até grandes obras, cujos efeitos o recifense sentia em sua rotina.

O pior é que, hoje, com as redes sociais, Jarbas poderia nem ser considerado um candidato competitivo, e ter baixa aprovação, caso não tivesse uma conta no Instagram cheia de seguidores empolgados e não soubesse fazer dancinhas.

Alguém imagina Jarbas fazendo o passinho de brega funk porque disso depende a popularidade e os votos?

Geração e foco diferentes

Mas antes que você pense que se trata de uma crítica ao atual prefeito do Recife, João Campos (PSB), saiba que não é. Pelo contrário, será um elogio com uma preocupação.

O socialista tem feito um trabalho bom e reconhecido. É difícil comparar com uma gestão de infraestrutura, como foi a de Jarbas nos anos 1990, porque a sociedade era diferente naquela época e porque esse não foi o foco de João no mandato. É difícil imaginá-lo construindo viadutos e túneis para melhorar o trânsito de carros.

É mais fácil pensar num governo de praças, parques, prioridade para pedestres ao invés de veículos automotores e, por causa da necessidade trágica, reforço na estrutura dos morros.

O ruim…

Há falhas, sim. Faltou a João investir mais em habitação, faltou contribuir com a segurança e falta ser mais efetivo com aqueles a quem se propõe priorizar, como os ciclistas.

No Recife, a taxa de desemprego, por exemplo, é a segunda pior do país entre as capitais. A cidade tem muitos problemas.

Moradores de rua estão espalhados pelo centro. Os alagamentos ainda são uma constante.

E isso derruba a popularidade de João Campos? De jeito nenhum. O prefeito tem quase 80% de aprovação.

…e o bom

Por outro lado, Campos promoveu uma transformação digital nos processos entre cidadãos e prefeitura que é uma verdadeira revolução nos serviços e impacta a vida dos recifenses com resultados que ainda não são totalmente percebidos e entendidos pela população. Nesse ponto, da inovação no acesso da população à gestão, Campos é revolucionário e um exemplo para o país.

Ele também conseguiu reduzir muito o risco nas encostas e barreiras da cidade e melhorou a qualidade de vida com parques e praças. É algo exemplar.

Mas é isso que aumenta tanto a popularidade dele? Não também.

A popularidade de Campos, do ponto de vista de gestão, é incondicional. E isso é um perigo.

Não é mais

“Não é mais a economia, estúpido” é a frase que se impõe agora, desfazendo o que se fez com a eleição de Clinton em 1992.

No Brasil, poucos perceberam isso tão rápido quanto João Campos e poucos conseguem fazer o que ele faz, goste-se ou não do estilo.

Até agora, o prefeito do Recife tem sido cuidadoso, garantindo que sua administração tenha algumas realizações palpáveis também. Mas há um risco quando isso fica em segundo plano, principalmente com a proximidade eleitoral. Risco para ele e para a cidade.

“Fazer o diabo”

Ainda vivemos numa sociedade acostumada à cultura de espetáculo e na qual as pessoas votam mais naquele que é um “sucesso” e menos em quem faz entregas. Esse tipo de ambiente é pródigo para atrair estrategistas eleitorais comprometidos somente com a vitória a qualquer custo, sem pesar as consequências.

O “fazer o diabo” para vencer, expressão infeliz do marqueteiro de Dilma Rousseff (PT) em 2014, é um exemplo. Acabou em impeachment e prisão. Acabou também em uma das maiores crises econômicas de nossa história recente.

Ator e personagem

No caso do personagem de rede social, a questão é que há um ônus terrível, que é o risco de reduzir o gestor verdadeiramente competente a uma celebridade volátil, passageira. Marqueteiros (sim, eles existem ainda) precisam ficar atentos a isso.

Personagens grandes demais correm o risco de condenar a capacidade do ator atrás da máscara.

Fonte: JC

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Pernambuco

Fé, preces e procissão marcam festa de Nossa Senhora do Carmo

Publicado

em

Não faltaram emoção, preces e agradecimentos no dia de Nossa Senhora do Carmo, celebrado ao longo desta terça-feira (16). Desde cedo, fiéis participaram das missas promovidas em horários especiais na Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. À tarde, houve a celebração campal, pela primeira vez sob o comando de dom Paulo Jackson, arcebispo de Recife e Olinda. Na sequência, a tradicional procissão, que lotou as ruas e avenidas do Centro da capital pernambucana, para encerrar a 328º edição da festa.

A dona de casa Michele Araújo e a tia, Maria do Carmo, participaram da missa solene campal. E, em meio às orações, agradeceram pelos pedidos feitos à padroeira do Recife.

Minha relação começou desde pequenininha, porque minha avó sempre foi devota de Nossa Senhora do Carmo. Como fui criada por ela, é uma tradição. Minha avó tem seis filhas mulheres, e todas elas levam o nome de Maria. Já recebi muitas graças, muitas bênçãos dela”, disse Michele, em entrevista à TV Jornal.

“Tenho um altar na minha casa, com a imagem dela. Sempre que estou num momento difícil, recorro a Jesus Cristo. E ela (Nossa Senhora) é quem intercede por tudo”, contou Maria do Carmo.

Em mensagem aos fiéis, o arcebispo de Olinda e Recife pediu que Nossa Senhora do Carmo interceda por dias de mais paz, mais justiça e menos violência.

“A devoção por Nossa Senhora do Carmo está profundamente impregnada na alma do povo recifense e dos arredores também. Acompanhar a fé, a piedade, a devoção, o olhar de súplica de cada pessoa, inclusive das pessoas mais simples, olhando para a Mãe, com aquele olhar de filho que suplica, isso de fato não tem preço. É com muita alegria que presido, pela primeira vez, a festa de Nossa Senhora do Carmo”, afirmou.

GOVERNADORA E PREFEITO ACOMPANHAM CELEBRAÇÃO

A governadora Raquel Lyra e a vice, Priscila Krause, acompanharam a missa solene campal.

“Nós, pernambucanos, somos gente de muita fé, de muita religiosidade. Venho aqui na missa, no dia da nossa padroeira, para pedir bênçãos, para pedir discernimento para que a gente possa ter força e coragem para continuar cuidando dos pernambucanos”, declarou Raquel.

O prefeito do Recife, João Campos, também acompanhou a celebração. Ele estava ao lado da mãe, Renata Campos, e de um dos irmãos, o deputado federal Pedro Campos (PSB).

“É sempre uma alegria misturada com emoção participar do dia da nossa padroeira. Já estive aqui diversas vezes. E a gente poder rogar a Nossa Senhora, para todos os recifenses, pedindo muita paz, muita saúde, pedindo o que há de melhor para a nossa cidade querida”, disse João.

Fonte: JC

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para hoje, 17 de julho de 2024

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.Quadro26.06.2024

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Recife recebe maior evento maçom da América Latina

Publicado

em

A partir desta quarta-feira, 17 de julho, até sábado (20), o Recife se torna sede da 53ª Assembleia Geral Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (53ª AGO CMSB).

Este é o maior evento da entidade na América Latina, reunindo as 27 Grandes Lojas Estaduais Brasileiras para debater temas locais e nacionais.

O encontro ocorrerá no Hotel Atlante Plaza, localizado na Avenida Boa Viagem, e já teve todos os ingressos esgotados.

A 53ª AGO CMSB representa um efetivo de mais de 150 mil maçons ativos e regulares, além de contar com a participação de mais de mil pessoas, entre maçons, familiares, amigos e autoridades civis e militares locais, tanto nacionais quanto internacionais.

Durante o evento, estão programadas palestras, debates e discussões sobre temas relacionados à maçonaria, além de abordagens de questões sociais gerais. Os participantes terão também a oportunidade de explorar a cultura, arte, gastronomia, história e tradições do povo pernambucano.

A organização da 53ª AGO CMSB está a cargo da Grande Loja de Pernambuco, sob a liderança do Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Flávio José de Amorim, que assumirá a presidência nacional da Instituição.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!