Conecte-se Conosco

Pernambuco

Alepe presta homenagem aos 30 anos do SUS

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Os 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) foram celebrados, ontem, na Assembleia Legislativa. Durante Grande Expediente Especial que lotou o auditório do Edifício Governador Miguel Arraes, representantes de setores que participaram da construção dessa política pública destacaram os resultados alcançados e os desafios para que ela tenha continuidade.

Autora do requerimento em homenagem ao SUS, a deputada Teresa Leitão (PT) reverenciou “a jornada de centenas de brasileiros e brasileiras que lutaram para inscrever na Constituição Federal o Sistema Único de Saúde”. A parlamentar afirmou que, se o sistema ainda não funciona a contento, contribuiu para a redução da mortalidade infantil de mais de 60 óbitos por mil nascidos vivos, antes do programa, para 13,8 em 2015.

A petista citou, ainda, números do sistema referentes ao ano de 2017, como a realização de 69 milhões de cirurgias, quase 300 milhões de atendimentos de urgência e emergência e 26 mil transplantes. Também ressaltou que a rede administra 322 mil hospitais, 42 mil equipes de saúde da família e é a fonte exclusiva de atendimento para 162 milhões de brasileiros.

“O SUS é uma conquista do povo brasileiro, um poderoso instrumento de defesa da vida e dos mais pobres. Mais do que nunca, ele precisa de nossa coragem e ousadia para continuar resistindo aos ataques que virão”, expressou Teresa.

Os desafios do financiamento do sistema, agravados pela Emenda Constitucional 95/2016 (que estabelece um teto para os gastos públicos federais por 20 anos) e pelo rompimento do acordo de cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para o Programa Mais Médicos foram os pontos mais abordados pelos participantes da reunião. Representando o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems/PE), a secretária de Saúde de Rio Formoso, Neijla Cardoso, mencionou também enfrentamentos contra interesses do setor privado, corporativismo e problemas de gestão.

Itamar Lages, do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), propôs a criação de duas frentes democráticas, republicanas e populares em defesa do SUS, formadas pela sociedade e pelo Parlamento Estadual. “A gente precisa dessa organização política para o SUS continuar a fazer prevenção, promoção da saúde, tratamento, pesquisa e produção de fármacos”, acentuou.

Para a secretária-executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Luciana Albuquerque, “o SUS é um direito conquistado, que a sociedade precisa garantir”. “Querem desqualificar o SUS, mas ele é um modelo em nível mundial. Esses 30 anos de resistência são um motivo de orgulho para todo o País”, concluiu a deputada Laura Gomes (PSB), que presidiu a reunião. (Do Blog do Magno)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Veja quem é a vereadora acusada de comandar suposto esquema de rachadinha na Câmara de Recife

Publicado

em

Foi com essas palavras que a vereadora Elaine Cristina, então no PSOL, encerrou seu mandato na Câmara Municipal do Recife, em dezembro de 2024, após não reunir votos suficientes para se reeleger: “Agradeço a cada assessora e assessor que contribuíram com a realização desse projeto, com dedicação e sempre trazendo a necessidade da nossa população”.

A agora ex-vereadora foi alvo da Operação Together, deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco, que cumpriu um total de 17 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (25). O motivo das diligências é que o gabinete de Elaine Cristina está sob investigação por suposta “rachadinha”, como é conhecido o repasse de parte do salário do assessor para o parlamentar.

O suposto esquema seria operado pela própria vereadora, ao lado da chefe de gabinete Girlana Diniz. Em nota, as advogadas da ex-parlamentar afirmam que ainda não tiveram acesso total ao inquérito e alegam que a Polícia Civil tem desrespeitado o amplo direito de defesa.

Elaine foi candidata a vereadora pela primeira vez em 2020. Integrante da chapa coletiva Pretas Juntas, ficou na primeira suplência nas eleições municipais de 2020 e assumiu o cargo quando Dani Portela (PSOL) se elegeu deputada estadual em 2022.

O mandato coletivo, no entanto, rachou. A ruptura foi causada por estranhamentos entre as integrantes do coletivo, que chegaram a realizar uma manifestação contra Elaine na porta da Câmara Municipal, em abril de 2023. Na época, a vereadora era acusada pela colega de coletivo, Débora Aguiar, de golpe e tentativa de isolá-la, após exonerar 4 das 5 covereadoras.

Mãe de uma criança neurodivergente e moradora de Roda de Fogo, Zona Oeste do Recife, Elaine é ativista do coletivo Mães Independentes. A organização defende a ampliação do cultivo e a produção artesanal de óleo de cannabis para o tratamento de doenças raras.

Direito de resposta aberto.

POR DIÁRIO DE PERNAMBUCO

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Raquel Lyra deve anunciar saída do PSDB e filiação ao PSD de Kassab

Publicado

em

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, deverá anunciar ainda nesta terça-feira (25) sua filiação ao PSD. A mudança de partido marca o início de uma debandada no PSDB, legenda pela qual ela foi eleita em 2022.

A cerimônia de filiação de Raquel Lyra ao PSD está marcada para a noite do dia 10, no Recife, após o Carnaval. A governadora já teria informado a seus aliados sobre a decisão na noite de segunda-feira (24).

Atualmente, o PSDB tem três governadores: além de Raquel, em Pernambuco, são filiados à sigla Eduardo Leite, no Rio Grande do Sul, e Eduardo Riedel, em Mato Grosso do Sul. Os dois permanecem na legenda.

Raquel Lyra negocia uma ida para o PSD, de Gilberto Kassab, há algum tempo. Ela vai comandar o diretório da legenda em Pernambuco. O MDB também foi cogitado como destino, mas a governadora bateu o martelo pela filiação ao PSD.
Lideranças do PSDB estão se reunindo com dirigentes do MDB, do Podemos e do PSD para discutir uma união partidária.

A junção com o PSDB fará com que a bancada da agremiação com quem se aliar dê um salto, já que o partido tem 13 deputados federais e três senadores. O aumento terá reflexo também no fundo partidário, proporcional ao número de parlamentares de cada legenda.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, a polarização em Pernambuco entre a governadora e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), é marcada pela indefinição de alianças partidárias e políticas visando as eleições de 2026.

Enquanto a governadora vai tentar a reeleição, o prefeito do Recife é cotado para ser o nome da oposição na disputa pelo governo estadual.

Aliados avaliam que, se a eleição fosse hoje, não teriam dúvidas da candidatura, mas dizem que João Campos ainda tem mais de um ano pela frente e que, nesse período, o cenário pode mudar.

Um indício de que o prefeito pretende disputar a eleição estadual foi o fato de escolher o ex-chefe de gabinete e amigo pessoal Victor Marques (PC do B) como vice na sua chapa nas eleições de 2024.

O vice-prefeito eleito poderá assumir a prefeitura em caso de renúncia de João Campos em abril de 2026 para ser candidato ao governo.

Na esfera estadual, Raquel tem como prioridade para 2025 a entrega de obras e a tentativa de fortalecer o governo politicamente. A avaliação interna é a de que é preciso deslanchar neste ano, inclusive com ações concretas na região metropolitana do Recife, para se sobrepor à alta popularidade de Campos.

A gestão Raquel também aposta que o prefeito terá uma oposição mais contundente na Câmara Municipal, podendo gerar questionamentos sobre a qualidade da gestão municipal, mesmo após uma reeleição dele com 78% dos votos válidos.

Foto Reprodução / Twitter

Por Folhapress

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para hoje, 25 de fevereiro de 2025

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.Quadro26.06.2024.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending