Conecte-se Conosco

Entretenimento

Andrea Nunes discute bioética e arte em romance policial pós-pandêmico

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Diante de uma das maiores crises sanitárias da história, o brasileiro nunca esteve tão atento aos dilemas da medicina e do corpo. A apreensão sobre esses temas, acrescida de uma rica trama de investigação policial, é a base para o novo livro de Andrea Nunes, Corpos Hackeados. O título, que integra o catálogo da Cepe editora, será lançado em evento presencial na próxima quarta-feira (17), às 18h, na Livraria Jaqueira do Bairro do Recife. Além de conversas com a autora, o evento também conta com a presença do escritor e jornalista Ney Anderson, que apresentará a publicação.
A história é ambientada em um município não identificado do Nordeste brasileiro em um futuro próximo, já durante a pós-pandemia da Covid-19. Instalado na região, uma poderosa empresa financia a bioimpressão de órgãos humanos artificiais como rins, fígados e corações para quem precisa de transplante. Contudo, a morte misteriosa dos voluntários da nova técnica leva o leitor a um espiral de intrigas e revelações, liderado majoritariamente por personagens femininas.
Tendo começado a escrever o livro ainda no fim de 2019, a autora revela a inevitável influência que a pandemia teve na abordagem dos temas. “Apesar da temática central não ser o vírus, a história se passa no ano de 2023, é inevitável abordar o impacto das modificações que a pandemia trouxe à vida das pessoas. Nesse contexto, reflexões sobre a guerra das vacinas e a biopolítica ganharam uma dimensão mais forte do que o inicialmente planejado. E tudo deu incrivelmente certo com a mensagem inicial. Sem dúvida o significado do livro e as reflexões que ele traz acabaram se tornando uma coisa mais profunda diante de tudo o que nós vivemos”, comenta.
Ao longo de 260 páginas, o livro estabelece conexões entre arte, ciência, política e espiritualidade; um entrelaçamento que Andrea gosta de aplicar a suas histórias. Para isso, são trazidos conceitos desde a semiótica da arte renascentista, período no qual se buscou a representação mais idealizada do corpo humano, até a biopolítica de Foucault, com suas formas de opressão contemporâneas. “Conectar tais temas é um exercício intelectual muito lúdico, uma vez que a conexão já existe em certos níveis, só nos resta enxergar e inserir na trama da maneira mais harmônica e divertida possível”, explica Andrea.
Autora também dos romances policiais O Código Numerati (2010), A Corte Infiltrada (2014) e Jogo de Cena (2019), Andrea Nunes não deixa de tirar inspiração de sua experiência como promotora de Justiça em Pernambuco, especializada no combate à corrupção. Paraibana radicada no Recife, conquistou espaço no mercado editorial e chegou a ministrar palestras sobre literatura policial em universidades da França, Portugal e Dinamarca. Seu novo livro já recebeu elogios da poeta Cida Pedrosa e do autor Tony Bellotto, que assinam textos na contracapa da publicação.
Discutir bioética em um momento no qual o Brasil testemunha a revelação de grandes escândalos da medicina parece uma escrita quase profética. Para Andrea, porém, essas tragédias provocam um estímulo e realçam a importância de escrever em um país no qual a realidade tenta constantemente superar as absurdidades da ficção. “Quanto mais desafiadora for a realidade, mais o ser humano precisa da transcendência da arte para superá-la e para elaborar sua angústia. Vivemos num país que é um romance policial pronto. Há uma responsabilidade histórica em transformar isso em literatura. As narrativas precisam ser feitas, e nesse momento há muitas linguagens sendo forjadas para traduzir nosso espanto diante de tudo”, finaliza.
SERVIÇO:
Lançamento do livro Corpos Hackeados, de Andrea Nunes
Quando: Na quarta-feira (17), às 18h
Onde: Livraria Jaqueira do Bairro do Recife
Preço: R$ 40 (impresso) e R$ 16 (e-book)
Vendido em lojas físicas e virtual da Cepe
Por:Diario de Pernambuco

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Entretenimento

Bruna Marquezine e João Guilherme são vistos abraçados após ator dizer que está apaixonado

Os dois já foram vistos juntos durante o Lollapalooza, em março, e em Fernando de Noronha, no início do ano.

Publicado

em

Bruna Marquezine e João Guilherme reforçaram os rumores de namoro após serem vistos abraçados durante um encontro com amigos.

Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver que a atriz está sentada nas pernas do ator enquanto ele a abraça por trás e apoia o rosto em seu ombro.

A reunião teve também a presença de Maisa, Marina Sena e o influenciador Juliano Floss. Nesta semana, João afirmou que está apaixonado e que gosta de presentear a amada, sem citar nomes.

“A última coisa que eu comprei não foi para mim. Eu estou apaixonado tem um tempo, eu só quero ver meu xuxu bem vestidinha. Então, eu comprei uma baby tee, da Maison Margiela, linda. Poxa, eu vi ela provando ali, ela ficou realmente o xuxuzinho que ela é”, disse para o site Steal The Look.

Na web, fãs do suposto casal apontaram que a nova dona de uma blusinha Maison Margiela é Bruna Marquezine, já que a atriz teria publicado um story de uma campanha da grife.

Os dois já foram vistos juntos durante o Lollapalooza, em março, e em Fernando de Noronha, no início do ano.

Foto Getty Images / SBT / Twitter

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Entretenimento

Novo programa de humor com Regina Casé já tem previsão de lançamento

Publicado

em

A Globo trabalha com o mês de setembro para a estreia de um humorístico liderado por Regina Casé, com texto de Jorge Furtado e direção artística de Fabricio Mamberti.

Será exibido nas noites de domingo, imediatamente após o “Fantástico”, “para tornar o início de uma nova semana de trabalho mais leve”.

A produção está bem no comecinho ainda, mas já existem providências para definição de elenco e início das gravações.

Regina Casé, atriz e apresentadora, após 40 anos atuando no regime de contrato fixo, passou, em dezembro passado, ao esquema de trabalho por obra. Uma readequação que também atingiu diversos outros nomes conhecidos da casa e um modelo já assimilado pela maioria, daí as solicitações que não param da própria TV, cinema e streaming.

Por outro lado, deve-se louvar a iniciativa da Globo em voltar a acreditar no conteúdo de humor, depois que este segmento, imagine só, virou até caso de polícia nos últimos anos.

E isto, não só pelos tantos e tão bons profissionais aptos e disponíveis no mercado, mas para atender também à reivindicação de boa parte do público.

TV Tudo

É bom assim

André Galvão, como repórter do SBT, ouviu o goleiro Cássio após a derrota do Corinthians para o Estudiantes, na terça-feira. Ele, Cássio, que está sendo acusado de falhas nos últimos jogos.

Pergunta respeitosa e bem-feita do Galvão, que permitiu ao jogador dizer tudo o que estava sentindo. É sempre gratificante encontrar a prática do bom jornalismo e não por acaso a repercussão, devidamente creditada em vários outros veículos. Palpite futebolístico: bem no instante que o titular passa por esse drama, o reserva ameaçar ir embora. Bons entendedores, entenderão. Futebol, velho futebol.

Meio complicado

Quando se exalta a prática do bom jornalismo, também se verifica que ainda não chega a ser exceção, mas que isso vem diminuindo demais nos últimos tempos.

Em todos os campos, na verdade, mas no entretenimento muito mais. O que se vê hoje é muito desrespeito com a notícia. Pior, muitas vezes usando informações que nem existem.

A propósito de tudo

Triste verificar como existe certa resistência de alguns, em se aceitar ex-Fazendas ou ex-BBBs atuando em outros trabalhos, como a dramaturgia, por exemplo.

Com a Grazi Massafera foi exatamente assim e olha quem ela se tornou. E o mesmo se dá com Rafa Kalimann, a vítima da vez, das mais diversas saraivadas de golpes. Hoje, quando se fala e defende tanto o politicamente correto, fica até meio estranho comportamentos como esses. Carimbo ingrato.

Crime de Búzios

A plataforma Max, da Warner, em parceria com a Conspiração Filmes, vai tocar o projeto “Praia dos Ossos”, série baseada em Ângela Diniz, socialite brasileira assassinada pelo namorado, Doca Street, em 1976.

Se nada mudar, Marjorie Estiano será a protagonista.

Fonte: JC

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Entretenimento

Horóscopo: Veja o que os astros falam para você, nesta quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Publicado

em

Consulte as Previsões do Horóscopo do dia hoje (Clicando aqui) para seu Signo e saiba os conselhos dos Astros sobre a sua vida. Saiba, todos os dias, as Previsões dos Signos sobre Amor, Dinheiro e Saúde.

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!