Conecte-se Conosco

Destaque

Aposentada, Joanna Maranhão vê futuro indefinido: ‘Estou desempregada’

Publicado

em

Principal nadadora brasileira da história anunciou o fim de sua carreira nas piscinas

Joanna Maranhão finalmente está desempregada. Pela primeira vez em sua carreira, após 17 anos de uma rotina exaustiva de treinos e competições, ela pode acordar durante a semana a hora que bem entender, tomar tranquilamente o café da manhã, ler o jornal, dar uma volta sossegada com os dois cachorros e voltar para casa sem ter a obrigação de fazer nada.

Há duas semanas, a principal nadadora da história brasileira anunciou aos 31 anos de idade sua aposentadoria das piscinas. E não foi por estar em baixa na carreira. Em 2017, ela bateu o recorde sul-americano dos 200 metros medley e dos 200m borboleta e também alcançou as melhores marcas do País nos 400 metros e nos 1.500 metros livre. Em entrevista ao Estado, ela disse que suas motivações em relação à vida mudaram e espera definir em breve qual novo caminho trilhará. “No momento estou desempregada”, disse.

“Já aviso que não vou me candidatar a nada. Bote aí, se puder: ‘a Joanna não vai se candidatar a nada’. Me enchem o saco com isso”, disse. O aviso vem porque há algum tempo brotam boatos de que Joanna Maranhão tentará a carreira política. Isso desde que ela se filiou ao PSOL, em novembro de 2017.

Mas uma coisa nada tem a ver com a outra, segundo ela. Joanna sequer pensa em se tornar dirigente esportiva. “Não me parece a melhor ideia que ex-atletas se tornem dirigentes. As gestões precisam ser técnicas acima de tudo.”

O ideal para o futuro seria transformar seu projeto social em negócio. Desde 2014, sem receber salários, ela toca o Infância Livre, ONG que tem como proposta ensinar crianças de 8 a 12 anos a nadar. As aulas acontecem duas vezes por semana em Belo Horizonte e o intuito é levar também para Recife, sua cidade natal.

NATAÇÃO BRASILEIRA – Atualmente, ela vê com bons olhos a gestão da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Joanna foi uma das atletas que contribuiu para a denúncia contra o ex-presidente da entidade Coaracy Nunes, acusado de organização criminosa. O caso corre na Justiça e o dirigente está afastado do esporte.

“Agora já dá para notar um sentimento de pertencimento. Foi criado um Comitê de Ética na CBDA”, disse. Desde junho de 2017, o presidente Miguel Carlos Cagnoni assumiu o cargo. “Mas tem que ser assim: oito anos de mandato e tchau. Elege-se outro”, opinou.

A mudança cíclica também precisaria acontecer na água, segundo Joanna. A falta de uma renovação nas provas que foi especialista chama sua atenção. “Apesar de ter muito orgulho de nunca ter perdido (uma competição nacional) de 2002 para cá, me preocupo muito com isso. Via que minha idade estava passando e em vez de a diferença diminuir, estava aumentando.”

Joanna Maranhão ganhou os holofotes com o histórico quinto lugar nos Jogos de Atenas-2000, quando tinha apenas 17 anos. Desde então esse é o melhor resultado de uma brasileira no maior evento esportivo do mundo. Depois bateu recordes sul-americanos, conquistou medalhas pan-americanas e disputou quatro Olimpíadas.

PASSADO A LIMPO – A medalha olímpica não veio e ela sabe o porquê. No auge da forma física, ela precisou enfrentar seu passado. As crises de pânico e a depressão vieram por causa do assédio sexual que sofreu quando tinha 9 anos de idade. Em 2008, ela tornou pública essa tragédia na sua infância. “Enquanto estava na terapia e nadando muito mal, a natação continuava, e aquele meu tempo do ano 2000 já não era mais tão bom.”

“Enquanto fazia as pazes comigo, esse timing passou. Fui em busca então de ser a melhor Joanna que eu poderia. E consegui isso com 29 anos de idade, quando fui mais rápida do que quando tinha 17”.

Hoje ela dá palestras para contar como fez para superar esse trauma e tenta ajudar de alguma forma pessoas que enfrentam problema semelhante. Sua exposição tem contribuído muito para escancarar esse grave problema. Tanto é que existe uma lei em vigor há seis anos batizada de Joanna Maranhão, que estende prazo de prescrição para estupro de criança. “Todo dia recebo mensagens sobre isso. Os mais graves, passo meu próprio telefone para poder conversar.”

Joanna vive de maneira transparente. Nas redes sociais, ela relata os momentos de alegria ao lado do marido, o judoca campeão mundial Luciano Corrêa, e também os momentos de sofrimento, como o “live” que fez para falar sobre a perda do filho semanas depois de ter descoberto a gravidez.

De certa maneira, consegue levar os “haters” na brincadeira por se sentir realizada com a carreira. Ainda mais agora, que está com a tarde livre para cozinhar um bolo ou nadar sem olhar o tempo no relógio – ela ainda treina ao menos três vezes por semana.

No momento, sua luta está em convencer Luciano a aceitar o gato vira-lata que apareceu na sua casa em BH. Enquanto isso, espera pelo surgimento de novas nadadoras capazes de bater seus recordes nacionais nos 200m borboleta, nos 200m e 400m medley, nos 200m costas, nos 400m e 800m livre e nos 1500m livre.

Por Estadão Conteúdo

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

Páscoa: Mensagem do vereador Paulo Pereira

Publicado

em

O vereador Paulo Pereira deseja a todos os belmontenses uma Páscoa repleta de paz, alegrias, e acima de tudo, muita reflexão em todo o Amor que Jesus Cristo teve por nós ao ser crucificado para obtenção do Perdão dos nossos pecados.

É comum nos dias de hoje nos identificarmos com os problemas de nossa vida e da vida daqueles que nos rodeiam. Muitas vezes nos esquecemos de que os maiores problemas não são materiais, mas sim espirituais. A Páscoa é um símbolo vivo da superação, da revelação de que o espírito transcende a matéria. Fazer consciência do verdadeiro significado da Páscoa é uma maneira de encontrarmos forças para superar os obstáculos da vida, as deficiências do espírito humano e permitir que o Cristo que habita dentro de cada um de nós possa ressuscitar todos os dias de nossa vida.

Com essa mensagem reitero os mais sinceros votos de Feliz Páscoa a todos os cidadãos belmontenses!

Paulo Pereira – Vereador

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Destaque

Belmonte: Cemitério Parque das Flores é tomado pelo mato, e trabalho de limpeza é inexistente

Publicado

em

Cemitério está “entregue as moscas”, um verdadeiro descaso do poder público de São José do Belmonte

Apesar das inúmeras reclamações da população em relação ao que tange a parte da limpeza dos cemitérios públicos, hoje, quem cuida do serviço são os funcionários da prefeitura, que também fazem a limpeza de ruas do município. O problema é que o efetivo é pequeno e só foi iniciado o serviço de manutenção no cemitério Parque da Saudade, no bairro Cacimba Nova, sendo que num processo bastante lento, enquanto que o cemitério Parque das Flores, no bairro Vila Delmiro, encontra-se numa situação de completo abandono, tanto em relação ao mato, quanto em relação ao lixo, entulhos e falta de pintura na estrutura que aos poucos está se deteriorando.

Blog  constatou, na manhã deste sábado (20) no cemitério Parque da Saudade, que mais da metade do local ainda não foi limpo. Uma zeladora, 33 anos, que é responsável por cuidar de alguns túmulos, disse que o trabalho está muito lento. “Eles começaram a poucos dias, mesmo a nossa reclamação tendo registro de mais de um mês [veja aqui]. Na verdade, ainda existe muita coisa pra eles limpar. Acho uma falta de respeito da gestão municipal para com a população, aguardar o surgimento de denúncia ou reclamação na mídia para começar a agir”, destacou.

Já o cemitério Parque das Flores, no bairro Vila Delmiro, ainda não passou pelo serviço de limpeza. Uma senhora, 56 anos, que foi visitar e restaurar o túmulo da mãe, falou que a situação é péssima no lugar. “Está horrível, sujeira e mato para todos os lados. A gente faz a nossa parte e até a parte que não é nossa. Há meses que não vejo ninguém da prefeitura  limpando por aqui”, afirmou.

Um pedreiro, 45 anos, que ajudava a senhora a restaurar o túmulo da mãe, disse que ela teve que desembolsar para fazer o serviço que era de responsabilidade da prefeitura. “Ela gastou para limpar o mato e retirar entulhos que estavam ao redor da cova da mãe. O pior é que ela tem quatro familiares enterrados aqui, já pensou se fosse fazer isso em todos os túmulos? Iria ficar muito caro”, finalizou.

Cadê o trabalho de limpeza nos cemitérios municipais que, em abril de 2017, há mais de um ano, fazia parte das ações da “Operação Belmonte Limpo”, que também visava o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya e também os escorpiões? Trabalho este, publicado no Site Oficial da prefeitura [relembre aqui]. Por falar em Aedes Aegypti, o município está numa situação bastante incômoda com surgimento de casos suspeitos de dengue em várias localidades. Brevemente, daremos mais informações.

Contudo, o que sabemos é que o serviço de manutenção, limpeza e conservação dos cemitérios Parque da Saudade e Parque das Flores, é de total e exclusiva responsabilidade da gestão municipal, que tem à frente o prefeito Romonilson Mariano (PHS), através da secretaria de Infraestrutura.

Além do descaso, uma total falta de respeito com a população que tem entes queridos sepultados naquele cemitério, como também com os belmontenses que já não se encontram entre nós.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Destaque

Prefeito relapso no Sertão

Publicado

em

O prefeito de Trindade, Dr. Everton Costa (PSB), levou o município ao caos. Com ele no poder, a Previdência faliu, os salários dos servidores contratados estão com quatro meses em atraso e até os garis não sabem o que embolso nas suas contas há três meses.

Não recolhe aos bancos a taxa obrigatória dos empréstimos consignados, obras federais paralisadas e até o matadouro foi interditado.

O prefeito só é eficiente na prática do nepotismo: nomeou a primeira dama secretária de Saúde, o genro secretário de Finanças, o sobrinho da esposa secretário de Administração. Até a Procuradoria e Assessoria Jurídicas são ocupados por parentes da esposa. Coluna do Sabadão – Blog do Magno

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda  

Trending