Conecte-se Conosco

Educação

Arcoverde realiza etapa municipal do 11° Concurso Ler Bem, nesta quinta-feira

Publicado

em

A Secretaria de Educação de Arcoverde, em parceria com a Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa), estará promovendo nesta quinta-feira (10), a partir 14h, no auditório da Aesa, a etapa municipal da 11ª edição do Concurso Ler Bem, para estudantes da rede municipal de ensino. A iniciativa terá todas as medidas higiênicas necessárias para controle da pandemia

A etapa municipal consiste na escolha de um aluno representante do município, através de um processo seletivo entre os candidatos participantes de todas as turmas do 4° Ano, no Ensino Fundamental I.

“São 858 estudantes da rede que estão matriculados nas turmas de 4° Ano e os professores precisaram se reinventar, mais uma vez, para atingir um número maior possível de participantes, que estarão concorrendo no município a esta importante fase do Concurso Ler Bem, do Projeto Aspa”, ressaltou o secretário municipal de Educação, professor Antônio Rodrigues.

Por Pe Notícia

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Educação

A importância e os benefícios dos cursos profissionalizantes na construção da carreira

Publicado

em

Em momentos de crise econômica e desemprego, muitos profissionais avaliam a carreira e buscam novos conhecimentos para encarar a concorrência do mercado. E os cursos profissionalizantes – ou técnicos – são uma excelente opção de aprendizado. Além de serem mais rápidos que os cursos superiores, eles têm foco prático, específico para determinada matéria. Já para aqueles que querem começar a trabalhar cedo, o curso profissionalizante é ideal, pois encurta a distância entre o Ensino Médio e o mercado de trabalho.

A grande diferença entre o curso superior e o profissionalizante é o foco, o tempo e o custo. Enquanto o superior leva, em média, 4 ou 5 anos, o profissionalizante leva entre 1 e 2 anos; O superior é um curso mais completo, com forte viés teórico; já o profissionalizante é mais prático, objetivo e focado no rápido acesso ao mercado de trabalho. Além disso, o custo de um curso superior é bem maior. No Brasil, o estudante pode fazer um dos 185 cursos técnicos habilitados pelo MEC durante ou após o Ensino Médio. De acordo com o IBGE, em 2019, o país tinha 9,3 milhões de alunos no Ensino Médio, sendo que 7,1% deles frequentavam algum tipo de curso técnico.

Com alta empregabilidade e custo que cabe no bolso, os cursos profissionalizantes têm crescido e se propagado rapidamente. Uma pesquisa do site Guia da Carreira mostra que, em 2020, áreas como Finanças, Administração, Vendas, Seguros, Tecnologia, Logística e Saúde retomaram o crescimento, rendendo bons salários. Ainda de acordo com a pesquisa, em 2020, os técnicos que tiveram melhores remunerações no mercado foram:

  • Técnico em Programação, Jogos Digitais ou Rede de Computadores – R$ 12.000
  • Técnico em Logística – R$ 9.000
  • Técnico em Recursos Humanos – R$ 8.700
  • Técnico em Seguros – R$ 7.000
  • Técnico em Contabilidade – R$ 6.500
  • Técnico em Marketing – R$ 6.500
  • Técnico em Segurança do Trabalho – R$ 5.000
  • Técnico em Mecânica – R$ 4.600
  • Técnico em Enfermagem – R$ 4.500
  • Técnico em Estética – R$ 3.800

De fato, alguns cursos têm remuneração mais alta e empregabilidade mais rápida por conta de uma tendência e carência de profissionais qualificados do mercado. Mas para conquistar bons empregos, o técnico, além de ter perfil analítico, deve ter flexibilidade de pensamento, jogo de cintura e, para algumas oportunidades, conhecimento em inglês.

Ainda existem muitas dúvidas se é melhor fazer um curso superior ou técnico, mas a resposta para essa pergunta depende muito das expectativas do profissional em relação à carreira. De fato, ter um curso superior abre muitas obras, especialmente para cargos mais estratégicos. Com o curso técnico é possível sim ascender na carreira e crescer na empresa, mas a dificuldade é maior. Por isso, se você tem panos de começar a trabalhar cedo, é possível fazer um curso técnico e depois cursar uma universidade em busca de mais conhecimentos e crescimento profissional.

Recentemente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina, divulgou a abertura de 55mil vagas de cursos profissionalizantes em todo o Brasil. Em Pernambuco, são 110 vagas distribuídas em 5 cursos das áreas de eletroeletrônica e metalmecânica a um custo que varia entre R$169 a R$10.260.

É importante saber que um uma formação técnica aumenta em 50% as chances de entrar no mercado de trabalho, e o salário de um profissional técnico pode ser até 30% maior. Além disso, existem outras vantagens de se tornar técnico.

Veja algumas delas:

  • Aprendizado na prática

No curso técnico, o aluno leva o aprendizado da sala de aula direto para o trabalho. Apesar de ter curta duração, é possível viver experiências práticas, como uma simulação do que vai encontrar no dia a dia de trabalho na área escolhida.

Isso dá bagagem para o profissional já entrar na empresa preparada para as atividades do dia a dia, ou seja, já entra jogando.

  • Custos acessíveis

Pode-se dizer que os cursos técnicos são a forma mais fácil, rápida e barata de se ter habilidades práticas e conhecimentos específicos. Os custos mais baixos são mais um estímulo para aprender e conquistar um bom emprego. E, pesquisando, dá até para encontrar cursos gratuitos no mercado.

  • Base para uma futura graduação

Muita gente tem dúvidas sobre a carreira que deseja seguir. E o curso técnico pode ser o primeiro passo para entender na prática determinada profissão. Além disso, o conhecimento adquirido no curso técnico não se perde. Ele pode servir como base para o futuro, estimulando o estudante a buscar uma educação continuada em uma faculdade, para manter sua certificação e crescimento profissional.

Por:PE notícias

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Educação

Professores da rede municipal do Recife são contra retorno das aulas presenciais

Publicado

em

Professores da rede municipal do Recife defendem que não haja ainda o retorno das aulas presenciais e que, portanto, sejam mantidas as atividades remotas. A categoria está em estado de greve desde o início de maio e argumenta que a volta só deve ocorrer quando pelo menos de 60% a 80% da população da capital estiver vacinada contra a covid-19. Nesta quinta-feira (10), a Secretaria Municipal de Educação anunciou a reabertura das escolas mantidas pela prefeitura a partir deste mês. Inicialmente para docentes e equipes gestoras. A partir de 22 de julho, por etapas, divididos em três grupos, voltarão os estudantes.

“Diante do alto índice de contaminação e morte pela covid-19 no Estado, somada a 97% de ocupação dos leitos das UTIs, qualquer anúncio de retorno das atividades presenciais é uma temeridade. As escolas do Recife não conseguem garantir minimamente o distanciamento social no seu espaço interno. O histórico problema na estrutura física das escolas não foi resolvido”, afirma a coordenadora geral do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino do Recife (Simpere), Cláudia Ribeiro.

A rede tem aproximadamente 92 mil alunos matriculados em 321 unidades entre escolas e creches. São cerca de 5.400 professores. Devido à pandemia, as escolas de Pernambuco tiveram aulas presenciais suspensas em 18 de março do ano passado. Mas desde 26 de abril deste ano o governo estadual autorizou a retomada dessas atividades nas redes municipais de ensino.

“Os trabalhadores em educação não concluíram o ciclo vacinal e não estamos nem perto de ter 60% da população vacinada, percentual recomendado pelas entidades científicas para se falar em segurança sanitária”, observa Cláudia. A categoria terá uma assembleia na próxima semana (a data ainda não foi marcada) e o retorno das aulas deve entrar na pauta de discussão.

Segundo a dirigente do Simpere, por enquanto não se cogita entrar em greve. “Estamos dispostos a defender nossas vidas, dos alunos e da comunidade escolar. A categoria é que decidirá se vai paralisar as aulas, mas por enquanto isso não está na pauta”, explica Claudia. “Reivindicamos que a prefeitura garanta internet e equipamentos para estudantes e professores. Até agora a Secretaria de Educação não  proporcionou às crianças e famílias pacote de dados e tecnologia para garantir aos alunos o direito aos conteúdos pedagógicos”, ressalta Claudia.

“Os professores têm utilizado seus dados e seus celulares para proporcionar os alunos esses conteúdos. Portanto, o prefeito e o secretário de Educação devem estar preocupados em assegurar os meios necessários para garantir-lhes educação adequada e manter as escolas fechadas enquanto
cientificamente não for seguro”, complementa Cláudia.

DATAS

Dividido em etapas, o retorno dos estudantes às salas de aula começa logo após o recesso escolar, no dia 22 de julho, com as turmas do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Na semana seguinte, no dia 27 de julho, voltarão 4º, 5º, 6º e 7º anos.

Em 3 de agosto o retorno acontece para os estudantes do 1º, 2º e 3º ano e para as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também nesta data ocorrerá a retomada das atividades presenciais para a educação infantil (creche e pré-escola).

Mais cedo, já neste mês, no próximo dia 22 voltarão as equipes de gestão, coordenadores pedagógicos e colaboradores. Professores e demais profissionais de educação serão acolhidos para retomada das atividades presenciais a partir do dia 29 de junho.

Por:PE Notícias

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Educação

Enem: ministro da Educação diz que não vai ter acesso prévio a provas

Publicado

em

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou hoje (9) que não pretende ter acesso antecipado às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na semana passada, durante entrevista a um veículo de comunicação, Ribeiro disse que queria ter acesso à prova para, segundo ele, evitar questões “ideológicas”.
O exame está marcado para os dias 21 e 28 de novembro. O período de inscrição começa em 30 de junho e  vai até 14 de julho.
A afirmação gerou críticas ao ministro. Nesta quarta-feira (9), durante participação em uma reunião da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o ministro abordou o assunto e disse que, na entrevista, manifestou apenas “a vontade de garantir que a prova do Enem seja técnica” e negou que estivesse tentando interferir no exame.
Criado em 1998, o Enem é elaborado por uma comissão técnica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e mantido sob sigilo. O Ministério da Educação (MEC) e, consequentemente, o ministro não têm acesso prévio à prova. Entretanto, não há impedimento legal para o titular de pasta acessar o exame previamente.
“Entendo não ser necessário que eu tenha acesso prévio à prova”, disse Ribeiro. “Se houver desconfiança da sociedade de que o ministro de Estado não pode ter acesso a informações sigilosas a respeito da pasta, esse ministro não pode mais sentar na cadeira. Mas, considerando a lisura e o ambiente em que vivemos, eu abri mão de participar e de sequer conhecer previamente as questões”, afirmou.
Durante entrevista à CNN Brasil, na semana passada, o ministro citou questões de edições anteriores do Enem que tratavam sobre a diferença salarial entre os jogadores de futebol Neymar e Marta, além de outra que aborda termos relacionados a dialeto de gays e travestis. Hoje, durante reunião da Comissão de Educação, o ministro disse que as questões do Enem não devem ter este tipo de abordagem, que ele classificou como “ideológica”.
“Prova do Enem não é um certame que vai avaliar qual a visão que o aluno tem do mundo e da economia. Não é esse o sentido. Para mim, a prova do Enem deve buscar avaliar o conhecimento que o aluno tem e a condição que ele tem diante dos outros candidatos para que ele possa acessar o ensino superior”, defendeu. “Todos nós temos ideologia. Meu maior problema e maior dificuldade é quando alguém quer impor a sua ideologia”, acrescentou. (Por Diário de Pernambuco

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending