Silva Lima – Editor Chefe do Blog do Silva Lima
OPINIÃO:
A Cidade de São José do Belmonte, não é uma Cidade considerada violenta, mais o número de acidentes automobilísticos (Carros e Motos) vem crescendo assustadoramente, e não é algo apenas que vem ocorrendo nos finais de semana, como muitos dizem.
Com uma certa frequência vem ocorrendo acidentes na PE-430, que liga o Distrito do Bom Nome a saída para a Cidade do Jatí-CE, e outra não menos conhecida pelo número de acidentes é a PE-361 que liga São José do Belmonte ao povoado do Carmo e saída para a Cidade de Santa Inês na Paraíba, esta com curva mas perigosas e as duas sem nenhum acostamento e que em épocas de chuvas, ficam mais perigosas, tendo em vista que aparecem buracos na pista.
Mas não são apenas essas estrada as causadores de acidentes, a imprudência dos motorista, associado ao consumo de álcool e a falta de fiscalização do poder público, contribui para o aumento significativos desses acidentes que vem ocorrendo em nosso município.
Não precisamos dizer que, se houvesse acostamento nessas PEs, acidentes como o que ocorreu na semana passada, próximo ao KM 8 da PE 430, onde ceifou a vida de uma jovem seria evitado, desta forma podemos com certeza responsabilizar o poder público, neste caso a Secretaria de Transportes de Estado de Pernambuco (DER) responsável pela manutenção e pela construção deste acostamento.
Já na PE-361 (Carmo) a pista em si, podemos considerar em bom estado de conservação, mas como tem muitas curvas e muitos dirigem sob efeito de álcool, cabe ao poder público fazer fiscalizações (Polícia Militar (BPTran) – Detran (Lei Seca) – essas que já existem).
A prefeitura de São José do Belmonte, está preocupada com o aumento desses acidentes e o Prefeito Romonilson Mariano, durante a última sessão plenária (13) da Câmara de vereadores, sugeriu a criação de uma comissão para debater o assunto e os vereadores de pronto concordaram e se comprometeram a começar a debater o assunto da criação de uma equipe de guarda de trânsito. ”Não aguento mais todo fim de semana ver famílias chorando a morte de um ente querido por irresponsabilidade de alguns, vamos esquecer o lado político e olhar para esse assunto como humanos que somos, temos que tomar a frente, se alguém pode resolver esse problema somos nós ”. disse o Prefeito Romonilson.
Em um passado não muito distante, este blogueiro, indagou alguns político para a necessidade da criação de uma guarda civil, onde obteve a seguinte resposta de um político com mandato: “Se criarmos uma guarda, estaremos arrumando é problemas para nós, pois quando uma moto ou um carro for apreendido ou multado, o dono irá é nos procurar para liberarmos seu veículo”. Isso mesmo, pois era assim que acontecia com as apreensões de animais, o animal era apreendido e o dono falava com um vereador que ligava para o secretário de agricultura para pedir para soltar o animal.
O prefeito Romonilson já sinalizou para os vereadores, estudem esse caso, mesmo sabendo que eles não podem apresentar projetos que traga ônus para o município, no entanto o prefeito já declarou seu total e incondicional apoio para que essa guarda civil, que já estava em seu plano de campanha eleitoral, venha sair do papel e que outras medidas emergenciais, venham ser tomadas para reduzir os acidentes em nosso município, para isto conta com os vereadores e com qualquer um popular que tenha uma boa ideia.
O presidente da Câmara de Vereadores Kayson, convida toda a população para participarem da sessão plenária do legislativo municipal no próximo dia 27 de março. “Vamos debater juntos não só o problema do transito mas de todos os outros que há na sociedade, as portas da Câmara estão abertas a todos, vamos fazer esse debate juntos”. disse o presidente Kayson.
Por Silva Lima – Editor Chefe do Blog do Silva Lima
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mailblogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606.