Conecte-se Conosco

Destaque

Belmonte: Ser membro Associação Cultural da Pedra do Reino, na visão de Iêda Araújo

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]
E o que é, na minha concepção, ser um membro dessa tão importante associação?
Irei traçar um paralelo do que pensam ser um membro da Associação Cultural Pedra do Reino e o que, de fato, é ser membro, porque há divergência do que é e do que pensam.
Muitas pessoas que não estão inseridas no contexto do movimento da Associação Cultural Pedra do Reino não conhecem a dimensão de fazer parte dessa associação.
Em tempos idos, eu ouvi falar muito da associação, por parte daqueles que desconhecem o grandioso valor dessa associação.
Uns diziam que a associação era um grupo de pessoas da mesma família que não agregava nenhum participante, que não fosse da família Carvalho;  outros falavam que a associação era muito partidária; muitos que a associação recebia muito dinheiro; alguns que a associação era intransigente, que seus  membros não aceitavam opiniões que divergissem; muitos outros que ninguém podia opinar, porque era um grupo extremamente fechado.
Mas, mesmo de longe, sem fazer parte desse grupo, eu podia vislumbrar que esse grupo, que não era reconhecido por grande parte da população belmontense, trabalhava e muito pelo desenvolvimento da cidade, uma vez que sempre estava preocupado em fazer e disseminar cultura, no seio da sociedade belmontense, levando o nome da cidade além das fronteiras do município, se fazendo conhecer a cada edição da cavalgada, uma vez que São José do Belmonte hoje é conhecida por muitos, além dos muros do município, graças à  perseverança daqueles que valorizam esse torrão e não medem esforços  para trilhar novos horizontes, sempre norteados e como referência a riqueza cultural do nosso povo sertanejo, buscando valorizar as potencialidades daqueles que primam pela cultura.
Eu admirava a festa da cavalgada à Pedra do Reino e sempre estava presente nos eventos que esse grupo organizava.
E por muitas cavalgadas, eu estava ali presente, prestigiando, confirmando e aplaudindo a garra daqueles jovens que trabalhavam voluntariamente em prol da cultura.
Um certo dia, eu fui convidada a participar de uma reunião no Memorial da Pedra do Reino. Quando eu cheguei à reunião, para surpresa minha, era para oficializar o convite, para que eu fosse membro da Associação Cultural Pedra do Reino. Fiquei muito lisonjeada com o anúncio do convite e na ocasião, eu falei que era muito chata, criteriosa, uma pessoa muito “cri cri”, lembro-me que, na minha fala, eu mencionei que sabia elogiar, mas, também sabia criticar. E indaguei aos membros presentes se eles estavam, de fato, dispostos a me aceitar como membro, porque a partir daquele dia, eu seria um membro que aplaudia quando merecesse, contudo, eu também puxava as orelhas, quando visse algo errado, e por unanimidade, fui aceita.
E com o passar do tempo, eu fui constando as dificuldades enfrentadas pelos membros da Associação Cultural Pedra do Reino. Lembro-me de que, numa certa reunião, alguém falando que era para contribuir com pão e a carne para o cachorro quente, quem seria responsável para angariar isso e aquilo, e eram como umas formiguinhas, cada membro com sua tarefa, e eu perguntei: cadê o dinheiro? Riram e responderam: “ que dinheiro?” Eu falei, oxente e não diziam que a associação era rica?
E fui cada dia vendo a realidade daqueles sonhadores que faziam tudo, para que a festa acontecesse aos trancos e barrancos. Quem está de longe, nem imagina o corre corre das comissões para planejar, organizar e executar todas as atividades que compõem o evento da festa da cavalgada à Pedra do Reino.
E fui me moldando e me adaptando àquela realidade que, sem recursos, aqueles amantes da cultura faziam acontecer a maior e melhor festa cultural, sem recursos financeiros. Pedindo aqui e ali para custear a festa com suas despesas.
 Vocês nem imaginam o quanto esses membros correm para realizar essa festa.
Faço parte de algumas comissões que eu mesma fui me integrando, por questão de identidade, afinidade e tempo disponível para executar as tarefas. Faço parte da elaboração, planejamento e realização da gincana cultural, porque acredito que os jovens e as crianças devem conhecer e valorizar a cultura de sua cidade, e só assim teremos a perpetuação daquilo que hoje realizamos.
Integro as comissões da missa, da bênção aos cavaleiros e amazonas, da escolha de rei e rainha da cavalgada, da manhã de sábado com as apresentações culturais, e de apoio ao palco.
E hoje, eu posso afirmar que a Associação Cultural Pedra do Reino é uma família, a gente arenga, discute, diverge, mas, sempre com a certeza de que somos um grupo que almeja melhores dias para a Terra da Pedra do Reino, um grupo que se consolidou ao longo de sua existência, que é responsável  pelo maior evento cultural do nosso município. Suas ações e práticas são voltadas essencialmente para que a Terra da Pedra do Reino seja conhecida e valorizada como uma cidade que prima pelo resgate de suas manifestações culturais e históricas, visando sempre melhores dias para o seu povo, no que concerne à valorização de seus munícipes nas mais diversas habilidades artísticas. Procurando cada vez mais resgatar os valores e manifestações culturais que permeiam os costumes e as histórias populares.
A Associação Cultural Pedra do Reino não é uma associação da família Carvalho, e sim, das famílias Silva, Santos, Cavalcanti de Araújo, Almeida Novaes, Meneses dos Santos, Gomes Leal, Nunes de Barros, Nunes de Sá, Cavalcantes de Moura, Moura Nogueira, Neves, Menezes,  Magalhães, Oliveira Barros, Moraes, Fonseca, Calllou, Marques de Lima, Ferreira, Guimarães Xavier do Carmo, Ribeiro, Lima, Pereira, Severo, Lopes de Carvalho, Novaes Barros, Alves de  Moura, Barros Alves, Alves Gondim, Rodrigues, Matias, Gomes de Carvalho  e de todas aquelas que abraçam a cultura e faz da festa da Cavalgada à Pedra do Reino uma festa de reencontro, de cultura, de arte, das famílias belmontenses, daqueles que nos visitam, dos que estudam e são amantes da história e da literatura, enfim, a Associação Cultural Pedra do Reino somos todos nós que torcemos, aplaudimos e resgatamos a essência do ser socio-histórico-cultural que está intrínseco em cada um de nós.
Este ano, excepcionalmente,  não realizaremos a nossa cavalgada à pedra do reino, como de costume, por força da pandemia causada pelo coronavírus que assola o mundo inteiro, mas, seguimos confiantes na misericórdia divina e que em 2021, estaremos fazendo o que a Associação Cultural Pedra do Reino sabe fazer de melhor, a  cavalhada e a cavalgada.
Viva a nossa cavalhada!
Viva a nossa cavalgada!
Viva a Associação Cultural Pedra do Reino!
Viva a Cultura!
Viva a Terra da Pedra do Reino!
Não está sendo fácil. Mas, vamos vencer, se Deus quiser. E mais e mais cavalgadas iremos participar.
Fiquemos em casa!
Usem máscaras!
Por Iêda Maria de Araújo Nogueira – Membro da ACPR

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

Salgueiro: Silva Lima, divulga a lista com os nomes dos candidatos a vereador, com maior chance de ser eleito

Publicado

em

Pela terceira vez consecutiva, envolvendo as eleições municipais, o jornalista e acadêmico em Ciências Políticas, Silva Lima, que também é o editor chefe deste meio de comunicação, divulga a lista dos candidatos a vereador(a), que segundo ele, teriam mais chances em ocupar uma cadeira no legislativo municipal de Salgueiro, com a eleições de 06 de outubro de 2024.

Essa lista não servi como uma pesquisa cientifica, é formada com base em estudos de pesquisas realizadas, opinião pública e oitivas de políticos e pessoas ligadas a partidos políticos no município. No caso específico, os estudos tiveram início, ainda no primeiro semestre do corrente ano.

Um dado para ser observado antes de ser apresentados os números, é o da abstenção em 2022, que foi de 7.181 (17,9) dos votos. Salgueiro a época tinha 40.054 eleitores aptos a exercer a cidadania, muitos falam que esse número alto de abstenção se deu por conta da pandemia (covid-19) e tem suas razões de ser, se formos comparar com a abstenção de 2016, quando não havia pandemia, e o número de abstenção foi praticamente a metade em relação a 2020, quando chegou a 3.718 (9,88%), naquela época os cidadãos que estavam aptos a votarem eram 37.621 eleitores.

Hoje salgueiro tem aptos para votarem, 42.874 eleitores, se consideramos que haverá 4.000 abstenções, 500 votos brancos e 1.300 nulos, os votos válidos poderiam chegar a 37.074, e o quociente eleitoral, ficaria perto dos 2.466 votos.

Os dados apresentados aqui, estão por ordem alfabética.

Então, vamos a lista:

PRD (25) – Deve conquistar entre 4 ou 5 cadeiras.

Consolidados

Léo Parente

Sávio Pires

Baldin do Anjos

Na Briga

Auremar Carvalho

Roseli do Agro

Pode surpreender

Adonaria

Pedro de Compadre

 

PSB (40) – Deve conquistar entre 3 ou 4 cadeiras.

Consolidados

Eliane Alves

Mariano Barros

Na Briga

Bruno Marreca

Fátima Carvalho

Corre por Fora

Erivaldo Pereira

Veronaldo

 

PSD (55) – Deve conquistar entre 2 ou 3 cadeiras.

Consolidado

Henrique Sampaio

Na Briga

Flavinho Barros

João Filho

Paizinha Patriota

Pode Surpreender

Lala Novaes

Micheuzinho

 

PEPUBLICANO (10) – Deve conquistar entre 2 a 4 cadeiras.

Consolidada

Eduarda Sampaio

Na Briga

Professor Agaeudes Sampaio

Zé Carlos

Correndo por Fora

Augusto Matias

Mael do Divino

Renatinha Sampaio

 

MDB (15) – Deve conquistar entre 1 ou 2 cadeiras.

Consolidado

Tiago Arraes

Na Briga

João Ronaldo

Paula Valença

Por Surpreender

Professor Verlene

 

PP (11) – Deve conquistar apenas 1 cadeira.

Consolidado

Nildo Bezerra

Pode Surpreender 

Daniel de Airinho

Dr. Darlyson Torres

Lalá de Dr. Severino

Cleber Freitas

 

A federação PT/PCdoB/PV – SOLIDARIEDADE – PMN, poderão não ter representantes no legislativo municipal de Salgueiro, para a legislatura que se inicia em 1º de janeiro de 2025.

 

Continue lendo

Destaque

Governadora chega a Salgueiro liberando recursos para construção e reformas

Publicado

em

EXCLUSIVO

A governadora Raquel Lyra, chegou agora pouco na cidade de Salgueiro, onde logo mais a noite irá participar de um comício do seu candidato a prefeito Fabinho Lisandro.

Durante sua recepção por parte do candidato Fabinho, do seu amigo pessoal, o atual vice-prefeito doutor Edilton Carvalho e diversos correligionários no tradicional Restaurante Bode do Geraldo, onde aconteceu o almoço, a governadora informou que trouxe novidades para Salgueiro.

De acordo com fontes consultadas pelo Blog do Silva Lima, a governadora Raquel Lyra, liberará 3 milhões de reais para a reforma do Hospital Inácio de Sá (HRIS), também foi autorizado por ela, a liberação de recursos para a reforma do Mercado Público Municipal, reforma esta, que era um sonho do vice-prefeito Edilton Carvalho, que agora se tornará realidade. Raquel deixou a “cereja do bolo”  para informar por ultimo, a construção do IML, que agora sairá do papel, deixar deixará de ser um desejo de muitos salgueirenses, se tornado realidade. Concluiu uma fonte.

 

Continue lendo

Destaque

Justiça determina que prefeito de Salgueiro remova cores de sua campanha dos equipamentos públicos

Publicado

em

A Justiça Eleitoral, através do juiz da 75a Zona Eleitoral Eleitoral, Jandercleison Pinheiro Jucá, deu prazo de 72 horas para que o prefeito de Salgueiro, Marcones Sá, remova de todos os bens públicos municipais as cores que representam a sua campanha política, vermelho e amarelo, substituindo por cores neutras. Candidato à reeleição, o prefeito pintou recentemente algumas estruturas públicas com as referidas cores.

Na concessão da medida liminar, o juiz destaca que “ações pessoalizadas na infraestrutura pública com cores de uma campanha específica podem influenciar indevidamente o eleitorado, comprometendo a equidade e a legitimidade do processo eleitoral “.

Caso o prefeito não substitua as cores no prazo de três dias, a contar da intimação, será penalizado com multa diária no valor de R$ 5 mil, limitada, inicialmente, ao valor de R$ 50 mil.

Veja aqui a decisão

 

 

 

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!