Conecte-se Conosco

Educação

Campus Ouricuri do IFSertãoPE promove “V Semana do Técnico em Edificações” e “VI Competição de Pontes”

Publicado

em

O Campus Ouricuri do IFSertãoPE promove nessa terça, 10, e quarta-feira, 11, a “V Semana do Técnico em Edificações” e a “VI Competição de Pontes”, com o tema “Construindo no Semiárido: Resiliência e Sustentabilidade”.

Abertos aos públicos interno e externo, os eventos terão palestras, minicurso e desafio de construção de pontes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através da plataforma Suap Eventos.

As duas atividades serão realizadas pelo campus em parceria com a Prefeitura de Ouricuri, Voluntários FM, Votorantim cimentos, ONG CAATINGA, Agrotop, Atrium Home e Collection, Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 3ª Região (CRT-3) e o vereador Iran Severo.

Por Alvinho Patriota

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Educação

Unicamp lança vestibular a distância para refugiados

Publicado

em

A Unicamp ( Universidade Estadual de Campinas) terá neste ano um vestibular dedicado a pessoas refugiadas. Os candidatos que estiverem nesta condição poderão fazer a prova de forma online.

As inscrições começam no próximo dia 10 de abril. A seleção será voltada a estudantes estrangeiros em situações de refúgio ou de risco no país de origem.
Segundo a instituição, também poderão participar migrantes beneficiários de políticas humanitárias do governo brasileiro.

É a primeira vez que a Unicamp oferece um processo seletivo nesse formato.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 30 de abril de 2025. Ao todo serão oferecidas 45 vagas, em 26 opções de cursos de graduação.

– Veja os melhores cursos de graduação no site do RUF (Ranking Universitário Folha)

Os candidatos deverão escolher, já no momento da inscrição, uma única opção de curso e indicar em qual dos três idiomas oferecidos farão a prova: espanhol, inglês ou português.

Esta é mais uma medida de uma série que a instituição tem anunciado nos últimos meses com o objetivo de aumentar a diversidade na instituição.

Em novembro do ano passado, a universidade adotou um sistema de cotas para pessoas com deficiência para o ingresso nos cursos de graduação com início a partir de 2025. Foi a primeira iniciativa do tipo entre as universidades estaduais de São Paulo.

Segundo a nova regra, cada curso de graduação terá uma ou duas vagas reservadas para as cotas PcD, ou até 5% do total de alunos, em caso de vagas adicionais.

Também em novembro, a Unicamp aprovou a reserva de vagas de professores para candidatos pretos, pardos e para pessoa com deficiência.

A proposta foi aceita pelo Conselho Universitário da instituição e será instituída como programa piloto de cotas para docentes doutores, da carreira do magistério superior.

VESTIBULAR PARA REFUGIADOS

– Valor: grátis
– Prazo para inscrição: de 10 a 30 de abril de 2025
– Onde fazer inscrição: somente pelo site Comvest ( www.comvest.unicamp.br )
– Número de vagas: 45 em 26 opções de curso

Foto Istock

Por Folhapress

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Educação

Campus Salgueiro do IFSertãoPE está com inscrições abertas para Processo Seletivo Complementar

Publicado

em

O Campus Salgueiro do IFSertãoPE abriu inscrições para Processo Seletivo Complementar com objetivo de preencher vagas remanescentes nos cursos de Agropecuária e Edificações. As capacitações são na modalidade Subsequente, voltadas a quem já concluiu o Ensino Médio.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de março, através deste formulário virtual, de forma gratuita. Caso o candidato seja selecionado dentro das vagas ofertadas, deve efetivar a matrícula junto à Secretaria de Controle Acadêmico do campus.

Os candidatos inscritos que não conseguiram vaga, ficarão em uma lista de espera organizada conforme a ordem de classificação de um sorteio eletrônico que escolherá os postulantes para matrícula.

O sorteio eletrônico das vagas está programado para o dia 28 de março e o período das matrículas entre os dias 31 de março e 4 de abril. Saiba mais no edital.

Por Chico Gomes

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Educação

Lula convida professores a compartilhar métodos para ensinar matemática

Publicado

em

O Ministério da Educação (MEC) abre nesta segunda-feira (17) uma consulta pública a professores de matemática do fundamental e médio para reunir ideias de boas práticas de ensino da disciplina. A pesquisa, que acontece até o próximo dia 28, é parte de um conjunto de iniciativas, que teve início em 2024, para tentar melhorar o desempenho dos estudantes brasileiros em matemática, um dos piores do mundo.

Com as ações, embaladas em um programa batizado de Compromisso Nacional Toda Matemática, o governo Lula pretende dar ao ensino de matemática uma dimensão semelhante à da alfabetização -em 2023, foi lançado o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que mobiliza as redes estaduais e municipais de ensino com metas de aprendizado, compartilhamento de métodos e premiação de bons resultados.

Desde o início de 2024, o MEC já promoveu webinários com estudantes e professores de matemática, lançou um guia para inovação no ensino da disciplina e criou o Clube de Letramento Matemático, programa que estimula ações coletivas e interdisciplinares, com o engajamento de alunos, para ensinar matemática de forma inovadora.

Um edital aberto em outubro de 2024 pelo Itaú Social, em parceria com o MEC, premiou 18 projetos de professores de matemática, do ensino fundamental 2 (6º a 9º ano) de escolas públicas, considerados criativos e inovadores.

Entre os vencedores, anunciados no mês de janeiro, estão, entre outros, a professora Márcia Viana, de Petrópolis (RJ), que trabalha conceitos de geometria a partir da dança, o coordenador pedagógico José Rosa de Brito, do Quilombo de Queimada Nova (BA), que ensina frações por meio da culinária quilombola, e o professor Antônio de Souza Silva, de Bacabal (MA), que dá aulas de robótica com materiais reciclados, associando a matemática à consciência ambiental. Cada um dos vencedores recebeu, para fomentar o projeto, prêmios de até R$ 80 mil, financiados pelo Itaú Social.

“Esse edital veio da percepção de que conhecemos pouco sobre metodologias inovadoras em matemática no país e que precisamos buscar essas estratégias”, afirma à Folha de S.Paulo Patricia Mota Guedes, superintendente do Itaú Social. “Devemos fomentar boas ideias, para que cheguem a outros professores e às redes de ensino do país.”

Uma segunda iniciativa, a partir do edital, também em parceria com o MEC, será organizar uma rede colaborativa com os quase 1.400 professores inscritos, para a troca de experiências. Será lançado ainda outro edital, para a matemática no ensino infantil.

Guedes cita um dos dados dramáticos da educação no país: apenas 5% dos alunos de escolas públicas se formam no ensino médio com um aprendizado adequado em matemática -95% deles saem da escola sem dominar, por exemplo, a resolução de problemas com porcentagem. “É uma desigualdade que reverbera no horizonte de oportunidades que essas pessoas terão. E estudos mostram que isso também tem um impacto negativo para o crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] no país”, afirma.

O programa do governo federal, além de buscar exemplos de sucesso no ensino de matemática que possam ser escalados para as redes públicas no país, pretende atuar na formação continuada de professores da disciplina e em programas que identifiquem as lacunas de aprendizagem e atuem na recuperação dos estudantes.

“A ideia é que esse programa se torne não uma política de governo, mas de Estado, que possa perdurar, como é o caso do pacto pela alfabetização”, diz Katia Smole, uma das maiores especialistas em formação de professores de matemática do país, diretora do Instituto Reúna, ONG que desenvolve pesquisas em educação, apoia redes públicas de ensino e está atuando como parceira do MEC no Compromisso Toda Matemática.

O programa tem parceria com universidades e deverá desenvolver acordos com Estados e municípios, com compromissos e metas no ensino da matemática. Além disso, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ligado ao MEC, estuda formas mais eficientes e modernas de avaliação.

“É um projeto de longo prazo, mas a ideia é já termos um resultado melhor no Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica] de 2027”, diz Smole. No Saeb mais recente, aplicado em 2023, os alunos do 3º ano do ensino médio ficaram, na média, no nível 2 de proficiência em matemática, em uma escala que vai de 1 a 8.

No TIMSS 2023, Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências, de 72 países avaliados, o Brasil só ficou acima do Marrocos, do Kuait e da África do Sul no desempenho dos alunos do 4º ano em matemática. No 8º ano, em matemática, o Brasil ficou um último do ranking, empatado com o Marrocos.

Foto  Global Imagens

Por Folhapress

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending