Conecte-se Conosco

Pernambuco

Caso Beatriz: família cobra resposta do Governo de Pernambuco sobre cooperação com empresa americana de investigação

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Cinco anos e quatro meses após o assassinato de Beatriz Angélica Mota, a autoria do crime não foi descoberta. A menina foi encontrada morta, dentro do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, com 42 marcas de facadas no corpo. O caso que chocou o município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco ganhou projeção internacional. Essa repercussão chamou atenção da empresa “Criminal Investigations Training Group”, dos Estados Unidos, que se colocou à disposição para contribuir com as investigações do caso.

“Desde setembro que essa empresa nos procurou, nos contatou, procurou informações do caso. Claro que está sob sigilo, então a gente precisa ter um pouco de cautela com todos aqueles que vêm nos ajudar, que querem contribuir com o caso de Beatriz. Eles (empresa americana/foto) contactaram a Polícia Civil, a chefia da Segurança Pública”, explicou o pai de Beatriz, Sandro Romilton Ferreira da Silva.

O objetivo do contato feito em setembro de 2020, foi tentar uma cooperação formal com a polícia brasileira para solução do caso. A “Criminal Investigations Training Group” solicitou apoio do Consulado Americano em Recife. De acordo com a mãe de Beatriz, Lúcia Mota, a expectativa da família era de que rapidamente a cooperação fosse firmada e as investigações avançassem.

“A gente corre contra o tempo, porque infelizmente quanto mais tempo passa, pior fica para o inquérito para Beatriz. A gente contava no mínimo com o Governo do Estado, uma resposta rápida e que essa cooperação fosse feita da forma mais rápida possível, porque eles só têm a colaborar, não só para o inquérito de Beatriz, mas na verdade para deixar um legado todo para o estado de Pernambuco”.

Segundo os pais de Beatriz, o Governo de Pernambuco não responde às tentativas de contato sobre o assunto.

“Esse silêncio reforça as nossas perguntas. A quem interessa a não solução do caso Beatriz? Por que o governo se comporta dessa forma?, questiona Lúcia Mota.

“A nossa família precisou se reunir e buscar uma investigação paralela, uma atividade que é lícita, está baseada na lei, mas é correndo por fora. A família não acredita mais que a Polícia Civil de Pernambuco sozinha consiga resolver o caso de Beatriz, já ficou isso bem claro. Já tem mais de um ano que a gente teve contato com o delegado que nos acrescentou alguma coisa ao inquérito”, complementou Sandro Romilton.

Para os pais de Beatriz, a cooperação é fundamental para o avanço das investigações. “Eles são peritos de uma empresa privada, mas eles também trabalham na Academia Nacional de Perícia dos Estados Unidos, então são profissionais extremamente preparados. Eles utilizam o que há de mais novo em termos de tecnologia, eles são treinamento para as polícias de elite do mundo todo. Então nós estamos falando de profissionais extremamente preparados e que com certeza vão contribuir para o inquérito de Beatriz e o inquérito de tantas outras Beatriz de Pernambuco”, ressaltou a mãe de Beatriz.

Mesmo com as dificuldades enfrentadas, os pais da menina acreditam que a justiça será feita.

“Nós não desistimos! Dói demais, mas a gente não para, não desiste de estar buscando a federalização. Nós estamos reunindo provas suficientes para denunciar Pernambuco à Corte Internacional de Justiça, só que isso é um desgaste muito grande pra gente, e o tempo para Beatriz também. Por que o governador Paulo Câmara está fazendo tudo isso com a gente? Se esse é o caso número 1 de Pernambuco, por que não nos atende? Por que não responde as demandas?”, questiona Lúcia Mota.

Em nota, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informou que desconhece a tentativa de cooperação.

Também por meio de nota, a empresa “Criminal Investigations Training Group”, afirmou que entrou em contato com o Consulado Americano em Recife, no mês de setembro de 2020. A nota informou também que o Consulado disse ter encaminhado o pedido ao Diretor Regional de Petrolina, Sr. João Leonardo, mas que não recebeu retorno.

Confira a nota da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco

A SDS e a Polícia Civil desconhecem essa tratativa ou iniciativa do Consulado. O caso Beatriz continua em investigação, sob segredo de Justiça, pela PCPE.

Confira a nota da “Criminal Investigations Training Group”

Há vários anos acompanhamos a investigação do caso Beatriz Angélica Mota e sentimos que poderíamos agregar valor à investigação abrindo recursos adicionais, bem como disponibilizando investigadores de homicídios e investigadores de cena de crime experientes. Procuramos abrir uma linha de comunicação com a Polícia Civil de Petrolina que investiga o caso com o intuito de trabalhar em conjunto para encontrar uma solução na solução do caso que, em última instância, levará a Polícia Civil a prender o infrator envolvido.

Há muito tempo que estou em contacto com a Lucinha e com o Sandro Mota, pais da vítima Beatriz Angélica Mota, e eles estão abertos a receber a nossa assistência. Nossa intenção é buscar a aprovação para trabalhar com a Polícia Civil neste caso. Eu poderia facilmente ter feito contato direto com a Polícia Civil, mas esse não seria o caminho adequado a seguir, mas sim pelos canais do governo. Em setembro de 2020, entrei em contato com o Consulado Americano em Recife, Pernambuco detalhando nosso pedido e eles gentilmente concordaram em nos ajudar a fazer contato com a Polícia Civil e os investigadores principais do caso, mas para passarmos pela cadeia de comando adequada. Informaram-me que encaminharam com sucesso o meu pedido e documentos ao Director Regional de Petrolina, Sr. João Leonardo e que gostaria de comunicar ao Delegado que está encarregado de supervisionar a investigação com a aprovação final do Secretário de Estado Sr. Antonio Pádua. Não tivemos notícias do Sr. Leonardo.  (Do G1)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalim@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Fé, preces e procissão marcam festa de Nossa Senhora do Carmo

Publicado

em

Não faltaram emoção, preces e agradecimentos no dia de Nossa Senhora do Carmo, celebrado ao longo desta terça-feira (16). Desde cedo, fiéis participaram das missas promovidas em horários especiais na Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. À tarde, houve a celebração campal, pela primeira vez sob o comando de dom Paulo Jackson, arcebispo de Recife e Olinda. Na sequência, a tradicional procissão, que lotou as ruas e avenidas do Centro da capital pernambucana, para encerrar a 328º edição da festa.

A dona de casa Michele Araújo e a tia, Maria do Carmo, participaram da missa solene campal. E, em meio às orações, agradeceram pelos pedidos feitos à padroeira do Recife.

Minha relação começou desde pequenininha, porque minha avó sempre foi devota de Nossa Senhora do Carmo. Como fui criada por ela, é uma tradição. Minha avó tem seis filhas mulheres, e todas elas levam o nome de Maria. Já recebi muitas graças, muitas bênçãos dela”, disse Michele, em entrevista à TV Jornal.

“Tenho um altar na minha casa, com a imagem dela. Sempre que estou num momento difícil, recorro a Jesus Cristo. E ela (Nossa Senhora) é quem intercede por tudo”, contou Maria do Carmo.

Em mensagem aos fiéis, o arcebispo de Olinda e Recife pediu que Nossa Senhora do Carmo interceda por dias de mais paz, mais justiça e menos violência.

“A devoção por Nossa Senhora do Carmo está profundamente impregnada na alma do povo recifense e dos arredores também. Acompanhar a fé, a piedade, a devoção, o olhar de súplica de cada pessoa, inclusive das pessoas mais simples, olhando para a Mãe, com aquele olhar de filho que suplica, isso de fato não tem preço. É com muita alegria que presido, pela primeira vez, a festa de Nossa Senhora do Carmo”, afirmou.

GOVERNADORA E PREFEITO ACOMPANHAM CELEBRAÇÃO

A governadora Raquel Lyra e a vice, Priscila Krause, acompanharam a missa solene campal.

“Nós, pernambucanos, somos gente de muita fé, de muita religiosidade. Venho aqui na missa, no dia da nossa padroeira, para pedir bênçãos, para pedir discernimento para que a gente possa ter força e coragem para continuar cuidando dos pernambucanos”, declarou Raquel.

O prefeito do Recife, João Campos, também acompanhou a celebração. Ele estava ao lado da mãe, Renata Campos, e de um dos irmãos, o deputado federal Pedro Campos (PSB).

“É sempre uma alegria misturada com emoção participar do dia da nossa padroeira. Já estive aqui diversas vezes. E a gente poder rogar a Nossa Senhora, para todos os recifenses, pedindo muita paz, muita saúde, pedindo o que há de melhor para a nossa cidade querida”, disse João.

Fonte: JC

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para hoje, 17 de julho de 2024

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.Quadro26.06.2024

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Recife recebe maior evento maçom da América Latina

Publicado

em

A partir desta quarta-feira, 17 de julho, até sábado (20), o Recife se torna sede da 53ª Assembleia Geral Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (53ª AGO CMSB).

Este é o maior evento da entidade na América Latina, reunindo as 27 Grandes Lojas Estaduais Brasileiras para debater temas locais e nacionais.

O encontro ocorrerá no Hotel Atlante Plaza, localizado na Avenida Boa Viagem, e já teve todos os ingressos esgotados.

A 53ª AGO CMSB representa um efetivo de mais de 150 mil maçons ativos e regulares, além de contar com a participação de mais de mil pessoas, entre maçons, familiares, amigos e autoridades civis e militares locais, tanto nacionais quanto internacionais.

Durante o evento, estão programadas palestras, debates e discussões sobre temas relacionados à maçonaria, além de abordagens de questões sociais gerais. Os participantes terão também a oportunidade de explorar a cultura, arte, gastronomia, história e tradições do povo pernambucano.

A organização da 53ª AGO CMSB está a cargo da Grande Loja de Pernambuco, sob a liderança do Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Flávio José de Amorim, que assumirá a presidência nacional da Instituição.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!