Conecte-se Conosco

Pernambuco

Casos de dengue tem um aumento de 53 vezes mais em parte do Sertão pernambucano

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Parte do sertão pernambucano está em surto epidêmico de dengue. Apesar de os casos da doença e da chikungunya terem diminuído em relação ao ano passado, em todo o estado, quando consideradas as estatísticas da área mais seca, a situação é diferente. Somente na região da sétima gerência regional de Saúde (Geres), que engloba sete municípios, dentre eles Salgueiro, foram notificados 480 casos suspeitos de dengue em 2019. O número significa um aumento de 53 vezes ou 5,200% em relação ao mesmo período de 2018. Em relação à chikungunya, o aumento foi de 800% de um ano para o outro.

A cidade de Salgueiro está em surto epidêmico, enquanto outras três – Angelim, Custódia e Verdejante – estão em situação de alerta para as arboviroses. De acordo com o Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o salto nas notificações pode ter relação com o padrão das epidemias em anos anteriores, que não chegaram com força ao Sertão. Por isso, nessa região há mais pessoas suscetíveis à infecção. “O Sertão, tanto no período de 2012 quanto no de 2015 e 2016, as epidemias anteriores, foi uma localidade que registrou um menor número de casos. No Agreste e na Região Metropolitana do Recife (RMR), teoricamente há mais pessoas imunizadas”, explica a gerente do Programa de Controle das Arboviroses da SES, Claudenice Pontes.

Na região de Salgueiro, para se ter uma ideia, a quantidade de casos de dengue registrados em 2018 foi nove até a semana epidemiológica sete, ou seja, até o dia 16 de fevereiro. “A situação epidêmica ocorre quando os números estão acima do limite máximo que se esperava para aquela localidade. A de alerta, como está a cidade de Custódia, é quando a quantidade de casos está na média, mas próximos desse limite. Desde a semana epidemiológica, final de janeiro, que identificamos esse aumento de casos e essa fuga do padrão”, acrescentou Claudenice Pontes. Também chama atenção o aumento nas notificações de dengue na 10ª Geres, com sede em Afogados da Ingazeira e que compreende mais 11 municípios (foram 10 notificações de dengue em 2018 e 36 em 2019, um aumento de 260%).

Segundo a gerente, foram realizadas buscas ativas na região para potencializar a identificação de casos suspeitos. Além disso, foi ativado o Comitê de Mobilização Social para toda a região do Sertão, realizadas reuniões para intensificar o controle vetorial, enviados pulverizadores para bloqueio e o carro fumacê para as áreas de maior risco. Também foi disponibilizado transporte para que as coletas sejam enviadas com maior velocidade para análise laboratorial e confirmação dos quadros no Recife.

A ação mais recente aconteceu ontem (20), com a capacitação de 300 profissionais para identificação de sinais de alarme das arboviroses e manejo clínico dos pacientes suspeitos. A atual situação epidemiológica do Estado foi apresentada aos profissionais de todas as regionais de saúde, via web conferência. A ideia é que os capacitados se transformem em multiplicadores das informações nos respectivos serviços. Os dados da situação do Sertão foram apresentados aos profissionais, sobretudo para que seja feita a identificação rápida dos casos, evitando assim o agravamento e um possível óbito.

“Fizemos um alerta para a questão da faixa etária e formas de identificar os sinais em uma criança. Os últimos surtos epidêmicos ocorreram em faixa etária adulta, essa é uma faixa que teoricamente está imunizada. As crianças, sobretudo aquelas que nasceram pós-período epidêmico de 2012, são faixas mais suscetíveis a infecções por arboviroses”, lembrou Claudenice Pontes. “Os pais ou responsáveis precisam ficar atentos para mudança no comportamento das crianças, que podem ficar molinhas, apresentar quadro febril, vômito, diarreia. Nessas situações, é preciso relembrar de manter a hidratação, indispensável para evitar o agravamento, e seguir imediatamente para um serviço de saúde”, avisa a infectologista pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) Regina Coeli.

O último surto epidêmico em Pernambuco ocorreu entre 2015 e 2016, quando houve a entrada em circulação local de novos dois vírus, zika e chikungunya, e o boom de casos que culminou com a síndrome congênita do zika. De acordo com Claudenice Pontes, o Estado estuda a realização de uma nova capacitação com os profissionais direcionada para a macrorregional do Sertão.

(Por PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para hoje, 28 de fevereiro de 2025

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.Quadro26.06.2024.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

MPPE recomenda que Prefeitura de Parnamirim substitua contratados por concursados

Publicado

em

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Prefeitura de Parnamirim-PE a convocação, nomeação e posse, o mais breve possível, dos aprovados no concurso público regido pelo Edital nº 001/2022.

A recomendação prevê que os concursados assumam as vagas ocupadas por servidores temporários em funções correspondentes aos cargos do edital, exceto nos casos de estabilidade prevista em lei, como gestantes ou servidores em licença.

Assinada pela promotora de Justiça Isabel Emanoela Bezerra Costa, a recomendação também orienta a posse dos candidatos convocados pelos editais 12/2024, 13/2024, 14/2024, 15/2024 e 16/2024, garantindo a nomeação dos que têm direito e chamando candidatos melhor classificados para vagas disponíveis por desistências.

Com informações do Alvinho Patriota

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Deputado Joel da Harpa é um dos alvos de operação contra suposto peculato e lavagem de dinheiro

Publicado

em

O deputado estadual Joel da Harpa (PL) é um dos alvos da Operação Projeto Restrito, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (27), contra uma suposta organização criminosa voltada à prática dos crimes de peculato, fraude em licitação e lavagem de dinheiro.

A informação foi confirmada pelo próprio deputado em suas redes sociais. Em vídeo, Joel da Harpa contou que, por volta das 8h, saía para trabalhar em uma agenda no interior do Estado quando recebeu uma ligação da esposa informando que a Polícia estava em sua casa.

Em nota, a Polícia Civil não divulgou oficialmente a lista de alvos nem detalhou como funcionaria o suposto esquema investigado na operação. Ao todo, a ação cumpriu 14 mandados de busca e apreensão domiciliar, em endereços não informados pelas autoridades. Também houve bloqueio judicial de ativos financeiros, de acordo com a Polícia Civil.

“Há 3 dias, houve autorização para que houvesse essa busca. Autorizei, lógico, a entrada da Polícia Civil no meu apartamento e o que eles encontraram? Meus filhos dormindo e minha esposa tomando café da manhã”, declarou Joel da Harpa, sobre a batida na sua casa.

O deputado nega ter cometido irregularidades. Segundo relatou, a casa teria sido “vasculhada” e os agentes “nada encontraram”.

O parlamentar disse, ainda, que teria conversado com o delegado responsável pela operação por telefone e foi informado que “havia uma investigação de 2015” contra ele. Esse caso citado pelo deputado, no entanto, não trata de falsificação de documento — e não dos supostos crimes investigados na Operação Projeto Restrito.

“E aí fica a pergunta: como a polícia encontraria alguma coisa na minha casa, mesmo que supostamente houvesse alguma coisa de 10 anos atrás. Lógico que não encontraria”, afirmou o parlamentar. No vídeo, Joel da Harpa também disse “confiar na Polícia Civil do Estado e na Justiça”.

Outra investigação

Com 19.794 votos, Joel da Harpa foi eleito pela, primeira vez, em 2014, um ano antes da outra investigação mencionada por ele no vídeo.

Em outubro de 2015, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) denunciou que ele teria divulgado um documento falso, no Blog do Joel da Harpa e em diferentes perfis de redes sociais, que daria a entender que ele havia sido alvo de “perseguição por parte do comando da Polícia Militar”.

Ainda de acordo com o MPPE, a falsidade do documento teria sido comprovada pelo Gerência de Correição da Secretaria de Defesa Social (SDS).

“A fraude teve como beneficiário principal o denunciado Joel, cuja votação obtida deveu-se em grande parte à notícia em questão”, diz trecho do documento. “Como vítima a Administração Pública como um todo e, em especial a militar”. 

A denúncia foi aceita pelo juiz Francisco de Assis Galindo de Oliveira, titular da Vara da Justiça Militar, no dia 11 de fevereiro deste ano. 

“Recebo a denúncia, diante da notícia de crime militar em tese e indícios suficientes de autoria, de acordo com a peça informativa, de modo a autorizar a instauração de relação jurídica processual, não se cogitando causas de extinção de punibilidade”, registrou o magistrado.

Foto Roberto Soares/Alepe

Por Mareu Araújo

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending