Conecte-se Conosco

Destaque

Centenas foram vítimas de bombas de fragmentação em 2015, diz ONU

Publicado

em

Crianças com ferimentos choram após bombas serem atiradas em Aleppo, na Síria (Foto: REUTERS/Jalal Al-Mamo)

Crianças com ferimentos choram após bombas serem atiradas em Aleppo, na Síria (Foto: REUTERS/Jalal Al-Mamo)

Apesar dos protestos internacionais, as bombas de fragmentação, que são proibidas há anos, continuam a ser utilizadas de forma “intensa e reiterada” na Síria e no Iêmen, segundo relatório da ONU publicado nesta quinta-feira (1º) em Genebra. Em 2015, elas deixaram centenas de feridos.

O balanço aponta que 248 foram atingidos na Síria, 104 no Iêmen e 19, na Ucrânia. Do total, 97% das pessoas mortas ou feridas eram civis, 36% delas crianças.

Os ataques na Síria aumentaram desde que a Rússia iniciou a intervenção militar em apoio às forças do regime sírio em setembro de 2015, destaca o sétimo relatório do Observatório da ONUdas Munições de Fragmentação.

“Agora há informações quase diárias sobre novos ataques com o uso das armas de fragmentação”, afirma o documento.

“Há provas irrefutáveis do uso por parte da Rússia de bombas de fragmentação na Síria e/ou de sua participação direta junto às Forças Armadas sírias em ataques nos quais se utilizam munições de fragmentação, especialmente nas regiões de Aleppo, Homs e Idlib”, completa o texto.

De acordo com o relatório, entre setembro de 2015 e julho de 2016 foram cometidos 76 ataques do tipo.

No Iêmen, a coalizão dirigida pela Arábia Saudita também utilizou este tipo de bombas e, entre abril de 2015 e março de 2016, foram registrados pelo menos 19 ataques, segundo o informe.

“Como na Síria, um grande número de ataques acontece em zonas urbanas e habitadas: em mercados, escolas, hospitais”, denuncia a Handicap International, que participou, ao lado de outras ONGs, na elaboração do texto.

Nenhum país envolvido assinou a Convenção de Oslo (2008) que proíbe o uso destas armas.

Ao mesmo tempo, o governo dos Estados Unidos suspendeu no fim de maio a entrega de bombas de fragmentação à Arábia Saudita, após a pressão de congressistas e de várias organizações de defesa dos direitos humanos.

O relatório da ONU foi publicado antes da sexta Assembleia dos Estados membros da Convenção sobre Armas de Fragmentação, que acontecerá entre 5 e 7 de setembro.
O texto, que diz respeito a 2015 e parte de 2016, revela que há menos conflitos onde estas armas são utilizadas, mas que os “civis continuam morrendo e sendo mutilados por estas armas cegas”.

“Cada vez mais países aprovam a proibição do uso de munições de fragmentação, inscritas na Convenção sobre Armas de Fragmentação”, declarou Mary Wareham, da Human Rights Watch.

100 países ratificaram a Convenção
A Handicap International fez um apelo aos Estados para que “pressionem os beligerantes a deixar de utilizar estas armas atrozes”.

Desde agosto de 2015, cinco novos países ratificaram a Convenção sobre Armas de Fragmentação: Colômbia, Islândia, Palau, Ruanda e Somália. Além disso, Cuba e Ilhas Maurício aderiram ao tratado, o que eleva a 100 o número de Estados membros.

As armas de fragmentação podem conter centenas de bombas minúsculas que se dispersam em um amplo perímetro, mas nem todas explodem, o que as transforma em minas terrestres que podem ser detonadas com o mínimo contato, matando e mutilando durante e depois dos conflitos.

O relatório afirma que 16 países continuam fabricando estas munições, entre eles China, Rússia e Israel.

Com a Convenção sobre Armas de Fragmentação, 29 países destruíram quase 1,4 milhão de bombas do tipo, que continham 172 milhões de submunições.

Isto representa a eliminação de 93% de todas as armas de fragmentação e de 97% de todas as submunições declaradas em estoque dos países do tratado.

O tratado contra as bombas de fragmentação, aprovado em 30 de maio de 2008, proíbe completamente estas armas e exige a destruição de todas as reservas em oito anos e a eliminação dos vestígios destas munições nas zonas contaminadas em 10 anos. Também prevê ajuda aos sobreviventes, suas famílias e às comunidades afetadas.

(Da France Presse)

Destaque

Colisão na Avenida Boa Viagem: cachorro resgatado após acidente segue na UTI, mas se recupera bem

No final da tarde desta terça (23), a Clínica Pet Dream, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade, emitiu um boletim clínico atualizando sobre o estado de saúde do pet.

Publicado

em

O cão Spike, o único sobrevivente do acidente de trânsito na Avenida Boa Viagem, no bairro do Pina, que deixou seis pessoas mortas, segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de uma clínica veterinária, no Recife. 
No final da tarde desta terça (23), a Clínica Pet Dream, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade,  emitiu um boletim clínico atualizado sobre o estado de saúde do pet. 
Segundo a unidade de saúde animal, Spike se recupera bem da “cirurgia de alta complexidade” à qual precisou ser submetido na segunda (22), horas após a colisão do automóvel Ônix com uma árvore, que vitimou seis jovens, inclusive a ex-tutora do pet, Raquel Chaves Fernandes da Silva, de 21 anos. 
Segundo a clínica veterinária, a equipe médica que está tratando o pet classificou que o cão “continua nos surpreendendo com a sua evolução” e que “a recuperação pós-cirúrgica segue evoluindo muito bem, com o pet já conseguindo se alimentar e demonstrando força para tentar se levantar do leito”, declarou a Pet Dream, por meio de um comunicado emitido nas redes sociais da clínica veterinária. 
Ainda segundo a unidade médica,  muitas pessoas demonstraram interesse em visitar o cão no leito da UTI da clínica, contudo, a direção da Pet Dream salientou em nota que, “diante de um caso tão especial, compreendemos que todos gostariam de ver nosso amigo de perto, mas, neste momento, Spike/Milagre continua internado na UTI e, por isso, só pode receber visitas de seus responsáveis”. 
Vaquinha
Na manhã desta terça (23), a vaquinha online aberta para ajudar nos custos da cirurgia de Spike, bateu a meta de R$ 15 mil e foi encerrada. 
O pet foi resgatado pela jornalista Taciana Góes e pela servidora pública Cecília Carvalho.
“Ele está evoluindo muito, não tem previsão ainda da nova cirurgia”, declarou Taciana Góes. 
O anúncio do encerramento da Vaquinha foi feito por meio das redes sociais e, segundo Cecília, o valor arrecadado é suficiente para pagar duas cirurgias que o animal precisa fazer. 
De acordo com ela, o valor extra será doado para outros pets.
Caso a gente precise, daqui para frente, a gente vai reabrir a vaquinha. E, se por acaso, sobrar algum dinheiro, a gente vai destinar à causa animal ou a outras cirurgias. Mas, por enquanto, a gente vai garantir que Spike tenha uma boa recuperação. Ele vai precisar de tratamentos depois [da cirurgia]”, informou Cecília em um vídeo compartilhado nas redes sociais.
A colisão
A colisão entre o carro e a árvore aconteceu nesta segunda-feira (22) por volta das 4h na Avenida Boa Viagem, no Pina, Zona Sul do Recife. No carro estavam seis pessoas e um cachorro. Cinco pessoas morreram no local e uma foi levada para o Hospital da Restauração (HR), mas não resistiu e morreu no mesmo dia.
As vítimas estariam perseguindo suspeitos de um assalto em um luau, minutos antes, na praia de Boa Viagem, também na Zona Sul. A informação sobre o assalto e perseguição foi repassada por familiares do mototaxista Arthur Felipe de Oliveira, de 20 anos, um dos jovens que morreu na batida.
Com o impacto da colisão, o motor do carro se desprendeu e ficou a 30 metros do local do sinistro.
Foto Instagram
Por Wilson Maranhão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Grupo de Oração realiza o 2º CONFIAI em Serra Talhada

Publicado

em

O Grupo de Oração Jesus, eu confio em vós, da Renovação Carismática Católica (RCC), Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, realizará no próximo domingo, dia 28, o Confiai, um encontro por cura e libertação que acontecerá na quadra do Colégio Municipal Cônego Tôrres, das 8h às 17h, com o tema “A misericórdia do Senhor quer nos curar para sermos promotores da paz!”.

O Confiai é um encontro que surgiu do coração de Deus através de muita oração e escuta. É alusivo ao aniversário do Grupo de Oração Jesus, eu confio em vós, primeiro grupo de oração da RCC em Serra Talhada (1992) e é uma oportunidade de renovação da fé, fortalecimento dos nossos laços em comunidade e busca pela cura e libertação que tanto precisamos em nossas vidas.

Na oportunidade, teremos a honra de receber pessoas iluminadas que nos guiarão em momentos de profunda espiritualidade: Wellington Carvalho – Presidente do Conselho Estadual da RCCPE; Padre Edilberto – Nosso Pároco – Paróquia de Nossa Senhora do Rosário; Padre Fábio de Abreu – Pároco da Paróquia de Santo Onofre, Junco do Seridó/PB e Lila – Coordenadora do Grupo de Oração Ágape, São José do Egito/PE.

Ao longo do dia teremos louvor, animação, pregação, adoração e celebração da Santa Missa. Além disso, terá o Confiai Kids, encontro para crianças de 4 a 14 anos. O encontro será aberto ao público, com entrada gratuita e, para quem desejar almoçar no local, as marmitas estão sendo reservadas até o dia 26 (sexta-feira) através dos contatos abaixo mencionados pelo valor de R$ 15,00.

Traga sua família, amigos, e todos que você ama para vivermos juntos esse dia de bênçãos e graças.

Estamos contando com a presença de todos vocês para que juntos possamos celebrar e exaltar a nossa fé. Que Deus abençoe a todos e nos permita viver esse momento especial com muita alegria e paz!

Jesus, eu confio em vós!

Informações e reserva de marmitas:

Cícero: (87) 99905-1831

Wanderson (87) 98803-4080

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Fabinho anuncia que governadora entregará mais de 600 escrituras públicas a moradores do bairro Cohab em Salgueiro

Publicado

em

Em entrevista ao comunicador Ednaldo Barros, na Salgueiro FM, nesta terça-feira (23), o pré-candidato a prefeito de Salgueiro pelo PRD, Fabinho Lisandro, anunciou importantes investimentos do Governo do Estado no município.

O líder da oposição informou que a governadora Raquel Lyra fará a entrega de 650 escrituras públicas no bairro Cohab nessa quarta-feira, 24, em solenidade na Escola Estadual Maurina Rodrigues, a partir das 16h. “Será a maior entrega do Programa Morar Bem”, disse o pré-candidato.

A distribuição das escrituras públicas faz parte da modalidade de regularização fundiária do programa, concedendo às famílias o título de propriedade de suas casas. Esse era um antigo anseio de muitos moradores do bairro Cohab.

Reforma do aeroporto

Na ocasião, Fabinho também informou que em sua passagem por Salgueiro nesta quarta, a governadora ainda assinará ordem de serviço para investimento de R$ 8 milhões na reforma do aeroporto do município, numa parceria com o Governo Federal, através do Ministério dos Portos e Aeroportos. Esta semana o titular da pasta, Silvio Costa Filho, declarou apoio ao empresário, que tem como pré-candidato a vice o vereador Emmanuel Sampaio.

Por Chico Gomes

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!