Conecte-se Conosco

Destaque

Ciro vive dilema em relação ao Nordeste

Publicado

em

Segundo o presidente do PDT, Carlos Lupi, Ciro é forte no Nordeste e deve consolidar ainda mais sua liderança no Ceará

De cada 10 eleitores do presidenciável Ciro Gomes (PDT), 4 estão no Nordeste. Segundo a mais recente pesquisa Ibope, o pedetista tem 14% das intenções de voto na região (o que significa 42% dos votos dele). Com esses dados, nomes fortes da campanha de Ciro afirmam que o cenário ideal, pelo menos para levá-lo ao segundo turno, seria a sua consolidação entre o eleitorado nordestino, dobrando suas intenções de voto e evitando a transferência de eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – condenado e preso na Lava Jato – para o ex-prefeito Fernando Haddad, vice na chapa petista.

Segundo o presidente do PDT, Carlos Lupi, Ciro é forte no Nordeste e deve consolidar ainda mais sua liderança no Ceará. “E, nos demais Estados, vamos contar com palanques competitivos”, disse Lupi. Apesar do otimismo, a matemática não é tão simples – já que o jogo de alianças regionais do PDT atinge um arco que vai do MDB de Renan Calheiros (em Alagoas) ao próprio PT. Ou seja, a lealdade eleitoral se desenha bastante difusa e pragmática.

A situação já é curiosa no próprio Ceará, Estado dominado pela família Gomes. O candidato de Ciro é o governador Camilo Santana, do PT. Líder isolado nas pesquisas, ele não segue a lógica do seu partido e tem empenhado apoio claro ao candidato do PDT em nível nacional. A presença de Cid Gomes, irmão de Ciro e candidato ao Senado, também é considerada fundamental na região.

Já nos outros Estados nordestinos, o PDT vai ter de trabalhar muito para garantir seu espaço. Em Alagoas, o partido está na coligação do líder das pesquisas, o governador Renan Filho (filho de Renan Calheiros). A chapa de Renan Filho também terá o apoio do PT. As inclinações do MDB local são totalmente lulistas – o que deve dificultar a vida de Ciro no Estado.

No Maranhão a relação também é conflituosa. O PDT está na coligação (com outros 14 partidos) pela reeleição do governador Flávio Dino (PCdoB). Como a deputada estadual Manuela d’Ávila, que também é do PCdoB, é cotada para ser a vice de Haddad, a máquina maranhense deve trabalhar, em nível nacional, pela candidatura petista.

Em Pernambuco, o PT tratou de isolar Ciro ao retirar a candidatura própria e apoiar o governador Paulo Câmara. Assim, restou à legenda apoiar Maurício Rands (PROS), que hoje tem 2% de intenção de voto. No Piauí e na Bahia, os pedetistas estão compondo a coligação do PT. Situação um pouco mais confortável o partido só encontra no Rio Grande do Norte (onde tem candidato próprio), Paraíba e Sergipe (onde aparecem na vice do PSB).

A campanha de Ciro vai reforçar ataques ao PT e ao próprio Haddad no Nordeste. A missão pedetista é evitar que o ex-prefeito de São Paulo herde os votos de Lula. Para isso, já trabalham com o discurso da “irresponsabilidade petista” e de carimbar em Haddad a ideia do “poste” e de alguém com poucas ligações com o Nordeste.

Ciro quer conquistar o eleitor que estiver “órfão” do ex-presidente ao tentar desconstruir a imagem de Haddad. As agendas e ações no Nordeste devem se intensificar na medida em que o ex-prefeito já está visitando os Estados da região. Hoje, segundo a pesquisa Ibope, Haddad tem apenas 5% dos votos dos nordestinos.

Outras regiões. O presidenciável do PDT também busca eleitores no Sudeste. Nesta semana, Ciro focou esforços, e suas primeiras ações de rua, na Grande São Paulo, mais especificamente Guarulhos (anteontem) e Osasco (ontem). Apesar de pouca militância nas ruas, a proposta do PDT é buscar o eleitorado petista na região – abrindo mão do voto do interior de São Paulo, que já considera perdido para Geraldo Alckmin (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSL).

Para sobreviver na corrida presidencial, afirmam interlocutores, Ciro vai ter de correr – mantendo “um olho no peixe e outro na gato”. A agenda dele nos próximos dias confirma essa avaliação. Hoje, Ciro estará em Brasília e, amanhã, segue para uma extensa agenda no Tocantins – região de Kátia Abreu, vice em sua chapa.

Por Estadão Conteúdo.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

Blog do Silva Lima divulga pesquisa eleitoral para prefeito de Salgueiro a partir da meia-noite deste domingo(16)

Publicado

em

Logo mais, a partir da meia-noite, deste domingo(16) para segunda(17), o Blog do Silva Lima em parceria com o IMAPE, divulgará os números da mais recente pesquisa para prefeito de Salgueiro.

Duas pesquisas registras já foram divulgadas no mês de maio deste ano. Uma pelo Instituto DataTrend e a outra pelo Instituto Opinião, desta mês será do Instituto IMAPE, um dos mais bem conceituados do Estado da Paraíba e do Nordeste, o mesmo do Instituto Opinião.

Na mesma semana em que o IMAPE estava coletando os dados, outro instituto também estava fazendo um levantamento, este da Cidade de Arcoverde, agreste pernambucano. Possivelmente, haverá mais uma pesquisa divulgada nos próximos dias e por um instituto que ainda não realizou pesquisa na Cidade de Salgueiro, caso isso aconteça, será a quarta pesquisa feita dos últimos 60 dias, todas por instituto diferente.

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Partido de Rogério Leão vai apoiar a candidatura de Vinícius Marques em São José do Belmonte

Publicado

em

Rogério Leão que até então era pré-candidato a prefeito de São José do Belmonte, foi obrigado a retirar sua pré-candidatura.

Usando suas redes sociais na tarde deste sábado(15), o Leão comunicou a desistência, após ser informado pelo presidente do Partido dos Republicanos Samuel Andrade, o mesmo partido do atual ministro do Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho, deputado esse que Erik Diniz, até então pré-candidato a vice na chapa encabeçada por Rogério, o apoiou nas eleições para deputado federal de 2022, vindo ele a receber 2.344 votos dos belmontenses.

O mesmo serve para Erik Diniz, que também é filiado ao Republicano, ou seja, talvez em são José do Belmonte, tenhamos chapa única. Já se fala nos bastidores da política que o vereador e até então pré-candidato na chapa emcabeçaada por Rogério Leão, possa vir a ser o vice de Vinícius Marques(PSB).

Rogério Escreveu:

Amigas e amigos de São José do Belmonte, venho a público comunicar que fui surpreendido com a informação da obrigatoriedade de composição, no nosso município, dos partidos PSB-Partido Socialista Brasileiro e o Partido Republicanos, no qual estou filiado atualmente. Acatar essa determinação fere minha trajetória política, pois todos vocês sabem das minhas divergências com o atual modelo de gestão municipal, neste sentido e por não concordar com tal decisão, com indignação e tristeza resolvi me afastar da disputa.

Quero agradecer ao companheiro Erik Diniz, a todas pré-candidatas a vereadoras, pré-candidatos a vereadores, a todos os amigos e amigas que nos ajudaram até aqui nessa caminhada e principalmente ao povo de Belmonte pelo apoio e carinho que sempre tiveram comigo.

Com humildade e gratidão, muito obrigado!

Rogério Leão

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Presidente do Solidariedade se entrega à PF após três dias foragido

Publicado

em

O presidente do Solidariedade, Eurípedes Júnior, foi preso neste sábado (15) pela Polícia Federal por suspeita de desvio de R$ 36 milhões do fundo eleitoral.

Eurípedes foi alvo de uma operação da PF na última quarta-feira (12), mas não foi encontrado na ocasião. Ele ficou três dias foragido até se entregar à polícia neste sábado.

Foto divulgação
Por CNN

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!